Projetos APTA no Instituto Agronômico

Página Inicial / Busca de Projetos

188 projetos ativos encontrados - pág. 1 de 7

Irrigação das culturas - CCD Segurança Hídrica e Alimentar em Zonas Críticas

n° SGP 2595

O Centro para Segurança Hídrica e Alimentar em Zonas Críticas tem o objetivo de prover soluções e aperfeiçoamentos no enfrentamento de problemas de segurança hídrica e alimentar no estado de SP, com ênfase na gestão de risco em escala local e regional, a serem trabalhados em zonas críticas com conexões de clima, água e vegetação e será executado e coordenado pelo IAG USP. O plano científico está estruturado sobre eixos disciplinares de Hidroclimatologia e Hidrogeologia, e complementares entre si para buscarem soluções modernas, aplicáveis no âmbito das seguintes macrorregiões: Piracicaba-Capivari-Jundiaí; Alto Tietê; Alto Paraíba do Sul; Mogi-Guaçú; Pardo; Sapucaí-Grande e Alto Paranapanema. A proposta tem 7 temas de investigação e estão delineados na proposta:1) Escalas de trabalho em macrorregiões e zonas críticas; 2)Redes de monitoramento hidrológico e agrometeorológico; 3) Previsão climática; 4)Padrões geofisicos de água superficial e subterrânea; 5) Índices hidrológicos e agrometeorológicos;6) Previsão de chuva de curtíssimo prazo; 7) Desafios hidroclimáticos em áreas urbanas. Na componente agrícola se focará a etapa de produtividade vegetal no campo dentro da cadeia de produção agrícola, por meio de informações aperfeiçoadas ao planejamento de plantio, irrigação, colheita e operações. A linha de pesquisa irrigação das culturas estará inserida na proposta no módulo índices hidrológicos e agrometeorológicos. Os estudos e monitoramento nos talhões irrigados localizam-se na região da bacia de Pitangueiras e de Itobi, possivelmente nos municípios de Barretos e Itobi, SP, que são consideradas bacias críticas em termos de utilização de água para irrigação. Estes estudos serão em escala local (talhões irrigados) para serem trabalhados com conexões de clima, água e vegetação, e aplicáveis em macrorregiões do estado de SP. As culturas a serem monitoradas serão citros, em Barretos e grãos e olericultura, em Itobi. No que concerne à irrigação das culturas, o objetivo é apresentar índices e soluções para uso eficiente da água nas áreas irrigadas visando resolver problemas de segurança hídrica e alimentar no estado de SP.

Ver detalhes do projeto

  Jane Maria de Carvalho Silveira      IAC

Sistema de embalagem ativa para o controle de doenças pós-colheita de frutas

n° SGP 2576

Frutas são susceptíveis às podridões pós-colheita, incorrendo em perdas e desperdício. Enquanto que a podridão causada por Botrytis cinerea é a principal doença pós-colheita de morangos, as uvas são acometidas por B. cinerea, Aspergillus spp., Rhizopus spp., Cladosporium spp., Lasiodiplodia spp., Penicillium spp. e Alternaria spp. A assepsia pré-colheita é o principal método de controle de doenças pós-colheita de morangos, entretanto as podridões são o principal problema nos mercados atacadista e varejista. O principal método para o controle das doenças pós-colheita de uvas destinadas à exportação é o uso do dióxido de enxofre (SO2) por meio da fumigação e de liberadores nas embalagens. No entanto, o SO2 pode prejudicar o sabor, causar manchas e rachaduras nas bagas e descoloração do ráquis, além de consistir em substância alérgena aos indivíduos sensíveis à molécula. O SO2 é classificado como fungicida nos Estados Unidos da América (EUA) e alguns países europeus proíbem a entrada de frutos tratados com essa molécula. As embalagens ativas com base na liberação gradual de compostos orgânicos voláteis (COV) visam o controle in pack das principais doenças pós-colheita de uvas e morangos e são uma alternativa sustentável aos liberadores de SO2. Muitos COV apresentam comprovada atividade antifúngica e podem ser potenciais fumigantes para uso em pós-colheita.  A atividade antifúngica do etanol, hexanal, metil salicilato e metil jasmonato in vitro e em frutos inoculados tem sido reportada na literatura. Tais compostos são geralmente reconhecidos como seguros (GRAS) pela  agência Food and Drug Administration (FDA/EUA). Assim, compostos voláteis de comprovada ação no controle dos fungos causadores de podridões pós-colheita em uvas e morangos serão utilizados na confecção de liberadores a partir de matrizes biodegradáveis e de baixo custo. Esses liberadores serão associados às embalagens comerciais, perfazendo um sistema sustentável de controle in pack de doenças pós-colheita.

Ver detalhes do projeto

  Patrícia Cia      IAC

PROJETO CULTIVO PROTEGIDO DE CITROS SUBPROJETO DA PROPOSTA CENTRO DE PLASTICULTURA FAPESP BRASKEM

n° SGP 2573

O Brasil é o principal produtor mundial de laranja, com 34% da produção global e 63% da produção mundial de seu suco concentrado congelado (FCOJ), do qual também é o maior exportador (USDA, 2021). O cultivo protegido em citros visando à produção de frutas é parcialmente utilizado no Japão e na Coréia do Sul, onde a tangerina Satsuma é cultivada sob plástico e com aquecimento suplementar para a produção fora da estação. Com o objetivo de proteger contra psilídeos (Diaphorina citri) vetores de huanglongbing - HLB (Candidatus Liberibacter spp), o sistema de proteção cítrica sob proteção (CUPS) foi avaliado pela Universidade da Flórida, EUA (Ferrarezi et al, 2018). O HLB também é a doença mais importante da citricultura paulista e brasileira, aumentando os custos de produção e diminuindo a produtividade e a qualidade dos frutos. A pulverização intensiva de inseticidas  para controlar o psilídeo tem sido a única estratégia eficaz para minimizar os danos causados ??pela doença nos pomares. Visando buscar alternativas para este cenário e investigar a viabilidade do CUPS em nossas condições, foi instalado em fevereiro de 2015 no Centro de Citricultura Sylvio Moreira - IAC em Cordeirópolis, SP, um módulo experimental e demonstrativo de produção de frutas cítricas frescas em cultivo protegido livre de vetores HLB, com avaliação de dois tipos de cobertura ambiental: plástico transparente e tela e combinações de oito mudas de frutas frescas e duas variedades de porta-enxertos. Resultados preliminares indicam 100% de eficiência do sistema na exclusão do psilídeo vetor HLB e efeitos do tipo de cobertura e variedades de copas e porta-enxertos (Carvalho et al; 2021). A análise de viabilidade técnica e econômica da tecnologia, a ser obtida em novos ciclos produtivos, trará resultados mais conclusivos, para disponibilizar essa tecnologia aos citricultores do estado de São Paulo e de outras regiões do Brasil.  Assim, propoem-se a continuidade e novas abordagens no desenvolvimendo da pesquisa com os objetivos de 1) avaliar a produção e a qualidade de variedades de frutas cítricas frescas, em sistema de cultivo protegido, em ambientes revestidos com plástico e tela visando a proteção de vetores HLB;  2)  determinar a viabilidade econômica da tecnologia para adoção por pequenos e médios citricultores, como alternativa para o cultivo de citros em regiões onde ocorre o HLB; 3)  validação de diferentes produtos que podem contribuir para maior eficiência do sistema, como avaliação de filmes plásticos e telas fotoconvertidas, tela para cobertura tipo mulching, materiais para sistema de irrigação, estaqueamento e ensacamento de frutas.

Ver detalhes do projeto

  Sérgio Alves de Carvalho      IAC

PROMOÇÂO DO MILHO CRIOULO COMO PRODUTO ARTESANAL E TRADICIONAL DO AGRO PAULISTA

n° SGP 2568

Esse projeto visa fomentar o milho crioulo como produto artesanal e tradicional da agropecuária do Estado de São Paulo - dentro do Programa Artesanais Premium da SAA. Busca discutir melhorias nos processos de produção baseados nos princípios da sustentabilidade, saudabilidade e boas práticas de fabricação, além de discutir o ambiente regulatório deste produto, respeitando sua característica singular e tradicional. O milho crioulo é parte do patrimônio histórico e cultural da sociedade paulista e incorpora valor aos territórios onde são elaborados, além de despertar a atratividade turística e o desenvolvimento local. 

 

Objetivos Gerais

Os objetivos desse projeto estão em conformidade com os Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável - ODS,  estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas  na Agenda 2030:

ODS   2. Fome zero e agricultura sustentável.

ODS   3. Saúde e bem -estar.

ODS   8. Trabalho decente e crescimento econômico.

ODS   9. Indústria, inovação e infraestrutura.

ODS 10. Redução das desigualdades.

ODS 12. Consumo e produção responsáveis.

