Exibindo todos os projetos ativos na APTA

Página Inicial / Busca de Projetos

455 projetos ativos encontrados - pág. 6 de 16

Pastoreio de precisão, dinâmica do processo ingestivo e emissão de metano de ovinos em estruturas de pasto contrastantes

n° SGP 2262

O objetivo desse trabalho será avaliar o desempenho animal, o comportamento ingestivo e a emissão de metano de ovinos em pastos mistos de capim Aruana (Panicum maximum cv. Aruana) com as leguminosas forrageiras Macrotilomoa axillare, Neonotonia wiight, Calopogonium mucunoides, Stylosantes spp. em sistema integrado de produção agropecuária. O milho, capim Aruana e as leguminosas serão plantados simultaneamente. Após a colheita do milho o pasto já formado será avaliado em quatro tratamentos de altura do dossel forrageiro (15, 30, 45 e 60 cm) mantidos sob lotação continua por ovinos em delineamento em blocos casualizados com quatro repetições de parcela e duas repetições de tempo. O critério de bloqueamento será o período do dia de realização das avaliações (manhã ou tarde). Cada piquete terá área de 500[H1]  m2, de forma que a altura do pasto não diminua mais que 5% ao longo do período de ocupação visando, assim, que a mesma estrutura de pasto que o animal encontre no início do pastejo ainda esteja plenamente disponível no final do teste. As avaliações serão realizadas entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Serão avaliadas desempenho animal, comportamento ingestivo, seleção de dieta (consumo animal) e emissão de metano pelos animais nos diferentes tratamentos. Os resultados serão utilizados na recomendação de ações de manejo de pastos multiespécies de capim Aruana com leguminosas para o aumento da eficiência de sistemas integrados e conseqüente sustentabilidade destes sistemas. Espera-se gerar conhecimento científico sobre a estrutura de pasto onde ocorre a máxima ingestão de forragem por unidade de tempo, traduzindo essa estrutura em altura de pasto para o manejo. Além disso, a investigação da dinâmica do processo de pastejo utilizando sensores de pecuária de precisão trará informações relevantes sobre como o animal explora as diferentes estruturas de pasto, o que sustentará novas hipóteses e auxiliará no entendimento dos processos envolvidos. 

Ver detalhes do projeto

  Ricardo Lopes Dias da Costa      IZ

Produtividade de milho e soja em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

n° SGP 2261

Sistemas integrados de produção agropecuária são complexos e únicos, e devem ser estudados com o intuito de otimizar a produção de seus componentes. O objetivo deste trabalho é avaliar um sistema integrado de produção agropecuária (Mogno x Milho/Soja x Pasto). O estudo será realizado no Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, localizado em Nova Odessa (SP). As variáveis avaliadas serão: produção de matéria seca no ponto de silagem e produção de grãos de milho. Na soja serão avaliadas as seguintes características: produtividade de grãos (obtida após pesagem dos grãos das plantas da área útil de cada parcela) (kg parcela-1) e transformado para ha-1), rendimento (kg após ajuste da umidade para 13%; ciclo cultural (será computado o número de dias entre a emergência e a colheita). Os resultados obtidos serão submetidos à análise de variância, e as médias serão comparadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade utilizando o programa estatístico SAS. Com isso espera-se determinar a condição de manejo que contribua com a produtividade dos pastos, da cultura e madeireira, auxiliando no entendimento e adoção de sistemas integrados viáveis e lucrativos.

Ver detalhes do projeto

  CRISTINA MARIA PACHECO BARBOSA      IZ

Avaliação da termorregulação escrotal por meio da termografia infravermelha e sua influência na fertilidade e na criopreservação de sêmen bovino

n° SGP 2260

Altas temperaturas acionam mecanismos termorregulatórios para manutenção da temperatura testicular. A termografia infravermelha permite mensurar a temperatura superficial da pele e inferir sobre a termorregulação dos animais, sendo uma ferramenta auxiliar na avaliação da fertilidade dos reprodutores. Assim, o objetivo do presente estudo será avaliar touros da raça Nelore por meio de imagens termográficas e correlaciona-las com a qualidade do sêmen in natura, criopreservado e os índices de fertilidade a campo. O experimento será conduzido no Centro APTA Bovinos de Corte, Sertãozinho, SP. Serão utilizados 34 touros da raça Nelore com idade entre 24 e 36 meses. Será realizado 6 avaliações, 3 antes e 3 após a EMN com intervalo de 30 dias entre elas, cada avaliação será composta por análises termográficas, aferição da temperatura retal, registro de temperatura e umidade do ar utilizando datalogger, análises ultrassonográficas dos testículos, coletas de sangue, mensuração de peso, ECC, perímetro escrotal, comprimento, diâmetro e profundidade dos testículos. A avaliação da qualidade seminal será conduzida com a colheita do sêmen e analises das características seminais em sêmen fresco (cinética e morfologia espermática) e pós-descongelamento (cinética espermática, morfologia, TTRL e integridade de membrana plasmática e acrossomal). Os índices de fertilidade (taxa de prenhez dos lotes individuais e pelo período de serviço) serão obtidos no período de EMN que terá duração de 90 dias e a proporção touro:vaca (1:25). As análises estatísticas serão realizadas pelos procedimentos PROC CORR (correlação de Pearson) e GLM do programa estatístico SAS (P < 0,05).

Ver detalhes do projeto

  Fabio Morato Monteiro      IZ

POTENCIAIS PREDITORES DE EFICIÊNCIA REPRODUTIVAS EM FÊMEAS BOVINAS NELORE E CARACU SUBMETIDAS A ESTAÇÃO DE MONTA NATURAL

n° SGP 2258

O presente estudo será dividido em três experimentos, com o objetivo geral de estudar potenciais preditores (contagem de folículos antrais, concentrações plasmáticas de hormônio anti-mulleriano (AMH) e biometria ovariana, uterina e corporal) de eficiência reprodutiva em fêmeas bovinas Nelore e Caracu submetidas a estação de monta natural. O Experimento 1 será conduzido para determinar se estes potenciais preditores são repetíveis de acordo com o momento da onda folicular antral (emergência e dominância) em novilhas pré-púberes. O Experimento 2 será realizado para verificar se a fase do ciclo estral (fase folicular e luteal) e os momentos das ondas foliculares antrais (emergência e dominância) influenciam os potenciais preditores em vacas cíclicas. O experimento 3 tem o objetivo de estudar se as caraterísticas avaliadas são preditores de eficiência reprodutivas de novilhas, vacas primíparas e multíparas submetidas a estação de monta natural, ou seja, sem influência do tratamento hormonal para sincronização do estro e submetidas ao manejo reprodutivo de monta natural. As análises estatísticas serão realizadas pelos procedimentos MIXED, GENMOD, CORR e GLM do programa estatístico SAS (P < 0,05).

Ver detalhes do projeto

  Fabio Morato Monteiro      IZ

Importância das atividades pesqueiras comerciais, de pequena escala e industriais, nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAMs) do Estado de São Paulo (de 2010 a 2019) e região costeira do Estado do Paraná (de 2015 a 2019)

n° SGP 2257

A caracterização da importância da pesca voltada ao manejo dos recursos pesqueiros e das pescarias e à gestão ambiental e territorial tem sido frequentemente demandada, notadamente no âmbito da gestão de Unidades de Conservação e da política de Licenciamento Ambiental, local, regional e nacional. Na última década para o Estado de São Paulo, destacam-se as demandas nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAMs) paulista e nos licenciamentos de produção de Petróleo e Gás e Portuário, para definir critérios e subsidiar a pesquisa e gestão ambiental em seus territórios de uso e de influência (CARNEIRO et al., 2013; FAGUNDES et al., 2014; CARNEIRO & ÁVILA-DA-SILVA, 2015; CARNEIRO et al., 2015; ÁVILA-DA-SILVA et al., 2016), a partir de critérios analíticos diagnósticos e prognósticos. Dessa maneira o Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira Marinha e Estuarina de São Paulo (PMAP/SP) executado pelo Instituto de Pesca (IP) assume um protagonismo histórico no Brasil, decorrentes de ser o único sistema a ser mantido sem interrupção e pertencente da mesma esfera pública de governo desde o seu início no ano 1944 (VIEIRA et al., 1945, STEMPNIEWSKI, 1997). Em decorrência do reconhecimento desta expertise e seguindo a mesma linha de atuação, o IP através e em parceira com a FUNDEPAG, vem desde 2013 executando ações direcionadas à realização da caracterização socioeconômica e implementação do Monitoramento Pesqueiro no Estado do Paraná (em execução desde 2017). Desta forma, além de consolidar uma análise temporal e espacial da atividade pesqueira nas APAMs paulista e região costeira do paraná, pretende-se através da exploração dos dados e informações disponibilizados pelos PMAPs SP e PR consolidar um “produto referencial de consultoria precificado”, para atendimento de demandas iguais ou similares às já submetidas e executadas pelos referidos PMAPs.

