Exibindo todos os projetos ativos na APTA

Página Inicial / Busca de Projetos

455 projetos ativos encontrados - pág. 11 de 16

Desenvolvimento tecnológico da cultura do tomateiro: fitotecnia e nutrição

n° SGP 1248

Projeto 1: Doses de potássio em tomates do tipo saladete em cultivo protegido

Considerando-se os aspectos socioeconômicos, o tomateiro é hoje, dentre as hortaliças produzidas no Brasil, a mais importante, destaca-se por ser extremamente exigente no seu manejo cultural, principalmente o nutricional. Dentre os nutrientes extraídos pelo tomateiro, o potássio (K) é absorvido em maiores quantidades e imprescindível para o crescimento vegetativo, produção, quali­dade dos frutos, regulação es­tomática, fotossíntese e ativador enzimático. Dessa forma, para conhecer os períodos de maior exigência dos nutrientes pelo tomateiro foram conduzidos três experimentos para determinar a absorção de nutrientes durante o ciclo de cultivo de híbridos de tomate do tipo saladete (Pizzadoro, Tarantely e Totalle). Agora serão realizados experimentos, para avaliar o efeito de doses de potássio nos mesmos híbridos.  O delineamento experimental será de blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas com quatro repetições. As quatro doses de potássio serão definidas em função do resultado dos experimentos prévios de absorção de nutrientes. Os dados obtidos serão analisados estatisticamente através da análise de variância e por meio do teste F. Quando houver significância para doses de potássio, será feita análise de regressão, definindo o melhor ajuste segundo combinação de significância e maior coeficiente de determinação. Quando houver efeito dos híbridos será aplicado o teste de Tukey (5%) para a comparação de médias. 

Projeto 2: Acumulo de nutrientes ao longo do cilco de cultivo por tomateiros

O tomate é uma das hortaliças mais importantes economicamente no mundo. Sua produção global foi de aproximadamente 170 milhões de toneladas em 2014, com aproximadamente 4,3 milhões de toneladas (2,5%) produzidas no Brasil (FAO, 2014). O custo dos fertilizantes no Brasil representou 23% dos custos totais de produção em 2014, seguindo apenas os custos de mão-de-obra (ABCSEM, 2014). A obtenção de altas produtividades com o menor custo possível é, portanto, necessária para que o cultivo do tomateiro seja economicamente viável, o que depende de uma aplicação racional de fertilizantes, entre outros manejos.

A nutrição de plantas entre as várias tecnologias para o cultivo do tomateiro envolve mais do que o fornecimento de nutrientes. A maior produção de massa vegetal pelos novos híbridos tem afetado as necessidades nutricionais das plantas, por isso o cultivo se tornou altamente técnico. Estudos de acumulo de nutrientes e exportação ao longo do ciclo de cultivo são, portanto, ferramentas ideais para a obtenção de dados que nos permitem identificar os períodos de maior exigência nutricional e produção de matéria seca (MS) e consequentemente determinar as melhores épocas para aplicação de fertilizantes e evitar possíveis deficiências ou consumo de luxo de nutrientes (Furlani & Purquerio, 2010; Moraes et al., 2018).

Porém, devido ao dinamismo apresentado pelo mercado de híbridos, com o constante lançamento de materiais com níveis variados de resistência a pragas e doenças, adaptados a diferentes condições climáticas e que aproveitam melhor os insumos disponíveis resultando em melhores produtividades, ocorre defasagem nas recomendações nutricionais disponíveis. É possível citar a produtividade de tomate de 41 t ha-1 (Gargantini & Blanco, 1963), que aumentou consideravelmente na atualidade. Com a cv. Santa Clara, Fayad (2002) verificou 88,6 t ha-1. Purquerio et al. (2016) verificaram para o híbrido de tomate Dominador de 131,9 t ha-1 e posteriormente Moraes et al. (2018) 148,5 e 122,6 t ha-1 para Gault e Pomerano, respectivamente.

Assim nota-se que a produtividade atingida nos primeiros anos do segundo milênio foi pelo menos duas vezes maiores que as observadas na década de 1960 e as mais recentes maiores ainda. Para refinar as recomendações de adubação existentes são necessários estudos envolvendo acúmulo de nutrientes ao longo do ciclo de cultivo.

Projeto 3 -  DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA PARA RECOMENDAÇÃO DE NUTRIÇÃO E ADUBAÇÃO DO TOMATEIRO

 

- Analisar as curvas de absorção de tomateiro (16 genótipos) elaboradas pelo IAC e embasado nos seus resultados desenvolver pesquisa em conjunto com a empresa Yara Fertilizantes para elaborar recomendação de nutrição e adubação para a cultura (envolvendo genótipos, produtividade esperada, região ou clima, modos de aplicação, entre outros).

- Realizar transferência das tecnologias IAC em tomateiro, treinando os técnicos da empresa Yara Fertilizantes no que são curvas de absorção de nutrientes, como foram elaboradas e como utilizá-las (16 genótipos de tomateiro).

Ver detalhes do projeto

  Luis Felipe Villani Purquerio      IAC

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DE SISTEMAS DE CULTIVO SEM SOLO PARA A HORTICULTURA

n° SGP 1247

Projeto 1: Projeto 1: Sistema aeropônico portátil (SAP) para o cultivo de plantas: iluminação artificial (LED) e prototipagem avançada

Um sistema aeropônico portátil (SAP) para o cultivo de plantas indoor é provavelmente uma solução para pessoas que têm falta de espaço físico, pouco tempo e conhecimento técnico para o cultivo convencional, em vasos e/ou floreiras. O SAP pode atender o público mencionado, além de gerar uma proposta de valor adicional, que é o aumento da qualidade de vida pelo bem-estar relacionado ao cultivo de plantas. O desenvolvimento do equipamento foi iniciado no PIPE fase I, porém ainda necessita de avanços técnicos para seu perfeito funcionamento, dentro dos objetivos propostos.

Projeto 2: TECNOLOGIAS PARA PRODUÇÃO DE MICROGREENS EM CULTIVO INDOOR

A produção de hortaliças busca se adequar às tendências do mercado, desenvolvendo pesquisa e produtos para atendê-lo, tanto para os mercados consolidados como também os nichos. Os microgreens são plântulas colhidas com idade entre 7 e 14 dias após a semeadura, com folhas cotiledonares totalmente expandidas, com ou sem o primeiro par de folhas verdadeiras, colhidas precocemente acima do sistema radicular. Se enquadram como nicho pertencente ao conceito de cultivos de ciclo curto, que por sua característica de produção se adequam ao contexto da agricultura urbana e indoor. Assim, o objetivo do presente projeto é desenvolver pesquisa tecnológica e inovadora aplicada à cadeia produtiva de microgreens, estudando sua produção com diferentes intensidades de fluxo de fótons fotossinteticamente ativos (aproximadamente 50; 100, 150, 200, 250, 300 µmol m-2 s-1) e quatro densidades de plantio (g m -2), para três espécies, girassol, rabanete e repolho-roxo. Serão realizados 3 experimentos independentes, um com cada espécie. O delineamento utilizado em cada experimento será em blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas. Os dados serão analisados estatisticamente por análise de variância e teste F. Para intensidade luminosa será feita análise de regressão. Caso haja significância para a densidade de semeadura será aplicado Tukey (5%). Se houver efeito da interação, o efeito de um tratamento será estudado dentro do outro. As condições do presente estudo são inéditas e propiciarão informações estratégicas para produção indoor de microgreens. 

