Detalhes do projeto SGP 2309

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Avaliação da qualidade de leite de bufalas de propriedades na região Sudoeste do Estado de São Paulo em relação as características do sistema de produção.

Coordenador(a): Luiz Carlos Roma Junior

Vigência do projeto

01/01/2018 até 28/12/2021

Unidade responsável

IZ, Centro de Bovinos de Leite

Área Estratégica

agricultura familiar

Linha de Pesquisa

Qualidade e sanidade animal

 

O leite de búfala ocupa a segunda posição em produção, sendo superado apenas pelo leite bovino. Devido à suas características, é um produto de grande interesse para a indústria láctea, que tem na muçarela de búfala o seu principal produto. Grande parte de sua produção no Brasil é realizada por produtores em âmbito familiar, pois é considerada uma boa fonte de renda mensal, mas os grandes desafios desta produção são a sustentabilidade e melhoria da qualidade do leite. Acredita-se que a transferência de conhecimento através de tecnologias e treinamento são os pilares para a resolução desses desafios. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo identificar características de higiene que influenciam a melhoria da qualidade do leite através da assistência técnica. Para isso, serão utilizadas 18 propriedades rurais na região de Itapetininga - SP, que participam da Cooperativa dos Produtores de Leite e Demais Produtos da Agricultura Familiar do município de Sarapuí e Região (COLAF) e serão avaliadas quanto a qualidade do leite antes e depois do acompanhamento pela assistência técnica. A qualidade do leite será monitorada nos meses de outubro a março de dois anos consecutivos e entre esse período, a assistência técnica será oferecida mensalmente para todos os produtores. Além do monitoramento da qualidade do leite, todos os produtores preencherão questionários específicos de características higiênicas na produção de leite. Com os dados de qualidade e os questionários será realizada análise estatística para relacionar quais propriedades obtiveram maiores ganhos em qualidade em resposta a assistência técnica, e quais as características dessas propriedades em relação as que tiveram menor ganho em qualidade. Com isso espera-se que o presente trabalho possa contribuir para identificar quais características estão mais relacionadas com a melhoria da qualidade higiênica do leite do leite de búfala e assistência técnica de propriedades familiares.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930