Exibindo todos os projetos ativos na APTA

Página Inicial / Busca de Projetos

455 projetos ativos encontrados - pág. 4 de 16

Avaliação Regional de Cultivares de Milho no Estado de São Paulo

n° SGP 2369

Em face da grande quantidade de cultivares comerciais de milho, da rapidez da sua substituição no mercado e da heterogeneidade das condições ambientais e do nível tecnológico das lavouras, faz-se necessário o estudo contínuo do desempenho dos materiais comerciais nas principais regiões do Estado.

A produtividade de grãos é resultado da interação entre o potencial genético das cultivares e o ambiente. Assim, a adequação da cultivar ao ambiente e/ou a melhoria deste para atender às exigências do genótipo permitem maximizar a exploração das sementes melhoradas e, consequentemente, proporcionam aumentos de produtividade sem alterar os custos.  

Em áreas geográficas extensas, como a do Estado de São Paulo, a avaliação regionalizada de cultivares permite conhecer melhor os ambientes onde cada cultivar se sobressai e comparar suas vantagens e limitações nas diferentes regiões. Para operacionalizar esse tipo de estudo é necessário sua estratificação e a instalação de número suficiente de ensaios para representar as condições edafoclimáticas e os sistemas de produção predominantes nas regiões.

O sistema de avaliação regional de cultivares de milho do IAC, consolidado em 1995, é o resultado da interação entre o setor público (SAA e Faculdades de Agronomia) e a iniciativa privada (Empresas de Pesquisa e Produção de Sementes, Cooperativas e Associações de Produtores), visando à geração contínua de resultados sistematizados para orientar técnicos e agricultores na escolha dos cultivares. 

Avaliam-se as principais cultivares de milho disponíveis para os agricultores no Estado de São Paulo, utilizando como padrões as utilizadas com maior frequência nas lavouras em cada região. Tem sido avaliadas aproximadamente 60 cultivares por ano, as quais são representativas do mercado e apresentam grande variabilidade de suas características agronômicas. Há grande oferta de novos híbridos e, por ser um mercado muito dinâmico, ocorre a substituição da maioria do portfólio comercial das empresas a cada três anos.

Na estratificação dos ambientes do sistema, considerou-se principalmente a altitude e o tipo de solo. Na safra de verão, são três regiões: Centro, Sul e Norte/Noroeste.  A região Sul está na parte mais alta de São Paulo e estende da Rodovia Castelo Branco até a divisa do Estado do Paraná. A região Centro é limítrofe com Minas Gerais em áreas com altitudes iguais ou superiores a 600m, nas serras do mar e da Mantiqueira. A região Norte/Noroeste está abaixo de 600m, nas bacias dos rios Grande e Paraná e o pontal do Rio Paranapanema, onde ocorre uma extensa área com altitudes próximas ou inferiores a 400 m. Na safrinha são apenas duas regiões: O Médio Paranapanema e o Norte/Noroeste. O Médio Paranapanema situa-se na divisa do Paraná, apresentando, em comparação ao Norte/Noroeste, temperaturas mais amenas e deficiência hídrica menos acentuada no inverno.

Ver detalhes do projeto

  Aildson Pereira Duarte      IAC

Utilização da aquaponia como instrumento didático

n° SGP 2368

O presente projeto tem como objetivo principal a viabilização da instalação e condução de um sistema aquapônico em uma escola pública coma finalidade de servir como ferramenta didática, utilizando a metodologia de aprendizagem por projeto aplicado às disciplinas de física, química, biologia, ciências, matemática, artes, português e educação física, envolvendo os alunos a partir do 6º ensino básico e a totalidade das classes de ensino médio. Espera-se ainda que a execução do projeto traga oportunidades para incrementar a interação entre os professores e alunos da EE Bairro Francisco de Castilho e os pesquisadores da APTA/SAA  e desse modo, despertar o interesse dos alunos para o engajamento em atividades profissionais relacionadas à pesquisa científica e tecnológica. As metas a serem alcançadas são: Condução de 10 ciclos de produção de hortaliças; Condução de 2 ciclos de produção de peixes; Realização de 8 ações pedagógicas; Engajamento de 100%dos alunos do ensino médio e 50%dos alunos do ensino básico nas ações pedagógicas relacionadas coma aquaponia

Ver detalhes do projeto

  Fernando André Salles      IZ

Biofertizante QUE4BE em Culturas Anuais

n° SGP 2366

Devido aos problemas recorrentes de estresse hídrico nas culturas anuais no Oeste de São Paulo e em grande parte do território brasileiro, se tem estudado práticas de manejo que aumentam o armazenamento de água no solo e produtos que estimulam o desenvolvimento do sistema radicular em profundidade, tais como os biofertilizantes. Por definição, esses contêm princípio ativo ou agente orgânico, isento de substâncias agrotóxicas, capaz de atuar, direta ou indiretamente, sobre o todo ou parte das plantas cultivadas, elevando a sua produtividade, sem ter em conta o seu valor hormonal ou estimulante. O objetivo é estudar a eficiência agronômica do QUE4BE Compost Tea CF na cultura do milho, com possibilidade de estender esses estudos para a cultura da soja.O QUE4BE Compost Tea CF contém as bactérias Acinetobacter iwoffii, Bacillus thuringiensis, Stenatrophomanus maltephili e Acidoverax delafieldii mais enzimas e um catalizador. Serão instalados dois experimentos com milho verão nos municípios de Palmital e Votuporanga, em baixa altitude (450 a 480 m), onde ocorrem frequentemente estresses hídricos. O delineamento estatístico será o de blocos ao acaso com cinco tratamentos e seis repetições, sendo quatro doses do produto QUE4BE (zero; 4,5; 9,0 e 18 litros por hectare) mais um produto padrão comercial (Vorax, da empresa Microquimica, na dose 100 mL/ha). Serão avaliados o estande de plantas e o vigor inicial no estádio de cinco folhas, as datas de florescimento feminino e masculino, os índices de área foliar (IAF) e de clorofila na folha (SPAD), a massa seca das plantas nos estádios de florescimento e maturidade fisiológica dos grãos, a altura final de plantas e de espigas e a produtividade de grãos. Serão calculados o índice de colheita, o rendimento de grãos nas espigas, o acúmulo relativo de massa e de nutrientes nas plantas no estádio reprodutivo e a exportação total e relativa de nutrientes nos grãos. Para auxiliar a interpretação do efeito dos tratamentos, serão utilizados os dados climáticos de temperatura e precipitação pluvial em cada local.

Ver detalhes do projeto

  Aildson Pereira Duarte      IAC

Manejo da irrigação, floração e produção de laranjeiras e tangerineiras para consumo ?in natura?.

n° SGP 2360

O presente projeto tem por objetivo estabelecer parâmetros para manejo da irrigação com vistas ao uso eficiente da agua, floração de laranjeiras e tangerineiras para produção na safra e entressafra. O monitoramento do clima será realizado por meio de estação meteorológica automática (EMA) instalada na área de produção, onde serão monitorados dados de temperatura e umidade relativa do ar, a radiação solar e velocidade do vento a partir dos quais serão estimadas a demanda climática diária (evapotranspiração de referencia – Eto), o número de horas de frio abaixo de 13 e 15 ºC e o número de horas de calor acima de 35 ºC e 40 ºC. Os valores e as faixas de temperatura propostos para acompanhamento têm relação direta com as temperaturas basais inferiores e superior, para floração, polinização e pegamento dos frutos dos citros. Estimativa de evapotranspiração da cultura (ETc): será utilizada a expressão ETc = Kc. ETo. A evapotranspiração de referencia (ETo) será estimada pelo método de Penman-Monteith a partir dos dados coletados pela EMA. Os valores de coeficiente de cultura (Kc) serão estimados a partir de medidas realizadas nas plantas dos diferentes pomares monitorados (altura, diâmetro de copa, espaçamento, combinação copa –cavalo, método de irrigação) e pelas informações obtidas em pesquisas e na literatura. Além disto, os valores de Kc serão estimados pelo balanço hídrico de campo nas áreas aonde há sondas de monitoramento da umidade do solo e com isto verificar a adequação dos valores de Kc e também fornecer ferramentas para uso racional da água. Para caracterização do solo serão avaliadas parâmetros físicos e hídricos por meio de analise granulométrica, densidade e curva de retenção da agua no solo. Estes parâmetros serão utilizados na estimativa de balanço hídrico climatológico para a área e também o conhecimento da capacidade de retenção de agua no solo. Além disto, propõe se abertura de trincheiras para avaliação da distribuição radícular em áreas típicas, bem como para conhecimento da dimensão do bulbo úmido em áreas irrigadas por gotejamento.