 

Ver detalhes do projeto

  Luis Felipe Villani Purquerio      IAC

ESTUDO DE ENFERMIDADES INFECTO-CONTAGIOSAS QUE AFETAM O SISTEMA NERVOSO CENTRAL, REPRODUTIVO E RESPIRATÓRIO DE ESPÉCIES DE INTERESSE ECONÔMICO.

n° SGP 1223

O diagnóstico laboratorial de doenças infecto contagiosas que afetam os animais de produção é imprescindível para o mapeamento epidemiológico destas

enfermidades, manutenção de um banco de isolados, estudos moleculares,

dos principais agentes circulantes nas criações, seleção de cepas para o desenvolvimento de vacinas com espectro de ação compatível com as cepas

que ocorrem no campo, dados estes necessários para o sucesso nos programas

de controle e erradicação destas doenças. O Brasil não dispõe atualmente

 destas informações e nem possui um banco de dados de forma

 abrangente, sistematizada e em escala. Projetos visando apoio laboratorial

 são importantes para o Estado de São Paulo e para o Brasil, pois as

 análises laboratoriais podem fornecer subsídios para melhorar a qualidade das

criações brasileiras. Para atender esta demanda por certificação sanitária, o

 Estado de São Paulo necessita de sistematização de procedimentos, envolvendo

desde o treinamento de técnicos que atuam no campo para obtenção das

informações epidemiológicas, colheita e encaminhamento adequado das amostras,

 até a análise e divulgação dos resultados. Estas ações de Vigilância Epidemiológica

 são fundamentais para o sucesso do Programa Nacional de Sanidade de

 Equinos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

Ver detalhes do projeto

  Eliana Monteforte Cassaro Villalobos      IB

ESTABELECIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE BANCO DE GERMOPLASMA PARA MELHORAMENTO GENETICO DE CANA-ENERGIA COM ENFASE EM TRANSGENIA

n° SGP 1210

A pesquisa tem como objetivo constituir e caracterizar acessos genéticos do banco de germoplasma de cana-de-açúcar, realizar cruzamentos genéticos, constituir programa de melhoramento e selecionar três cultivares de cana-energia, bem como a geração de duas cultivares transgênicas e prospectar genes envolvidos com mecanismos de resistência a pragas. As pesquisas serão desenvolvidas em laboratório e campo e englobarão diferentes áreas do conhecimento. em condições de laboratório será realizada a caracterização morfológica, molecular e citogenética dos acessos, prospecção de genes relacionados ao mecanismo de resistênica a pragas, transformação genética de cultivares de cana-de-açúcar e cana-energia com genes envolvidos com o processo de resistencia a herbicida, Bt e tolerância a seca. No campo, o melhoramento genético para a seleção de 3 cultivares de cana-energia, além da identificação de genótipos de cana-de-açúcar resistentes à Diatraea saccharalis, Sphenophorus levis e Mahanarva sp.

Ver detalhes do projeto

  Marcos Guimarães de Andrade Landell      IAC

Adubação nitrogenada consecutiva em áreas colhidas sem queima: Experimento de longo prazo

n° SGP 1205

O objetivo desse trabalho esta sendo em avaliar as alterações em longo prazo da adubação nitrogenada no solo e nas plantas de cana-de-açúcar e a influência do efeito residual e aproveitamento do N-fertilizante na resposta da cultura garantido a sustentabilidade do sistema de produção: aspectos agronômicos, econômicos e ambientais. O experimento foi implantado em Piracicaba-SP, no delineamento de blocos ao acaso e 4 repetições, em março/2007 com o cultivar IACSP92-1099 desenvolvida no Pólo Centro Sul, APTA. Doses de N-fertilizante foram aplicadas após a brotação da 1ª soqueira (0, 60, 120 e 180 kg ha-1) e os tratamentos foram reaplicados durante quatro soqueiras, até a colheita da 4ª soqueira em setembro/2012. Nesse período foi desenvolvida a tese de doutorado de Helio Antonio Wood Joris, intitulada: “Nitrogênio na produção de cana-de-açúcar: aspectos agronômicos e ambientais”. Nessa tese foram avaliadas as alterações no solo, acúmulo de macronutrientes e produtividade de colmos. No último ciclo, entre outubro/2011 e setembro/2012, as parcelas foram divididas para avaliação da inoculação com bactérias diazotróficas e aplicação de 100 kg ha-1 de N em cada tratamento de adubação nitrogenada em longo prazo, com implantação de microparcelas e aplicação de 15N-sulfato de amônio para avaliação do aproveitamento do N-fertilizante pelas plantas. Com correção adequada do solo, a adubação nitrogenada promoveu melhorias nas condições químicas do solo. O acúmulo de nutrientes aumentou com as doses de N aplicadas, e a ordem de acúmulo dos nutrientes foi K>N>Ca>Mg>S>P. Em todas as soqueiras avaliadas, ocorreu aumento linear na produtividade de colmos, com um incremento médio de 175 kg de colmos para cada kg de N-fertilizante aplicado. Considerando o balanço de entradas e saídas de N do sistema, a quantidade média necessária para reposição do N exportado foi 69 kg de N ha-1 ciclo-1, que representa 38,3% da maior dose aplicada (180 kg ha-1). A inoculação com bactérias diazotróficas beneficiou a nutrição mineral das plantas, porém resultou em produtividade de colmos inferior à aplicação de N-fertilizante. O aproveitamento de 15N-fertilizante foi maior nas condições de ausência de aplicação de N nas soqueiras anteriores (44,2%) que nas doses 60 (34,3%), 120 (24,8%) e 180 (31,8%). A inoculação com bactérias diazotróficas não substitui a adubação nitrogenada. O solo é a principal fonte de N para as plantas de cana-de-açúcar, porém a obtenção de altas produtividades depende de doses elevadas de N-fertilizante para a manutenção do sistema.

Após esse ciclo de 4 socas com reaplicação de doses de N nos respectivos tratamentos, as parcelas foram mantidas e foi reinstalado o experimento com a variedade IACSP95-5094 que já ocorreu o ciclo de cana-planta (safra 2013-14) com tratamentos contendo quatro doses de N, 0, 30, 60 e 90 kg/ha e na cana soca (safra 2014/2015) as doses de N foram mantidas como no primeiro ciclo(0, 60, 120 e 180 kg/ha de N). Atualmente (2016) a cultura já esta na segunda soca (colheita do terceiro corte prevista para agosto/setembro de 2016). 

Ver detalhes do projeto

  André Cesar Vitti      AR / IAC

Biologia de plantas daninhas nas culturas em sucessão a cana-de-açúcar

n° SGP 1178

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas brasileiras e a interferência proporcionada pelas plantas daninhas acarreta redução significativa no rendimento da cultura. O objetivo deste trabalho será avaliar a influência de três sistemas de manejo do solo e três importantes culturas comerciais como culturas de sucessão na supressão de plantas daninhas e na composição da comunidade infestante em áreas de reforma de cana crua. O experimento será instalado sobre ARGISSOLO Vermelho-Amarelo eutroférrico, em canavial colhido sem queima prévia nos últimos cinco cortes. Será utilizado delineamento experimental em blocos casualizados, com os tratamentos arranjados em parcelas sub-divididas e dispostos em quatro repetições, sendo os tratamentos principais três sistemas de cultivo; convencional, cultivo mínimo e plantio direto e os tratamentos secundários de três opções de culturas comerciais (amendoim, girassol e soja) e uma parcela em pousio. Após 180 dias da colheita da cana-de-açúcar será contado o número de plantas daninhas.m-² e determinada a massa seca da parte aérea, calculando assim seus índices fitossociológicos. 

Ver detalhes do projeto

  Maria Beatriz Bernardes Soares      AR / IAC

Manejo dos ambientes de produção (AmbiManejo)

n° SGP 1176

A proposta “Manejo dos ambientes de produção da cana-de-açúcar” está vinculada ao projeto AMBICANA, com participação dos pesquisadores Dr. Hélio do Prado, Centro de Cana/IAC-APTA e Dr. André Cesar Vitti, APTA Polo Centro Sul. O objetivo do referido projeto é desenvolver toda a sistemática de manejo, mediante conhecimento prévio dos tipos de solo e ambiente de produção (Projeto AMBICANA), em relação às épocas de plantio e corte, formas e épocas de preparo do solo, correção e adubação, utilização de resíduos da agroindústria e interação das variedades exigentes (responsivas) em relação às estáveis e ou rústicas.

Ver detalhes do projeto

  André Cesar Vitti      AR / IAC

Caracterização pós-colheita e conservação de novas cultivares IAC de citros de mesa

n° SGP 1169

Obetivos:Avaliar a fisiologia pós-colheita da laranja ‘Pera’ e de novas variedades de citros de mesa (tangerina Lunalate e lima ácida IAC-10) para proposição de técnicas de conservação eficientes e avaliação de vida de prateleira. 

