Detalhes do projeto SGP 2336

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Resistência de genótipos de citros à gomose de Phytophthora

Coordenador(a): Eduardo Feichtenberger

Vigência do projeto

01/06/2020 até 28/05/2021

Unidade responsável

IB, Centro Avançado de Pesquisa em Proteção de Plantas e Saúde Animal

Área Estratégica

defesa fitossanitária

Linha de Pesquisa

Sanidade Vegetal

 

Avaliar a resistência de diferentes genótipos de Citrus spp. utilizados como porta-enxerto às infecções por espécies de Phytophthora (Phytophthora nicotianae e Phytophthora citrophthora), agentes causais no país da doença Gomose de Phytophthora dos Citros.  Em condições de casa de vegetação serão avaliados genótipos com potencial ananicante, semi-ananicante e vigoroso. Em condições de campo serão avaliados porta-enxertos autotetraploides com potencial ananicante e também a tangerina'Sunki Tropical'.

Avaliar porta-enxertos híbridos de citros à infecções por P. nicotianae e P. citrophthora, em condições controladas de casa de vegetação, em Bebedouro, utilizando-se como referência genótipos resistentes [Poncirus trifoliata (L.)Raf. e citrumelo 'Swingle' (Citrus paradisi Macfad cv. Duncan x P. trifoliata)], moderadamente suscetíveis (C. limonia Osb.), e suscetíveis [C. limon (L.) Burm.f.]. Dentre os genótipos que serão avaliados estão seleções de citrandarins (híbridos de microtangerinas com P. trifoliata) que apresentaram melhor performance em estudos anteriores conduzidos pela EMBRAPA Mandioca e Fruticultura e pelo Centro de Citricultura "Sylvio Moreira", do Instituto Agronômico.

Avaliar a resistência ou tolerância à gomose de Phytophthora, dos porta-enxertos de citrumelo 'Swingle' (Citrus paradisi cv. Duncan x P. trifoliata) e tangerina 'Sunki' (C. sunki hort. ex Tanaka), e seus respectivos autotetraploides, com copas de laranja 'Natal' [C.sinensis (L.) Osb.], em condições de campo, em Itapetininga, SP.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930