Ver detalhes do projeto

  Regina Célia de Matos Pires      IAC

Avaliar a época de retorno da irrigação para promover a floração, o pegamento frutos e a produtividade da laranjeira Hamlin irrigada por gotejamento por meio de estratégia de manejo de água na região Norte do Estado de São Paulo

n° SGP 2359

O projeto tem por objetivo avaliar diferentes momentos e estratégias para o retorno da irrigação após o período de repouso aparente dos citros e seus efeitos na floração, pegamento dos frutos e produtividade da laranjeira Hamlin na região Norte do Estado de São Paulo.

O estudo de é realizado na região norte do estado de São Paulo, no município de Barretos em pomar de plantas adultas de laranjeira Hamlin enxertada em citrumeleiro Swingle. O experimento foi instalado em delineamento aleatorizado em blocos, sendo 8 tratamentos e 6 repetições, totalizando 48 parcelas. Os tratamentos avaliados constam de:
T1 – Não irrigado;
T2 – irrigação iniciada quando o potencial hídrico da folha atingir -1,5 MPa, lâmina de 100% ETc;
T3 – irrigação iniciada quando o potencial hídrico da folha atingir -2,0 MPa, lâmina de 100% ETc;
T4 – irrigação iniciada quando o potencial hídrico da folha atingir -2,5 MPa, lâmina de 100% ETc;
T5 – irrigação iniciada quando o potencial hídrico da folha atingir -3,0 MPa, lâmina de 100% ETc;
T6 – irrigação iniciada quando plantas indicadoras mostrarem bom florescimento, lâmina de 100% ETc;
T7 – irrigação iniciada quando o potencial hídrico da folha atingir -2,0 MPa, lâmina de 80% ETc;
T8 – irrigação deficitária iniciada com poucos dias de déficit hídrico, conforme adotado pela fazenda;
O monitoramento do clima é realizado por estação meteorológica instalada próxima da área com medição da precipitação e estimativa da evapotranspiração de referência (ETo) pelo método de Penman-Monteith. As lâminas de irrigação serão estimadas pela evapotranspiração da cultura (ETc) obtidas a partir da (ETo) e de coeficientes de culturas selecionados de acordo com a literatura.
Os resultados serão submetidos à análise de variância com teste F e as médias comparadas pelo teste de Tukey ou Scott-Knott.
 

Ver detalhes do projeto

  Regina Célia de Matos Pires      IAC

Produção e qualidade de frutos de laranjeira pera e valência fertirrigadas submetidas ao déficit controlado na região centro-sul do Estado de São Paulo

n° SGP 2358

O crescimento na demanda dos recursos hí­dricos pelos diversos setores da sociedade seja para abastecimento urbano, uso industrial, lazer, dessedentação de animais, e, agricultura torna necessária intensificação de estudos para o uso racional da água. Considerando, ainda, a tendência de crescimento populacional, a necessidade de produção de alimentos, de bioenergia e produtos industrializados o uso racional da água tem grande importância para a sociedade. Diante do exposto o presente projeto tem o objetivo de avaliar o efeito de irrigações deficitárias na produção e qualidade de frutos de laranjeiras Pera e Valência na região Centro-Sul do Estado de São Paulo. Além disto serão avaliados e monitorados o desenvolvimento radicular, a concentração de sais nos bulbos e a curva de maturação dos frutos. Para tanto serão avaliados dois experimentos em pomares de laranjeiras Pêra e Valência enxertadas em tangerineira Sunki e citrumeleiro Swingle, respectivamente, no município de Iaras, situada na região centro-sul do Estado de São Paulo. Os experimentos são instalados em blocos ao acaso com 5 tratamentos e 6 repetições totalizando 30 parcelas cada. Os tratamentos adotados foram os seguintes: 

T1: Lâmina de irrigação ideal para a cultura, equivalente a 100% da evapotranspiração da cultura (ETc).
T2: Lâmina de irrigação equivalente a 75% da ETc.
T3: Lâmina de irrigação equivalente a 50% da ETc.
T4: Lâmina de irrigação equivalente a 25% da ETc.
T5: Não irrigado (T5).
Para avaliação da precipitação e estimativa da evapotranspiração de referência (ETo) pelo método de Penman-Monteith (Allen et al., 1998) encontra-se instalada estação meteorológica automática (EMA) próxima à área experimental. A lâmina de irrigação ideal será estimada pela evapotranspiração da cultura (ETc). Para tanto a evapotranspiração de referência (ETo) será estimada pelo método de Penman-Monteith e os valores de coeficiente de cultura serão selecionados de acordo com a literatura. A irrigação é aplicada por gotejamento. Serão instalados sensores TDR para monitoramento da umidade e da condutividade elétrica da solução do solo na região do bulbo úmido nos diferentes tratamentos ao longo do ciclo. Anualmente serão realizadas avaliações do porte das plantas, como altura, diâmetro da copa e do caule, em cinco plantas por parcela. A partir de abril inicia-se amostragem para acompanhamento da maturação dos frutos nos experimentos. A produção será avaliada nas dez plantas úteis por parcela no momento da colheita com pesagem. Para avaliação dos atributos qualitativos dos frutos serão realizadas amostragens de 40 frutos por parcela. Os resultados serão submetidos à análise de variância com teste F e as médias comparadas pelo teste de Scott Knott a 5% de probabilidade.

Ver detalhes do projeto

  Regina Célia de Matos Pires      IAC

Space Sugarcane: improved spectral data for monitoring and forecasting yield stalks cane in Brazil