ODS 16. Paz, justiça e Instituições eficazes.

 

Objetivos específicos

1. Valorizar os produtos artesanais e tradicionais, elementos importantes do patrimônio histórico e cultural da sociedade paulista, mediante políticas públicas específicas.

2. Promover o debate sobre os marcos regulatórios para o uso das sementes crioulas.

3. Fortalecer a governança dos segmentos artesanais e tradicionais com objetivo de desenvolver projetos coletivos de desenvolvimento setorial e territorial como os arranjos produtivos locais, indicações geográficas, marcas coletivas, selos e rotas turísticas.

4. Reduzir desperdícios e proporcionar maior eficiência às cadeias de produção da agroindústria paulista.

5. Promover a oferta de alimentos nutritivos e seguros à sociedade, com base na difusão das normas vigentes e das boas práticas de fabricação.

6. Agregar mais qualidade e valor aos produtos artesanais paulistas mediante inovação de gestão, organizacional e tecnológica para que ampliem a competitividade destes nos diferentes mercados.

7. Ampliar a geração de renda e empregos no Estado de São Paulo de forma a contribuir para o aumento do PIB Paulista.

Metodologia

Reconhecimento das lideranças e caracterização da governança das cadeias e territórios.

 

Aplicação de questionários com as lideranças identificadas

 

Realização de oficinas junto às lideranças, mediante emprego de metodologias como CANVAS/ design Thinking.

 

Conservação das sementes crioulas

 

Proposição de soluções, mediante encaminhamentos de adequações  das normas, de projetos tecnológicos, de inovação, de cursos de capacitação e orientação, além de políticas públicas de fomento.

Ver detalhes do projeto

  Cristina Fachini      IAC

ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DE DOENÇAS FÚNGICAS PÓS-COLHEITA EM LIMA ÁCIDA TAHITI

n° SGP 2564

O Brasil ocupa a primeira posição em produção de frutos cítricos no mundo, entre os quais estão laranjas, limões e tangerinas. Lima ácida e limões atingiram uma produção de 1,5 milhão t em 2019, com exportação em torno de 9% em 2021. As doenças pós-colheita acarretam perdas significativas e o manejo de controle é feito com sanitizantes e fungicidas, porém produtos alternativos como óleos essenciais vêm sendo requeridos visando segurança do alimento. Este projeto tem por objetivo avaliar o efeito antifúngico de óleos essenciais in vitro sobre Penicillium digitatum, bem como, estudar diferentes formas de aplicação de óleo essencial em lima ácida Tahiti pós-colheita, visando o controle do bolor verde e a conservação da qualidade dos frutos. Será feita a avaliação da atividade antifúngica dos óleos essenciais (OE) de tomilho e orégano, in vitro, por contato e volatilização. Posteriormente, o OE mais promissor no screening, será avaliado in vivo, sobre lima ácida Tahiti inoculada, em diferentes formas de aplicação, em efeito curativo e protetivo. Ao final, pretende-se realizar um ensaio comparativo do efeito do OE com outros produtos (sanitizante e fungicida), em armazenamento refrigerado, seguido de condições ambiente, com análises fitopatológicas (incidência e severidade do bolor verde), e análises físico-químicas (perda de massa, cor da casca, sólidos solúveis, acidez titulável e ratio). O delineamento dos experimentos será inteiramente casualizado e os resultados serão submetidos à análise de variância e teste de Tukey (p<0,05), com regressão polinomial quando conveniente.

Ver detalhes do projeto

  Eliane Aparecida Benato Rodrigues da Silva      IAC

Monitoramento Agrometeorológico associado à Previsão do Tempo para regiões cafeeiras do Estado de São Paulo

n° SGP 2563

O cultivo de café sofre influência direta das condições climáticas, principalmente chuva e temperatura, e variações em cada fase fenológica. Uma ferramenta essencial a ser empregada em benefício da cafeicultura é a previsão do tempo, a qual pode gerar informações úteis e detalhadas em relação às condições climáticas futuras, a curto (10), médio (30) e longo prazo (90 dias) e de extrema importância para o planejamento das atividade agrícolas a serem realizadas, auxiliando o agricultor na tomada de decisões referentes ao calendário agrícola, plantio, manejo e tratos culturais, visando o aumento da produtividade e qualidade. Outra aplicabilidade do uso da previsão do tempo é a emissão de alertas para eventos extremos (secas, geadas, precipitação e temperaturas elevadas e baixa umidade do ar), informações essas que auxiliam na prevenção de danos aos equipamentos agrícolas ou perdas expressivas nas lavouras. As condições climáticas verificadas durante o ciclo do cafeeiro interferem diretamente no desenvolvimento das plantas e nas condições fitossanitárias, pois proporcionam condições microclimáticas favoráveis à ocorrência pragas e doenças. Um entrave ainda relacionado à previsão do tempo, é a confiabilidade dos dados a médio e longo prazo (acima de 30 dias), pois não há estudos que indicam um período o qual esses possam ser utilizados sem que sofram alterações significativas, sem alterar o planejamento agrícola. Assim, o presente trabalho, objetiva verificar a confiabilidade dos dados de previsão de tempo, para que sejam aplicados de forma eficaz  no planejamento seguro e confiável a curto, médio e longo prazo, na produção de café, no estado de São Paulo. Dentre as atividades propostas para se alcançar os resultados, serão desenvolvidas atividades referentes ao monitoramento climático e fenológico, uso de modelos agrometeorológicos para estimativa de época de floração e maturação de café, utilizando dados de previsão do tempo e validados com dados de observação no campo

Ver detalhes do projeto

  Angelica Prela Pantano      IAC

Avaliação de compostos bioativos e atividade antioxidante de citros tratados com Granblack®

n° SGP 2562

O projeto tem como objetivo a avaliação de compostos bioativos e atividade antioxidante de laranjas tratadas no campo com o produto Granblack®.O fertilizante foliar GRANBLACK® é um produto sustentável que reduz a queda de fruto, evita o estresse oxidativo e auxilia no manejo do greening. Esse produto possui ação antioxidante e atua na rota da glutationa ajudando na detoxificação dos radicais livres da planta. Diante disso, tem-se como hipótese que os frutos colhidos das plantas tratadas com este produto possam vir a ter características diferenciadas quanto aos compostos bioativos e atividade antioxidante.

Ver detalhes do projeto

  Juliana Sanches de Laurentiz      IAC

Práticas da Agricultura Conservacionista integradas ao sistema de produção de tomate ?Tomatec?

n° SGP 2544

Na agricultura contemporânea há anseio de todos por sistemas de produção com menor impacto ambiental, preservação dos recursos naturais e menor dependência de insumos agrícolas. Nesse contexto o presente trabalho almeja a integração do sistema ‘Tomatec’ de produção de tomate com conceitos agronômicos da Agricultura Conservacionista. Para isso planeja-se condução de experimento científico e divulgação dos resultados e da tecnologia por via de dias de campo, palestras e conferências. O experimento científico terá como objetivo o estudo do desempenho de plantas de cobertura para produção de mulch orgânico para o cultivo do tomateiro. Também buscaremos avaliar aplicação de microorganismos eficazes na decomposição do mulching orgânico e mineralização dos nutrientes da matéria orgânica. Para isso o experimento será delineado em blocos casualizados com parcelas subdivididas com 4 repetições (2x2x4) totalizando 16 unidades experimentais. Os tratamentos experimentais principais serão duas plantas de cobertura, milheto e crotalária juncea e o secundário será com e sem aplicação de microorganismos sobre o mulching orgânico das plantas de cobertura. As características avaliadas serão o incremento da matéria orgânica no solo, a resistência a penetração com o uso de penetrógrafos, a produção de biomassa seca das plantas de cobertura, o crescimento e estado nutricional do tomateiro, o uso de biossensor para determinar o grau de energia disponível na planta por meio do uso do glicosímetro, o estabelecimento de plantas daninhas e a incidência e severidade de doenças no cultivo do tomateiro. No projeto também está previsto a demonstração do campo experimental com a realização de dias de campo, assim como a divulgação dos resultados em palestras e em artigos técnicos/científicos.    