Ver detalhes do projeto

  Marcus Henrique Carneiro      IP

EFEITO DO AUMENTO DOS NÍVEIS DE PROTEÍNA NÃO DEGRADADA NO RÚMEN EM DIETAS PARA BOVINOS DE CORTE

n° SGP 2256

Na bovinocultura de corte, quanto mais produtivo for o animal, mais dependente da proteína não degradável no rúmen (PNDR) ele será para atingir suas exigências de proteína metabolizável. A extensão da degradação ruminal das fontes proteicas podem variar de acordo com suas características naturais ou com diferentes tipos de processamento. Este projeto será desenvolvido em diversos experimentos divididos em duas fases. Fase A) terá como objetivo avaliar e ranquear diferentes processamentos para aumentar a PNDR dos principais alimentos proteicos utilizados no Brasil (farelos de: algodão, amendoim e de soja); Fase B) irá avaliar a influência do aumento de PNDR em dietas para bovinos de corte utilizando sistemas in vitro na fermentação ruminal, digestibilidade intestinal e produção de gases (CO2 and CH4). Para a Fase A os três alimentos proteicos serão submetidos a diferentes processamentos para o aumento da PNDR, totalizando 114 ingredientes. Os cálculos da proteína degradada no rúmen e PNDR dos três alimentos submetidos a diferentes processamentos serão realizados através da técnica in-situ recomendada pelo NRC (2001). Em seguida a digestibilidade intestinal da proteína-bruta será determinada utilizando o procedimento in vitro de 3 etapas. Na Fase B, serão avaliados os alimentos com melhores resultados obtidos na fase A para cada um dos três alimentos, os quais serão inclusos em dietas para bovinos de corte em terminação. O sistema de produção de gases, equipados com sensores de pressão sem fio conectados a um computador serão utilizados com o objetivo de ranquear as melhores dietas através da avaliação das variáveis de produção total de gases, parâmetros ruminais e energia metabolizável. Posteriormente, 10 fermentadores de fluxo contínuo serão usados para a avaliação da digestibilidade ruminal, parâmetros ruminais, metabolismo proteico, eficiência microbiana e perfil do fluxo aminoacídico. A realização deste projeto resultará em avanço no conhecimento do uso da proteína dietética por bovinos de corte, possibilitando assim a melhoria de sua utilização. Além disso, a implementação dos sistemas in-vitro irá proporcionar ao IZ complementar seu núcleo de pesquisas na área de nutrição de ruminantes possibilitando o instituto desenvolver novas tecnologias e consequentemente impactar positivamente a bovinocultura de corte localmente e globalmente.

Ver detalhes do projeto

  Renata Helena Branco Arnandes      IZ

Padrões de diversidade da ictiofauna de ambientes lóticos da Bacia do Tietê (SP)

n° SGP 2255

O Brasil é conhecido pela megadiversidade de peixes de água doce, sendo que grande parte desta diversidade está concentrada em rios e riachos de pequeno porte. Embora nos últimos anos a quantidade de estudos sobre esta parcela da ictiofauna tenha aumentado, um dos problemas para pesquisadores e formuladores de políticas públicas que utilizam as informações científicas disponíveis sobre a biodiversidade, é que estas informações estão, na maioria das vezes, dispersas e fragmentadas em centenas de trabalhos e publicações, em formatos que praticamente inviabilizam uma aplicação direta. O presente projeto visa realizar uma revisão sistemática de dados relativos a estudos sobre a ictiofauna de rios e riachos realizados na Bacia do Tietê (SP), com o objetivo de identificar os locais onde se concentram os estudos realizados, os padrões de riqueza das comunidades e sua relação com os principais biomas, unidades de conservação e uso do solo. Será realizada uma busca bibliográfica avaliando os estudos indexados na base de dados ISI Web of Science (Coleção Principal), ASFA e SciELO usando-se o modo “Avançado” para combinação dos termos de busca. Também serão realizadas pesquisas no Google Acadêmico usando as mesmas palavras-chave, a fim de incluir dissertações, livros e outros materiais não publicados como bases de dados ou relatórios. Será analisada a distribuição dos estudos nas diferentes sub-bacias, os padrões de riqueza e sua relação com dados de uso do solo, unidades de conservação e bioma, permitindo identificar relações e lacunas nas abordagens realizadas até o momento, bem como as relações dos padrões encontrados com atividades antrópicas na área de estudo.

Ver detalhes do projeto

  Katharina Eichbaum Esteves      IP

Análise integrada do transcriptoma e proteoma para identificação de biomarcadores para eficiência alimentar, termotolerância e resistência à carrapato em bovinos Caracu

n° SGP 2254

Caracu é uma raça taurina adaptada ao clima tropical e subtropical brasileiro que mantém as características de qualidade de carne de um taurino, combinada com a habilidade de se desenvolver eficientemente em qualquer região do Brasil. Desse modo, a raça Caracu apresenta um excelente material genético para auxiliar na elucidação dos mecanismos que controlam características complexas. O projeto proposto tem como objetivo identificar potenciais biomarcadores para estresse térmico, eficiência alimentar e resistência ao carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus por meio da análise do transcriptoma integrado de sangue periférico e proteínas plasmáticas de animais da raça Caracu. As amostras de RNA serão obtidas a partir de sangue periférico e bibliotecas de RNA total e de miRNA serão construídas e sequenciadas via HiSeq2500. As análises proteômica serão realizadas por eletroforese em gel (SDS-PAGE) e espectrometria de massa (LC–MS/MS). Os genes mais significantes serão validados por PCR em tempo real. A elucidação dos mecanismos que controlam as características de termotolerância e eficiência alimentar, bem como a compreensão dos mecanismos biológicos responsáveis pelas interações vetor-hospedeiro contribuirão para o desenvolvimento de estratégias inovadoras relacionadas a essas características. Este projeto é pioneiro na descrição do transcriptoma integrado e proteoma da raça Caracu, a partir do qual serão identificados genes, novos alelos, RNAs funcionais, transcritos alternativos, polimorfismos, proteínas e novas isoformas que contribuem para as diferenças fenotípicas observadas para cada uma das características estudadas.

Ver detalhes do projeto

  CLAUDIA CRISTINA PARO DE PAZ      IZ

Vigilância epidemiológica dos vírus de influenza aviária, da doença de Newcastle e da laringotraqueíte infecciosa das galinhas em propriedades avícolas localizadas no estado de São Paulo

n° SGP 2253

As doenças respiratórias estão associadas na avicultura a grandes perdas econômicas em todo o mundo, sendo as enfermidades virais reconhecidas como o maior desafio da avicultura moderna, devido ao fato de apresentarem altas taxas de transmissão e, assim, importância sócio-econômica e relevância em tratados internacionais no comércio de animais e produtos (SHANKAR, 2008; ROUSSAN, HADDAD & KHAWALDEH, 2008).

IA, DN e LTI são enfermidades importantes sob o ponto de vista econômico, devido aos prejuízos ocasionados à produção avícola e às restrições comerciais que podem ser impostas aos países que apresentam estas doenças (SWAYNE, SUAREZ & SIMS, 2013).

É necessário gerar informações epidemiológicas relacionadas com as populações de aves de subsistência, especialmente nas propriedades localizadas em torno de granjas avícolas, uma vez que a capacidade de transmissão de patógenos varia de acordo com a susceptibilidade do hospedeiro, sinais clínicos, taxa de transmissão e as características de interação entre aves domésticas e silvestres (BROWN et al., 2009; WOODFORD, 2009).

O Programa Nacional de Sanidade Avícola, criado em 1994 pelo Ministério da

Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foi um marco em relação ao controle de enfermidades consideradas emergenciais, trazendo uma legislação importante para toda a avicultura brasileira, com a realização do controle de enfermidades, que incluem Influenza aviária (IA), Doença de Newcastle (ND) e Laringotraqueíte infecciosa das galinhas (LTI) (BRASIL, 1994a).

A adoção de ações de vigilância sanitária associadas ao diagnóstico laboratorial rápido e preciso são primordiais para realizar o monitoramento de Influenza aviária, da doença de Newcastle e da Laringotraqueíte infecciosa das galinhas nas criações de aves comerciais e de subsistência, de modo a controlar possíveis surtos destas enfermidades no Brasil.