n° SGP 2356

A previsão de rendimento de safra de cana-de-açúcar é de grande importância para cadeia deste agronegócio no Brasil e no Mundo. Além das Usinas, existem outras partes interessadas em toda a cadeia deste setor agrícola, que necessitam entender e prever o lado da oferta deste mercado. Entre eles estão comerciantes de commodities, bancos e seguradoras, produtores de etanol de outras fontes de matéria prima  como milho, refinarias de  e grandes produtores industriais de cana-de-açúcar. Imagens de satélite coletadas durante a estação de crescimento da cana-de-açúcar foram usadas para monitorar as colheitas. Diversas técnicas de sensoriamento remoto foram desenvolvidas para dados derivados de sensores como o MODIS (Xavier et al., 2006; Mulianga, et al., 2013), SPOT (Fernandes, et al., 2011; Vicente, et al., 2012), Landsat (Rudorff, et al., 2010; Fortes, et al., 2006) e outros. No entanto, foi observado que os sensores de satélites anteriormente citados, não atenderam aos requisitos adequadamente de frequência temporal e de resolução espacial necessárias para tais aplicações (Stafford, 2000). Recentes melhorias e atualizações das tecnologias de sensoriamento remoto em termos de resoluções espectrais, espaciais e temporais, atualmente tem permitido monitorar o crescimento das culturas de milho, batata, arroz entre outros parâmetros (ESA, 2020). Os satélites Sentinel-2A e Sentinel-2B lançados recentemente pela ESA (Agencia Europeia Espacial) possuem uma combinação única de cobertura global, aquisição sistemática, alta frequência de revisita, amplo campo de visão, alta resolução espacial e um grande número de bandas espectrais. Assim o objetivo deste trabalho será o de utilizar as bandas espectrais das imagens do Sentinel-2A e Sentinel-2B nas tecnologias de: sensoriamento remoto e processamento digital de imagens  para monitoramento continuo dos campos de cana-de-açúcar., localizados nos Municípios de Jaú e Bariri em SP. Com o desenvolvimento do projeto serão determinados índices espectrais aprimorados e biofísicos para estimar a produtividade de colmos em diferentes datas, a partir do processamento de imagens desses satélites, e posteriormente serão comparados á áreas de campo (talhões) georreferenciados. Gerando e disponibilizando bancos de dados de geoprocessamento, para melhor tomada de decisões de planejamento da cultura de cana-de-açúcar em diversos tipos de manejos.

Ver detalhes do projeto

  Glauber José de Castro Gava      IAC

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE GLOBAL DA BEBIDA DE CAFÉ BASEADA NA OLFATOMETRIA E GC-MS/MS

n° SGP 2355

A classificação da bebida do café a partir da análise sensorial, requisito das Resoluções SAA 30 e 31 (2007) e SAA 19 (2010), do estado de São Paulo, é uma importante ferramenta para negociação de cafés comerciais. Porém, a capacitação de laboratórios para realizar esta análise demanda tempo e treino de todas as pessoas envolvidas para que o viés subjetivo por influência de fatores psicológicos, fisiológicos, emocionais, dentre outros, não influenciem o resultado da análise. Nesse sentido, a busca de parâmetros físicos e químicos que sejam correlacionáveis com a classificação da bebida do café quanto à qualidade sensorial faz-se imprescindível para atender a demanda de análises e fiscalização destes cafés. A cromatografia gasosa (CG) acoplada a espectrometria de massas (EM) tem sido ferramenta fundamental para identificação e quantificação de compostos voláteis. Muitos desses compostos são responsáveis pelo aroma característico do café e impactam diretamente na qualidade global da bebida. Por outro lado, já é conhecido que nem todo composto volátil tem potencial olfativo. Em virtude disso, a utilização de um olfatômetro simultaneamente com um EM tem se tornado um recurso fundamental na identificação dos compostos voláteis de alimentos que possuem um perfil aromático complexo, como o café. Estudos recentes demonstram que é possível correlacionar dados de análises químicas de cafés em grãos com as características sensoriais da bebida café utilizados métodos quimiométricos. Muitos desses estudos são utilizados para classificação dos produtos, mas não prediziam a qualidade geral da bebida. Diante disso, o objetivo deste estudo será avaliar a qualidade global de cafés comerciais, utilizando a cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas e a olfatometria. Os dados serão correlacionados utilizando métodos quimiométricos de calibração multivariada com intuito de obter-se modelos práticos que permitam avaliar a qualidade geral dos produtos. A aplicabilidade dos dados será ratificada pela análise sensorial recomendada pelas resoluções vigentes Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) para café tradicional, superior e gourmet.

Ver detalhes do projeto

  Aline de Oliveira Garcia      ITAL

NANOTECNOLOGIA NA PÓS-COLHEITA: ENCAPSULAMENTO DE DOADORES DE ÓXIDO NÍTRICO NA CONSERVAÇÃO DE FRUTAS

n° SGP 2354

O óxido nítrico (NO) é uma molécula gasosa que vem sendo estudada na pós-colheita uma vez que diminui a biossíntese de etileno, melhora o sistema antioxidante, entre outras ações. Apesar do NO ter funções bem estabelecidas, ainda há muitas dúvidas quanto aos métodos de aplicação. O método mais usado nos estudos é a fumigação do NO gasoso, de alto custo e dificuldades operacionais, portanto o uso de compostos que liberam NO é uma alternativa. Além das várias opções de doadores de NO, a eficácia do tratamento ainda depende de fatores como método de aplicação, concentração do produto, tempo de exposição, número de aplicações e espécie tratada. Sendo assim, torna-se um desafio a seleção criteriosa de formulações de doadores considerando todas essas variáveis. Nesse projeto busca-se estudar diferentes combinações entre formulações de doadores de NO, concentração dos doadores, métodos de aplicação (imersão e pulverização) e frequência de aplicação (1 ou 2 aplicações) na fisiologia de mamões e goiabas. Considerando o potencial do NO para a conservação de frutos, as muitas dúvidas sobre formas eficazes de aplicação e a carência de trabalhos com o uso dessa molécula em frutos tropicais, esse estudo visa fornecer informações que possibilitem a adoção dessa prática no fluxo das casas de embalagens, contribuindo para a conservação pós-colheita dessas frutas.

Ver detalhes do projeto

  Ilana Urbano Bron      IAC

Micoteca "Dra. Victoria Rossetti"

n° SGP 2352

A Micoteca “Dra. Victoria Rossetti”, do Laboratório Regional de Sorocaba (LRS), do Instituto Biológico (IB), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA/SAA), foi criada em 1987, com o objetivo inicial de manter coleções de culturas puras de patógenos do gênero Phytophthora obtidos de plantas cítricas e outros hospedeiros, principalmente plantas frutíferas. No início, a coleção continha somente isolados de Phytophthora nicotianae (sin. P.parasitica) e P. citrophthora obtidos de plantas cítricas e agentes causais da doença gomose de Phytophthora dos citros. Depois, foram também incluídos na micoteca isolados de Phytophthora spp. que tinham sido obtidos anteriormente, e que tinham sido utilizados em pesquisas realizadas pelo Instituto Biológico durante os anos de 1980 e 1990, nas áreas de etiologia, epidemiologia, ecologia e controle desta doença. A micoteca foi depois ampliada com a inclusão de isolados de Phytophthora spp. obtidos de outros hospedeiros e também com a inclusão de isolados de fungos agentes causais de importantes doenças dos citros, como pinta preta ou mancha preta (Phyllosticta citricarpa), mancha marrom de Alternaria (Alternaria alternata), podridão floral (Colletotrichum abscissum) e verrugoses (Elsinoë australis e Elsinoë fawcettii). A micoteca conta hoje com mais de 2.000 culturas puras de fungos e oomicetos (Phytophthora spp.), dos quais mais de mil foram obtidos de plantas cítricas infectadas por espécies de Phytophthora, principalmente P.nicotianae e P.citrophthora.

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo ampliar as coleções de culturas puras de fungos e oomicetos da micoteca, com a inclusão de novas culturas desses patógenos, principalmente patógenos de citros agentes causais de importantes doenças da cultura. O projeto objetiva também armazenar as coleções da micoteca em condições ambientais adequadas, para preservar a viabilidade, a patogenicidade, e demais características morfológicas, fisiológicas e genéticas dos espécimes armazenados .