Ver detalhes do projeto

  Roberto Botelho Ferraz Branco      IAC

Melhoramento por engenharia genética de variedades comerciais de citros para resistência a doenças bacterianas

n° SGP 2541

Estima-se que anualmente até 40 % das safras de alimentos são perdidas devido a problemas fitossanitários (http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/293049/). Além disso, o constante uso de defensivos vem ocasionado problemas ambientais e aumentando a resistência de pragas e fitopatógenos. Assim, é de extrema importância que novas estratégias sejam adotadas para um controle mais eficiente. Nesse cenário, a citricultura se destaca como de grande importância, uma vez que, o Brasil é o maior produtor de laranja do mundo. Porém, a citricultura vem enfrentando dificuldades devido a grande quantidade de pragas e doenças, o que aumenta o custo de produção e o impacto ambiental. Dentre as doenças bacterianas que mais afetam a cultura destacam-se o Huanglongbing (HLB), Cancro cítrico e Clorose Variegada do Citros (CVC). A partir dos conhecimentos adquiridos em genômica funcional, transformação genética e mais recentemente na edição do genoma, pretendemos nesse projeto Universal, integrar o melhoramento convencional com técnicas avançadas de melhoramento molecular e abordagens biotecnológicas, para geração de variedades com alto desempenho e com resistência a fitopatógenos. Para isso esse projeto será dividido em duas partes; i. Avaliação em condições de campo de variedades comerciais de laranja doce geneticamente modificadas (GM), quanto a resistência a patógenos, desenvolvimento fisiológico e qualidade do fruto; ii. Utilização de CRISPR-Cas9 para edição de genes de suscetibilidade visando resistência ao Cancro Cítrico. Atualmente, variedades comerciais de laranja doce superexpressando genes de resistência a patógenos, oriundos de trabalhos prévios da nossa equipe, encontra-se no campo (LPMA 01250.026812/2018-33). Ainda, vetores CRISPR-Cas9 para edição de três regiões genômicas de genes alvos de suscetibilidade ao cancro cítrico, já foram desenvolvidos pelo nosso grupo, e a tecnologia será aplicada durante o desenvolvimento desse projeto. 

Ver detalhes do projeto

  Alessandra Alves de Souza      IAC

Variabilidade espaço-temporal de respostas fisiológicas e aclimatação em plantas de arroz sob salinidade

n° SGP 2531

Os mecanismos responsáveis pela aclimatação das plantas aos estímulos externos ainda permanecem pouco conhecidos, o que limita a manipulação desses processos para a obtenção de fenótipos com maior resiliência a estresses ambientais. Parte dessa limitação se deve ao fato de que tais respostas ocorrem em diferentes escalas de tempo e com diferentes sensibilidades locais nos diversos módulos que formam as plantas (ex. folhas em diferentes posições espaciais e com diferentes idades fisiológicas). Isso se deve ao fato de que geralmente estudos dessa natureza são desenvolvidos em plantas modelo sob condições controladas e raramente envolvem uma perspectiva integradora

Neste contexto, o foco do presente estudo é desenvolver uma abordagem integrativa das relações entre a planta e seu ambiente, utilizando como modelo de estudo plantas de arroz submetidas a condições de salinidade, que é um forte limitador da produção agrícola em áreas de várzea. A partir de experimentos delineados baseados em perguntas específicas, pretende-se testar a hipótese principal de que a variabilidade espaço-temporal das respostas à salinidade possui uma estreita relação com a capacidade de aclimatação de plantas de arroz às condições adversas. Pretende-se demonstrar que uma alta variabilidade espaço-temporal confere maior resiliência às plantas, especialmente sob condições de estresse recorrente e/ou diferentes níveis de controle ambiental, quando efeitos da memória da planta podem emergir na forma de uma nova propriedade ou característica fisiológica. As análises serão realizadas em diferentes órgãos da planta (dimensão espacial) avaliando desde alterações epigenéticas, expressão de genes do ritmo circadiano, atividade de enzimas antioxidantes, dinâmica metabólica e das trocas gasosas e crescimento. As avaliações serão realizadas com frequência de amostragem (dimensão temporal) ao longo da evolução das respostas à salinidade, em função do tempo.

Ver detalhes do projeto

  Eduardo Caruso Machado      IAC

Monitoramento climático para controle de doenças fúngicas em batata (var. Ágata)

n° SGP 2526

O Cultivo da batata, é altamente praticado na região de Casa Branca (SP), com grandes áreas de cultivo irrigado. Sabe-se que essa cultura é altamente acometida por doenças fúngicas, que são favorecidas pelo microclima devido ao manejo irrigado e o controle de tais doenças atualmente é feito de forma preventiva com doses ja pré estabelecidas de produtos agroquímicos. Esse controle vem sendo realizado há vários anos, sem alterações em doses ou outras formas alternativas de controle devido ao risco de perdas de produtividde ou qualidade do produto, prejudicando o mercado. 

Os objetivos desse projeto são: monitorar a ocorrência de doenças; testar volumes de produtos (diferentes do usados normalmente) para controle de doenças; monitorar condição climática sob pivô, em dois ambientes, pois embora seja sob o mesmo pivô, supõe-se que ocorra formação de microclima devido a declividade do terreno; analisar controle de doenças com doses diferentes e ao final poder relacionar ocorrência de doenças x clima (temperatura, precipitação, umidade relativa do ar) e a capacidade de controle das mesmas.

Metodologia e Atividades propostas

Cada tratamento será composto por blocos de 5 ruas com 5 metros. As avaliações serão realizadas nas 3 ruas centrais sendo que as duas ruas laterais de cada bloco, serão consideradas bordaduras. As plantas das 3 linhas centrais serão consideradas as repetições.

Esse esquema será montado em dois pontos, embaixo do pivô.

 

- Tratamentos

- Testemunha -  controle 100% da dose, conforme rotina da propriedade;

- T1-  aplicação de 75% da dose total – em todas as aplicações;

- T2 - aplicação de 50% da dose total – em todas as aplicações;

- T3 – aplicação alternada – uma sim, outra não (seguindo rotina da testemunha), com 100% da dose;

- T4 – Controle alternado -  químico (dose cheia) – biológico (sugestão do Luciano).

Obs. Em caso de aplicação aérea, deverá ser mantida em todas as parcelas, devido a impossibilidade de evitar aplicação em tais parcelas. No entanto, caso haja essa aplicação, a próxima será de acordo com os tratamentos propostos.

- Monitoramento de doenças

O monitoramento de doenças será realizado por um funcionário da propriedade já treinado, seguindo a rotina já estabelecida. Será observada a presença ou não da doença e a porcentagem de infecção a cada 4 dias.

- Avaliação pós-colheita 

Os tubérculos de cada tratamento, 3 linhas centrais, serão colhidos e acondicionados em recipientes apropriados, separados por tratamento e encaminhados para laboratório (Instituto Agronômico, Campinas), para as seguintes avaliações: fitossanidade, número, tamanho, peso e diâmetro médio de tubérculos por tratamento.

Correlação entre tratamentos, condição dos tubérculos e clima

- Nesse item, serão realizadas: * análises estatísticas dos resultados obtidos, com objetivo de identificar variações entre os tratamentos e o controle de doenças;

* Identificação das condições climáticas favoráveis à ocorrência de doenças, com objetivo de quantificar o momento favorável para início do aparecimento das mesmas e o momento em que as mesmas começam a causar danos considerados prejudiciais a cultura.

-Monitoramento climático

Serão monitoradas duas áreas com cultivo de batata (variedade Ágata). Em cada área será instalada uma estação meteorológica automática para obtenção dos dados de clima (temperatura, precipitação e umidade relativa do ar), visando identificação de diferentes microclimas devido a declividade do terreno. Também será feita a validação entre dados climáticos observados e dados previstos durante o período de cultivo (ciclo).

       - Boletim Climático mensal – emitido sempre na primeira semana, com dados do mês anterior, das estações meteorológicas instaladas na propriedade;

Ver detalhes do projeto

  Angelica Prela Pantano      IAC

Estratégias biotecnológicas e genômicas para qualidade, produtividade e manejo sustentável de citros, café e cana-de-açúcar no Estado de São Paulo

