Detalhes do projeto SGP 2340

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Diagnóstico de mastite subclínica bovina: comparação antimicrobiana (fenotípica e genotípica) e avaliação de seus resíduos por métodos moleculares em propriedades de diferentes tecnificações do estado de São Paulo.

Coordenador(a): Vanessa Castro

Vigência do projeto

01/07/2020 até 28/07/2024

Unidade responsável

IB, Centro de Sanidade Animal

Área Estratégica

segurança alimentar e nutricional

Linha de Pesquisa

Qualidade e sanidade animal

 

O baixo índice de produção leiteira do rebanho bovino nacional reflete limitações de ordem genética, de manejo, nutrição, e sanidade sendo que, referente a este último aspecto, a mastite é a doença que causa os maiores prejuízos à pecuária leiteira. Esta afecção da glândula mamária determina perdas econômicas decorrentes da redução na produção de leite (até 70%), gastos com medicamentos e assistência veterinária (8%), descarte do leite contaminado após tratamento (8%) e descarte de animais (14%). Medidas de controle baseadas na higiene da ordenha bem como a utilização de substâncias antimicrobianas têm reduzido a ocorrência de mastite, mas ainda é necessário o aprimoramento destes métodos para a obtenção de resultados mais efetivos .Vários microrganismos como bactérias, fungos, algas e vírus, podem determinar as infecções intramamárias em bovinos leiteiros, isoladamente ou em associações.Entre as medidas recomendadas para o controle das mastites produzidas pela maioria dos organismos incluem-se as medidas higiênicas e antibioticoterapia em casos agudos, subagudos, recorrentes e em programas de controle de mastite. No tratamento e controle desta afecção, uma ampla variedade de medicamentos tem sido empregada, muitas vezes de forma indiscriminada e inadequada, às vezes impedindo a resolução do problema ou mesmo conduzindo ao agravamento do quadro. Além disso, uma grave consequência que surge com este tipo de conduta é a ocorrência de resistência microbiana .Dessa forma o projeto atual visa verificar a presença dos principais microrganismos isolados dos casos de mastite bovina como, Staphylococcus spp.; Streptococcus spp.; Bacillus spp.; Escherichia coli; bem como  a eficácia da ação de antimicrobianos no tratamentos de mastite; os genes de resistência aos fármacos mais comumente utilizados no tratamento das mastites e a presença de resíduos de antimicrobianosnos tanques de armazenamentos das propriedades leiteiras com as diferenças estabelecidas pela variedade de uso de tecnificação em propriedades de duas regiões leiteiras do estado de São Paulo.

 

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930