Ver detalhes do projeto

  Eduardo Feichtenberger      IB

Desempenho tecnológico de cultivares clonais de cafeeiro arábica em diferentes condições edafoclimáticas

n° SGP 2351

Cafés com excelente qualidade de grãos e bebida vem sendo cada vez mais demandados pelo mercado de cafés especiais. Sabendo que a qualidade do café é dependente da interação Genótipo X Ambiente, tona-se importante realizar a devida caracterização de atributos de qualidade física e sensorial de híbridos F1 com o intuito de selecionar materiais promissores para a produção de cafés especiais diferenciados. Neste Plano de Ação serão avaliados diversos Híbridos F1 desenvolvidos pelo Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro do IAC. Frutos maduros serão processados por via seca e via úmida, obtendo se café natural e café descascado, respectivamente. A secagem será em terreiro suspenso até os grãos atingirem 12% de teor de água. Após beneficiamento os grãos serão avaliados quanto as características tecnológicas (tipo e formato de grão, granulometria, densidade, peso de cem grãos e coloração), conforme descrito na Instrução Normativa N. 8 do Ministério da Agricultura (BRASIL, 2003). Grãos selecionados e classificados em peneira 16 e acima serão torrados e avaliados quanto a qualidade de bebida e perfil sensorial, conforme preconizado pela Associação de Cafés Especiais (SCA), citado por Lingle (1986). Os testes para avaliação da qualidade serão conduzidos em quatro safras, com três repetições em delineamento inteiramente casualizado. Os dados médios obtidos em cada colheita serão submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos serão comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os híbridos que apresentarem melhores características de grãos e maiores notas sensoriais e ou melhor perfil sensorial, na média das quatro avaliações, poderão ser indicados como genótipos promissores, com maior potencial qualitativo para a produção de cafés especiais diferenciados.

 

Ver detalhes do projeto

  Gerson Silva Giomo      IAC

Avaliação da qualidade microbiológica e de pescados frescos e congelados comercializados em supermercados e pesqueiros (pesque-pague) na Região do Grande ABC ? SP

n° SGP 2344

O pescado, denominação que compreende peixes, crustáceos e moluscos de água doce ou salgada, usados na alimentação humana, tem apresentado aumento de demanda no Brasil e no mundo, por ser uma proteína de alto valor biológico e elevado teor de minerais, vitaminas e ácidos graxos essenciais; contudo, agentes microbiológicos, parasitários ou tóxicos decorrentes de contaminantes ambientais ou falhas de manipulação podem impactar na qualidade e inocuidade do produto e representar risco à saúde do consumidor. O projeto objetiva avaliar a qualidade do pescado Tilapia (Oreochromis spp.) oriundo de supermercados e pesqueiros da região do Grande ABC – SP. Serão empregadas técnicas de isolamento bacteriano e identificação por PCR para pesquisa de Salmonella spp., Aeromonas spp.,  Plesiomonas spp. e Listeria monocytogenes; contagem e determinação do número mais provável de coliformes fecais e totais por grama (NMP/g) e de Staphylococcus coagulase positiva; parasitológicos na detecção de nematódeos Ordem Ascaridida e Trypanorhyncha, parasitos Giardia lambia, Entamoeba coli, Entamoeba histolytica, Cryptosporidium spp., e helmintos Schistossoma mansoni, Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricóides, Taenia spp., Strongyloides stercoralis, e técnicas toxicológicas para detecção de metais pesados: Arsênio (As), Chumbo (Pb), Cádmio (Cd) e Mercúrio (Hg) na musculatura, gelo e água de manutenção do pescado. A avaliação do risco existente no consumo destes produtos, possibilita um adequado controle sanitário por meio de medidas preventivas e corretivas nos processos de criação, produção, inspeção e manipulação destes produtos.

Ver detalhes do projeto

  Alessandra Figueiredo de Castro Nassar      IB

Investigação de agentes bacterianos (Mycobacterium spp. e Francisellaspp.) causadores de doenças granulomatosas em pisciculturas comerciais de água doce e marinha no sudeste do Brasil

n° SGP 2343

Estima-se que o Brasil deve registrar um crescimento de 104% na produção da pesca e aquicultura em 2025. O aumento na produção brasileira será o maior registrado na região, seguido do México (54,2%) e Argentina (53,9%) durante a próxima década. Em âmbito global, a produção deve crescer até alcançar 195,9 milhões de toneladas em 2025. Estudos apontam que esta commoditie é uma das com maior risco associado ao seu consumo considerando a diversidade de patógenos relacionados (bactérias, vírus, parasitos, químicos e toxinas), sendo muitas dessas zoonoses. Na aquicultura, as bactérias têm provocado grandes perdas na produção por morte dos animais infectados. Os principais agentes de doenças emergentes são: Mycobacterium marinum, M. fortuitum e M. chelonae, denominada micobacterioses ou tuberculose dos peixes, silvestres ou cativos. A severidade da infecção varia desde crônica, sem grandes alterações teciduais em que poucos peixes morrem às infecções severas e agudas com alta mortalidade. Já aFrancisella spp., também um patógeno bacteriano emergente, causa doença aguda e/ou crônica em peixes, cultivados e selvagens, de clima quente e frio, e está associada a massivas mortalidades em cultivos comerciais. O objetivo deste trabalho é desenvolver técnicas histologia para identificação dos granulomas, imunohistoquímica, hibridização in situ, contrastação negativa, imuno-adsorção e imunomarcação com ouro coloidal, cultivo microbiológico, PCR e tipagem molecular para identificar os agentes em amostras teciduais de pisciculturas comerciais. E assim, conhecer a extensão da presença da doença na Aquicultura Brasileira e sua distribuição e, dessa forma estabelecer métodos de diagnóstico dessas enfermidades.

Ver detalhes do projeto

  Alessandra Figueiredo de Castro Nassar      IB

Diversidade e Flutuação Populacional de Inimigos Naturais (Insecta) e Pulgões (Hemiptera: Aphididae) em Plantas Daninhas Adjacentes a Culturas Agrícolas

n° SGP 2341

~Plantas daninhas podem favorecer a ocorrência de insetos benéficos, principalmente predadores e parasitoides, ao proporcionarem refúgio, pólen e néctar, ou espécies de presas alternativas. Consequentemente, ocorre incremento da diversidade desses organismos benéficos, como os Coccinellidae, Chrysopidae, Syrphidae e parasitoides (Hymenoptera). O sucesso de táticas de controle biológico conservativo depende do entendimento da interação ecológica entre plantas daninhas e inimigos naturais. A presente pesquisa objetiva determinar a diversidade e flutuação populacional de agentes entomófagos (predadores e parasitoides) e pulgões em plantas daninhas e verificar a influência de fatores meteorológicos sobre as populações das espécies dominantes. A amostragem será realizada quinzenalmente durante o período de dois anos. Será registrada a ocorrência de pulgões, predadores e parasitoides presentes em plantas daninhas próximas a culturas agrícolas anuais e perenes. Para determinar a incidência de parasitismo, pulgões sadios e parasitados serão amostrados. Ovos, larvas, pupas e adultos dos inimigos naturais e pulgões serão amostrados por meio de procura visual na parte aérea de plantas daninhas localizadas próximas a culturas agrícolas anuais e perenes. As fases imaturas de inimigos naturais coletados em campo serão mantidas em laboratório e as larvas alimentadas com ovos de Anagasta kuehniella (Zeller) (Lepidoptera: Pyralidae) e/ou pulgão Schizaphis graminum. Os adultos dos agentes entomófagos, pulgões e plantas daninhas serão identificados até a categoria de espécie. Será determinada a diversidade e flutuação populacional de espécies de inimigos naturais e de pulgões em relação às plantas daninhas e condições meteorológicas. Um manual técnico será elaborado constando a identificação, descrição e fotografias das espécies de inimigos naturais, de pulgões e de plantas daninhas hospedeiras.