n° SGP 2521

NPOP-IAC, com sede no IAC em Campinas, tem como objetivo estratégico principal ampliar a base científica e tecnológica para solução de problemas bem definidos em três diferentes culturas do agro brasileiro, citros, cana-de-açúcar e café.  A escolha da linha temática genômica e biotecnologia justifica-se pelo atual estado da arte que os programas de melhoramento, com forte inserção de biotecnologia, têm no IAC. Apoiado por projetos com agências de fomento e/ou parcerias com empresas, esses programas, além de significativa base genética, representada por seu germoplasma, acumularam bases de dados de genomas, transcriptomas, genótipos geneticamente transformados e conhecimento genético-molecular de processos de interação biótica e abiótica, bem como processos bioquímicos importantes na expressão de características fenotípicas e agronômicas.  Ao focalizar as três mais importantes cadeias do agronegócio paulistao NPOP- IAC alinha-se com a necessidade de buscar soluções que podem ter alto impacto no setor e no Estado. Juntas as três cadeias têm valores de bruto de produção da ordem de 55 (citros), 97 (café) e 255 (cana) bilhões de reais, com o Estado de São Paulo representando 52, 12 e 48 % da produção nacional, respectivamente. Em que pese a importância dessas cadeias de produção do agro elas têm desafios científicos e tecnológicos que necessitam ser abordados. Tais desafios limitam sua manutenção, reduzem competitividade, aumentam custos e impactam o meio ambiente com suas atuais soluções.  Em cada uma das três culturas abordadas no NPOP-IAC são focalizados problemas específicos com propostas de solução. Em citros, o foco será a doença conhecida como huanglongbing (HLB), considerada a mais devatadoras doenças de citros no mundo. A proposta focalizará três linhas de atuação: avaliação de citros geneticamente modificados (GM) em ensaios de campo (em andamento), edição gênica por CRISPR para reduzir a resposta de hipersensibilidade (HR) de plantas infectadas pela bactéria do HLB (em andamento) e genotipagem e uso de porta-enxertos tolerantes ao HLB e que induzem menor porte da variedade copa para novo sistema de produção (em andamento).  Potencializando informações genéticas do programa de melhoramento de café no IAC, o NPOP-IAC focalizará seus esforços na geração de genótipos comerciais de café arábica com baixo teor de cafeína. Tais genótipos estão sendo produzidos por melhoramento tradicional, mas serão também obtidos por silenciamento de genes da via de síntese de cafeína previamente selecionados. Existe demanda mundial para cafés especiais, especialmente com baixo teor de cafeína.  Em parceiras com o setor privado, o NPOP-IAC continuará a geração e avaliação de novos genótipos de cana-de-açúcar GM, focalizando principalmente a geração de biomassa para etanol de segunda geração e resistência a doenças. A complexidade genética de cana-de-açúcar não deverá ser obstáculo para edição gênica com alvos bem definidos e em cultivares já aprovadas agronomicamente.   

Ver detalhes do projeto

  Mariângela Cristofani-Yaly      IAC

Avaliação de resultados e impactos do Programa de Melhoramento Genético de Feijão do IAC

n° SGP 2512

O objetivo do projeto é desenvolver e aplicar método de avaliação de resultados e impactos para o Programa de Melhoramento Genético do Feijoeiro - Instituto Agronômico, com vistas à orientação do planejamento e gestão da P&D, de estratégias de transferência de tecnologias e de fomento à inovação. A pesquisa será fundamentada por diretrizes que devem nortear a proposição de métodos de avaliação de resultados e impactos de P&D agrícola, a saber: a natureza das atividades de C,T&I; o modelo de P&D; a multifuncionalidade da agricultura e as especificidades dos estudos de caso.

Destaca-se, que este projeto apresenta um caráter científico e inovador ao oferecer como um de seus resultados principais um modelo de avaliação de resultado e impactos para o IAC e outras organizações interessadas, que atuam no ambiente de PD&I com feijão.

Ver detalhes do projeto

  Luiza Maria Capanema Bezerra      IAC

MELHORAMENTO GENÉTICO FEIJÕES ESPECIAIS, OUTROS PULSES E GERGELIM PARA DIFERENTES MERCADOS

n° SGP 2461

O feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) é a leguminosa mais importante como fonte de proteína vegetal para a população brasileira, atende à alimentação dos diversos estratos de classes de renda ao apresentar baixo impacto no orçamento das famílias, quando comparado com dietas baseadas em proteína animal. Além do feijoeiro comum, existem outras espécies cultivadas no Brasil, denominadas como PULSES ou Puls (“sopa grossa”), ou seja, são as leguminosas secas e, no Brasil, seus representantes mais conhecidos são além do feijão comum, os feijões Vigna sp. (V. mungo, V. radiata, V. angularis, V. umbellata e V. unguiculata), a ervilha, a lentilha e o grão-de-bico. No Brasil, a espécie de Vigna mais conhecida é o feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp), conhecido por vários nomes como feijão-macassar e feijão-de-corda (na região Nordeste); feijão-de-praia, feijão-da-colônia e feijão-de-estrada (região Norte) e feijão-miúdo (região Sul). O gergelim, Sesamum indicum L., é uma cultura cujas evidencias de sua prática datam do início da civilização. Possivelmente, seja originária da Índia e da região em que onde hoje é o Paquistão. Em escavações realizadas em sítios da civilização hindu foi encontrado gergelim em estratos atribuídos a 3050-3500 a.C. As evidências de cultivos desses tempos indicam que a extração do óleo era a principal atividade. Atualmente, o gergelim tem se destacado pela forte demanda e consumo por países asiáticos e europeus e o Brasil tem demonstrado apto para a produção em grande escala, no entanto, a disponibilidade de cultivares melhoradas adaptadas ao país e de sementes certificadas tem sido um freio para a expansão da cultura.

Esta pesquisa desenvolverá atividades de melhoramento genético, avaliação de populações segregantes e ensaios regionais com linhagens avançadas para as culturas de feijão especiais, pulses (mungo e adzuki) e gergelim adaptadas regionalmente em SP e nos principais estados produtores como MT, MS, GO, MG TO e DF. Após a obtenção de cultivares e registro no MAPA-RNC, estas novas cultivares serão licenciadas para a iniciativa privada para produção de sementes.

O objetivo principal será: Avaliar germoplasma, promover o melhoramento genético, multiplicar e licenciar sementes de cultivares de feijões: comum (Phaseolus vulgaris L.) e vignas, bem como gergelim, para o mercado brasileiro e também para exportação.

Objetivos específicos: i) promover por meio de novos cultivares, o mercado de feijão no Brasil para o consumo de feijões especiais; ii) promover por meio de novos cultivares o comércio de espécies de feijão Vigna sp. e gergelim em diferentes mercados; iii) realizar capacitação de técnicos para produção de feijões e outras espécies de Pulses (Vigna e gergelim) com qualidade no mercado nacional e internacional.

Ver detalhes do projeto

  Sérgio Augusto Morais Carbonell      IAC

Qualificador individual de frutos e hortaliças pela avaliação da conformidade do perfil, teor de umidade e teor de sólidos solúveis (açucares).

n° SGP 2453

Existe no mundo bem como no Brasil, a necessidade de determinar a perfeita conformac?a?o, bem como o grau de maturac?a?o de frutas e hortalic?as assegurando assim a qualidade do produto, agregando-se a este desenvolvimento valor de mercado. Para alcanc?ar este resultado sera? desenvolvido um equipamento para esta atividade, utilizando-se formas conjugadas de te?cnicas de ultrassom associado a? te?cnicas de ana?lise de imagens digitais. O equipamento de forma continua, ira? realizar a segregac?a?o de indivi?duos em na?o conformidade aos padro?es estipulados pelo cliente. As te?cnicas de ana?lise de imagens sa?o de extrema importa?ncia para localizac?a?o espacial, determinac?a?o da forma e tamanho dos frutos e hortalic?as no sistema de selec?a?o, propiciando a determinac?a?o dos pontos a serem utilizados pelo utltrassom, visto que, para determinac?a?o da concentrac?a?o de a?gua e o teor de ac?ucares do fruto, e? determinado pela variac?a?o do tempo de percolac?a?o da onda no material durante o processo, utilizando-se para isso a lavagem como acoplante. Espera-se com este equipamento executar uma melhor selec?a?o de frutas e hortalic?as, agregando valor ao produto nacional visando sua qualificac?a?o, buscando atender normas internacionais. Ale?m disso, pela selec?a?o gene?tica auxiliar no desenvolvimento de para?metros para o aprimoramento da cultura. Por ser um projeto inovador, este acaba impactando no desenvolvimento tecnolo?gico da empresa, bem como prospectando novos nego?cios de inovac?a?o em um mercado inexistente no Brasil. “O mercado de qualificac?a?o agri?cola”.

Ver detalhes do projeto

  Maria Aparecida Lima      IAC

Efeito de promotores de crescimento na produção de mudas de hortaliças

n° SGP 2412

A produção de mudas de alta qualidade exige especificidade do produtor ou viverista e uso de alta tecnologia, dentre as quais vale ressaltar o uso de bandejas de polietileno, substratos inertes e de fácil manuseio, controle e automatização ambiental, fertirrigação com produtos de alta solubilidade, controle fitossanitário apurado com o uso de inseticidas e fungicidas modernos de alta eficiência, inoculantes, biostimulantes e biorreguladores de crescimento, mas que contenham todos baixo impacto ambiental. Nesse sentido, o uso de bactérias promotoras de crescimento de plantas, como o Bacillus spp. podem impactar positivamente na produção de plantas,  pelo aumento no rendimento e, uma vez que podem atuar indiretamente na supressão de doenças e diretamente pela produção ou alteração da concentração de fitohormônios, fixação de nitrogênio atmosférico, solubilização de nutrientes, oxidação do enxofre e aumento de permeabilidade das raízes.