O estudo será feito em duas etapas. Na etapa 1, serão colhidos frutos em duas  épocas. Os frutos serão divididos em 6 lotes: (1) frutos sem aplicação de cera (controle), (2) frutos somente com aplicação de fungicida, (3) frutos com aplicação de cera com formulação A sem fungicida, (4) frutos com aplicação de cera com formulação A com fungicida,  (5) frutos com aplicação de cera com formulação B sem fungicida, (6) frutos com aplicação de cera com formulação B com fungicida. Depois de colhidos, os frutos serão padronizados conforme tamanho e coloração da casca e armazenados em 23 °C ±2 / 70 % ±2 UR por 18 dias com análises da qualidade a cada 3 dias. Para estudo da fisiologia e técnicas de preservação da qualidade dos frutos, serão avaliados atributos físicos e químicos que determinem a qualidade dos frutos (sólidos solúveis, acidez, firmeza, cor, perda de massa, ácido ascórbico), além de características fisiológicas (respiração e produção de etileno) e bioquímicas (compostos fenólicos totais, atividade antioxidante total, antocianinas) que nos permitam entender possíveis alterações nos frutos. Para essa etapa serão considerados, por época de colheita, 6 tratamentos (controle, só fungicida, cera A sem fungicida, cera A com fungicida, cera B sem fungicida, cera B com fungicida) e 6 períodos de análise (3, 6, 9, 12, 15 e 18 dias).  Baseado na etapa 1, na etapa 2 serão selecionados 2 tratamentos com cera e os experimentos serão repetidos em condições de refrigeração, com duas temperaturas diferentes. Depois de colhidos, os frutos serão padronizados conforme tamanho e coloração da casca e armazenados em três temperaturas: 23 °C ±2 / 70 % ±2 UR, 5 °C ±1 / 83 % ±3 UR e 10 °C±1 / 86 % ±2 UR por 21 dias com análises da qualidade a cada 7 dias, seguidos de transferência para 22 ºC por mais 18 dias com intervalo de 3 dias entre as análises. Para a avaliação da fisiologia e técnicas de preservação da qualidade dos frutos, serão avaliados atributos físicos e químicos que determinem a qualidade dos frutos (sólidos solúveis, acidez, firmeza, cor, perda de massa, ácido ascórbico), além de características fisiológicas (respiração e produção de etileno) e bioquímicas (compostos fenólicos totais, atividade antioxidante total, antocianinas) que nos permitam entender possíveis alterações nos frutos.Para a avaliação do efeito da cera no controle de podridões, na Etapa 1 os frutos serão divididos em quatro lotes: sem aplicação de cera (controle negativo), frutos com aplicação de fungicida registrado para a cultura (controle positivo), frutos com aplicação de cera com formulação A sem fungicida e frutos com aplicação de cera com formulação A com fungicida. A formulação A será escolhida com base nos resultados dos experimentos da Frente 1. Depois de colhidos, os frutos serão padronizados conforme tamanho, coloração da casca e ausência de podridões e inoculados artificialmente com suspensão de esporos dos principais patógenos incidentes na pós-colheita de citros (Geotrichum citri-aurantii e Penicillium digitatum, agentes causais da podridão azeda e do bolor verde, respectivamente). Após 4 h da inoculação, serão submetidos aos diferentes tratamentos e armazenados a 22 °C ±2 / 70 % ±2 UR por até 15 dias, sendo avaliados diariamente quanto à incidência e severidade das podridões. Na etapa 2, os experimentos serão repetidos em condições de refrigeração, com duas temperaturas diferentes. Depois de colhidos, os frutos serão padronizados conforme tamanho, coloração da casca e ausência de defeitos e podridões e divididos em três lotes:  sem aplicação de cera (controle negativo), frutos com aplicação de fungicida registrado para a cultura (controle positivo), frutos com aplicação de cera a ser definida em função dos resultados obtidos na etapa 1. Os frutos serão inoculados, conforme descrito no ensaio 1, tratados após 4 h da inoculação e armazenados a 5 °C ±1 / 83 % ±3 UR e 10 °C±1 / 86 % ±2 UR por até 15 dias, sendo avaliados a cada cinco dias quanto a incidência e severidade das podridões. Após este período, os frutos serão transferidos para 22 °C ±2 / 70 % ±2 UR por até 7 dias, sendo avaliados diariamente quanto a incidência e severidade das podridões. 

Ver detalhes do projeto

  Ilana Urbano Bron      IAC

ECOAGRICULTURAS - Cultivando Águas e Boas Práticas no Litoral Norte

n° SGP 1153

O Projeto “Ecoagriculturas – cultivando águas e boas práticas do litoral norte” tem a duração de 24 meses e está localizado na UGRHI 03 – Litoral Norte, nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, visando “integrar as ações e experiências em agroecologia na UGRHI-LN 03, com objetivos específicos de desenvolver estratégias de boas práticas de manejo das atividades agropecuárias para aproveitamento racional e proteção dos recursos hídricos”.  Os principais 200 beneficiários diretos são agricultores, proprietários rurais, gestores e técnicos dos órgãos públicos e membros de colegiados e da sociedade civil atuantes na temática.

A proposta foi elaborada de forma democrática e participativa por representantes do GT Agroecologia do CBHLN, da Rede de Sementes do Litoral Norte e membros da sociedade civil, engajados em construir e fortalecer um trabalho regional e coletivo de boas práticas de agroecologia; redirecionando as práticas de agricultura tradicional para evitar o uso intensivo de agrotóxicos e manejo inadequado do solo e dos recursos hídricos. A melhor ecoeficiência das unidades produtivas rurais do litoral norte ajudará a restaurar a condição ambiental das propriedades e, dessa forma, a proteção dos recursos hídricos, além de promover a segurança alimentar e a geração de renda local. 

Como estratégia para alcançar os resultados esperados, foi desenhado um fluxograma sequencial de ações que propiciem a gestão e construção participativa do início ao fim, impactando também na capacitação contínua e permanente dos envolvidos durante o processo; bem como no fortalecimento coletivo e a mobilização dos envolvidos para o compartilhamento de boas práticas, as quais potencializam as metas do Plano de Bacia e áreas afins.

Os principais produtos e benefícios são: 01 análise situacional participativa de boas práticas existentes na região (vide descritivo no documento como “Boas Práticas Agrícolas/Agropecuárias - BPA”), como um marco zero para atuais e futuras ações de planejamento, o qual também norteará 01 Plano de Trabalho Participativo para o percurso do projeto e sugestões de conteúdos para 06 Encontros de Fortalecimento Regional e 04 Capacitações Temáticas com intercâmbios (vivências práticas) entre os proprietários e municípios. Além de melhorar a qualidade da capacidade técnica dos agricultores e demais beneficiários, o envolvimento direto dos beneficiados torna viável a elaboração de Planejamento Integral de 20 Propriedades/posse e a escolha e implantação prática de pelo menos 04 unidades de adaptação tecnológica de práticas visando a transição agroecológica para o aumento da ecoeficiência de unidades produtivas da zona rural. De acordo com as demandas levantadas no Planejamento Integral das propriedades serão escolhidas práticas para melhorar a gestão da unidade, além de estratégias para conservação e proteção da biodiversidade, do solo e da água. As unidades de adaptação tecnológica serão acompanhadas para evoluírem e se tornarem uma referência para a difusão de práticas que facilitem a transição agroecológica na região.

Para as estratégias de comunicação integrada e compartilhamento das boas práticas estão previstos 01 Fórum Regional, 01 Documento Final com diretrizes e encaminhamentos, bem como o uso de sites e redes sociais do proponente e parceiros para difusão.

