Detalhes do projeto SGP 2412

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Efeito de promotores de crescimento na produção de mudas de hortaliças

Coordenador(a): Thiago Leandro Factor

Vigência do projeto

01/05/2019 até 28/07/2021

Unidade responsável

IAC, Centro de Ação Regional

Área Estratégica

produtos e processos inovadores

Linha de Pesquisa

Sistemas de produção

 

A produção de mudas de alta qualidade exige especificidade do produtor ou viverista e uso de alta tecnologia, dentre as quais vale ressaltar o uso de bandejas de polietileno, substratos inertes e de fácil manuseio, controle e automatização ambiental, fertirrigação com produtos de alta solubilidade, controle fitossanitário apurado com o uso de inseticidas e fungicidas modernos de alta eficiência, inoculantes, biostimulantes e biorreguladores de crescimento, mas que contenham todos baixo impacto ambiental. Nesse sentido, o uso de bactérias promotoras de crescimento de plantas, como o Bacillus spp. podem impactar positivamente na produção de plantas,  pelo aumento no rendimento e, uma vez que podem atuar indiretamente na supressão de doenças e diretamente pela produção ou alteração da concentração de fitohormônios, fixação de nitrogênio atmosférico, solubilização de nutrientes, oxidação do enxofre e aumento de permeabilidade das raízes.

Embora escassos os trabalhos de pesquisa com mudas de hortaliças, há fortes evidências que os efeitos fisiológicos proporcionados pela aplicação desses produtos manifestam-se já na fase inicial do desenvolvimento das plantas e estes efeitos poderão ser transmitidos muito mais cedo para as plantas no campo, o que é extremamente interessante para as culturas hortícolas com problemas de incidência precoce de pragas e doenças. Diante deste contexto e da necessidade de novas informações acerca da eficiência do uso de produtos a base de Bacillus amyloliquefaciens na produção de mudas e desenvolvimento inicial de hortaliças, realizar-se-á o presente projeto de pesquisa.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930