Embora escassos os trabalhos de pesquisa com mudas de hortaliças, há fortes evidências que os efeitos fisiológicos proporcionados pela aplicação desses produtos manifestam-se já na fase inicial do desenvolvimento das plantas e estes efeitos poderão ser transmitidos muito mais cedo para as plantas no campo, o que é extremamente interessante para as culturas hortícolas com problemas de incidência precoce de pragas e doenças. Diante deste contexto e da necessidade de novas informações acerca da eficiência do uso de produtos a base de Bacillus amyloliquefaciens na produção de mudas e desenvolvimento inicial de hortaliças, realizar-se-á o presente projeto de pesquisa.

Ver detalhes do projeto

  Thiago Leandro Factor      IAC

Adubação Orgânica no desenvolvimento inicial na cultura da macadâmia

n° SGP 2406

O uso de adubação orgânica foi desestimulado no período inicial da expansão da cultura da macadâmia no Brasil (Dieberer e Mariano Neto, 1985), criando alguns paradigmas sobre o uso da adubação orgânica nessa cultura.  Esclarecer os benefícios da adubação orgânica no cultivo da macadâmia pode promover uma melhor nutrição às plantas, acelerando o desenvolvimento inicial, diminuindo o período juvenil e promovendo o aumento das produtividades. Além disso, desmistificar que o uso de adubação orgânica não seja benefico para cultura, abre espaço para iniciar a produção de macadâmia orgânica pelos produtores.   Aperfeiçoar os manejos propostos para cultura da macadâmia visando a redução do período juvenil e a ampliação da produtividade dos pomares através do uso da adubação orgânica será o objetivo. Serão testadas doses do fertilizante Terafértil, provenientes de lodo de esgoto da empresa Tera Ambiental Ltda., já fez o depósito para custear o presente projeto (FUNDEPAG n 20202342), conforme o item 7 do anexo. O delineamento escolhido foi o inteiramente casualizado, com 4 repetições de 6 tratamentos: doses do fertilizante (0, 1, 2, 4, 8 e 16, kg.planta-1). As parcelas foram demarcadas e o composto distribuido.

Ver detalhes do projeto

  Marcos José Perdoná      AR / IAC

PRODUTIVIDADE DE BATATA-DOCE E PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS DE SOLO EM FUNÇÃO DE USO DE COMPOSTO ORGÂNICO

n° SGP 2394

A batata-doce é uma planta originada da América Latina e suas raízes tuberosas correspondem ao sexto mais importante alimento produzido no mundo, sendo que em países em desenvolvimento é o principal alimento (CIP, 2010). A cultura produz grande quantidade de alimento por unidade de área e de tempo, aproveitando curtos períodos chuvosos e resistindo a períodos de seca, além de produzir em solos com baixa fertilidade (INTERNATIONAL POTATO CENTER, 2008).

No Brasil, a cultura é explorada em todas as regiões brasileiras e a baixa produtividade da cultura deve-se ao fato de apresentar fácil cultivo e ser resistente a pragas e doenças, o que incentiva o baixo investimento em tecnologia na cultura (SILVA; LOPES; MAGALHÃES, 2002). Entretanto, embora seja uma planta rústica, apresenta incremento na produtividade de raízes quando há melhoria das condições físicas e químicas do solo (BARRERA, 1989).

A baixa fertilidade dos solos utilizados para o cultivo da batata-doce associada ao manejo inadequado dos mesmos resulta em queda de produtividade da raiz tuberosa e da renda do produtor. No entanto, a reposição de nutrientes e o incremento da qualidade de solos podem ser realizados por meio da adição de fertilizantes minerais, matéria orgânica ou da combinação de ambos (SHANGAKKARA; LIEDGENS; STAMP, 2004).

A resposta da batata-doce à adubação depende das condições do solo. Quando cultivada em solos com fertilidade média a alta, geralmente há pouca ou nenhuma resposta à adubação, enquanto que em solos com baixa fertilidade a cultura apresenta incremento de produtividade quando há o uso de fertilizantes. No entanto, o excesso de determinados nutrientes pode resultar em baixa produtividade de raízes tuberosas (SILVA; LOPES; MAGALHÃES, 2002), o que implica que a aplicação de fertilizantes deve disponibilizar os nutrientes em quantidades adequadas à cultura.

As raízes tuberosas representam a grande fonte de exportação de nutrientes pela cultura, e a ordem de extração de nutrientes por plantas de batata-doce é: N>K>Ca>Mg>P>S>Mn>B>Zn>Fe>Cu (ECHER; DOMINATO; CRESTE, 2009).

Em trabalho de Rós, Narita e Hirata (2014) foram comparadas as produtividades da cultura da batata-doce obtidas com a utilização de adubação orgânica, adubação química e a combinação de ambas, verificando-se que a adubação orgânica isolada ou em conjunto com a química promove os melhores resultados. A adubação orgânica realizada por meio de esterco bovino (OLIVEIRA et al. (2010) e esterco de galinha (RÓS; NARITA; HIRATA, 2014) tem demonstrado aumento considerável de produtividade da cultura. No entanto, há outras fontes de adubos orgânicos, oriundos de compostagem, que precisam ser testados. A obtenção de gelatina a partir de matéria prima animal, por exemplo, implica na produção de resíduos que, quando devidamente compostados, podem resultar em fertilizante orgânico com ampla possibilidade de uso em agricultura.

Objetivos 

  1. avaliar a influência do uso de fertilizante orgânico, obtido a partir da compostagem de resíduo industrial, sobre as produtividades total e comercial da cultura da batata-doce, e 
  2. avaliar a influência do uso de fertilizante orgânico, obtido a partir da compostagem de resíduo industrial, sobre as sobre propriedades físicas e químicas do solo.
Ver detalhes do projeto

  Amarílis Beraldo Rós      AR / IAC

Crosta negra em seringueira: agente causal, influência ambiental na pré-penetração em diferentes clones seringueira, seleção de clones resistentes e controle biológico em clone comercial

n° SGP 2390

A seringueira (Hevea brasiliensis Müell. Arg.) é uma espécie oriunda da região amazônica,
amplamente cultivada no Brasil. No decorrer destes últimos anos, com as mudanças climáticas
somadas a fatores como expansão dos seringais para diferentes localidades com diferentes
condições ambientais, a ocorrência de uma doença que sempre foi tratada como secundária, a
crosta negra, vem se tornando preocupante devido a queda precoce das folhas de seringueiras
Esta doença vem sendo associada aos fungos Phyllachora huberi e Rosenscheldiella heveae,
que podem ocorrer de forma isolada em conjunto. Pelo fato desta doença ter sido tratada como
de baixa importância em seringais, estudos relacionados a ela são escassos. Desta forma,
informações atualizadas que visem determinar quais espécies de Phyllachora e
Rosenscheldiella ocorrem e quais prevalecem nas principais regiões produtoras de seringueira
e que caracterizem as populações do patógeno são importantes para o país. Assim, este
trabalho tem como objetivo identificar e caracterizar espécies de fungos associadas associados
à crosta negra da seringueira em diferentes Estados brasileiros. Para isso, serão realizadas
análises filogenéticas, utilizando sequências parciais da subunidade parcial rDNA (28S, LSU),
região ribossomal rDNA (18S, SSU) e da região do ITS-5.8S rDNA dos isolados coletados.
Os isolados também serão caracterizados patogenicamente por meio da inoculação no clone
RRIM600. Este trabalho também pretende avaliar a reação de diferentes clones a doença para
encontrar uma fonte de resistência e estudar uma forma de controle da doença com agentes
biológicos isolados a microfauna de folhas de seringueira. Finalmente, Phyllachora e
Rosenscheldiella serão avaliados quanto aos percentuais de conídios germinados durante a
fase de pré-penetração e sua penetração em folíolos de seringueira, sob influência de
diferentes temperaturas e períodos de molhamento.

 

 


 

Ver detalhes do projeto

  Erivaldo José Scaloppi Junior      IAC

Desenvolvimento de nanoformulações visando o manejo sustentável de fitopatógenos de importância agrícola

n° SGP 2378

Pretende-se desenvolver estratégias inovadoras utilizando a nanobiotecnologia para o controle de Xanthomonas citri subsp. citri, causadora do cancro cítrico, Candidatus liberibacter, responsável pelo Greening dos citros, além de Xanthomonas spp. causadoras da mancha bacteriana do tomateiro. Será realizada uma prospecção de fontes biológicas para o desenvolvimento dos nanossistemas. Aquelas que se mostrarem eficazes na formação dos nanomateriais serão avaliados quanto às suas propriedades bactericidas e/ou bacteriostáticas além do seu efeito nas plantas-alvo no controle dos fitopatógenos. Este efeito nas plantas também será avaliado utilizando técnicas de genômica e proteômica. A partir destas fontes biológicas e sustentáveis, pretende-se gerar nanoformulações para aplicação direta na planta visando a inibição de crescimento do fitopatógeno ou indução de resistência na planta. Além disso, espera-se desenvolver uma nanoformulação para o carreamento de ácidos nucléicos visando ao silenciamento de genes de suscetibilidade na planta e/ou virulência no patógeno, resultando no controle da doença. Nesta etapa do trabalho, oligonucleotídeos antissenso (livres e/ou nanoencapsulados) serão utilizados para a obtenção do silenciamento gênico. Esta abordagem será realizada em estreita colaboração com a Dra. Laurence Bindschedler da RHUL (Royal Holloway University of London), que apresenta grande expertise neste tema. Os resultados obtidos poderão ser expandidos para outros patógenos e culturas de importância para o país e têm um grande potencial para a geração de produtos sustentáveis, de baixo impacto ao meio ambiente, estando assim totalmente alinhados às premissas da Bioeconomia.