 

A caracterização dos genomas virais pode ser realizada pela técnica de sequenciamento de alto desempenho, também conhecido como NGS, é uma ferramenta que permite o sequenciamento de várias estirpes virais em um período curto de tempo e com custo de 15 a 20 vezes mais baixo que o método Sanger (DIMITROV et al., 2017).

Além disto, com o sequenciamento completo dos agentes circulantes é possível realizar análises filogenéticas entre todos os genes. Esta potente ferramenta pode ser utilizada para investigar a possível origem e transmissão dos vírus em um surto destas doenças notificáveis (LEE et al., 2017).

Este estudo propõe adotar a técnica de NGS, com a finalidade de realizar a diferenciação de estirpes de campo e vacinais, no caso da detecção de amostras positivas para VDN e LTI, devido a utilização de vacinas para o controle dessas enfermidades no país. Desta forma, serão gerados dados epidemiológicos referentes à circulação das estirpes virais desses patógenos.

Objetivos:

Específicos

A. Padronizar as técnicas moleculares para detecção e caracterização molecular dos vírus de IA e DN, a partir das amostras coletadas de aves de susbsistência, no noroeste do estado de São Paulo.

B. Padronizar as técnicas moleculares para detecção e caracterização molecular do vírus de LTI, a partir das amostras coletadas em granjas de postura comercial localizadas na região de Bastos e Guatarapá.

C. Detecção da presença do vírus de Influenza aviária (IA) e do vírus da Doença de Newcastle (VDN) em propriedades que contenham aves de subsistência, no raio de 1 km de distância de granjas de reprodutoras, localizadas em municípios do noroeste do estado de São Paulo.

D. Realizar a diferenciação entre as estirpes vacinais e de campo do vírus da VDN, uma vez que possa haver uma possível circulação de estirpes vacinais nas aves de subsistência localizadas próximas de granjas de reprodutoras, devido a utilização de vacinas contra a VDN nas reprodutoras comerciais localizadas na região deste estudo.

E. Realizar a diferenciação entre as estirpes vacinais e de campo do vírus da LTI, uma vez que possa haver uma possível circulação de estirpes vacinais nas aves de postura comercial devido a utilização de vacinas contra a LTI nos bolsões localizados em Bastos e Guatapará.

F. Realizar o sequenciamento através da técnica de NGS, com a finalidade de gerar dados epidemiológicos relevantes sobre as enfermidades virais de controle oficial no estado de São Paulo (IA, VDN e LTI).

Ver detalhes do projeto

  Renato Luís Luciano      IB

Strategic practices for mitigating greenhouse gas emissions in grassland systems of the Brazilian Southeast

n° SGP 2252

of greenhouse gases (GHG) in the atmosphere remains an important topic of scientific and public interest. The increase in these gases has been considered to be a major cause of global warming. In this context, agriculture, especially the Brazilian livestock production sector, has been the target of concern. This is because cattle represent 83.9% of all livestock production in Brazil; moreover, the country has the second largest cattle herd in the world. Appropriate agricultural practices can reduce and/or mitigate GHG emissions and improve the sustainability of the cattle industry. The manipulation of ruminal fermentation and the increment in C sequestration in the production systems are considered the important strategies to mitigate GHG in Brazaccumulation il. In this regard, this project will be implemented through the collaborative work of 5 institutions: 1) The Brazilian Agricultural Research Corporation - Embrapa (3 research centers: Southeast Livestock, Environment and Instrumentation); 2) The University of São Paulo - USP (College of Veterinary Medicine and Animal Science, College of Animal Science and Food Engineering, Center of Nuclear Energy in Agriculture, and Luiz de Queiroz College of Agriculture); 3) The Sao Paulo Agency for Agribusiness Technology - APTA (Institute of Animal Science); 4) The University of California (Davis) and 5) The Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). The project itself will consist of an experimental component (physical-chemical-biological factors) and a data processing component (political-economic-social factors). The experimental component aims to evaluate different mitigating strategies within the following contexts: 1) characterization of pasture productive components; 2) rumen The metabolism and metagenomics; 3) animal performance and dry matter intake; 4) meat quality; 5) ruminal methane and soil/plant GHG flux; 6) physical parameters, the dynamics of organic matter and carbon stock in the soil; and 7) carbon balance. This experimental component will consist of four trials: 1) the effects of intensification and integration of grazing systems; 2) the use of pigeon pea bean in the recuperation of pastures; 3) grass and legume (Macrotyloma axillare) intercropping for biological nitrogen fixation (BNF) in the soil; and 4) deferred grazing as a strategy for GHG mitigation. Within the data processing component will be carried out 3 studies: 1) study of critical territorial planning factors to create tools to advise the oriented technologies transfer and stakeholders decisions, 2) economic evaluation of livestock production systems with mitigating practices, and 3) study to assess the evolution of agricultural, animal and environmental management practices of the livestock in São Paulo state compared to the other states of Brazil throughout the last three decades. It is expected to identify - from among the most productive systems currently available - those that have the greatest potential for GHG mitigation in order to promote the greatest soil carbon stocks.

Ver detalhes do projeto

  Luciana Gerdes      IZ

Tecnologia QR CODE como suporte para educação ambiental: Caça ao Tesouro no Museu de Pesca

n° SGP 2250

O Museu de Pesca localizado em Santos – SP, é considerado uma das atrações turísticas mais famosas de Santos, litoral paulista, e recebe cerca de 50 mil visitantes por ano. O Museu desenvolve atividades educativas não formais, com o intuito de promover a preservação ambiental. O público alvo compreende jovens, adultos e crianças, que são consideradas agentes multiplicadores junto à escola, amigos externos e familiares.

Em um mundo cada vez mais conectado, é inevitável que a relação tecnologia e educação esteja cada vez mais próxima. O celular, antes malvisto no ambiente escolar, vem ocupando cada vez mais espaço em ambientes de aprendizagem: em 2016, 52% das escolas utilizavam o aparelho em atividades com os alunos, segundo a pesquisa TIC Educação 2016, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic). O QR CODE consiste num código de barras em 2D que pode ser escaneado por aparelhos celulares ou tablete, e representa uma das tecnologias que pode ser utilizada com sucesso junto ao público.

O objetivo deste projeto, com apoio de empresas/fundações amigas do Museu, é disponibilizar aos visitantes de forma atrativa, rápida e fácil, com o suporte da tecnologia QR CODE, informações que sedimentem a importância da preservação ambiental e estimulem a sustentabilidade pela correta utilização dos recursos naturais.

Ver detalhes do projeto

  Thaís Moron Machado      IP

Determinação de características físicas das unidades produtivas a partir de seus padrões operacionais de pesca, com uma abordagem baseada em modelos probabilísticos

n° SGP 2249

As características físicas das embarcações determinam em grande parte seu poder de pesca e são utilizadas na categorização da atividade pesqueira e no estabelecimento de diversas políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do setor pesqueiro. Embora importantes, os dados sobre as características físicas destas embarcações (referidas no restante do texto como unidades produtivas - UPs) nem sempre estão disponíveis, o que limita em muito as possibilidades de análise dos dados pesqueiros. O presente projeto tem como objetivo elaborar e avaliar diferentes modelos probabilísticos, que permitam a estimação das características físicas de comprimento total (CT) e arqueação bruta (AB) das unidades produtivas (UPs) que utilizam os pontos de descarga ao longo das costas dos estados de São Paulo e do Paraná. Os modelos poderão ser elaborados sob abordagens frequentista (clássica) e Bayesiana. Para ajustar estes modelos, serão utilizadas as informações sobre as características operacionais destas UPs, rotineiramente coletadas no Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira – PMAP.