Ver detalhes do projeto

  Terezinha Monteiro dos Santos Cividanes      IB

Diagnóstico de mastite subclínica bovina: comparação antimicrobiana (fenotípica e genotípica) e avaliação de seus resíduos por métodos moleculares em propriedades de diferentes tecnificações do estado de São Paulo.

n° SGP 2340

O baixo índice de produção leiteira do rebanho bovino nacional reflete limitações de ordem genética, de manejo, nutrição, e sanidade sendo que, referente a este último aspecto, a mastite é a doença que causa os maiores prejuízos à pecuária leiteira. Esta afecção da glândula mamária determina perdas econômicas decorrentes da redução na produção de leite (até 70%), gastos com medicamentos e assistência veterinária (8%), descarte do leite contaminado após tratamento (8%) e descarte de animais (14%). Medidas de controle baseadas na higiene da ordenha bem como a utilização de substâncias antimicrobianas têm reduzido a ocorrência de mastite, mas ainda é necessário o aprimoramento destes métodos para a obtenção de resultados mais efetivos .Vários microrganismos como bactérias, fungos, algas e vírus, podem determinar as infecções intramamárias em bovinos leiteiros, isoladamente ou em associações.Entre as medidas recomendadas para o controle das mastites produzidas pela maioria dos organismos incluem-se as medidas higiênicas e antibioticoterapia em casos agudos, subagudos, recorrentes e em programas de controle de mastite. No tratamento e controle desta afecção, uma ampla variedade de medicamentos tem sido empregada, muitas vezes de forma indiscriminada e inadequada, às vezes impedindo a resolução do problema ou mesmo conduzindo ao agravamento do quadro. Além disso, uma grave consequência que surge com este tipo de conduta é a ocorrência de resistência microbiana .Dessa forma o projeto atual visa verificar a presença dos principais microrganismos isolados dos casos de mastite bovina como, Staphylococcus spp.; Streptococcus spp.; Bacillus spp.; Escherichia coli; bem como  a eficácia da ação de antimicrobianos no tratamentos de mastite; os genes de resistência aos fármacos mais comumente utilizados no tratamento das mastites e a presença de resíduos de antimicrobianosnos tanques de armazenamentos das propriedades leiteiras com as diferenças estabelecidas pela variedade de uso de tecnificação em propriedades de duas regiões leiteiras do estado de São Paulo.

 

Ver detalhes do projeto

  Vanessa Castro      IB

Condução, Monitoramento Agrofitossanitário e Climático de Olivais na Região de Visconde de Mauá,RJ

n° SGP 2339

A presente proposta refere-se à avaliação de fatores edafoclimáticos, florescimento, frutificação, manejo e fertilidade do solo e condução de 06 (seis) áreas com cultivo de oliveiras na região de Visconde de Mauá, em Rezende, RJ. Os olivais variam de módulos de 1,0-4,0 hectares, já implantados, apresentando idade entre 2-6 anos, com baixas produtividades em função de diversos fatores como: implantação com preparo do solo em covas e não em área total, limitando o desenvolvimento do sistema radicular das plantas; correção e fertilização do solo inadequados; sistema de poda inadequado adotado ao longo dos anos ou sem poda correta de formação e produção, podas radicais decapitando a parte aérea planta, implicando em atrasos futuros de produção; espaçamentos inadequados entre plantas e entrelinhas decorrentes de má implantação de olivais e de remoção errônea de plantas; manejo insuficiente de vegetação da entrelinha; presença da doença com seca progressiva de ramos, causada por Xylella fastidiosa em alguns olivais; uso inadequado de alguns fungicidas e pesticidas; conhecimento insuficiente sobre condições climáticas para cultivo e adequação do manejo. A proposta aborda, o acompanhamento técnico-científico para condução de nove áreas de olivais por dois anos de cultivo, com monitoramento agroclimático e correção dos problemas acima relatados, visando o aumento de produtividade. Para o Monitoramento agroclimático serão instaladas nas áreas cultivadas, estações meteorológicas automáticas, com o objetivo de acompanhar as condições climáticas da região, principalmente em relação à temperaturas, precipitação e umidade relativa do ar, fatores esses limitantes para o desenvolvimento da cultura, além da frutificação e ocorrência de doenças. Serão realizadas visitas técnicas a cada 04 meses, totalizando 03 visitas ao ano, em cada olival, e os relatórios de visitas com as orientações técnicas serão fornecidos aos produtores via meios eletrônicos (telefone, WhatsApp, email), mediante descrições de problemas surgidos na cultura e/ou fotos, de acordo com as necessidades. Durante as visitas técnicas os produtores poderão acompanhar o grupo de modo a somar experiências/vivências do cultivo na região de Visconde de Mauá, SP. Ao final do período de visitas, será realizada uma reunião com os produtores para discussão dos desafios no cultivo e traçar metas para solucioná-los. Ao longo destes dois anos de projeto, serão realizadas palestras aos produtores com os temas: (i) poda de formação e condução das oliveiras: fenologia, fisiologia e prática; (ii) qualidade de azeites e análise sensorial. Durante o período de desenvolvimento do projeto, será oferecido descontos de 30% nas inscrições dos eventos promovidos pelo Grupo Oliva SP, e participações nas pesquisas realizadas pelo Grupo Oliva SP, no qual os integrantes desse projeto participam.

 

Ver detalhes do projeto

  Angelica Prela Pantano      IAC

Resistência de genótipos de citros à gomose de Phytophthora

n° SGP 2336

Avaliar a resistência de diferentes genótipos de Citrus spp. utilizados como porta-enxerto às infecções por espécies de Phytophthora (Phytophthora nicotianae e Phytophthora citrophthora), agentes causais no país da doença Gomose de Phytophthora dos Citros.  Em condições de casa de vegetação serão avaliados genótipos com potencial ananicante, semi-ananicante e vigoroso. Em condições de campo serão avaliados porta-enxertos autotetraploides com potencial ananicante e também a tangerina'Sunki Tropical'.

Avaliar porta-enxertos híbridos de citros à infecções por P. nicotianae e P. citrophthora, em condições controladas de casa de vegetação, em Bebedouro, utilizando-se como referência genótipos resistentes [Poncirus trifoliata (L.)Raf. e citrumelo 'Swingle' (Citrus paradisi Macfad cv. Duncan x P. trifoliata)], moderadamente suscetíveis (C. limonia Osb.), e suscetíveis [C. limon (L.) Burm.f.]. Dentre os genótipos que serão avaliados estão seleções de citrandarins (híbridos de microtangerinas com P. trifoliata) que apresentaram melhor performance em estudos anteriores conduzidos pela EMBRAPA Mandioca e Fruticultura e pelo Centro de Citricultura "Sylvio Moreira", do Instituto Agronômico.

Avaliar a resistência ou tolerância à gomose de Phytophthora, dos porta-enxertos de citrumelo 'Swingle' (Citrus paradisi cv. Duncan x P. trifoliata) e tangerina 'Sunki' (C. sunki hort. ex Tanaka), e seus respectivos autotetraploides, com copas de laranja 'Natal' [C.sinensis (L.) Osb.], em condições de campo, em Itapetininga, SP.

Ver detalhes do projeto

  Eduardo Feichtenberger      IB

Potencial de resposta à bioestimulantes em soqueira de cana-de-açúcar avaliado por meio de aeronave remotamente pilotada e sensoriamento remoto

n° SGP 2326

O uso biestimulantes tornou-se uma prática comum na agricultura oferecendo vários benefícios como: estimular o crescimento e proteger as plantas contra estresses. Um bioestimulante pode ser usado para aumentar absorção de nutrientes, estimular o crescimento, elevar a tolerância ao estresse. Assim o objetivo desta pesquisa será o de verificar se a aplicação de bioestimulantes na cana-de-açúcar, podem modificar as características biofísicas, das plantas avaliando-se essas caracteristicas com metodos inovadores de sensoriamento remoto e de processamento digital de imagens aereas para fenotipagem dos diferentes tratamentos.