Ver detalhes do projeto

  Alessandra Alves de Souza      IAC

Doses e Épocas de Aplicação de Potássio e Omissão de Fósforo em Sistemas Produtivos de Soja e Milho Safrinha

n° SGP 2372

Na maioria das lavouras da região centro-oeste brasileira é empregada a adubação a lanço porque as estruturas operacionais não atenderem, sem atraso, à demanda da operação conjunta de semeadura e adubação no sulco.

Tem-se empregado também a adubação de sistemas produtivos, contemplando a sucessão de soja e milho safrinha, em vez de cada cultura isoladamente. Assim, em solos de fertilidade construída (acidez corrigida e teores de fósforo e potássio acima do nível crítico), a recomendação da adubação é feita por ano agrícola, e não exclusivamente para cada cultura, utilizando como referência a reposição dos nutrientes exportados pelos grãos.

Estudos realizados recentemente pelo IAC no estado de Mato Grosso, em parceria com a Fundação MT, revelaram o efeito de arranque da adubação fosfatada no milho safrinha, associado ao nitrogênio e enxofre, aumentando sua produtividade, sem prejuízo na soja em sucessão, onde o fósforo deixou de ser aplicado parcialmente ou totalmente. Verificou-se ainda baixa frequência de resposta ao potássio na cultura do milho safrinha, não obstante o seu elevado acúmulo na parte aérea da planta. 

Falta definir se é possível retirar a aplicação de potássio da cultura do milho safrinha e aplicar a quantidade exportada pelo milho juntamente com a do potássio da soja, fazendo toda aplicação do potássio na soja. Para tanto, é necessário a realização de pesquisas em solos contrastantes quanto a textura do solo, incluindo os solos arenosos que, por apresentarem maior lixiviação deste nutriente em profundidade, podem ser necessário a aplicação do potássio nas duas culturas.

Os objetivos do projeto são: a) definir quando aplicar e as doses de potássio (K) na sucessão soja e milho safrinha; b) confirmar a importância da aplicação de parte do fósforo (P) no milho safrinha em relação à aplicação total na soja; c) verificar a viabilidade de aplicação de dose total de nitrogênio (N) na semeadura do milho safrinha em relação à sua aplicação em cobertura.

O trabalho está sendo desenvolvido no campo durante dois anos agrícolas, começando em outubro de 2018 e finalizando em agosto de 2020, em duas áreas experimentais no Mato Grosso. O local 1 é em Sorriso, na estação de pesquisa da Mundo Agri, e o local 2 é em Vera, na estação de pesquisa Mulinari Consultoria. A área 1 se destaca pelos maiores teores de argila, correção da acidez do solo e maiores teores de S e micronutrientes. Na camada 0-20 cm, a área 1 (Mundo Agri) apresenta 322 g kg-1 de areia, 138 g kg-1 de silte e 540 g kg-1 de argila e a área 2 (Mulinari), 699 g kg-1 de areia, 51 g kg-1 de silte e 250 g kg-1.  

O delineamento experimental é de blocos ao acaso em esquema fatorial 2x2x4+6, com quatro repetições. O primeiro fator é referente ao fósforo (aplicação nas duas culturas vs omissão no milho safrinha) e o segundo e terceiro são relativos ao potássio: cultura adubada (soja ou milho) e doses (0, 60, 120 e 180 kg/ha de K2O). Empregam-se ainda seis tratamentos extras, que contemplaram duas testemunhas: uma absoluta (sem P e K) e outra com ausência apenas de P, e quatro tratamentos com aplicação de 90 kg/ha de P2O5 na soja e apenas 30 kg/ha de P2O5 no milho safrinha, com diferentes variações no K.  No total serão 88 parcelas com 10 linhas (2 passadas de 5 linhas) no espaçamento 45 e 50 cm (4,5 m e 5,0 m de largura) e 10 metros de comprimento (45 e 50 m2), nas áreas 2 (Mulinari) e 1 (Mundo Agri), respectivamente (aproximadamente 0,4 ha em cada local).

Ver detalhes do projeto

  Aildson Pereira Duarte      IAC

Avaliação Regional de Cultivares de Milho no Estado de São Paulo

n° SGP 2369

Em face da grande quantidade de cultivares comerciais de milho, da rapidez da sua substituição no mercado e da heterogeneidade das condições ambientais e do nível tecnológico das lavouras, faz-se necessário o estudo contínuo do desempenho dos materiais comerciais nas principais regiões do Estado.

A produtividade de grãos é resultado da interação entre o potencial genético das cultivares e o ambiente. Assim, a adequação da cultivar ao ambiente e/ou a melhoria deste para atender às exigências do genótipo permitem maximizar a exploração das sementes melhoradas e, consequentemente, proporcionam aumentos de produtividade sem alterar os custos.  

Em áreas geográficas extensas, como a do Estado de São Paulo, a avaliação regionalizada de cultivares permite conhecer melhor os ambientes onde cada cultivar se sobressai e comparar suas vantagens e limitações nas diferentes regiões. Para operacionalizar esse tipo de estudo é necessário sua estratificação e a instalação de número suficiente de ensaios para representar as condições edafoclimáticas e os sistemas de produção predominantes nas regiões.

O sistema de avaliação regional de cultivares de milho do IAC, consolidado em 1995, é o resultado da interação entre o setor público (SAA e Faculdades de Agronomia) e a iniciativa privada (Empresas de Pesquisa e Produção de Sementes, Cooperativas e Associações de Produtores), visando à geração contínua de resultados sistematizados para orientar técnicos e agricultores na escolha dos cultivares. 

Avaliam-se as principais cultivares de milho disponíveis para os agricultores no Estado de São Paulo, utilizando como padrões as utilizadas com maior frequência nas lavouras em cada região. Tem sido avaliadas aproximadamente 60 cultivares por ano, as quais são representativas do mercado e apresentam grande variabilidade de suas características agronômicas. Há grande oferta de novos híbridos e, por ser um mercado muito dinâmico, ocorre a substituição da maioria do portfólio comercial das empresas a cada três anos.

Na estratificação dos ambientes do sistema, considerou-se principalmente a altitude e o tipo de solo. Na safra de verão, são três regiões: Centro, Sul e Norte/Noroeste.  A região Sul está na parte mais alta de São Paulo e estende da Rodovia Castelo Branco até a divisa do Estado do Paraná. A região Centro é limítrofe com Minas Gerais em áreas com altitudes iguais ou superiores a 600m, nas serras do mar e da Mantiqueira. A região Norte/Noroeste está abaixo de 600m, nas bacias dos rios Grande e Paraná e o pontal do Rio Paranapanema, onde ocorre uma extensa área com altitudes próximas ou inferiores a 400 m. Na safrinha são apenas duas regiões: O Médio Paranapanema e o Norte/Noroeste. O Médio Paranapanema situa-se na divisa do Paraná, apresentando, em comparação ao Norte/Noroeste, temperaturas mais amenas e deficiência hídrica menos acentuada no inverno.

Ver detalhes do projeto

  Aildson Pereira Duarte      IAC

Biofertizante QUE4BE em Culturas Anuais

n° SGP 2366

Devido aos problemas recorrentes de estresse hídrico nas culturas anuais no Oeste de São Paulo e em grande parte do território brasileiro, se tem estudado práticas de manejo que aumentam o armazenamento de água no solo e produtos que estimulam o desenvolvimento do sistema radicular em profundidade, tais como os biofertilizantes. Por definição, esses contêm princípio ativo ou agente orgânico, isento de substâncias agrotóxicas, capaz de atuar, direta ou indiretamente, sobre o todo ou parte das plantas cultivadas, elevando a sua produtividade, sem ter em conta o seu valor hormonal ou estimulante. O objetivo é estudar a eficiência agronômica do QUE4BE Compost Tea CF na cultura do milho, com possibilidade de estender esses estudos para a cultura da soja.O QUE4BE Compost Tea CF contém as bactérias Acinetobacter iwoffii, Bacillus thuringiensis, Stenatrophomanus maltephili e Acidoverax delafieldii mais enzimas e um catalizador. Serão instalados dois experimentos com milho verão nos municípios de Palmital e Votuporanga, em baixa altitude (450 a 480 m), onde ocorrem frequentemente estresses hídricos. O delineamento estatístico será o de blocos ao acaso com cinco tratamentos e seis repetições, sendo quatro doses do produto QUE4BE (zero; 4,5; 9,0 e 18 litros por hectare) mais um produto padrão comercial (Vorax, da empresa Microquimica, na dose 100 mL/ha). Serão avaliados o estande de plantas e o vigor inicial no estádio de cinco folhas, as datas de florescimento feminino e masculino, os índices de área foliar (IAF) e de clorofila na folha (SPAD), a massa seca das plantas nos estádios de florescimento e maturidade fisiológica dos grãos, a altura final de plantas e de espigas e a produtividade de grãos. Serão calculados o índice de colheita, o rendimento de grãos nas espigas, o acúmulo relativo de massa e de nutrientes nas plantas no estádio reprodutivo e a exportação total e relativa de nutrientes nos grãos. Para auxiliar a interpretação do efeito dos tratamentos, serão utilizados os dados climáticos de temperatura e precipitação pluvial em cada local.