Ver detalhes do projeto

  Laura Villwock de Miranda      IP

Avaliação qualitativa da silagem de moringa (Moringa oleifera Lamark) combinada com cana-de-açúcar e cal microprocessada

n° SGP 2245

O experimento visa analisar o processo fermentativo da combinação da planta arbórea Moringa (Moringa  oleifera   Lamark)  com a cana de açúcar no processo de ensilagem, tratada ou não com cal micro-processado, bem como avaliar a qualidade nutricional e digestibilidade do produto fermentado para nutrição de ruminantes. O ensaio será conduzido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Zootecnia Diversificada - Instituto de Zootecnia– Nova Odessa - SP. A cultura da Moringa já está estabelecida na área desde 2018. São provenientes das cultivares comerciais e já foi inseridas numa área projetada para sistemas integrados, cujo projeto de infra-estrutura foi aprovado pela FAPESP/PDIP processo 2017/50339-5.  No total de 114 plantas de Moringa, cultivadas em linhas com distância de 50 cm entre plantas, e separadas em dois grupos com distância de 26,5 m, tendo 57 plantas por grupo. Serão colhidas todas as plantas, de preferência no período das águas, que apresentarem altura com cerca de 1,70 m de crescimento vegetativo e efetuará o corte da mesma a 30 cm do nível do solo. As plantas colhidas serão pesadas para estimar a massa de forragem produzida no período. Após corte da planta, a massa de forragem colhida serão picadas em picadora estacionária a tamanho médio de partículas de 1,0 a 1,5 cm, será distribuída sobre lona plástica, em que uma parte será efetuada uma pré mistura com a cal micro-processada nas proporções de 10% de massa de forragem fresca. Para cana-de-açúcar, o cultivar escolhido será o IAC 86-2480, com base nas características forrageiras. Serão colhidas com cerca de dez meses de crescimento vegetativo, picadas e efetuada a pré-mistura de uma parte da massa de forragem como o da moringa. A proporção da moringa e cana-de-açúcar na mistura obedecerá aos diferentes tratamentos (proporções de 25% a 100%). As misturas serão acondicionadas em silos experimentais, cano de PVC de 9,8 cm × 20,0 cm com tampa, com capacidade aproximada de 2,0 kg de material. Após compactação e vedação serão acondicionadas em local coberto, em temperatura ambiente, por um período mínimo de 60 dias de fermentação. O delineamento estatístico a ser realizado será o inteiramente casualizado, com oito tratamentos e seis repetições. As variáveis a serem avaliadas serão os parâmetros qualitativos da fermentação, bromatologia e digestibilidade da matéria seca.

Ver detalhes do projeto

  FÁBIO PRUDÊNCIO DE CAMPOS      IZ

Exigência em proteína bruta para juvenis de pangasius (Pangasianodon hypophthalmus)

n° SGP 2235

A pesquisa terá como objetivo avaliar seis diferentes níveis de proteína bruta em ração para juvenis de Pangasius (Pangasianodon hypophthalmus). O experimento será realizado no Laboratório de Nutrição de Peixes do Centro Avançado do Pescado Continental do Instituto de Pesca – SP - São José do Rio Preto - SP. Serão utilizados 576 juvenis de Pangasius, com peso inicial de 50,0g obtidos por meio da reprodução induzida realizada em parceria com Centro Paula Souza (ETEC) de Monte Aprazível. Os peixes foram obtidos ainda na fase de larvas e de uma mesma reprodução. Serão previamente classificados, contados, pesados e distribuídos nas unidades experimentais.  O sistema experimental será constituído de 24 tanques em PVC com capacidade de 310L, sendo estes instalados em sistema fechado de recirculação de água com controle de temperatura, sistema de aeração e filtragem física e biológica da água.

Para o experimento serão utilizadas rações com seis diferentes níveis de proteína bruta (20; 24; 28; 32; 36 e 40%), sendo o delineamento experimental inteiramente casualisado com seis tratamentos e quatro repetições.

Após 90 dias os peixes serão anestesiados em Eugenol® (solução 5,0%) na proporção de 1 ml/L de água. Depois de anestesiados os peixes serão contados, medidos e pesados individualmente para avaliação dos parâmetros: peso final (PF), ganho em peso (GP), sobrevivência (SOB), consumo de ração (CR), conversão alimentar (CA),taxa de crescimento específico (TCE) e avaliações morfométricas. Para as análises estatísticas dos parâmetros avaliados será utilizado o programa Statistical Analysis System (SAS, 1995) e os resultados submetidos à análise de variância e quando observada diferença (P<0,05) a estimativa do melhor valor de percentual de proteína bruta na dieta, será realizada por meio dos modelos de regressão polinomial e LRP (Linear Response Plateau).

Ver detalhes do projeto

  Giovani Sampaio Gonçalves      IP

Estudos das características morfológicas e moleculares do ácaro Allopsoroptoides galli Mironov (2013), avaliação da transmissão e do controle através da ingestão do óleo de Neem.

n° SGP 2233

O ácaro Allopsoroptoides galli  Mironov (2013) foi o primeiro Psoroptoididae  observado nas penas de aves da  ordem Galliformes, esta nova espécie de um novo gênero, foi encontrada em granja de postura comercial no Estado de São Paulo. Os danos causados pelo parasitismo de A galli estão relacionados com a piora da conversão alimentar, redução  na produção de ovos. Em um surto estimou-se que a perda de produção de ovos foi de 30%. Há poucas informações sobre a taxonomia integrativa do A. galli, principalmente em relação a caracteres moleculares, visto que somente recentemente este ectoparasita se tornou um problema para a avicultura comercial. Apesar de não haver ampla divulgação, sabe-se que as infestações estão ocorrendo em muitos estabelecimentos justificando novas pesquisas sobre o tema visando a diversidade de formas de controle, portanto, propõe-se neste trabalho o aprofundamento desses estudos.

Ver detalhes do projeto

  Fernanda calvo duarte      IB

Análise da viabilidade econômica do agronegócio na região de Marília/SP

n° SGP 2231

Dada à importância da fruticultura no cenário regional objetiva-se identificar e estimar o custo de produção e rentabilidade econômica da cultura do maracujá, melancia, amora, manga, goiaba e banana na região de Marília/SP, local este onde o cultivo de plantas frutíferas encontra-se em expansão. A coleta dos dados será realizada nos municípios de pertencentes ao EDR de Marília. A metodologia utilizada para a estimativa do custo operacional de produção será a do Instituto de Economia Agrícola (IEA). As estruturas consideradas no sistema produtivo serão custo operacional efetivo (COE) e custo operacional total (COT). Serão estimados, também, quatro indicadores de rentabilidade (receita bruta, lucro operacional, margem bruta e índice de lucratividade). Pretende-se com os resultados deste projeto fornecer dados econômicos específicos destes agroecossistemas direcionando o planejamento de ações e agilizando a tomada de decisões dos produtores rurais e demais segmentos do agronegócio regional, além de servir de referência tecnológica aos empreendedores e instituições rurais de outras regiões do país.

Ver detalhes do projeto

  Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto      AR / DGE

VIROMA NA CULTURA DO MILHO, POTENCIAL CAUSADOR DE PERDAS À CULTURA

n° SGP 2225

O milho constitui o principal cereal cultivado no Brasil, com uma área plantada de 17.347 mil hectares e uma produção de 93,8 milhões de toneladas na safra 2017/2018. A cultura passou por diversas modificações nas duas últimas décadas, especialmente o cultivo de duas safras por ano, ocasionando a sobreposição de ciclos, e a adoção de novos cultivares transgênicos Bt. Ao longo dos anos, isso criou um novo ambiente para a cultura e favoreceu o surgimento de novos problemas com pragas e doenças. Um dos principais problemas enfrentados pelos produtores nas últimas safras foi a ocorrência de danos relacionados à infecção viral, mais provavelmente causados por complexos virais. O motivo principal que levou à elaboração desta proposta foi o recente surto epidêmico de sintomas atribuídos a viroses e molicutes em importantes regiões produtoras de milho, principalmente no norte e noroeste do estado de São Paulo, oeste da Bahia, sudoeste de Goiás e noroeste de Minas Gerais. Este projeto propõe o levantamento, identificação e sequenciamento por NGS das espécies e estirpes constituintes do viroma incidente na cultura do milho, atualmente, com foco no estado de São Paulo. No caso do envolvimento de novos vírus, será feita a caracterização molecular e biológica, incluindo testes de transmissão por potenciais insetos vetores, além do desenvolvimento e aperfeiçoamento do diagnóstico baseado nos dados do genoma desses microrganismos. A identificação e diagnóstico precisos das espécies de vírus incidentes no campo consistem numa demanda imediata por parte dos produtores e constituem uma etapa primária e essencial para o desenvolvimento de cultivares resistentes a esses patógenos. Ao mesmo tempo, essas são informações vitais em estudos epidemiológicos e planejamento de outras estratégias de controle.

