Detalhes do projeto SGP 2526

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Monitoramento climático para controle de doenças fúngicas em batata (var. Ágata)

Coordenador(a): Angelica Prela Pantano

Vigência do projeto

01/03/2022 até 28/12/2023

Unidade responsável

IAC, Centro de Ecofisiologia e Biofísica

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Climatologia agrícola

 

O Cultivo da batata, é altamente praticado na região de Casa Branca (SP), com grandes áreas de cultivo irrigado. Sabe-se que essa cultura é altamente acometida por doenças fúngicas, que são favorecidas pelo microclima devido ao manejo irrigado e o controle de tais doenças atualmente é feito de forma preventiva com doses ja pré estabelecidas de produtos agroquímicos. Esse controle vem sendo realizado há vários anos, sem alterações em doses ou outras formas alternativas de controle devido ao risco de perdas de produtividde ou qualidade do produto, prejudicando o mercado. 

Os objetivos desse projeto são: monitorar a ocorrência de doenças; testar volumes de produtos (diferentes do usados normalmente) para controle de doenças; monitorar condição climática sob pivô, em dois ambientes, pois embora seja sob o mesmo pivô, supõe-se que ocorra formação de microclima devido a declividade do terreno; analisar controle de doenças com doses diferentes e ao final poder relacionar ocorrência de doenças x clima (temperatura, precipitação, umidade relativa do ar) e a capacidade de controle das mesmas.

Metodologia e Atividades propostas

Cada tratamento será composto por blocos de 5 ruas com 5 metros. As avaliações serão realizadas nas 3 ruas centrais sendo que as duas ruas laterais de cada bloco, serão consideradas bordaduras. As plantas das 3 linhas centrais serão consideradas as repetições.

Esse esquema será montado em dois pontos, embaixo do pivô.

 

- Tratamentos

- Testemunha -  controle 100% da dose, conforme rotina da propriedade;

- T1-  aplicação de 75% da dose total – em todas as aplicações;

- T2 - aplicação de 50% da dose total – em todas as aplicações;

- T3 – aplicação alternada – uma sim, outra não (seguindo rotina da testemunha), com 100% da dose;

- T4 – Controle alternado -  químico (dose cheia) – biológico (sugestão do Luciano).

Obs. Em caso de aplicação aérea, deverá ser mantida em todas as parcelas, devido a impossibilidade de evitar aplicação em tais parcelas. No entanto, caso haja essa aplicação, a próxima será de acordo com os tratamentos propostos.

- Monitoramento de doenças

O monitoramento de doenças será realizado por um funcionário da propriedade já treinado, seguindo a rotina já estabelecida. Será observada a presença ou não da doença e a porcentagem de infecção a cada 4 dias.

- Avaliação pós-colheita 

Os tubérculos de cada tratamento, 3 linhas centrais, serão colhidos e acondicionados em recipientes apropriados, separados por tratamento e encaminhados para laboratório (Instituto Agronômico, Campinas), para as seguintes avaliações: fitossanidade, número, tamanho, peso e diâmetro médio de tubérculos por tratamento.

Correlação entre tratamentos, condição dos tubérculos e clima

- Nesse item, serão realizadas: * análises estatísticas dos resultados obtidos, com objetivo de identificar variações entre os tratamentos e o controle de doenças;

* Identificação das condições climáticas favoráveis à ocorrência de doenças, com objetivo de quantificar o momento favorável para início do aparecimento das mesmas e o momento em que as mesmas começam a causar danos considerados prejudiciais a cultura.

-Monitoramento climático

Serão monitoradas duas áreas com cultivo de batata (variedade Ágata). Em cada área será instalada uma estação meteorológica automática para obtenção dos dados de clima (temperatura, precipitação e umidade relativa do ar), visando identificação de diferentes microclimas devido a declividade do terreno. Também será feita a validação entre dados climáticos observados e dados previstos durante o período de cultivo (ciclo).

       - Boletim Climático mensal – emitido sempre na primeira semana, com dados do mês anterior, das estações meteorológicas instaladas na propriedade;

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930