O projeto enquadra-se nas seguintes diretrizes institucionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento:

  • AGRO SP Sustentável: uma vez que visa, 1- desenvolver ações para que o agronegócio do Estado de São Paulo atinja níveis de excelência em conservação e gestão dos solos, recursos hídricos e biodiversidade; 2- construir sistemas que minimizam o impacto ambiental do processamento e produção do agronegócio, por meio de 1- uso e conservação de solo, recursos hídricos e biodiversidade; 2- adoção de protocolo de boas práticas e agricultura de baixo carbono.
  • Inovação, Empreendimento & Fomento: uma vez que visa, 1- Desenvolver iniciativas e novos modelos de negócios no Estado de São Paulo; 2- Criar ambientes favoráveis à inovação; 3- Estimular a inovação como indutora do desenvolvimento do Agronegócio de São Paulo, por meio de apoio às organizações rurais.
  • Saudabilidade e Segurança dos Alimentos: por meio de 1- Desenvolver ações para melhora nutricional dos produtos do Agronegócio Paulista, por meio do desenvolvimento de produtos e processos. 
Ver detalhes do projeto

  ISABEL FERNANDES PINTO VIEGAS      AR / IEA

Monitoramento e Diagnóstico da Qualidade do Leite de Produtores Rurais da região Nordeste do Estado de São Paulo

n° SGP 1141

A atividade leiteira tem grande participação na agricultura familiar, pois é considerada uma boa fonte de renda mensal e esta participação pode ser comprovada pela grande porcentagem da parcela de leite produzida no país estar relacionada a agricultura familiar. Contudo, atualmente não basta produzir leite, mas sim, produzir leite com qualidade. Qualidade esta referenciada pela instrução normativa do governo federal, mas principalmente pela exigência pelas indústrias em qualidade mínima para a sua maximização de produção e aumento de exportações. A exigência feita pela indústria tem como ponto mais forte o pagamento por qualidade. Assim sendo a melhoria da qualidade por parte dos produtores é de fundamental importância. E para atingir a qualidade, parte do princípio de aplicar tecnologias, no caso da produção de leite, que visem melhorar qualidade do leite e assim dar suporte a sustentabilidade da atividade leiteira. A transferência de tecnologia permite levar o conhecimento científico para a sociedade na forma de serviços, produtos e processos. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo fazer a junção da transferência de tecnologia para a atividade leiteira de agricultores familiares visando à melhoria da qualidade do leite através de diagnósticos, treinamentos e acompanhamento das tecnologias treinadas e divulgadas para os produtores rurais. Este experimento será realizado com 50 propriedades para identificação do perfil dos produtores da região de Ribeirão Preto, junto com o programa da CATI LEITE/ SAA/SP. Identificados os produtores, será realizado o treinamento na forma de cursos teórico-práticos de acordo com suas necessidades para melhoria da qualidade do leite. No momento do treinamento, serão realizados testes teóricos para quantificação do conhecimento técnico do tema do treinamento e sobre qualidade do leite. Todos os 50 produtores serão acompanhados e avaliados mensalmente durante 18 meses através de visitas técnicas dos assistentes técnicos e estagiários. Serão realizadas visitas técnicas para coleta de dados e amostras de leite para acompanhamento da qualidade do leite e do uso das técnicas abordadas nos cursos. Ao final de 18 meses, todos os produtores serão questionados novamente quanto ao conhecimento técnico e melhoria da qualidade do leite e apresentado o resultado da qualidade do leite. Com isso, o presente projeto espera poder identificar o perfil dos produtores da região, avaliar o beneficio de treinamento e acompanhamento (assistência técnica) para melhoria da qualidade do leite e por fim, verificar quais características das propriedades/produtores favoreceram a melhoria da qualidade do leite e se houve transferência de conhecimento técnico.

Ver detalhes do projeto

  Luiz Carlos Roma Junior      IZ

ESTUDO DE CARACTERÍSTICAS LIGADAS AO ESTRESSE, TEMPERAMENTO E À REPRODUÇÃO EM FÊMEAS DA RAÇA GIR LEITEIRO

n° SGP 1117

O presente projeto tem por objetivo avaliar o efeito da estimulação tátil em vacas leiteiras da raça Gir Leiteiro no pré-parto sobre o comportamento, produção e reprodução das vacas durante a lactação e empregar técnicas de precisão (termografia infravermelha e dispositivos retículo-ruminais) para avaliar eventos reprodutivos (estro e parto) e comportamentais das vacas.  O delineamento experimental será em blocos casualisados, contendo dois tratamentos, um com estímulo tátil antes do parto (grupo tratado) e outro, sem o treinamento (grupo controle). Serão usadas cerca de 60 vacas primíparas e multíparas do rebanho da Fazenda Getúlio Vargas, EPAMIG - Uberaba-MG. Serão mensuradas características ligadas aos parâmetros comportamentais, fisiológicos e hormonais nas vacas dos dois grupos. Adicionalmente, o experimento deve empregar técnicas de precisão para acompanhamento de eventos reprodutivos do parto e estro das vacas, por meio de sensores de temperatura retículo-ruminal e de termografia infravermelha (TIV).

Ver detalhes do projeto

  Lenira El Faro Zadra      IZ

Avaliação da Sustentabilidade de Sistemas de Produção da Cana-de-açúcar no Estado de São Paulo: Uma proposta metodológica e de modelo conceitual. Fase II

n° SGP 1112

A sustentabilidade atualmente figura como item fundamental para conferir competitividade às cadeias agropecuárias. E quanto mais competitiva a cadeia, maiores são as barreiras não tarifárias impostas pelos competidores nacionais e internacionais. Cada vez mais clientes, consumidores, governos, legislação, comércio internacional e mídia exercem fortes pressões sobre os elos das cadeias de produção agropecuária. Para reagir a essas pressões, devem-se lançar mãos de ferramentas atualmente disponíveis como: implementação de sistemas de gestão de qualidade no campo, boas práticas agrícolas, organização das propriedades e dos elos da cadeia, busca por certificação e rastreabilidade. Essas ferramentas servem para reunir evidências de que os processos estão seguindo normas e regras compatíveis com os requisitos da sustentabilidade. Assim torna-se possível a transposição de barreiras não tarifárias e com isso o suprimento da demanda dos clientes finais, cada vez mais preocupados com a origem dos produtos que adquirem. O presente projeto tem por objetivo desenvolver uma Metodologia, intitulada Método SustenAgro, para a avaliação da sustentabilidade de sistemas de produção com grande expressividade para a agricultura nacional: a priori a cana-de-açúcar. Esse software é o framework e piloto no qual o novo Método / Software SutenAgro será elaborado.
Para verificar a sua aplicabilidade para a avaliação da sustentabilidade de modo geral serão realizados testes para sua aplicação nos sistemas de produção mais representativos de cana-de-açúcar no estado de São Paulo.

O Software apresenta uma metodologia para a avaliação da sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola e industrial de cana-de-açúcar do Centro-Sul do Brasil, fornecendo informações organizadas de acordo com critérios e indicadores nas diversas dimensões Ambiental, Econômica e Social
 

Ver detalhes do projeto

  Sérgio Alves Torquato      AR / IEA

Avaliação do valor econômico de matrizes suínas de diferentes genótipos

n° SGP 1093

A evolução na produção e na produtividade suinícola das últimas décadas está fortemente vinculada aos avanços no melhoramento genético, na nutrição e na sanidade. O alto padrão exigido para a carne suína impulsiona os cientistas e a indústria para trabalharem concomitantemente com o objetivo do aprimoramento dos sistemas produtivos e das tecnologias envolvidas na produção, bem como a melhoria nos padrões de abate do animal, atendendo assim tanto a demanda tecnológica do complexo agroindustrial quanto às exigências dos consumidores.

Fatores genéticos e não genéticos influenciam a qualidade da carne. Entre os não genéticos, podem ser citadas as condições da granja, do transporte, do abate e do processamento (DE VRIES et al., 2000). A importância dos fatores genéticos pode ser verificada através de diferenças substanciais de herdabilidade entre e dentro de raças. A herdabilidade para a maioria das características da carne suína varia de 0,15 a 0,50 (SELLIER, 1998).

O tipo de produto que se deseja obter com a produção de suínos, ou seja, o mercado consumidor alvo é quem direciona a escolha do material genético que será usado, porque determinados genes herdados contribuem para a qualidade dos produtos obtidos após o abate, devendo-se, por isso, considerar as diferenças genéticas existentes entre raças, reprodutores e linhagens disponíveis no mercado.

Neste contexto a utilização de reprodutores de alto valor genético tem contribuído para o atendimento desta demanda por melhores animais que atendam às necessidades de qualidade de consumidores, tanto frigoríficos, entreposto de carnes e indústrias processadoras quanto do consumidor final. A utilização de suínos comerciais de alto potencial genético é importante para a obtenção de progênies que apresentem carcaças magras, com maior quantidade e qualidade da carne.