Ver detalhes do projeto

  MARCOS CESAR GONCALVES      IB

Estratégias de manejo de pastos visando estabelecimento, produtividade, impacto ambiental e desempenho de ovinos em sistemas integrados de gramínea e leguminosas

n° SGP 2218

O objetivo desse trabalho será avaliar o estabelecimento das pastagens, produtividade, o impacto ambiental e o desempenho de ovinos em estratégias de manejo de pastos multiespécies estabelecidos em consórcio com milho. O milho,  as leguminosas forrageiras acessos Macrotiloma axillare NO 279, Neonotonia wightii NO 2348, Calopogonium mucunoides NO 1824, Stylosanthes guianensis NO 1327 do Banco Ativo de Germoplasma do Instituto de Zootecnia e o capim Aruana  (Panicum maximum cv. Aruana) serão plantados simultaneamente em dezembro de 2018. O estabelecimento do pasto, produção e valor nutritivo da silagem de milho serão descritos.  Após a colheita do milho o pasto multiespécies será avaliado em quatro tratamentos de altura do dossel forrageiro (15, 30, 45 e 60 cm) mantidos sob lotação continua e taxa de lotação variável por ovinos em delineamento em blocos casualizados com quatro repetições (16 piquetes de 500m2/cada) até dezembro de 2020. Em cada estação do ano serão realizadas as avaliações de massa de forragem, composição botânica e morfológica da forragem, acúmulo de forragem (gaiolas de exclusão), estrutura do dossel forrageiro, composição bromatológica, digestibilidade das amostras de simulação de pastejo. Também serão realizadas avaliações de compactação e umidade do solo e emissão de CO2 do solo. O desempenho animal será medido em dois animais traçadores por unidade experimental com pesagens a cada 28 dias. Espera-se determinar metas de manejo de pastos multiespécies de capim Aruana e leguminosas para máxima presença de leguminosas na massa de forragem e maior produção animal.

Ver detalhes do projeto

  Flavia Maria de Andrade Gimenes      IZ

Suscetibilidade a antimicrobianos de cepas de Salmonella provenientes de aves de postura comercial e frangos de corte

n° SGP 2217

Bactérias do gênero Salmonella são importantes causas de infecções alimentares em todo o mundo. Os produtos de origem avícolas, carne e ovos, podem estar contaminados e estão entre as fontes mais frequentes de surtos de Salmonella sp. em humanos. No Brasil, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) divulgou dados epidemiológicos referentes às enfermidades veiculadas por alimentos notificadas entre 2000 e 2013, em que o agente patogênico de maior prevalência foi a Salmonella spp., relacionada a 1522 casos. É importante salientar a subnotificação destas enfermidades, sendo uma questão relevante que pode mascarar a realidade no país. Os fatores necessários para tornar viável a avicultura industrial são o constante melhoramento genético, as melhorias na eficiência alimentar, a adoção de modernas técnicas de manejo, a intensificação do controle sanitário e o uso de instalações modernas de alta densidade. Porém, esses fatores podem comprometer o sistema de defesa dos animais, favorecendo a instalação, multiplicação e disseminação de agentes infecciosos entre as aves, os lotes e as granjas. O ambiente da granja de postura pode ser uma notável fonte de Salmonella, pois possui condições favoráveis para a manutenção dessa bactéria na granja, devido a grande quantidade de matéria orgânica e umidade que podem servir de reservatório para salmonelas por longos períodos.  A utilização de antibióticos e quimioterápicos tornou-se um importante instrumento, principalmente quando utilizado para assegurar e incrementar a eficiência produtiva como promotores de crescimento e para controlar ou tratar doenças. Destaca-se  a relevância do uso desses medicamentos na manutenção dos padrões sanitários e de bem-estar dos animais, meta importante na produção. Mas o uso indiscriminado e inadequado de antibióticos, tanto em homens quanto em animais, tem emergido como problemas em saúde em diversos países, já que a pressão seletiva destes fármacos sobre bactérias patogênicas em animais também influencia o perfil de sensibilidade de bactérias virulentas. Diversos sorotipos de Salmonella tem demonstrado multirresistência a diferentes antimicrobianos.

Ver detalhes do projeto

  ANA MARIA IBA KANASHIRO      IB

Mercado do pescado: consumo e sustentabilidade

n° SGP 2212

Há uma grande falta de estudos que tratem do tema sociedade, meio ambiente e mercados, a partir da fronteira de conhecimento entre sociologia e economia, referenciado pelo tema do consumo alimentar. Neste grande eixo de reflexão, a análise que pode centralizada na identificação de quais são os obstáculos estruturais que se erguem nos mercados para sua adesão à sustentabilidade ambiental - apesar da disposição do consumidor em aderir à uma ética ambiental em sua relação com o mundo material no cotidiano que não esteja limitada à ações voluntaristas – mostra-se ainda mais rara.

Neste projeto de pesquisa parte-se do sub-campo da sociologia econômica e procura-se empreender uma leitura das fronteiras entre a Economia das Convenções e a Economia das Singularidades, com vistas a compreender a legitimação e consolidação da problemática do consumo nas análises dos mercados de qualidade dos alimentos. Serão enfatizados limites da teoria econômica neoclássica quanto à autonomia social do fenômeno do consumo e as dificuldades de reconhecimento que este objeto de investigação enfrentou dentro das ciências sociais em geral.

A reflexão volta-se em torno da sustentabilidade ambiental como um novo referencial de qualidade do pescado para o consumo deste alimento, possibilidade que demonstra garantir a reprodução da própria atividade pesqueira a médio e longo prazo. Além dos impactos imediatos da pesca sobre a biodiversidade, a aquicultura e a gradativa e crescente quebra das barreiras morais, éticas e ambientais à transgenia ou edição de genoma demonstram a importância das análises sobre o consumo do pescado e a criação de novos dispositivos de mercado. A inespecificidade no consumo – característica do consumo de pescado no Brasil - conduz ao caráter de excelência de alguns alimentos e ao mesmo tempo restritivo quanto ao seu acesso por amplos segmentos populacionais. É a característica dos produtos de mercados de qualidade de alta agregação de valor, normalmente assegurados e submetidos à políticas públicas específicas. Situações particulares no mercado do pescado e ao nível das organizações envolvidas dificultam esta adesão no caso do pescado.

Para avançar na compreensão de como a sustentabilidade ambiental opera nos mercados, estes últimos devem ser considerados como planos de produção de vínculos sociais que, implicados na atividade econômica, resultam em redução das margens de lucro, em redistribuição da riqueza e em repartição social dos ganhos. A sustentabilidade torna ainda mais importante a compreensão destes vínculos porque indica o esforço de coordenação nos mercados em um ambiente de racionalidade limitada, complexidade e incerteza, oportunismo e a especificidade dos ativos. A sustentabilidade requer um contra-movimento social protetor à idéia de um mercado auto-regulável. Ao enfatizar o segmento do consumo e os instrumentos de mercado necessários para contrapor-se à sobrepesca, visando inclusive a reprodução da própria atividade pesqueira e o papel do Estado neste sentido, vamos nos reportar à definição dos mercados contestados.

A pesca extrativista marinha ou continental integra um mercado de qualidade sem, no entanto, que o fenômeno da sobrepesca tenha sido incorporado como tal pelos agentes econômicos e pelas políticas públicas, incorporação necessária para atenuar a pressão sobre os recursos pesqueiros que os instrumentos de política tradicional não têm conseguido alcançar.

Ver detalhes do projeto

  Marie Anne Najm Chalita      IP

Subsídios para o ordenamento da pesca de ?iriko? (manjuba, família Engraulidae) no litoral sul de São Paulo e litoral do Paraná

n° SGP 2209

A pesca no litoral sul de São Paulo e norte do Paraná é a principal atividade econômica, tendo como característica a utilização das áreas costeiras, principalmente as áreas internas do Complexo Estuarino-lagunar. Entre as pescarias mais significativas e tradicionais desta região está a pesca de iriko (manjuba). No litoral sul de São Paulo a pesca de iriko já tem regulamentação, mas necessita de nova avaliação e possíveis ajustes devido a mudança no ambiente que tem permissão para a pesca. No litoral norte do Paraná a atividade não é regulamentada e tem a regulamentação uma das grandes demandas do setor pesqueiro. O projeto visa avaliar e subsidiar o ordenamento da pesca de iriko nas unidades de conservação da APA de Cananeia, Iguape e Peruíbe, no litoral sul de São Paulo e a APA de Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná. O projeto será desenvolvido no litoral sul de São Paulo e norte do Paraná, nas unidades de conservação da APA de Cananeia, Iguape e Peruíbe e a APA de Guaraqueçaba, no período de 2019 e 2020. Para isto, serão utilizados os dados do Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira do Instituto de Pesca (PMAP), desenvolvido no litoral de São Paulo (desde 2008) e do Paraná (desde 2016), e apresentará as seguintes etapas: 1. Levantamento de dados pesqueiros; 2. Análise das capturas; 3. Análise da dinâmica da pescaria; e 4. Construção de uma proposta de ordenamento para a atividade. Como resultado esperado o projeto subsidiará a discussão do ajustes necessários da regulamentação da pesca do iriko no litoral sul de São Paulo e criará subsídios para a discussão e regulamentação desta pesca no litoral norte do Paraná.   