Ver detalhes do projeto

  Aildson Pereira Duarte      IAC

Manejo da irrigação, floração e produção de laranjeiras e tangerineiras para consumo ?in natura?.

n° SGP 2360

O presente projeto tem por objetivo estabelecer parâmetros para manejo da irrigação com vistas ao uso eficiente da agua, floração de laranjeiras e tangerineiras para produção na safra e entressafra. O monitoramento do clima será realizado por meio de estação meteorológica automática (EMA) instalada na área de produção, onde serão monitorados dados de temperatura e umidade relativa do ar, a radiação solar e velocidade do vento a partir dos quais serão estimadas a demanda climática diária (evapotranspiração de referencia – Eto), o número de horas de frio abaixo de 13 e 15 ºC e o número de horas de calor acima de 35 ºC e 40 ºC. Os valores e as faixas de temperatura propostos para acompanhamento têm relação direta com as temperaturas basais inferiores e superior, para floração, polinização e pegamento dos frutos dos citros. Estimativa de evapotranspiração da cultura (ETc): será utilizada a expressão ETc = Kc. ETo. A evapotranspiração de referencia (ETo) será estimada pelo método de Penman-Monteith a partir dos dados coletados pela EMA. Os valores de coeficiente de cultura (Kc) serão estimados a partir de medidas realizadas nas plantas dos diferentes pomares monitorados (altura, diâmetro de copa, espaçamento, combinação copa –cavalo, método de irrigação) e pelas informações obtidas em pesquisas e na literatura. Além disto, os valores de Kc serão estimados pelo balanço hídrico de campo nas áreas aonde há sondas de monitoramento da umidade do solo e com isto verificar a adequação dos valores de Kc e também fornecer ferramentas para uso racional da água. Para caracterização do solo serão avaliadas parâmetros físicos e hídricos por meio de analise granulométrica, densidade e curva de retenção da agua no solo. Estes parâmetros serão utilizados na estimativa de balanço hídrico climatológico para a área e também o conhecimento da capacidade de retenção de agua no solo. Além disto, propõe se abertura de trincheiras para avaliação da distribuição radícular em áreas típicas, bem como para conhecimento da dimensão do bulbo úmido em áreas irrigadas por gotejamento.

Ver detalhes do projeto

  Regina Célia de Matos Pires      IAC

Avaliar a época de retorno da irrigação para promover a floração, o pegamento frutos e a produtividade da laranjeira Hamlin irrigada por gotejamento por meio de estratégia de manejo de água na região Norte do Estado de São Paulo

n° SGP 2359

O projeto tem por objetivo avaliar diferentes momentos e estratégias para o retorno da irrigação após o período de repouso aparente dos citros e seus efeitos na floração, pegamento dos frutos e produtividade da laranjeira Hamlin na região Norte do Estado de São Paulo.

O estudo de é realizado na região norte do estado de São Paulo, no município de Barretos em pomar de plantas adultas de laranjeira Hamlin enxertada em citrumeleiro Swingle. O experimento foi instalado em delineamento aleatorizado em blocos, sendo 8 tratamentos e 6 repetições, totalizando 48 parcelas. Os tratamentos avaliados constam de:
T1 – Não irrigado;
T2 – irrigação iniciada quando o potencial hídrico da folha atingir -1,5 MPa, lâmina de 100% ETc;
T3 – irrigação iniciada quando o potencial hídrico da folha atingir -2,0 MPa, lâmina de 100% ETc;
T4 – irrigação iniciada quando o potencial hídrico da folha atingir -2,5 MPa, lâmina de 100% ETc;
T5 – irrigação iniciada quando o potencial hídrico da folha atingir -3,0 MPa, lâmina de 100% ETc;
T6 – irrigação iniciada quando plantas indicadoras mostrarem bom florescimento, lâmina de 100% ETc;
T7 – irrigação iniciada quando o potencial hídrico da folha atingir -2,0 MPa, lâmina de 80% ETc;
T8 – irrigação deficitária iniciada com poucos dias de déficit hídrico, conforme adotado pela fazenda;
O monitoramento do clima é realizado por estação meteorológica instalada próxima da área com medição da precipitação e estimativa da evapotranspiração de referência (ETo) pelo método de Penman-Monteith. As lâminas de irrigação serão estimadas pela evapotranspiração da cultura (ETc) obtidas a partir da (ETo) e de coeficientes de culturas selecionados de acordo com a literatura.
Os resultados serão submetidos à análise de variância com teste F e as médias comparadas pelo teste de Tukey ou Scott-Knott.
 

Ver detalhes do projeto

  Regina Célia de Matos Pires      IAC

Produção e qualidade de frutos de laranjeira pera e valência fertirrigadas submetidas ao déficit controlado na região centro-sul do Estado de São Paulo

n° SGP 2358

O crescimento na demanda dos recursos hí­dricos pelos diversos setores da sociedade seja para abastecimento urbano, uso industrial, lazer, dessedentação de animais, e, agricultura torna necessária intensificação de estudos para o uso racional da água. Considerando, ainda, a tendência de crescimento populacional, a necessidade de produção de alimentos, de bioenergia e produtos industrializados o uso racional da água tem grande importância para a sociedade. Diante do exposto o presente projeto tem o objetivo de avaliar o efeito de irrigações deficitárias na produção e qualidade de frutos de laranjeiras Pera e Valência na região Centro-Sul do Estado de São Paulo. Além disto serão avaliados e monitorados o desenvolvimento radicular, a concentração de sais nos bulbos e a curva de maturação dos frutos. Para tanto serão avaliados dois experimentos em pomares de laranjeiras Pêra e Valência enxertadas em tangerineira Sunki e citrumeleiro Swingle, respectivamente, no município de Iaras, situada na região centro-sul do Estado de São Paulo. Os experimentos são instalados em blocos ao acaso com 5 tratamentos e 6 repetições totalizando 30 parcelas cada. Os tratamentos adotados foram os seguintes: 

T1: Lâmina de irrigação ideal para a cultura, equivalente a 100% da evapotranspiração da cultura (ETc).
T2: Lâmina de irrigação equivalente a 75% da ETc.
T3: Lâmina de irrigação equivalente a 50% da ETc.
T4: Lâmina de irrigação equivalente a 25% da ETc.
T5: Não irrigado (T5).
Para avaliação da precipitação e estimativa da evapotranspiração de referência (ETo) pelo método de Penman-Monteith (Allen et al., 1998) encontra-se instalada estação meteorológica automática (EMA) próxima à área experimental. A lâmina de irrigação ideal será estimada pela evapotranspiração da cultura (ETc). Para tanto a evapotranspiração de referência (ETo) será estimada pelo método de Penman-Monteith e os valores de coeficiente de cultura serão selecionados de acordo com a literatura. A irrigação é aplicada por gotejamento. Serão instalados sensores TDR para monitoramento da umidade e da condutividade elétrica da solução do solo na região do bulbo úmido nos diferentes tratamentos ao longo do ciclo. Anualmente serão realizadas avaliações do porte das plantas, como altura, diâmetro da copa e do caule, em cinco plantas por parcela. A partir de abril inicia-se amostragem para acompanhamento da maturação dos frutos nos experimentos. A produção será avaliada nas dez plantas úteis por parcela no momento da colheita com pesagem. Para avaliação dos atributos qualitativos dos frutos serão realizadas amostragens de 40 frutos por parcela. Os resultados serão submetidos à análise de variância com teste F e as médias comparadas pelo teste de Scott Knott a 5% de probabilidade.