Ver detalhes do projeto

  SIMONE RAYMUNDO DE OLIVEIRA      IZ

Estudos de identificação, epidemiologia, monitoramento e controle de viroses e outras doenças de patologia semelhante, nas principais espécies de solanaceas cultivadas ( Tabaco, Batata, Tomate e Pimentão) x vegetação espontânea ( Joá, Jurubeba, Daturas

n° SGP 1081

Tanto as espécies de solanaceas cultivadas, como as não cultivadas, apresentam, em comum,  variado grau de  suscetibilidade a dezenas de doenças comuns, causadas por bactérias, fungos, nematoides, fitoplasmas e principalmente  vírus, entre outros patógenos. Para a correta diagnose, epidemiologia e controle desses fitopatógenos em espécies cultivadas são necessários estudos em espécies espontâneas, pois são hospedeiras naturais.

O objetivo do projeto é gerar, validar e transferir  informações técnicas-científicas para a solução ou redução de problemas causados por fitoviroses, via manejo integrado e sustentável no cultivo das principais espécies de solanaceas: Batata, Tabaco, Tomate e Pimentão; de forma a contribuir  com os trabalhos de melhoramento e fitotecnia, contribuindo para o  desenvolvimento na  produção para  sementes e mudas livres de vírus, bem como na produção de  consumo - processamento.

 

Metodologia:

                Os trabalhos envolvendo  experimentação e extensão,  com técnicas aplicadas à  caracterização, epidemioloiga,  diagnose e controle de fitoviroses, serão realizados de forma integrada,  no APTA-IAC/Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fitossanidade (CPD-Fitossanidade), área de virologia, localizado em Campinas, SP,  e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Souza Cruz SA (CPD-SC), localizada em Rio Negro, PR.

 

                No CPD-Fitossanidade, os trabalhos envolvendo  técnicas voltadas à  identificação, caracterização,  diagnose,  manutenção (in vivo e-ou in vitro) de fitovírus, via procedimentos bio-imunológico, serão concentrados nos laboratórios, estufas e telados, os quais  estão em uso rotineiro, no desenvolvimento de pesquisas e serviços  de fitoviroses das solanaceas. Serão as mesmas facilidades físicas em uso nos Projetos cadastrados no sistema de gerenciamento de projetos do IAC (SGP/IAC), sob No. registro 133 e 134,  coordenados e execução do  pesquisador científico proponente: Eng. Agr. Dr José Alberto Caram de Souza Dias.

 

            No CPD-SC, serão realizados os trabalhos de produção de plantas testes (indicadoras) e manutenção (in vivo e-ou in vitro) de fontes de isolados de espécies de vírus com interesse tanto aos trabalhos de pesquisa como aos de melhoramento, na avaliação de germoplasmas  e desenvolvimento de cultivares com resistência, em diferentes níveis, para as diferentes viroses. Esses trabalhos experimentais de avaliação do controle e solução a problemas relacionados com as viroses em estudo, farão uso das facilidades estruturais de casas de vegetação, telados e laboratórios, onde já se vem trabalhando com as fitoviroses do tabaco e solanáceas fitopatologicamente relacionadas.

 

            As técnicas de bio-diagnose a serem aplicadas nesses, serão as de rotina, através de uso de plantas testes, indicadoras das viroses mais comuns das solanacaeas, cuja expressão de sintomas permite identificação preliminar,  podendo direcionar às técnicas mais específicas, sempre que necessário, para outros laboratórios especializados, como as de   microscopia eletrônica (sendo direcionada aos laboratórios dos Drs Elliot Kitajima, ESALQ-USP, ou Dra Silvia Galetti, APTA-Instituto Biológico);  serologia (sob responsabilidade do proponente,  aqui no APTA-IAC, Centro de Fitossanidade/Virologia) e moleculares (em parceria com Dra Haiko Sawazaki, APTA-IAC/Centro de Recursos Genéticos e Biologia Molecular) .  Em geral, as técnicas de diagnose a serem aplicadas terão como base os procedimentos de isolamente do vírus; transmissão via inoculação mecânica ou união de tecido  em plantas indicadoras; observação de sintomas nas espécies hospedeiras; observação de partículas em microscopia eletrônica para caracterização morfológica do vírus e análises imuno (ELISA) e moleculares (PCR, sequenciamento), seguindo descrições e indicações de diagnose em  literatura especializada (Colin, J. 1998. Boletin 19. Potato Safe Moviment of Germoplasm, FAO / IPIGRI, 177p; Jones, J.B., et al.,1991, Compendium of Tomato Disease, APS Press, 73p; Shew, H.D & Lucas, G.B,  1991  . Compendium of Tobacco Diseases, APS Press, 68p.; Kimati, H. et al., 2005. Manual de Fitopatologia. CERES Ltda, SP, 662p.).

            Quanto às espécies indicadoras de viroses das solanaceas,  estaremos concentrando os trabalhos nas produção e inclusão de espécies, considerando diferentes cultivares, com reações sintomatológicas descritas para determinadas espécies ou gêneros de vírus, principalmente as espécies dos gêneros  Potyvirus (PVY, TEV), Tospovirus (TSWV, GRSV, TCSV), Tobamovirus (TMV),  Tobravirus (TRV), Begomovirus (SmMV, ToYVSV, ToSRV, etc), Ilarvirus (TSV), Cucumovirus (CMV); Luteovirus (PLRV, Crinivirus (ToCV). Esses vírus  têm sido as mais monitorados  na rotina da virologia com espécies de solanaceas no Brasil. Entretanto,   qualquer outra espécie de vírus e planta indicadora  poderão  ser  considerados  nos testes de bio-diagnose, sempre  que houver indicação de desvio ou diversidade na norma, conforme se constate em decorrência dos trabalhos propostos no projeto ou venha a ser identificado na literatura especializada.  

Ver detalhes do projeto

  José Alberto Caram de Souza Dias      IAC

INFLUÊNCIA DA ARQUITETURA DA COPA NA PRODUÇÃO DE PÊSSEGO (Prunus persica)

n° SGP 1078

A mecanização dos pomares frutícolas é uma tendência observada em diversos países. A utilização de máquinas especializadas para substituir em todo ou parte dos tratos culturais vem tornando-se mais frequente à medida que aumenta a escassez de mão-de-obra, ao mesmo tempo em que os produtores buscam uma maior rentabilidade, seja via maior produtividade ou redução dos custos de produção.

O objetivo desta proposta de projeto é avaliar a produtividade e qualidade de frutos da cultivar IAC Douradão em plantio no sistema Tradicional e de Paredão Frutal com três e múltiplos ramos líderes.

Ver detalhes do projeto

  Graciela da Rocha Sobierajski      IAC

Dinâmica e Desempenho Econômico das Pescarias Demersais das Regiões Sudeste e Sul do Brasil

n° SGP 1039

O projeto "Dinâmica e Desempenho Econômico das Pescarias Demersais das Regiões Sudeste e Sul do Brasil" será desenvolvido no contexto do projeto "Subsídios Científicos para o Manejo Espacial e com Enfoque Ecossistêmico da Pesca Demersal nas regiões Sul e Sudeste do Brasil", coordenado pelo Prof. Dr. Angel Alvarez Perez (UNIVALI) edo projeto "Subsídios Científicos para o Manejo Espacial e com Enfoque Ecossistêmico da Pesca Demersal nas regiões Sul e Sudeste do Brasil", coordenado pelo Prof. Dr. Angel Alvarez Perez (UNIVALI) e apro aprovado na Chamada MCTI/MPA/CNPq No 22/2015 – Ordenamento da Pesca Marinha Brasileira Linha Temática: V – Recursos Pesqueiros Demersais da Costa Sul/Sudeste (S/SE). O estudo específico parte da premissa de que podem ser identificados padrões de operação das frotas pesqueiras e de distribuição das espécies demersais na área de estudo e que essas vinculam-se às variações oceanográficas e às características biogeográficas da área de mar ao largo das regiões sudeste e sul do Brasil. Como corolário, a complexidade e os custos dos métodos de pesca necessários para explorar os recursos
pesqueiros demersais de cada ambiente, assim como a abundância e o valor econômico das capturas resultantes, levariam a uma diferenciação dos meios de produção e do potencial de produção pesqueira, na geração de empregos e na remuneração da atividade. Dessa forma, a identificação de áreas com características similares podem propiciar a delimitação de unidades espaciais de gestão pesqueira, aqui chamadas de Unidades Geográficas de Gestão (UGGs). A interação da atividade pesqueira com outras atividades antrópicas também deve ser considerada.