Ver detalhes do projeto

  Jocemar Tomasino Mendonça      IP

Monitoramento ambiental em áreas com piscicultura em tanques-rede

n° SGP 2208

A piscicultura em tanques-rede é uma importante atividade econômica no Brasil, predominando na região oeste do estado de São Paulo e norte do Paraná, onde a tilápia (Oreochromis niloticus) é a principal espécie cultivada. Em São Paulo a produção está concentrada nos reservatórios dos rios Paraná, Grande, Paranapanema, Baixo e Médio Tietê. O reservatório Ilha Solteira se destaca, com a maior produção, que totalizou 16.807,80 toneladas na safra 2013/2014 (Rossetti et al., 2016[DRA1] ). Por outro lado, esse sistema intensivo de produção promove o aumento de matéria orgânica na água e no sedimento, entre outras alterações ambientais, que devem ser monitoradas. Ainda, a disponibilidade de alimentos nessas áreas e as estruturas dos tanques-rede, favorecem a colonização do mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei), que é uma espécie invasora. L. fortunei promove prejuízos ambientais e econômicos à piscicultura em tanques-rede e demais atividades que utilizam os recursos hídricos, como, as geradoras de energia hidrelétrica e empresas de abastecimento de água. Este bivalve de água doce é nativo do sudeste da Ásia, pertencente à família Mytilidae, provavelmente, introduzido no delta do rio da Prata, Argentina, no início da década de 90, de onde se disseminou para os países vizinhos, entre os quais o Brasil. Os trabalhos desenvolvidos nessa linha de pesquisa têm por objetivo utilizar o monitoramento ambiental de áreas com tanques-rede com vistas à oferecer soluções ao setor produtivo e embasar políticas públicas para o uso racional dos recursos naturais. Planos de trabalho em desenvolvimento: “Monitoramento da densidade de larvas do mexilhão-dourado em piscicultura no reservatório Canoas II, rio Paranapanema, SP/PR”, “Avaliação de telas para tanques-rede pintadas com tintas com anti-incrustantes orgânicos”, “Avaliação de revestimento anti-incrustante em telas para cultivo de peixes em tanques-rede” e “Plano de Trabalho da Rede de Pesquisa e Monitoramento Ambiental da Aquicultura em Águas da União, Coordenação da Rede Regional Sudeste” e "Monitoramento e gestão para o zoneamento de áreas aquícolas no reservatório Chavantes”, os dois últimos em colaboração com a EMBRAPA.

Palavras-chave: densidade de larvas, mexilhão-dourado, monitoramento, qualidade de água, reservatório, tanques-rede

Ver detalhes do projeto

  DAERCY MARIA MONTEIRO DE REZENDE AYROZA      IP

EFEITO DOS GENÓTIPOS DA BETA CASEÍNA SOBRE A PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO DO LEITE NA RAÇA GIR LEITEIRO

n° SGP 2205

O leite é uma importante fonte de proteína animal na alimentação humana. As caseínas, respondem por 80% das proteínas do leite bovino. Entre as 4 variantes existentes, a beta-caseína têm sido muito estudada por ter um alelo (A1) associado a doenças em humanos. O aparecimento das doenças (cardiovasculares e diabetes tipo 1 principalmente) está associado à digestão da beta-caseína A1 no trato gastrintestinal humano que tem como um de seus produtos finais um peptídeo bioativo BCM-7. Este alelo (A1) é uma mutação do alelo A2 (uma prolina no alelo A2 é substituída por uma histidina no alelo A1) e é encontrado com maior frequência em animais de raças taurinas como a Holandesa. Os alelos da caseína também estão associados à características produtivas em gado de leite, principalmente ao aumento na produção de proteína. No Brasil, a grande maioria da população produtora de leite é mestiça, resultante do cruzamento de uma raça zebuína (predominantemente a Gir) com uma taurina (predominantemente a Holandesa), que responde por cerca de 70% da produção de leite nacional. A raça Gir Leiteiro foi a primeira raça zebuína no mundo a ter reprodutores selecionados por teste de progênie, com a implantação do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) em 1985. Este projeto visa a genotipagem de 400 matrizes da raça Gir Leiteiro para os alelos A1 e A2 da beta caseína, assim como estimar a associação entre o polimorfismo A1/A2 com características produtivas (leite, gordura e proteína), contribuindo desta forma para a seleção e utilização deste importante recurso genético na cadeia produtiva do leite no Brasil.

Ver detalhes do projeto

  Anibal Eugênio Vercesi Filho      IZ

SISTEMA DE PRODUÇÃO INTENSIVO DE TILÁPIA UTILIZANDO TANQUES-REDE DE GRANDE VOLUME-TRGV FISHER-PIPE3

n° SGP 2198

A Fisher desenvolveu entre 2011 a 2014, os projetos de engenharia a serem utilizados na UIP Água Vermelha, o licenciamento ambiental e o processo de obtenção da concessão para utilização da área aquícola. A Fisher piscicultura, em parceria com a FAPESP (PIPE I e PIPE II), coordenado por pesquisadores da APTA, investiu em pesquisa e desenvolvimento do tanque-rede de grande volume (TRGV), o TRGV Fisher®. O projeto focou na racionalização, mecanização e automação dos principais passos na rotina de uma piscicultura. Um protótipo foi construído e testado, os testes foram bem sucedidos e concluídos em outubro de 2015 e avaliou o funcionamento de três TRGV, com 450 m3 cada, em estrutura de alumínio, que tem o diferencial de possuir tecnologia especifica, facilitando os manejos de classificação, retirada de peixes mortos, autolimpeza de telas e despesca. As atividades com os TRGV foram desenvolvidas no período de agosto de 2014 a agosto de 2015. Em um segundo momento, o protótipo recebeu a implementação de um dispersador automático de ração, e a Fisher realizou um piloto com densidades de povoamento de 50.000 e 60.000 juvenis, onde foram observados resultados distintos do primeiro teste. Com aplicação do princípio de otimização de espaço e da melhor biomassa econômica, testou-se densidades maiores visando à adequação de manejo e capacidade de suporte. O PIPE II avaliou três densidades de estocagem (60.000; 80.000 e 100.000, tilápia por TRGV), em dois ciclos de produção (verão e inverno), contendo novo componente, o dispersador de ração automático um equipamento inovador. O objetivo deste projeto é aperfeiçoar o sistema de produção de tilápias em TRGV, trazendo inovação tecnológica e possibilitando a produção em escala com menor custo Aplicar o Plano de Negócios para viabilizar a comercialização do TRGV e aplicação do sistema de produção desenvolvido para o equipamento.

Ver detalhes do projeto

  Celia Maria Doria Frascá Scorvo      AR / IP

Carrapatos e Ácaros Mesostigmatas de Importância Veterinária

n° SGP 2197

Resumo 1

Amblyomma sculptum, conhecido como carrapato-estrela no Brasil, apresenta grande importância na saúde pública e veterinária pela capacidade de transmitir uma variedade de patógenos aos seus hospedeiros, principalmente Rickettsia rickettsii, agente causador da Febre Maculosa Brasileira (FMB). Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo entre 2007 e 2019 foram registrados 795 casos de FMB sendo 424 óbitos. A capivara é um dos principais hospedeiros para todos os estágios parasitários do A. sculptum  e sua presença nos parques e condominios margeados por lagos tem sido frequente, aumentando assim, os riscos à saúde humana. Diante dos relatos de casos de FMB na cidade de Salto, município cortado pelos rios Tietê e Jundiaí, situação geografica que favorece a presença de capivaras propõe-se neste trabalho o manejo integrado para o controle do A sculptum com a integração de medidas apropriadas que desestimulem o desenvolvimento de populações de carrapatos juntamente com a aplicação dos fungos entomopatogenicos Beauveria bassiana e Metahrizium anisopliae.

 

Resumo 2

Os carrapatos provocam muitos prejuízos a saúde dos animais, humanos e ao agronegócio. Os carrapatos são parasitos hematófagos de vertebrados terrestres e são vetores de muitas doenças incluindo enfermidades provocadas por vírus e bactérias. Os carrapatos do gênero amblyomma popularmente conhecidos como “carrapato estrela” são vetores da Febre Maculosa Brasileira que é uma zoonose e um grande problema de saúde pública por trata-se de uma doença com grande índice de letalidade. A dificuldade do controle desse parasito bem como o desenvolvimento de resistência à muitos inseticidas torna o controle do carrapato oneroso. Os microhimenópteros do gênero ixodiphagus hookery são parasitoides dos carrapatos incluindo os do gênero amblyomma, e são relatados como eficazes no controle de carrapatos de diversas espécies e já foram relatados em diversos países incluindo o Brasil, porém ainda está pouco elucidado o seu potencial para ser utilizado no controle biológico dos carrapatos. O presente resumo tem por objetivo revisar os relatos da presença do parasitoide em diversos países e no Brasil.