Ver detalhes do projeto

  Regina Célia de Matos Pires      IAC

Space Sugarcane: improved spectral data for monitoring and forecasting yield stalks cane in Brazil

n° SGP 2356

A previsão de rendimento de safra de cana-de-açúcar é de grande importância para cadeia deste agronegócio no Brasil e no Mundo. Além das Usinas, existem outras partes interessadas em toda a cadeia deste setor agrícola, que necessitam entender e prever o lado da oferta deste mercado. Entre eles estão comerciantes de commodities, bancos e seguradoras, produtores de etanol de outras fontes de matéria prima  como milho, refinarias de  e grandes produtores industriais de cana-de-açúcar. Imagens de satélite coletadas durante a estação de crescimento da cana-de-açúcar foram usadas para monitorar as colheitas. Diversas técnicas de sensoriamento remoto foram desenvolvidas para dados derivados de sensores como o MODIS (Xavier et al., 2006; Mulianga, et al., 2013), SPOT (Fernandes, et al., 2011; Vicente, et al., 2012), Landsat (Rudorff, et al., 2010; Fortes, et al., 2006) e outros. No entanto, foi observado que os sensores de satélites anteriormente citados, não atenderam aos requisitos adequadamente de frequência temporal e de resolução espacial necessárias para tais aplicações (Stafford, 2000). Recentes melhorias e atualizações das tecnologias de sensoriamento remoto em termos de resoluções espectrais, espaciais e temporais, atualmente tem permitido monitorar o crescimento das culturas de milho, batata, arroz entre outros parâmetros (ESA, 2020). Os satélites Sentinel-2A e Sentinel-2B lançados recentemente pela ESA (Agencia Europeia Espacial) possuem uma combinação única de cobertura global, aquisição sistemática, alta frequência de revisita, amplo campo de visão, alta resolução espacial e um grande número de bandas espectrais. Assim o objetivo deste trabalho será o de utilizar as bandas espectrais das imagens do Sentinel-2A e Sentinel-2B nas tecnologias de: sensoriamento remoto e processamento digital de imagens  para monitoramento continuo dos campos de cana-de-açúcar., localizados nos Municípios de Jaú e Bariri em SP. Com o desenvolvimento do projeto serão determinados índices espectrais aprimorados e biofísicos para estimar a produtividade de colmos em diferentes datas, a partir do processamento de imagens desses satélites, e posteriormente serão comparados á áreas de campo (talhões) georreferenciados. Gerando e disponibilizando bancos de dados de geoprocessamento, para melhor tomada de decisões de planejamento da cultura de cana-de-açúcar em diversos tipos de manejos.

Ver detalhes do projeto

  Glauber José de Castro Gava      IAC

NANOTECNOLOGIA NA PÓS-COLHEITA: ENCAPSULAMENTO DE DOADORES DE ÓXIDO NÍTRICO NA CONSERVAÇÃO DE FRUTAS

n° SGP 2354

O óxido nítrico (NO) é uma molécula gasosa que vem sendo estudada na pós-colheita uma vez que diminui a biossíntese de etileno, melhora o sistema antioxidante, entre outras ações. Apesar do NO ter funções bem estabelecidas, ainda há muitas dúvidas quanto aos métodos de aplicação. O método mais usado nos estudos é a fumigação do NO gasoso, de alto custo e dificuldades operacionais, portanto o uso de compostos que liberam NO é uma alternativa. Além das várias opções de doadores de NO, a eficácia do tratamento ainda depende de fatores como método de aplicação, concentração do produto, tempo de exposição, número de aplicações e espécie tratada. Sendo assim, torna-se um desafio a seleção criteriosa de formulações de doadores considerando todas essas variáveis. Nesse projeto busca-se estudar diferentes combinações entre formulações de doadores de NO, concentração dos doadores, métodos de aplicação (imersão e pulverização) e frequência de aplicação (1 ou 2 aplicações) na fisiologia de mamões e goiabas. Considerando o potencial do NO para a conservação de frutos, as muitas dúvidas sobre formas eficazes de aplicação e a carência de trabalhos com o uso dessa molécula em frutos tropicais, esse estudo visa fornecer informações que possibilitem a adoção dessa prática no fluxo das casas de embalagens, contribuindo para a conservação pós-colheita dessas frutas.

Ver detalhes do projeto

  Ilana Urbano Bron      IAC

Desempenho tecnológico de cultivares clonais de cafeeiro arábica em diferentes condições edafoclimáticas

n° SGP 2351

Cafés com excelente qualidade de grãos e bebida vem sendo cada vez mais demandados pelo mercado de cafés especiais. Sabendo que a qualidade do café é dependente da interação Genótipo X Ambiente, tona-se importante realizar a devida caracterização de atributos de qualidade física e sensorial de híbridos F1 com o intuito de selecionar materiais promissores para a produção de cafés especiais diferenciados. Neste Plano de Ação serão avaliados diversos Híbridos F1 desenvolvidos pelo Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro do IAC. Frutos maduros serão processados por via seca e via úmida, obtendo se café natural e café descascado, respectivamente. A secagem será em terreiro suspenso até os grãos atingirem 12% de teor de água. Após beneficiamento os grãos serão avaliados quanto as características tecnológicas (tipo e formato de grão, granulometria, densidade, peso de cem grãos e coloração), conforme descrito na Instrução Normativa N. 8 do Ministério da Agricultura (BRASIL, 2003). Grãos selecionados e classificados em peneira 16 e acima serão torrados e avaliados quanto a qualidade de bebida e perfil sensorial, conforme preconizado pela Associação de Cafés Especiais (SCA), citado por Lingle (1986). Os testes para avaliação da qualidade serão conduzidos em quatro safras, com três repetições em delineamento inteiramente casualizado. Os dados médios obtidos em cada colheita serão submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos serão comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os híbridos que apresentarem melhores características de grãos e maiores notas sensoriais e ou melhor perfil sensorial, na média das quatro avaliações, poderão ser indicados como genótipos promissores, com maior potencial qualitativo para a produção de cafés especiais diferenciados.

 

Ver detalhes do projeto

  Gerson Silva Giomo      IAC

Condução, Monitoramento Agrofitossanitário e Climático de Olivais na Região de Visconde de Mauá,RJ

n° SGP 2339

A presente proposta refere-se à avaliação de fatores edafoclimáticos, florescimento, frutificação, manejo e fertilidade do solo e condução de 06 (seis) áreas com cultivo de oliveiras na região de Visconde de Mauá, em Rezende, RJ. Os olivais variam de módulos de 1,0-4,0 hectares, já implantados, apresentando idade entre 2-6 anos, com baixas produtividades em função de diversos fatores como: implantação com preparo do solo em covas e não em área total, limitando o desenvolvimento do sistema radicular das plantas; correção e fertilização do solo inadequados; sistema de poda inadequado adotado ao longo dos anos ou sem poda correta de formação e produção, podas radicais decapitando a parte aérea planta, implicando em atrasos futuros de produção; espaçamentos inadequados entre plantas e entrelinhas decorrentes de má implantação de olivais e de remoção errônea de plantas; manejo insuficiente de vegetação da entrelinha; presença da doença com seca progressiva de ramos, causada por Xylella fastidiosa em alguns olivais; uso inadequado de alguns fungicidas e pesticidas; conhecimento insuficiente sobre condições climáticas para cultivo e adequação do manejo. A proposta aborda, o acompanhamento técnico-científico para condução de nove áreas de olivais por dois anos de cultivo, com monitoramento agroclimático e correção dos problemas acima relatados, visando o aumento de produtividade. Para o Monitoramento agroclimático serão instaladas nas áreas cultivadas, estações meteorológicas automáticas, com o objetivo de acompanhar as condições climáticas da região, principalmente em relação à temperaturas, precipitação e umidade relativa do ar, fatores esses limitantes para o desenvolvimento da cultura, além da frutificação e ocorrência de doenças. Serão realizadas visitas técnicas a cada 04 meses, totalizando 03 visitas ao ano, em cada olival, e os relatórios de visitas com as orientações técnicas serão fornecidos aos produtores via meios eletrônicos (telefone, WhatsApp, email), mediante descrições de problemas surgidos na cultura e/ou fotos, de acordo com as necessidades. Durante as visitas técnicas os produtores poderão acompanhar o grupo de modo a somar experiências/vivências do cultivo na região de Visconde de Mauá, SP. Ao final do período de visitas, será realizada uma reunião com os produtores para discussão dos desafios no cultivo e traçar metas para solucioná-los. Ao longo destes dois anos de projeto, serão realizadas palestras aos produtores com os temas: (i) poda de formação e condução das oliveiras: fenologia, fisiologia e prática; (ii) qualidade de azeites e análise sensorial. Durante o período de desenvolvimento do projeto, será oferecido descontos de 30% nas inscrições dos eventos promovidos pelo Grupo Oliva SP, e participações nas pesquisas realizadas pelo Grupo Oliva SP, no qual os integrantes desse projeto participam.

 

Ver detalhes do projeto

  Angelica Prela Pantano      IAC
  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930