Ver detalhes do projeto

  Antônio Olinto Ávila da Silva      IP

NEMATÓIDES ENTOMOPATOGÊNICOS: PRODUÇÃO MASSAL E POTENCIAL DE USO NO CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS

n° SGP 1033

Nematóides ditos entomopatogênicos, ou NEPs, pertencentes às famílias Steinernematidae e Heterorhabditidae (Nematoda: Rhabditida) têm despontado como excelentes agentes de controle biológico. Apresentam um conjunto de atributos peculiares, que os tornam  promissores para o controle de pragas.  Vivem em associação com bactérias simbiontes, entomopatogênicas, que se localizam no trato intestinal de seus juvenis infectivos. Estes possuem a habilidade de localizar e invadir o corpo de insetos hospedeiros por suas aberturas naturais ou mesmo através da cutícula.  Após invadir o corpo do inseto, alcançam o hemoceloma e ali liberam a bactéria, que provoca septicemia e causa a morte do hospedeiro dentro de 24 a 48 horas. Paralelamente à almejada redução no uso de pesticidas, progressos recentes alcançados nas tecnologias de produção massal e de formulação, bem como a verificação da alta eficiência de algumas espécies e a descoberta de novos isolados tidos como promissores, têm proporcionado motivação adicional a pesquisadores e empresas interessados no estudo e utilização comercial desses nematóides.   Um número crescente de espécies - atualmente são 25 no gênero Steinernema e 11 em Heterorhabditis – já é conhecido, várias ocorrendo em muitas partes do mundo; dentre elas, algumas estão disponíveis em escala comercial, obtidas através de produção massal em diferentes meios de cultura, para uso em cultivos de alto valor de mercado em países tais como Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. No Brasil, até o presente, este campo de estudos praticamente não tem sido explorado. Os objetivos deste projeto são: i) avaliar diferentes meios de cultura sólidos visando à produção massal de um isolado nativo de Heterorhabditis sp., já disponível no Instituto Biológico/Campinas, e de outros obtidos durante o estudo;  ii) avaliar o potencial de uso de novas espécies/isolados nativos, obtidos de solo de diferentes culturas de interesse econômico em regiões distintas do Estado de São Paulo,  no biocontrole de certas espécies de insetos-pragas.

 

 

 

Ver detalhes do projeto

  Luis Garrigós Leite      IB

Sustentabilidade da agricultura familiar no Centro Oeste paulista

n° SGP 1006

A sustentabilidade da atividade agrícola é o objetivo para a agricultura familiar. Para atingir a sustentabilidade, a propriedade rural necessita desenvolver diversas funções, como questões socioambientais e melhorias na gestão da atividade econômica. A proposta do projeto é auxiliar a demanda da região para garantir a sustentabilidade da agricultura familiar paulista, principalmente na cadeia da olericultura e da fruticultura na região Centro Oeste do estado de São Paulo. A metodologia será revisão bibliográfica de dados secundários em seus aspectos históricos, sociais, econômicos e políticas. As informações coletadas serão a base da formulação indicadores determinantes nessa atividade econômica. O resultado esperado do projeto proporciona uma ferramenta para melhorar as condições na renda da agricultura familiar para permanência do homem no campo.

Ver detalhes do projeto

  Raquel Nakazato Pinotti      AR / IEA

NUTRIÇÃO, CONTROLE PRODUTIVO, SANITÁRIO E REPRODUTIVO DE BÚFALAS LEITEIRAS

n° SGP 998

O crescente interesse dos bubalinocultores no desenvolvimento da cadeia produtiva, aliado ao aumento dos rebanhos, fez com que a espécie bubalina tenha se tornado uma fonte viável de produção de proteínas de origem animal. Isto se deve à fácil adaptação dos búfalos a diferentes regiões do mundo. A população bubalina mundial cresceu 24,6% nos últimos 10 anos e, atualmente, é estimada em aproximadamente 195 milhões de cabeças, das quais 110 milhões encontram-se na Índia. No Brasil, no mesmo período, a população bubalina aumentou 13,1%, o que demonstra a adaptabilidade da espécie às nossas condições e as possibilidades futuras da bubalinocultura como atividade emergente no país.

Entretanto, como ocorre nas demais espécies de interesse zootécnico, o crescimento do rebanho bubalino deve estar associado a ajustes finos nas propriedades, que viabilizem o controle da produtividade – o que possibilita a identificação dos indivíduos que possuem mérito genético – e, consequentemente, à multiplicação e à distribuição dos animais melhoradores. Se assim conduzida, a bubalinocultura - que atualmente responde por 13,3% da produção mundial de leite – tende a se tornar uma atividade econômica cada vez mais atraente sob os pontos de vista econômicos e sociais.

Nesse contexto, o presente projeto tem como meta implementar melhorias na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Registro e, desta forma, torná-la Unidade Modelo e Difusora de Tecnologia para a Região do Vale do Ribeira. Dessa forma, o bubalinocultor poderá se espelhar na Unidade e assim, aumentar a produtividade de seu rebanho, com conseqüente aumento nas suas condições sócio-econômicas. O pequeno produtor quando bem remunerado, consegue empregar toda a família na atividade e gerar empregos para a população. Dessa forma, ele, sua família e seus funcionários passam a ser incluídos na sociedade e a viver de maneira digna. 

Ver detalhes do projeto

  NELCIO ANTONIO TONIZZA DE CARVALHO      IZ

Tratamentos associados ao protocolo Ovsynch para superar o anestro sazonal de búfalas leiteiras.

n° SGP 997

A sazonalidade reprodutiva em bubalinos é caracterizada por alterações comportamentais, endócrinas e reprodutivas que ocorrem em períodos distintos do ano. Durante a estação reprodutiva desfavorável, a prevalência de dias mais longos suprime o comportamento estral e a ovulação, limitando a eficiência reprodutiva, especialmente em relação aos programas de inseminação artificial. Para superar o anestro sazonal de búfalas leiteiras, o projeto proposto consiste de dois experimentos. No primeiro exp., serão utilizadas 27 fêmeas bubalinas distribuídas em um de três grupos (GC, GM e GP4). Nas búfalas do GM serão inseridos implantes de melatonina no D -20. No D0, as fêmeas de todos os grupos receberão a administração intramuscular (im) de GnRH e, além disso, nas búfalas do GP4, será inserido um dispositivo intravaginal de P4, que permanecerá por 7 dias. No D7, todas as fêmeas receberão uma dose im de PGF2α. Dois dias após, mais uma aplicação de GnRH será efetuada em todos os animais. Serão realizadas avaliações ultrassonográficas para verificar a presença de CL, de folículos ≥ 8mm (FL), para mensurar o diâmetro (ø) do FL, para aferir a taxa de ovulação ao 1º GnRH e ao final do protocolo e também para avaliar o ø e a % de CL. No exp. 2, 225 búfalas serão submetidas aos mesmos tratamentos descritos no exp. 1, com as seguintes diferenças: 16h após o 2º GnRH, todas as fêmeas serão inseminadas. No D20, as búfalas serão submetidas à monta natural, para a cobertura no retorno ao estro. Serão realizadas também avaliações ultrassonográficas para verificar a presença de CL, de FL, para mensurar o ø do FL, para aferir as taxas de ovulação ao 1o GnRH e ao final do protocolo, para avaliar o ø e a % de CL, para o diagnóstico de gestação e para quantificar as perdas gestacionais e a taxa de prenhez por monta natural. Espera-se que tanto os dispositivos intravaginais de P4 quanto os implantes subcutâneos de melatonina quando associados ao protocolo Ovsynch, possibilitem o reestabelecimento da atividade cíclica ovariana, com satisfatórias taxas de ovulação e de prenhez à IATF e à monta natural, possibilitando a desestacionalização dos partos.

