Detalhes do projeto SGP 2461

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

MELHORAMENTO GENÉTICO FEIJÕES ESPECIAIS, OUTROS PULSES E GERGELIM PARA DIFERENTES MERCADOS

Coordenador(a): Sérgio Augusto Morais Carbonell

Vigência do projeto

01/06/2021 até 28/05/2026

Unidade responsável

IAC, Centro de Grãos e Fibras

Área Estratégica

produtos e processos inovadores

Linha de Pesquisa

Recursos e Melhoramento genético vegetal

 

O feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) é a leguminosa mais importante como fonte de proteína vegetal para a população brasileira, atende à alimentação dos diversos estratos de classes de renda ao apresentar baixo impacto no orçamento das famílias, quando comparado com dietas baseadas em proteína animal. Além do feijoeiro comum, existem outras espécies cultivadas no Brasil, denominadas como PULSES ou Puls (“sopa grossa”), ou seja, são as leguminosas secas e, no Brasil, seus representantes mais conhecidos são além do feijão comum, os feijões Vigna sp. (V. mungo, V. radiata, V. angularis, V. umbellata e V. unguiculata), a ervilha, a lentilha e o grão-de-bico. No Brasil, a espécie de Vigna mais conhecida é o feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp), conhecido por vários nomes como feijão-macassar e feijão-de-corda (na região Nordeste); feijão-de-praia, feijão-da-colônia e feijão-de-estrada (região Norte) e feijão-miúdo (região Sul). O gergelim, Sesamum indicum L., é uma cultura cujas evidencias de sua prática datam do início da civilização. Possivelmente, seja originária da Índia e da região em que onde hoje é o Paquistão. Em escavações realizadas em sítios da civilização hindu foi encontrado gergelim em estratos atribuídos a 3050-3500 a.C. As evidências de cultivos desses tempos indicam que a extração do óleo era a principal atividade. Atualmente, o gergelim tem se destacado pela forte demanda e consumo por países asiáticos e europeus e o Brasil tem demonstrado apto para a produção em grande escala, no entanto, a disponibilidade de cultivares melhoradas adaptadas ao país e de sementes certificadas tem sido um freio para a expansão da cultura.

Esta pesquisa desenvolverá atividades de melhoramento genético, avaliação de populações segregantes e ensaios regionais com linhagens avançadas para as culturas de feijão especiais, pulses (mungo e adzuki) e gergelim adaptadas regionalmente em SP e nos principais estados produtores como MT, MS, GO, MG TO e DF. Após a obtenção de cultivares e registro no MAPA-RNC, estas novas cultivares serão licenciadas para a iniciativa privada para produção de sementes.

O objetivo principal será: Avaliar germoplasma, promover o melhoramento genético, multiplicar e licenciar sementes de cultivares de feijões: comum (Phaseolus vulgaris L.) e vignas, bem como gergelim, para o mercado brasileiro e também para exportação.

Objetivos específicos: i) promover por meio de novos cultivares, o mercado de feijão no Brasil para o consumo de feijões especiais; ii) promover por meio de novos cultivares o comércio de espécies de feijão Vigna sp. e gergelim em diferentes mercados; iii) realizar capacitação de técnicos para produção de feijões e outras espécies de Pulses (Vigna e gergelim) com qualidade no mercado nacional e internacional.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930