Ver detalhes do projeto

  Glauber José de Castro Gava      IAC

Eficiência do uso da água na cana-de-açúcar: produção de mudas, transplantio e produção

n° SGP 2324

A obtenção de resultados positivos com o uso de MPB em cana está associada à adoção de práticas culturais adequadas desde a fase da produção da muda ao transplantio no campo e produção alcançada. Dentre as práticas adotadas a irrigação (disponibilidade hídrica) é fundamental para alcance dos objetivos pretendidos. Neste contexto é essencial a busca por eficiência no uso dos recursos hídricos por meio de estratégias de manejo da irrigação e/ou uso de insumos que favoreçam a disponibilidade de água para as plantas. Assim, o presente projeto propõe avaliar o efeito de polímero hidroretentor bem como de outras estratégias de manejo da água na eficiência do uso da água na produção de mudas pré-brotadas de cana (MPBs), no transplantio das mudas no campo, no estabelecimento e produção de diferentes materiais genéticos, os quais apresentam respostas distintas ao ambiente. O uso deste polímero tem sido adotado por alguns produtores de cana com respostas promissoras, mas, no entanto, ainda não tem avaliação científica do uso da técnica no favorecimento das condições de retenção de água do meio de cultivo (substrato e solo). Para tanto serão implementados vários experimentos envolvendo desde o uso de diferentes substratos, estratégias manejos da irrigação (em estufa e campo), formas de aplicação, materiais genéticos com e sem uso de polímero hidrorretentor.

Ver detalhes do projeto

  Regina Célia de Matos Pires      IAC

Mapeamento temporal e fenotipagem de cana-de-açúcar expostas à nematoides e a nematicidas utilizando sensoriamento remoto em aeronave remotamente pilotada (ARP)

n° SGP 2323

O sensoriamento remoto com  aeronave remotamente pilotada (ARP) oferece enormes oportunidades para os agricultores. Como a infecção radicular por nematoides induz a variação espectral na cana e define uma configuração
espacial única no campo, assim o objetivo desta pesquisa será o de usar imagens aéreas multitemporais (dados matriciais) em processamento digital, para discriminar e mapear plantas de cana saudáveis e infectadas por nematoides, verificando também o efeito da aplicação de diferentes nematicidas nas plantas.
 

Ver detalhes do projeto

  Glauber José de Castro Gava      IAC

CONTROLE BIOLÓGICO COMO ÁREA ESTRATÉGICA PARA AGRICULTURA PAULISTA

n° SGP 2322

A quantidade de agentes de controle biológicos disponíveis no mercado ainda é insuficiente, levando à necessidade de estudos de prospecção de novos produtos, processos e aplicação em nível de campo, desses organismos importantes para o equilíbrio da agropecuária. Vale ressaltar que o Brasil é o maior consumidor de defensivos químicos, impondo-se a necessidade de desenvolver produtos com vistas a alcançar a independência de moléculas químicas importadas, e gerando empregos e outros benefícios para a sustentabilidade do agronegócio. O Instituto Biológico desenvolve pesquisas na área de controle biológico de pragas e doenças da agropecuária, com pesquisadores e laboratórios capacitados para a pesquisa, desenvolvimento e inovação em agentes de controle biológico, tais como fungos, vírus, bactérias, nematoides, parasitoides e predadores das mais diferentes áreas, lançando em 2017 o PROBIO – Programa de Inovação e Transferência de Tecnologia em Controle Biológico, atingindo mais de 60 empresas em todo o Brasil. Apesar de todo esse esforço, ainda são necessárias ações em pesquisa, desenvolvimento e inovação para conhecimento de novos agentes de controle biológico, a produção dos mesmos e eficiência em campo, gerando conhecimento para a formação de empresas no ramo de insumos de controle biológico, através da geração de inovação e transferência desse tipo de tecnologia. irá desenvolver metodologias de produção, processamento e aplicação de agentes biológicos para o controle de insetos, ácaros, fitonematoides e doenças na agropecuária, estimulando novos pesquisadores através de bolsas de pós-graduação e pós-doutorado em conjunto com o programa de Pós-Graduação do Instituto Biológico e a geração de novas empresas através de uma parceria público-privada para a transferência de tecnologia e inovação em controle biológico, fortalecendo o PROBIO e gerando empresas e empregos, bem como divisas e novas oportunidades de negócios pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Biológico, para que seja possível a entrada de recursos através de parcerias com as empresas, royalties de novos produtos e processos, colaborando para uma agricultura mais saudável. 

Ver detalhes do projeto

  José Eduardo Marcondes de Almeida      IB

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE AMBIÊNCIA, COMPORTAMENTO, MANEJO E BEM-ESTAR ANIMAL DO PLANTEL DE ANIMAIS SILVESTRES (MANTIDOS EX-SITU) DO ZOOLÓGICO BOSQUE DOS JEQUITIBÁS

n° SGP 2320

Zoológicos são instituições mantenedoras de fauna silvestre (IBAMA, 2015). Essas instituições se modificaram ao longo do tempo, passando de coleções apreciativas e exibições de poder das classes ricas às concepções atuais, que compreendem princípios de conservação e uma preocupação com o bem-estar dos animais cativos (Saad et al., 2011; Farah, 2017; Azevedo et al., 2018). O mundo enfrenta problemas ambientais decorrentes das ações antrópicas com ação direta, afetando negativamente a diversidade biológica, colocando os animais silvestres em situações de conflito com a população humana (Azevedo et al. 2018). Assim, conforme a legislação IN nº23 do ICMBio, esses espécimes são destinados as autoridades competentes, como o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) que, por meio de protocolos técnicos de avaliações física e comportamental dos animais estabelece uma destinação para esses organismos, sendo o cativeiro uma alternativa provável (ICMBio, 2014). Os prejuízos ambientais incluem a exploração de espécies, a destruição, fragmentação e degradação de habitats e a introdução de espécies exóticas, bem como a funcionalidade ecológica dos ecossistemas é prejudicada (Verdade 2004; Ricklefs 2013).

Em razão desses fatores, a fauna silvestre perde seu habitat e muitos espécimes são privados da possibilidade de retornar ao ambiente natural, pois até em programas de soltura existem problemáticas que tornam inviável o retorno desses animais à natureza. Assim os jardins zoológicos, com seu papel educativo, capaz de tornar o público sensível, de forma a modificar positivamente seu comportamento, o que auxilia os esforços de conservação da biodiversidade (Barongi 2015). Atualmente, essas instituições contemplam ações de compromisso com o bem-estar animal.

O estresse crônico e as estereotipias, por exemplo, apontam para graus mais pobres de bem-estar (Broom e Molento 2004; Azevedo et al. 2018). Para realizar essas análises é importante entender a biologia do animal e considerar individualmente cada espécime para então determinar o nível de bem-estar correspondente(Broom e Molento 2004). A aplicação do enriquecimento ambiental é dinâmica na mudança do ambiente, podendo ser do tipo física, alimentar, sensorial, cognitiva e social (Pizzutto 2003; 2014). De acordo com essas informações é essencial estabelecer um programa de observações comportamentais que conte com a amostragem e registro de dados condizentes, a fim de quantificar e realizar uma análise coerente (Del-Claro 2010). É imprescindível a elaboração do etograma em estudos comportamentais, uma vez que ele corresponde ao repertório comportamental completo do animal e sua descrição (Del-Claro 2010; Ferraz 2011).

A equipe do Bosque dos Jequitibás, instituição mantenedora de fauna a mais de um século, precisa quantificar suas ações e seguir os preceitos do bem-estar animal, de forma científica, por esta razão nos procurou a realizar parceria técnico/científica; estando também em respeito ao que a sociedade preconiza e também a AZAB – Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil em  concordância com Wild Welfare (WAZA). 