Resumo 3

O Rhipicephalus (Boophilus) microplus, ectoparasito de maior importância sanitário e econômico para a criação de gado em todo o mundo abrangendo países tropicais e subtropicais incluindo o Brasil com altos níveis de umidade. Os prejuízos causados pelo carrapato do boi são da ordem de 3,24 bilhões de dólares ao ano. Em diversos estados do país são amplamente diagnosticados ocorrências de populações resistentes as classes de acaricidas e suas associações. O presente trabalho propõe o levantamento da resistência do carrapato R. microplus em todo o Estado de São Paulo, onde serão coletadas amostras de carrapatos de 150 fazendas provenientes de 28 municípios. Para tanto será realizado o bioensaio usando o teste de pacote de larvas (TPL) impregnados em diferentes concentrações com cipermetrina e diazinon determinando o percentual de mortalidade e calcular as concentrações letais 50% e 99% (CL50 e CL99) usando software “probits” POLO-PC. Também serão realizados testes moleculares para  detectar e quantificar níveis de expressão de mRNA envolvidos na síntese enzimáticas esterase e acetilcolinesterase que confere resistência a piretróides e organofosforados respectivamente. Além disso, será verificado a eficácia in vitro do Metarhizium anisopliae em larvas e carrapato para posterior aplicação no pasto, como alternativas de controle biológico visado a diminuição dos prejuízos socioeconômicos causados pelo carrapato dos bovinos.
Resumo 4

O uso do controle biológico como alternativa de controle de ectoparasitas é de extrema importância, visto o crescente número de estudos sobre o controle biológico aplicado a ectoparasitas em campo, porém o conhecimento a nível celular ainda é escasso. Os dados disponíveis de morfo-ultraestrutura de carrapatos infectados por fungos entomapatogênicos restringe-se a testes realizados in vitro, podendo não retratar a realidade. Em campo, fatores bióticos ou abióticos podem interferir na eficácia do fungo. Logo, o presente estudo é relevante para compreender as interações entre o patógeno e o hospedeiro em condições de campo dos carrapatos Rhipicephalus (Boophilus) microplus, expostos à solução fungicida a base de conídios da espécie Metarhizium anisopliae condições simuladas de campo, a fim ser retratado um cenário similar ao real.

Resumo 5.

Diversas espécies de ácaros são associadas a excrementos de animais, incluindo os Macrochelidae, uma família com grande diversidade de predadores encontrados em diferentes nichos ecológicos, tais como matéria orgânica vegetal e carcaças de animais em decomposição. Esta família abrange cerca de 470 espécies de 24 gêneros identificados morfologicamente, e pouco mais de 10 tiveram seu DNA sequenciado. Algumas espécies apresentam comportamento forético em besouros e moscas. Seu papel como predadores vem sendo explorado desde a década de 1940, visando o controle de larvas de primeiro ínstar de moscas sinantrópicas e dos animais de produção. Entretanto, seu papel na predação de larvas infectantes de nematódeos gastrintestinais não tem sido explorado. O presente estudo teve como objetivos identificar as espécies de macroquelídeos presentes na região de Guaratinguetá – SP, usando caracteres morfológicos e técnicas moleculares; verificar a sazonalidade das espécies nesta região e sua distribuição na placa de esterco bovino; avaliar a pressão exercida das espécies de macroquelídeos sobre populações de nematódeos gastrintestinais de bovinos, ovinos e equinos. Foram encontradas quatorze espécies de macroquelídeos, sendo duas consideradas como novos registros para o território e uma espécie nova que será futuramente descrita. As análises moleculares confirmaram a identificação morfológica das espécies. O alinhamento dos trechos de DNA sequenciados correspondentes à região do espaçador interno transcrito (ITS I) do rRNA nuclear agrupou monofileticamente a espécie Holostaspella bifoliata com as espécies do gênero Macrocheles, e o alinhamento dos trechos de DNA sequenciados correspondentes à região da citocromo oxidase I mitocondrial (mtCOI) agrupou a espécie Glyptholapis americana parafileticamente à espécie Macrocheles mammifer. A maioria das espécies não apresentou um comportamento sazonal. As espécies Macrocheles merdarius e Macrocheles robustulus foram as mais frequentes. Com relação às partes do esterco, a distribuição das espécies foi mais evidenciada nas bordas das placas. A espécie H. bifoliata foi avaliada quanto ao seu potencial como predadora de larvas de nematódeos gastrintestinais em um modelo de coprocultura. O percentual de recuperação de larvas infectantes foi significativamente menor nas culturas fecais de bovinos (p = 0,048) e de equinos (p = 0,037) quando comparadas às respectivas culturas controle. Este achado sugere fortemente que H. bifoliata é um predador eficaz de larvas de nematódeos parasitários e pode ser desenvolvido como agente de controle biológico para uso no futuro como parte de um programa de controle integrado.

Resumo 6.

O carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus, conhecido popularmente como carrapato-do-boi é uma espécie parasita de bovinos capazes de transmitir agentes infecciosos, gerando prejuízos estimados em 3,24 bilhões de dólares por ano. O tratamento químico é o principal meio de controle do R. microplus, no entanto, há registros de ocorrência de populações resistentes aos produtos usados em diversas regiões do Brasil. Devido ao parasitismo, aos danos causados em animais de produção e a resistência aos carrapaticidas é necessária a busca de controles alternativos. O fungo entomopatogênico Metharizium anisopliae é um promissor agente biocontrolador para este artrópode, iniciando o processo de infecção através da penetração na cutícula do carrapato, quando aplicados a campo, entretanto, podem sofrer influência das intempéries ambientais. O objetivo deste trabalho foi verificar a eficácia do fungo M. anisopliae em carrapatos R. microplus em condições simuladas de campo. O experimento foi realizado no Instituto Biológico de São Paulo. Fêmeas ingurgitadas dos carrapatos foram colocadas individualmente em tecido voal, denominados marcadores de campo, sendo 9 fêmeas do grupo tratado e 9 do controle. A formulação fúngica contendo 95% água, 5% de óleo mineral e 20mg do fungo M. anisopliae isolado IBCB 425 (2x1011 conídios por grama) foi aplicada ao solo nos meses de outubro e novembro de 2019, março e abril de 2020, os marcadores de campo eram colocados sobre o solo, permanecendo por 15 dias (experimento 1). Nos meses de junho e julho, após a aplicação, eram colocados marcadores semanalmente e retirados 15 dias pós colocação (experimento 2). Foram feitos cortes histológicos dos marcadores de campo, os cortes foram corados com hematoxilina e eosina. Coletas de solo foram realizadas para análise de organismos não alvo. Com os dados de inibição de postura dos experimentos 1 e 2, juntamente com os achados histológicos, é possível afirmar que o fungo causa alterações no sistema reprodutor da fêmea de R. microplus. Os resultados obtidos destes experimentos servem como base para estabelecer o intervalo de aplicação dos fungos no pasto, visto que nas duas primeiras semanas a eficácia do fungo foi acima de 90% com decréscimo das demais semanas, dados que favorecem a aplicação de fungos no pasto com intervalo de 20 dias quando utilizado somente o controle biológico ou 30 dias quando associado a um controle químico estratégico

Resumo 7

A subordem Uropodina reúne cerca de 2000 espécies conhecidas no mundo. Trata-se de um grupo característico de ácaros de abundantes na região tropical, onde eles atingem sua diversidade máxima no solo e habitats adjacentes descritos a seguir. No entanto, os estudos sobre o grupo estão difusos e no Brasil pouco se conhece sobre a diversidade de espécies pertencentes a algumas famílias, principalmente aquelas que colonizam o esterco. O conhecimento das espécies existentes torna possível a atualização de informações referentes a classificação taxonômica, tendo em vista que se há divergências na classificação de alguns gêneros e espécies desse grupo. Assim, o objetivo deste trabalho será coletar e identificar ácaros uropodídeos em amostras de esterco de animais de produção provenientes de regiões do Estado de São Paulo. Determinar aspectos da sua biodiversidade, sazonalidade, caracterizar morfologicamente e molecularmente gêneros e espécies presentes, além de testes de controle biológico em ovos e larvas de dípteros. Espera-se que os resultados deste estudo sejam a base para o conhecimento da diversidade de ácaros em agrossistemas, destacando a importância do equilíbrio ecológico, a partir do controle biológico, com a identificação filogenética de espécies de uropodídeos.