Ver detalhes do projeto

  NELCIO ANTONIO TONIZZA DE CARVALHO      IZ

Uso racional da água em áreas de produção de frutíferas irrigadas na Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema, em condições de solo arenoso.

n° SGP 985

Esta experimentação consiste na implantação de um projeto de fruticultura, por meio do cultivo de videira, com  o objetivo de avaliar o desempenho agronômico de diferentes porta-enxertos de uva em condições de irrigação e sequeiro e com uso de cobertura plástica, comparada ao método convencional e a viabilidade da adoção de cultivo protegido com uso de cobertura com plástico impermeável em futuros cultivos na região. Será instalado na área do Polo Regional do Médio Paranapanema, em Assis, estado de São Paulo, coordenadas geográficas de 22°37’02’’ S; 50°22’30,5’’ O, altitude de 546 m, cujo solo é classificado como Latossolo Vermelho distrófico típico (LVd), que representa boa parte das áreas exploradas com pastagens na região do Médio Paranapanema. 
O experimento será implantado com copa de uva Niágara, enxertada em 2 porta-enxertos diferentes (IAC 572 ‘Jales’ e IAC 766 ‘Campinas’), no espaçamento de 3,20m x 1,00m. O sistema de condução será em manjedoura em forma de Y. Nas bordaduras, serão plantadas mais 160 mudas com copas e porta-enxertos diferentes, para observação do desempenho agronômico na região.  Experimento será em parcelas subsubdivididas, 2x2x2x4, com os fatores Cobertura plástica (Tratamento principal), irrigações (tratamento secundário) e porta-enxertos (subsubtratamentos), distribuídos em 04 blocos casualizados completos, perfazendo um total de 32 subsubparcelas. A dimensão das parcelas será de 3,20m de largura por 10,0m de comprimento, com 10 plantas por parcela. No total, parcelas mais bordadura, serão 480 plantas de uva. A área total experimental será de cerca de 0,2 hectares. 

Serão realizadas avaliações periódicas nos experimentos de uva quanto a:

- Avaliações biométricas no primeiro ano: número total de ramos, diâmetro médio dos ramos, comprimento do maior ramo e massa fresca total média dos ramos;- Crescimento e fenologia (a partir do 2° ano): início da brotação, datas de florescimento pleno (50 % das flores abertas) e de colheita (80% dos frutos no ponto de colheita), determinação do ciclo de maturação (período compreendido entre a data de florescimento  pleno e data de colheita);- Produção e qualidade dos frutos (a partir do 2° ano): número de cachos/planta; peso, diâmetro e comprimento dos cachos; e qualidade de frutos (teor de sólidos solúveis - °Brix).- Monitoramento de doenças: será feito o monitoramento das principais doenças da videira através de avaliações periódicas da sintomatologia a campo.           

A partir das primeiras colheitas, será realizada análise sócio-econômica das atividades, ressaltando custo de produção, rentabilidade e a viabilidade do sistema de irrigação empregado.

            As análises estatísticas serão realizadas por meio da análise de variância (ANOVA) e as médias comparadas pelo teste de Tukey 5%.

Ver detalhes do projeto

  SERGIO DONÁ      AR / IAC

Modelagem espacial, quantificação e caracterização de matéria orgânica de agroecossistemas: implicações na produtividade das culturas e na qualidade do solo

n° SGP 978

Diante do desafio da produção de alimentos com sustentabilidade, o monitoramento do manejo do solo, de insumos e das culturas e buscando adequar as variações espaciais dos fatores que afetam a produtividade. Essa tecnologia também permite mapear a distribuição espacial de qualquer atributo do sistema solo-planta-atmosfera, sendo útil em estudos ambientais, como, por exemplo, no mapeamento de resí­duos de defensivos agrícolas em talhões, propriedades rurais e/ou microbacias hidrográficas. Esta proposta é o aperfeiçoamento de um projeto de pesquisa iniciado em 2009 que focava exclusivamente na variabilidade espacial de diversos atributos do solo. Atualmente tem por objetivo estabelecer uma linha de pesquisa focada na materia orgânica do solo, sua sua caracterização química, física e biológica. Também será abordado a modelagem espacial e de outros atributos de interesse agrícola e ambiental. A qualidade do solo é um fator importante para avaliar a sustentabilidade das práticas agrícolas e para guiar decisões sobre mudanças no uso da terra. Porém, avaliar a qualidade do solo é uma tarefa complicada devido à alta variabilidade e multiplicidade de fatores químicos, físicos e biológicos que controlam os processos biogeoquímicos. Por essa razão, é necessário um método sistemático para determinar quais atributos do solo podem ser usados de maneira eficiente como indicadores de qualidade. A matéria orgânica do solo participa de processos importantes relacionados a produção agrícola e por essa razão é considerada um dos principais atributos que definem a qualidade de solos agrícolas. Essa proposta tem como principais objetivos avaliar a qualidade da matéria orgânica em sistemas de cultivo com e sem rotação de culturas e  comparar diferentes estratégias para a elaboração de um índice de qualidade do solo. A abordagem utilizada para a validação dos índices estudados será a correlação com a produtividade acumulada relativa, calculada a partir do histórico de produtividade das culturas cultivadas na área. Para isso, será utilizado um experimento instalado à 5 anos que avalia diferentes arranjos de rotação de culturas.

Ver detalhes do projeto

  Marcio Koiti Chiba      IAC

Rede Agroecológica Caiçara: Grupos de Consumo e as Políticas Públicas

n° SGP 965

Este projeto visa avaliar e fomentar um coletivo de produção e consumo responsáveis de Ubatuba: a Rede Agroecológica Caiçara. A iniciativa surgiu de um arranjo interinstitucional e multidisciplinar que envolve pesquisa, assistência técnica, extensão rural e políticas públicas em interação direta com a produção e o consumo. A Rede Agroecológica Caiçara foi idealizada e criada em junho de 2013 por integrantes desse grupo e consiste em um coletivo de produção e consumo que visa simplificar e otimizar a produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar de Ubatuba, SP por meio da aproximação entre produtores, consumidores e técnicos. Os objetivos do projeto são: 1- avaliar o capital social criado no contexto da iniciativa da Rede Agroecológica Caiçara, por meio da avaliação das redes de relações estabelecidas; 2 - avaliar a convergência da iniciativa da Rede Agroecológica Caiçara com a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural; 3 - avaliar a convergência da iniciativa da Rede Agroecológica Caiçara com o Plano Nacional de Economia Solidária, 4 - avaliar a convergência da iniciativa da Rede Agroecológica Caiçara com o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica; de modo a ampliar a visão interna da iniciativa, assim como, verificar sua adequação às políticas públicas que definem a sua interação com o ambiente externo. Para atender o primeiro objetivo, propõe-se a metodologia de Net-Maps que visa avaliar o capital social por meio da percepção individual da rede de relações estabelecida. Para o segundo e terceiro objetivos, a metodologia proposta é de revisão bibliográfica para comparação da iniciativa com as políticas e planos em questão. É uma proposta de baixo custo que visa o bom aproveitamento dos recursos públicos que já estão investidos na instituição e que não são passíveis de financiamento – como salários dos pesquisadores, computadores, energia elétrica, além do capital social - criado nas fases anteriores do projeto, que viabiliza a colaboração na atual fase do projeto, assim como, a operacionalização do projeto.

Ver detalhes do projeto

  ISABEL FERNANDES PINTO VIEGAS      AR / IEA

Métodos de controle de nematoides parasitos de plantas

n° SGP 964

O projeto visa estudar em condições controladas a eficiência de diferentes métodos de controle de nematoides parasitos de plantas através do uso de: a) hidrotermoterapia (banho de água aquecida) comparada ao tratamento com nematicidas no controle de nematoides presentes em raízes e bulbos de lírio, com ênfase aos gêneros Aphelenchoides e Pratylenchus; b) tratamento de sementes com nematicidas no controle de nematoides das galhas (Meloidogyne incognita e M. javanica) e das lesões radiculares (Pratylecnhus brachyurus); c) extratos vegetais; d) agentes de controle biológico.