Ver detalhes do projeto

  José Evandro de Moraes      IZ

AVALIACAO DO USO DE BIOCOMPOSTO DE DEJETOS BOVINOS COMO ADUBO PARA PRODUCAO DE VOLUMOSO PARA VACAS LEITEIRAS

n° SGP 2319

A intensificação da atividade leiteira tem dentre os vários resultados o aumento de resíduos gerados pelo sistema de produção. Devido seu acúmulo e maneiras incorretas de descarte, estes resíduos podem tornar-se fontes de poluição e contaminação ao meio-ambiente, causando vários problemas como: presença de moscas e/ou outros insetos, presença de roedores, problemas sanitários, contaminação de recursos hídricos, disseminação de doenças tanto humanas quanto aos rebanhos. Frente a esse quadro, há a necessidade de buscar maneiras para a destinação e/ou tratamento destes resíduos, diminuindo estes impactos negativos e promovendo recursos para ganhos ao sistema e ao produtor. Paralelamente, o mercado consumidor, hoje, busca produtos que valorizem a sustentabilidade dos sistemas de produção. Dentro desta inferência, o tratamento dos dejetos/resíduos da produção leiteira na geração de biocompostos torna-se uma alternativa interessante tanto no ponto de vista de sustentabilidade ambiental, bem como sustentabilidade do sistema produtivo. O biocomposto pode ser utilizado na adubação de lavouras para o rebanho, sistemas de pastagens, ou mesmo comercializado pelo produtor de leite como uma renda adicional à sua atividade. Desta maneira, este estudo objetiva testar a eficiência do uso de biocompostos no plantio de milho, de uma capineira e uma forrageira de inverno, como fontes de volumosos para o rebanho. Para tanto, serão realizados ensaios através de plantios em vasos utilizando diferentes porcentagens de biocomposto como substrato para cada cultura (0%, 25%, 50%, 75% e 100%) durante um ano, respeitando-se o ano agrícola de cada uma. Será analisada a composição de cada substrato utilizado nos vasos, bem como serão realizadas avaliações de desenvolvimento e produção para cada cultura, de maneira encontrar a melhor interação da composição de substrato com a produtividade das plantas, servindo de inferência para orientação ao produtor de leite. Com isso, esta proposta visa incrementar a produção leiteira criando condições de sustentabilidade à atividade, bem como conservando o meio ambiente, diminuindo os problemas de doenças no rebanho e, junto, aumentando a lucratividade do sistema.

Ver detalhes do projeto

  Weber Vilas Boas Soares      IZ

AVALIAÇÃO DE GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS SUBMETIDAS À APLICAÇÃO DE BIOESTIMULANTE DO CRESCIMENTO

n° SGP 2315

O presente projeto tem por objetivo avaliar o efeito da aplicação de bioestimulante de crescimento da Empresa FERTILÁQUA, em parcelas de gramíneas forrageiras, já estabelecidas. O experimento será instalado em área experimental pertencente ao Instituto de Zootecnia, localizado no município de Nova Odessa/SP, a 528 m de altitude, 22o42’ latitude Sul e 47o18’ longitude Oeste. Será realizada análise do solo da área experimental, para descrever suas características químicas (pH, teores de matéria orgânica, hidrogênio, alumínio, fósforo, magnésio, enxofre e potássio) e físicas (textura do solo), para que sejam feitas as correções necessárias (de acordo com Boletim 100). Os dados climáticos do período experimental serão registrados no posto metereológico do Instituto de Zootecnia, Nova Odessa-SP. A área experimental será constituída de 20 parcelas com 10 m2 (5 x 2 m) cada, eliminando-se 1,0 m de bordadura de cada lado, com duas repetições na mesma parcela. Cada parcela de gramínea forrageira será dividida ao meio com e sem a aplicação do bioestimulante, e será adotado um espaçamento de 1,0 metro entre as parcelas. A instalação deverá ocorrer em setembro/outubro de 2019. Serão avaliadas a massa seca total e de folhas, em kg ha-1, a relação folha/colmo, a composição químico-bromatológicas da matéria seca total e de folhas das amostras para a determinação dos teores de macro e micronutrientes, proteína bruta, fibra em detergente neutro (FDN) e digestibilidade “in vitro” da matéria seca (DIVMS) e o teor de clorofila.Os dados serão analisados por meio da análise multivariada, utilizando-se, a análise de componentes principais e análise de agrupamento.

Ver detalhes do projeto

  Waldssimiler Teixeira de Mattos      IZ

Bem estar associado ao controle parasitário através da mineralização lúdica de bovinos leiteiros

n° SGP 2314

O objetivo do projeto será avaliar a associação do enriquecimento ambiental com a mineralização de bezerras da raça Holandesa, com idades de 9 a 10 meses, com peso médio esperado de 200 kg. O projeto contará com 3 tratamentos, contendo seis animais por tratamento, e o período experimental terá duração de 180 dias, no período de novembro de 2020 a abril de 2021. Os tratamentos serão 1. suplementação mineral fornecida no concentrado; 2. suplementação mineral através de bloco mineral suspenso e 3. suplementação mineral através de bloco mineral suspenso confeccionado com antiparasitário (produto Nutrimed®). A cada 28 dias, durante o período experimental, serão realizados os procedimentos de pesagem dos animais, medida da circunferência torácica e altura de cernelha, contagem de carrapatos e moscas e ingestão de suplemento mineral. Será avaliado o comportamento animal por meio de observação visual dos animais durante período de 12 horas. O delineamento será inteiramente casualizado e as análises estatísticas realizadas pelo software SAS.

Ver detalhes do projeto

  Gabriela Aferri      IZ

Inquérito sorológico de enfermidades virais de barreira sanitária para a suinocultura

n° SGP 2311

Na suinocultura, as viroses são um fator comum e sempre devem ser prevenidas e monitoradas por comprometerem a viabilidade da produção ao acarretarem mortalidade, redução no ganho de peso e despesas associadas com a morbidade das enfermidades, incluindo a interdição e abates sanitários. Os programas de controle de enfermidades oficiais englobam, entre outras, a peste suína clássica, a parvovirose, a gastrenterite transmissível e pneumonia enzoótica. Com este trabalho, pretende-se realizar um monitoramento ativo para possível detecção de anticorpos específicos contra os agentes etiológicos dessas enfermidades em amostras de soro de suínos enviados ao Instituto Biológico para diagnósticos diversos, verificando a manutenção do estado sanitário atual da suinocultura brasileira em relação a esses patógenos, utilizando-se o teste sorológico ELISA. Esses resultados serão analisados através de testes estatísticos para associação com variáveis existentes nas granjas, para fornecer subsídeos técnicos-científicos para elaboração de séries históricas e propostas que visem o melhoramento dos programas sanitários.

