Detalhes do projeto SGP 2299

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Efeitos de aditivos naturais a base de tanino sobre a fermentação ruminal de dietas de novilhos terminados em confinamento usando o sistema in vitro ?dual flow continuous culture?

Coordenador(a): Renata Helena Branco Arnandes

Vigência do projeto

01/06/2020 até 28/06/2022

Unidade responsável

IZ, Centro de Bovinos de Corte

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Sistemas de produção

 

Aditivos alimentares têm o potencial de melhorar a utilização de nutrientes em ruminantes, modificando a população microbiana ruminal e, consequentemente, a fermentação e digestão ruminal, assim melhorando a eficiência produtiva do animal. Um dos mecanismos da melhora da eficiência de utilização de nutrientes por ruminantes envolve a minimização das perdas de energia, o aumento da digestibilidade da dieta e a manipulação da fermentação ruminal em direção à maior produção de propionato e, dessa forma, diminuição da produção de metano no rúmen. O metano oriundo da fermentação ruminal representa uma perda substancial de aproximadamente 2 a 12% da energia bruta oriunda da dieta, visando minimizar essas perdas algumas estratégias são utilizadas para se reduzir a produção ruminal de metano, uma delas é uso de manipuladores da fermentação ruminal, dentre eles os ionóforos. A Monensina é um ionóforo amplamente utilizado como aditivo alimentar e é conhecida por promover a melhoria da eficiência de utilização dos nutrientes, seus efeitos podem ser atribuídos a manipulação de bactérias ruminais gram positivas, o que causa aumento na produção de propionato em relação ao acetato e consequentemente redução na síntese de metano e também de amônia. No entanto, devido a pressão por parte de consumidores, questões de segurança e leis governamentais impuseram restrições ao uso de aditivos sintéticos, como os ionóforos, nas dietas de animais de produção. Um exemplo disso foi a proibição do uso de ionóforos para fins não médicos em animais estabelecida pela legislação da União Européia a partir de janeiro de 2006 (número CE 1831/2003). Portanto, meios alternativos de manipulação da população microbiana ruminal visando o aumento da utilização de nutrientes devem receber atenção especial. Entre eles destacam-se os taninos, os quais são polímeros complexos encontrados naturalmente nas plantas, que podem se complexarem com a proteína do alimento e potencialmente causar a diminuição da degradação da proteína no rúmen e consequentemente diminuição da concentração de amônia no rúmen.  O tanino pode ser encontrado comercialmente, um exemplo disso é o extrato de tanino de Acácia negra (Acacia mearnssi), produto esse que apresenta o potencial de ser utilizado como aditivo alimentar alternativo aos ionóforos na dieta de ruminantes. Com base no exposto, o objetivo desta pesquisa será avaliar os efeitos de aditivos naturais a base de taninos como uma alternativa aos ionóforos sobre: 1) digestão de nutrientes, fermentação ruminal, metabolismo de nitrogênio e síntese de proteínas microbianas usando um sistema in-vitro “Dual Flow Continuous culture”; 2) cinética ruminal de produção de gás, digestibilidade in vitro da matéria orgânica (MO) e produção de metano.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930