Ver detalhes do projeto

  Márcia Cristina Mendes      IB

Avaliação multidimensional de resultados e impactos da P&D em melhoramento genético do feijoeiro

n° SGP 2195

O objetivo deste projeto é desenvolver um método de avaliação de resultados e impactos de tecnologias agrícolas resultantes da P&D em melhoramento genético do feijoeiro e aplicadas à cadeia produtiva do feijão. O método proposto orientará os programas de pesquisa do Instituto Agronômico (IAC) e de organizações parceiras, tais como o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), bem como suas estratégias de transferência de tecnologias, de fomento à inovação e a prestação contas à sociedade. Esta pesquisa será fundamentada pelas diretrizes que devem nortear a proposição de métodos de avaliação de resultados e impactos de P&D agrícola, a saber: a natureza das atividades de C,T&I; o modelo de P&D; a multifuncionalidade da agricultura e as especificidades dos estudos de caso. Por fim, o projeto apresentará como resultado principal uma sistemática multidimensional de avaliação de resultados e impactos de tecnologias agrícolas.

Ver detalhes do projeto

  Luiza Maria Capanema Bezerra      IAC

Mapeamento pedológico digital de reconhecimento do estado de São Paulo: sistematização e validação de campo

n° SGP 2193

Estudos com mapeamento pedológico digital (MPD) conduzidos no Brasil e no Exterior mostram seu potencial em produzir mapas com qualidade, de forma rápida. Como as metodologias de MPD com melhor desempenho utilizam covariáveis preditivas correlacionadas aos fatores pedogenéticos, um dos aspectos determinantes para a qualidade desses mapeamentos é a adequabilidade das covariáveis preditivas para diferentes geoambientes, já que fatores pedogenéticos, como material de origem e relevo, poderão variar entre esses ambientes. Apesar de também se fundamentar nos princípios das relações solo-relevo e solo-material de origem, a metodologia diferenciada dos MPD em relação aos mapeamentos convencionais impede sua padronização e avaliação pelas métricas usadas para mapeamentos convencionais, dificultando estabelecer equivalência entre as duas abordagens e reproduzir a metodologia dos mapeamentos digitais de forma eficaz e sistematizada em novas áreas. Por isto, com maior importância que nos mapas convencionais, a acurácia dos mapas digitais deve ser avaliada por meio de verdade de campo, medida real de sua confiabilidade. O objetivo deste trabalho é desenvolver rotina metodológica para mapeamento digital de solos aplicável a áreas com diferentes características geomorfológicas e geológicas, gerando mapas compatíveis com levantamentos pedológicos de reconhecimento de alta intensidade. A partir do conhecimento, implícito nos levantamentos pedológicos convencionais, da contribuição da associação de covariáveis preditivas para a distribuição espacial das unidades de mapeamento de solos e utilizando procedimentos de mineração de dados geomorfológicos, geomorfométricos e geológicos, será realizada a predição de classes de solo para áreas não mapeadas de diferentes geoambientes. Procedimentos de pré-processamento e de classificação supervisionada serão avaliados pela acurácia, sensitividade, especificidade e índice Kappa. A validação dos mapas digitais produzidos será realizada por verificação em campo, por amostragem estratificada. Os resultados obtidos neste trabalho responderão a questões essenciais para aplicação sistemática de métodos de mapeamento pedológico digital para porção territorial significativa do estado de São Paulo.

Ver detalhes do projeto

  Ricardo Marques Coelho      IAC

Novas rotinas do software AQUISYS para Boas Práticas de Manejo para a produção de tambaqui em viveiros do nordeste e de tilápia em tanques redes.

n° SGP 2192

Este projeto tem por objetivo desenvolver e validar 2 novas rotinas (ou módulos) para os sistemas de produção de tambaqui em viveiro e tilápia em tanque rede para o sistema informatizado AQUISYS v.1.3 (http://www.cnpma.embrapa.br/aquisys/). A estrutura modular do Aquisys v1.3 previu acrescentar novas rotinas para outras espécies ou sistemas de cultivos de importância nacional, como as aqui propostas. As 2 rotinas serão fundamentadas em protocolos mínimos de Boas Práticas de Manejo (BPM), definidos  a partir da identificação e seleção de elementos essenciais aos sistemas de produção considerados e que lhes confiram a intensificação da sustentabilidade em áreas produtoras dessas pisciculturas. O acesso dinâmico online via Web, já disponível aos usu   ários do Aquisys v1.3 (pesquisadores/produtores/estudantes/extensionistas/público geral) em linguagem computacionais e formatos de interface já validados por esses diferentes públicos (foco no piscicultor), fornecerá, a partir de respostas dos usuários (em questionários online), informações ou diagnósticos e avaliações expeditas e cálculos que os orientem se as práticas atualmente em uso nas suas propriedades estão em conformidade com os protocolos mínimos de BPM para as novas rotinas. Informações do projeto e práticas sustentáveis validadas (existentes e dispersas e/ou inéditas obtidas) serão analisadas para as novas rotinas, atendendo à demanda de áreas produtoras. OBJ ESPECÍFICO : Desenvolver e validar 2 novas rotinas do software Aquisys baseado em BPM para a produção de tambaqui em viveiros e tilápia em tanque-rede.

Uma nova versão incorporará as duas rotinas para os sistemas de produção de tilapia em tanques rede e para tambaqui em viveiros no nordeste no Plano de ação 12 - Aquisys, do Projeto Componente Manejo e Gestão Ambiental no âmbito do projeto financiado pelo BNDES denominado BRS - Aqua. em andamento 21.17.02.001. 05 - 12. EMBRAPA

Ver detalhes do projeto

  Celia Maria Doria Frascá Scorvo      AR / IP

Avaliação da expressão gênica de plantas de tomate superexpressando proteínas PR-1 quinases e sua caracterização na resistência a Phytophthora spp.

n° SGP 2191

Receptores do tipo quinase (RLKs) são proteínas membranares que possuem um domínio extracelular que transmite os sinais advindos da interação ligante-proteína para um domínio quinase que transduz esta sinalização para o meio intracelular. Muitas dessas proteínas RLK expressas por vegetais tem como função sinalizar de que a planta está sofrendo um ataque patogênico, ajudando a planta a se defender contra o microrganismo invasor. Proteínas PR-1 são uma das principais proteínas PR que atuam na interface planta-patógeno, inibindo o crescimento de microrganismos invasores ou reestabelecendo a homeostase vegetal. Durante muito tempo, a atividade bioquímica das PR-1 não foi conhecida. Porém, sabe-se hoje que elas têm a capacidade de se ligar a lipídeos, como esteróis e ácidos graxos. No genoma do cacaueiro (Theobroma cacao L.) foram descobertas quatorze proteínas PR-1, sendo que duas delas com uma extensão no C-terminal com alta similaridade a proteínas quinases (TcPR-1f e TcPR-1g). Além disso, entre os domínios PR-1 e quinase de TcPR-1f e TcPR-1g foi verificada a existência de uma região hidrofóbica, o que indica fortemente a arquitetura de um RLK. Tais proteínas foram então denominadas como PR-1RKs. Análise de expressão gênica indicaram que TcPR-1g foi altamente expresso durante a interação compatível entre o cacaueiro e o fungo causador da Vassoura de bruxa (VB), Moniliophthora perniciosa. Foi visto também que essas proteínas se ligam a esteróis e tem atividade fosforilativa. Adicionalmente, foram produzidas plantas transgênicas de tomate cv. Micro-Tom e estudos preliminares indicam que as plantas superexpressando TcPR-1f se tornaram mais tolerantes a M. perniciosa biótipo-S e a Phytophthora parasitica, enquanto plantas transformadas com TcPR-1g não mostraram diferença significativa com relação as plantas controle. Interessantemente, TcPR-1f está localizado em um QTL de resistência a Phytophthora spp. no genoma do cacaueiro. A partir dos dados acima, intentamos avaliar as mudanças na expressão de plantas transformadas com os genes TcPR-1f e do TcPR-1g através da avaliação de seus transcriptomas por RNAseq. Serão coletados frutos, folhas e caules dessas plantas transgênicas infectadas e não infectadas por M. perniciosa biótipo-S e por P. parasitica

Ver detalhes do projeto

  Jorge Maurí­cio Costa Mondego      IAC
  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930