Objetivos específicos: Detecção de anticorpos anti-SCFV, anti-Parvovirus, anti-TGEV e anti-PRRSV em amostras oriundas de vigilância oficial do Ministério da Agriclutura e Pecuária e Abastecimento; Tabulação de dados de granjas brasileiras para análise de significância estatística; Visitas a campo para isolamento de patógenos se identificados animais reagentes; Incremento de Banco de Amostras para utilização como soro controle

Ver detalhes do projeto

  Daniela Pontes Chiebao      IB

Perspectivas para a atividade pesqueira na Bacia do Rio Doce em decorrência do rompimento da barragem de Fundão, Mariana - Minas Gerais: Compartimento Marinho

n° SGP 2310

O Projeto faz parte do estudo o “Perspectivas para a atividade pesqueira na Bacia do Rio Doce em decorrência do rompimento da barragem de Fundão, Mariana - Minas Gerais” A avaliação abrangerá o ambiente marinho sob influência do Rio Doce no Estado do Espírito Santo. A avaliação pre tem como objetivo central a avaliação da evolução da interferência do rompimento da Barragem de Fundão em Mariana, Estado de Minas Gerais, ocorrido em novembro de 2015, sobre a atividade pesqueira marinha, que inclui tanto a pesca extrativa quanto a aquicultura. oposta será realizada a partir de informações pretéritas obtidas na literatura e em bases de dados disponíveis, e de dados provenientes da caracterização socioeconômica de forma participativa a serem executados. O Projeto terá a duração de 32 meses sendo os quatro meses iniciais voltados para a criação da estrutura necessária para sua execução, levantamento bibliográfico, mobilização e treinamento da equipe, identificação de possíveis parceiros locais e para comunicação social. Após a fase de mobilização será executada por 24 meses a coleta e a análise de dados. Os quatro meses finais serão empregados para a conclusão das análises, para a elaboração dos produtos finais e para a divulgação dos resultados obtidos. Cabe ressaltar que em face da atual pandemia os cronogramas de trabalho podem ser afetados até a normalização e possibilidade de atividade de campo. O objetivo da Caracterização Socioeconômica das comunidades pesqueiras é medir os impactos sofridos pelo acidente, para construção de cenários futuros para a promoção da sustentabilidade na atividade pesqueira objetivará estimar o número de pescadores artesanais e aquicultores na região de interesse, identificar os locais de descarga e de cultivo de pescado na área de abrangência do projeto, diagnosticar o perfil socioeconômico dos pescadores e aquicultores, avaliar os aspectos socioeconômicos do uso dos recursos pesqueiros e identificar as interações dessas atividades com outras atividades antrópicas. A Caracterização será realizada de forma intensiva ao longo dos primeiros de 12 meses de execução do Projeto. Após esta fase os dados serão complementados e atualizados através do trabalho de Monitoramento da Atividade Pesqueira.

Ver detalhes do projeto

  Ingrid Cabral Machado      IP

Avaliação da qualidade de leite de bufalas de propriedades na região Sudoeste do Estado de São Paulo em relação as características do sistema de produção.

n° SGP 2309

O leite de búfala ocupa a segunda posição em produção, sendo superado apenas pelo leite bovino. Devido à suas características, é um produto de grande interesse para a indústria láctea, que tem na muçarela de búfala o seu principal produto. Grande parte de sua produção no Brasil é realizada por produtores em âmbito familiar, pois é considerada uma boa fonte de renda mensal, mas os grandes desafios desta produção são a sustentabilidade e melhoria da qualidade do leite. Acredita-se que a transferência de conhecimento através de tecnologias e treinamento são os pilares para a resolução desses desafios. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo identificar características de higiene que influenciam a melhoria da qualidade do leite através da assistência técnica. Para isso, serão utilizadas 18 propriedades rurais na região de Itapetininga - SP, que participam da Cooperativa dos Produtores de Leite e Demais Produtos da Agricultura Familiar do município de Sarapuí e Região (COLAF) e serão avaliadas quanto a qualidade do leite antes e depois do acompanhamento pela assistência técnica. A qualidade do leite será monitorada nos meses de outubro a março de dois anos consecutivos e entre esse período, a assistência técnica será oferecida mensalmente para todos os produtores. Além do monitoramento da qualidade do leite, todos os produtores preencherão questionários específicos de características higiênicas na produção de leite. Com os dados de qualidade e os questionários será realizada análise estatística para relacionar quais propriedades obtiveram maiores ganhos em qualidade em resposta a assistência técnica, e quais as características dessas propriedades em relação as que tiveram menor ganho em qualidade. Com isso espera-se que o presente trabalho possa contribuir para identificar quais características estão mais relacionadas com a melhoria da qualidade higiênica do leite do leite de búfala e assistência técnica de propriedades familiares.

Ver detalhes do projeto

  Luiz Carlos Roma Junior      IZ

Dinamica de suplementação de oleo essencial de tomilho para controle estrategico de mastite bovina

n° SGP 2308

O aumento da demanda por produção de leite tem sido reconhecido nos últimos anos, principalmente no Brasil, viabilizando sua inserção no mercado externo. No entanto, a qualidade do leite tem importante efeito sobre as importações do produto e para tal, é necessário controlar as células somáticas, que são indicativas da ocorrência de mastite, uma das doenças que mais afetam a produção de leite e sua comercialização. A busca pela redução da contagem de células somáticas torna-se fundamental, em especial técnicas sem uso de antibiótico, sem descarte de leite, fácil aplicação e que seja economicamente viável. Uma das técnicas para controle da células somáticas é a fitoterapia, baseada no uso de plantas medicinais em dietas de vacas em lactação. Com isso, o objetivo do presente estudo será avaliar o uso de fitoterápico de tomilho na dieta de vacas em lactação ao longo de quatro etapas: Ensaio 1) Avaliação da farmacocinética do óleo essencial de tomilho em amostras de leite e sangue de vacas em lactação; Ensaio 2) Determinação in vitro da atividade antimicrobiana do óleo essencial de Tomilho (OET) e do timol; Ensaio 3) Eficiência do OET em casos de mastite clínica e subclínica; Ensaio 4) Verificar efeitos do fitoterápico e da pasteurização no leite fluído e iogurte natural ao longo do tempo de armazenamento refrigerado. Com isso, será possível adquirir mais conhecimento para desenvolvimento de produto fitoterápico para controle estratégico de mastite bovina em alternativa ao uso de antibióticos.

Ver detalhes do projeto

  Luiz Carlos Roma Junior      IZ

Encapsulação de componentes bioativos e probióticos por método combinado para desenvolvimento de bebidas funcionais à base de frutas e soro de leite

n° SGP 2307

O consumo de bebidas funcionas vem crescendo devido à procura da população por agentes de promoção da saúde ou prevenção de doenças. Os componentes que conferem as propriedades bioativas podem ser divididos em moléculas bioativas e células vivas bioativas (probióticos). Essas bebidas com adição de probióticos, vitaminas e compostos bioativos (antioxidantes) com funções benéficas ao organismo humano estão cada vez mais populares e vão impulsionar o crescimento do mercado nos próximos anos. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de frutas, além de ser um dos maiores geradores de soro de leite, sendo estes, amplamente utilizados na obtenção de bebidas nutritivas. Sucos de frutas e bebidas à base de soro de leite e de frutas são boas opções para a adição de componentes funcionais como probióticos e carotenoides, que contribuiriam no aumento do valor dessas bebidas em termos de saúde e bem-estar. Os carotenoides são precursores da vitamina A e estão envolvidos em processos anti-inflamatórios e anti-carcinogênicos, e os probióticos são microrganismos que conferem diversos benefícios à saúde. Entretanto, esses bioativos são facilmente degradados na presença de oxigênio, luz, calor e casos específicos apresentam baixa biodisponibilidade no trato gastrointestinal. Diante destes desafios, são necessárias técnicas que promovam a proteção dos mesmos, proporcionando sua estabilidade e ação efetiva. O encapsulamento dos compostos bioativos possibilita a proteção de sua funcionalidade e facilita sua liberação em partes específicas do corpo humano. As técnicas de lipossomas e encapsulação por agentes poliméricos é comumente aplicada na conservação de compostos bioativos pois utiliza-se de excipientes biodegradáveis e permitem todas essas melhorias nas características físico-química dos compostos. Diante disso, o objetivo do projeto é encapsular componentes bioativos e probióticos por método combinado para desenvolvimento de bebidas funcionais à base de frutas e soro de leite.

Ver detalhes do projeto

  Leila Maria Spadoti      ITAL
  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930