 

Ver detalhes do projeto

  Claudio Marcelo Gonçalves de Oliveira      IB

Diagnose molecular de nematoides parasitos de plantas

n° SGP 963

O projeto visa aprimorar a diagnose precisa dos nematoides presentes nas partes vegetais (folhas, raízes, tubérculos e bulbos) de plantas cultivadas, através do uso da tecnologia do código de barras. Para tanto será necessário a extração de DNA genômico, amplificação e sequenciamento do terço final da região 18S rDNA e região D2/D3 rDNA e comparação com informações disponíveis no GenBank.

Ver detalhes do projeto

  Claudio Marcelo Gonçalves de Oliveira      IB

Estudo de métodos moleculares para o diagnóstico de microrganismos provenientes de materiais recebidos pelo Quarentenário IAC.

n° SGP 960

Os materiais recebidos no Quarentenário IAC são analisados por meio de testes de sanidade de sementes, avaliação de presença de insetos e plantas daninhas, fitopatologia, nematologia e virologia, em amostras retiradas do material de origem. Paralelamente à etapa de plantio, realizado em condições de casa de vegetação adaptada às necessidades de um quarentenário, são realizados testes de laboratório como patologia de sementes, PCR e identificação de bactérias e fungos. A técnica de PCR é de grande necessidade, pois é uma metodologia que permite que um fragmento específico da molécula dos ácidos nucleicos seja amplificado milhares de vezes em apenas algumas horas, de modo que os diagnósticos fitopalógicos sejam mais rápidos e confiáveis.

Ver detalhes do projeto

  Roberta Pierry Uzzo      IAC

Teste de progênies de segunda geração de pinus Tropicais para produção de resina e madeira

n° SGP 958

A introdução de espécies florestais exóticas no Brasil proporcionou grandes benefícios para o desenvolvimento socioeconômico de diversas regiões do País, o Pinus está dentre as espécies exóticas de rápido crescimento que tiveram grande sucesso como produtoras de aglomerados, laminados, madeira, móveis, serraria, celulose e resina, para esta, tem se destacado as espécie Pinus caribaea e suas três variedades. E procurando selecionar material genético adaptado e produtivo para as diferentes regiões bioclimáticas, este trabalho tem como objetivo: i. Avaliar os caracteres de crescimento (altura, CAC) em experimentos de Pinus caribaea var. bahamensis e Pinus caribaea var. hondurensis; ii. Estimar a variabilidade genética entre as progênies; iii. Determinar os ganhos na seleção para selecionar as melhores progênies para produção de resina.

Ver detalhes do projeto

  Gustavo Pavan Mateus      AR / IAC

Utilização da tecnologia CRISPR para obtenção de resistência a doenças em Citros.

n° SGP 954

O Instituto Agronômico de Campinas tem atuado fortemente na área de genômica de citros. Muito disso deveu-se a diferentes projetos onde foram realizados diversos trabalhos de sequenciamento de DNA, iniciando-se com ESTs e terminando com diferentes genomas de citros, dentro do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq/FAPESP. Com isto formou-se um enorme base de dados tanto de genomas quanto de transcriptomas de citros e Poncirus trifoliata, espécie relacionada a citros. As sequências dos genomas de Citrus clementina e Citrus sinensis foram recentemente publicadas como resultado do INCT Citros, sendo uma importante fonte para execução de novos projetos de genômica funcional aplicada à agricultura. Uma das tecnologias mais inovadoras que possibilitam este tipo de estudo é a edição de genomas. A utilização de CRISPR/CAS9 para este fim tem sido reportada desde 2013, incluindo plantas, possibilitando a criação de mutantes para genes específicos. Até o presente momento, existe um único trabalho no qual esta tecnologia foi usada para gerar plantas mutantes de citros. Entretanto, a aplicação desta tecnologia poderia ser explorada para levar estudos de citros no Brasil a um outro patamar e gerar novas variedades. Assim, este projeto tem como foco o estabelecimento desta tecnologia para estudos funcionais de citros no Brasil, além de gerar plantas mutantes resistentes a doenças, usando limoneno sintase e genes de resistência como modelos.

Ver detalhes do projeto

  Marco Aurélio Takita      IAC

Agroecologia, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

n° SGP 948

O direito a alimentação adequada e saudável, o resgate e incentivo ao consumo de plantas não convencionais, reconhecer o alimento como patrimônio cultural constituem-se em aspectos chave que fortalecem a defesa dos biomas e territórios, com suas especificidades culturais e com suas lutas pelo direito à alimentação adequada e saudável. Este projeto tem a finalidade do resgate, produção, consumo e promoção do auto-consumo de plantas não convencionais em áreas rurais e peri-urbanas;  avaliar como as ações de Segurança Alimentar são estruturadoras dos sistemas agroecológicos e dos processos sociais a eles interligados;  estudo de métodos de propagação e  germinação  de espécies de plantas não convencionais e produção de cartilha técnica sobre manejo agroecológico de plantas não convencionais. A metodologia participativa norteadora do projeto visa à construção e validação de estratégias agroecológicas assegurando a soberania, segurança alimentar e nutricional a partir da utilização da biodiversidade local. 

 

O presente projeto encontrava-se em execução no Polo Vale do Paraíba, desde 2011, registrado no SIGA sob NRP 4194, Hortaliças Não Convencionais: Aspectos fitotécnicos de cultivo, fenologia reprodutiva e qualidade nutricional, findando em dezembro/2015. Foi, durante todo o seu desenvolvimento, custeado por outro projeto que havia financiamento da FAPESP (NRP 4446 - Estratégias de adubação verde em plantio direto para produção orgânica de brocolis e milho verde no Vale do Paraiba. Em outubro de 2015,  o projeto sofreu algumas modificações, sendo submetido a FAPESP, que em dezembro/2015, retornou denegando o mesmo, porém com possiblidades de recorrer, o que foi realizado. Estou aguardando novo parecer da FAPESP, porém o projeto já implantado no campo, onde está sendo realizado a fase 2, com o viveiro antigo, fazendo a mutenção e ampliação da unidade de PANC, e estudos de método de propagação, tempo de germinação e manejo agroecológico das espécies constantes no projeto. Também estamos elaborando processo para venda de residuo de pesquisa oriunda da área deste projeto, de estacas de gliricídea, oriundos do manejo agroecológico a ser realizado, para recolher recursos, e utilizá-lo no projeto.

 

Ver detalhes do projeto

  CRISTINA MARIA DE CASTRO      AR / IAC

IMPACTO AMBIENTAL, PRODUTIVIDADE E VIABILIDADE ECONÔMICA DE SISTEMAS CONVENCIONAL OU INTEGRADO DE LAVOURA PECUÁRIA

n° SGP 939

Diante da procura por medidas que melhorem as condições ambientais e a conservação de solo, através da menor emissão de CO2 e retenção de carbono no solo, tem aumentado o interesse por práticas agropecuárias que proporcionem essas melhorias, como o Sistema de Integração Lavoura Pecuária (SILP). Essa tecnologia permite a maximização do uso da terra, com produção de grãos e pastagens consorciadas para uso na pecuária. O capim-marandu é amplamente utilizado para produção de carne bovina, destacando-se pela alta produção de massa de forragem e bom valor nutritivo, resistência a pragas, principalmente cigarrinhas, é pouco exigente em solos férteis, mas tem alta resposta a fertilização e alta produção de raízes e sementes, tornando-se excelente opção em consorciação com o milho. O objetivo é avaliar e comparar SILP e Sistema convencional de produção de milho e pastagem, para isso, será realizado um experimento em blocos casualizados, comparando-se cinco tratamentos: milho convencional, capim-marandu convencional, milho mais capim-marandu semeados simultaneamente, milho mais capim-marandu semeados simultaneamente + Herbicida e milho mais capim-marandu semeado na adubação de cobertura do milho. Serão utilizados bovinos de corte para avaliação do desempenho animal. Com isso, espera-se desta pesquisa que o SILP seja uma alternativa viável para estabelecimento de pastagem de capim-marandu, e produção de milho grão, garantindo melhorias no solo, menor emissão de CO2 e maior produtividade do sistema, proporcionando maior desempenho animal e retorno econômico em relação ao sistema convencional.

Ver detalhes do projeto

  Flavia Fernanda Simili      IZ
  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930