Projetos APTA no Instituto Agronômico

Página Inicial / Busca de Projetos

188 projetos ativos encontrados - pág. 3 de 7

"Sistemas Conservacionista de Manejo de Solo para Cana-de-Açúcar em Sucessão às Culturas da Soja e do Amendoim"

n° SGP 1693

A proposta versa sobre pesquisa aplicada conduzida em parceria com o setor produtivo e envolve o tema manejo de solo em reforma de canaviais colheidos sem queima prévia. É composta por duas atividades, uma área de validação tecnológica localizada em Latossolo Vermelho textura média de Assis e um ensaio com delineamento experimental localizado em Latossolo Vermelho Escuro textura argilosa, localizado em Jardinópolis. A iniciativa de Assis/SP contempla 3 opções de manejo de solo (destruirdor mecânico de soqueira + grade aradora + niveladora, preparo reduzido com Rip Strip e plantio direto) que foram realizados antes da semeadura do amendoim, antecipando o plantio manual da variedade de cana-de-açúcar RB86-7515. A iniciativa de Jardinópolis/SP compreende 4 opções de manejo de solo (grade, grade + subsolador, preparo reduzido com Rip Strip e plantio direto) dispostos em delineamento em blocos casualizados com 5 repetições, os quais foram realizados após a colheita da soja semeada direto sobre canavial com 7 cortes mecanizados, poréml utilizou-se o sistema de transplantio de mudas  MPB do genótipo CTC9003. Estão prevista na fase de cana planta, as seguintes avaliações; sistema radicular, acúmulo da biomassa seca, perfilhamento, características agronômicas e tecnológicas do caldo, bem como alterações nas características físicas e de fertilidade do solo.

Ver detalhes do projeto

  Denizart Bolonhezi      IAC

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE PULVERIZAÇÃO EM CONFINAMENTO PARA FRUTICULTURA

n° SGP 1685

Dentre as tecnologias de manejo para vinhedos incluem-se um grande número de tratamentos fitossanitários para controle de doenças fúngicas e bacterianas além de insetos, ressaltando-se também a aplicação de indutores de crescimento. Sem estes tratamentos, a produção pode ser reduzida ou mesmo totalmente comprometida. Os agroquímicos utilizados nos tratamentos fitossanitários são substâncias tóxicas que podem poluir o ar, água e solo, estendendo sua ação sobre microrganismos, levando a mudanças quantitativas e qualitativas, tanto na estrutura da população edáfica com suas atividades fisiológicas. Ao mesmo tempo que atinge o solo, os resíduos podem ser transferidos, sem sofrerem alterações significativas, para o lençol freático, animais e finalmente seres humanos, implicando em riscos potencias de várias doenças. O controle fitossanitário de pragas e doenças é realizado por máquinas especializadas, concebidos para esse fim, sendo os tratamentos eficazes quando o tamanho das gotículas dispersas é da ordem de dezenas de micrômetros, de modo a cobrir o máximo possível da superfície das folhas. O transporte das gotículas da calda de pulverização é sujeito ao fenômeno da deriva, a qual faz com que uma quantidade de substâncias tóxicas, que pode ser significativa, possa atingir o solo. Uma solução para minimizar o efeito da deriva e outras perdas ocorridas durante a aplicação de defensivos é criar um ambiente de confinamento, isolando temporariamente a área alvo da pulverização, e promovendo a recuperação e reaproveitamento do excesso de calda. Um dispositivo de acoplamento frontal será montado em trator agrícola de forma a sustentar um sistema eletrostático controlado e dirigido com o intuito de que tal estratégia de engenharia possa maximizar a eficiência na aplicação dos agroquímicos. Considerando este princípio, o desenvolvimento de um protótipo para confinamento e recuperação de calda para vinhedos e cultivos assemelhados é proposto, visando aumentar o nível de controle da pulverização de agroquímicos e atenuar os riscos de poluição do solo pelos resíduos de pesticidas que não são retidos na superfície das folhas das plantas-alvo e que atingem o microambiente circundante.

Ver detalhes do projeto

  ANTONIO ODAIR SANTOS      IAC

AÇÃO DO NPK ENRIQUECIDO COM X-TEND B-CON NO VIGOR E NA PRODUTIVIDADE DA CANA-DE-AÇUCAR: EXPERIMENTO CASA DE VEGETAÇÃO E EM CAMPO

n° SGP 1659

1. HIPÓTESE:

A aplicação da fonte X-TEND B-CON irá favorecer a brotação precoce das gemas de cana-de-açúcar, oferecendo maior vigor e arranque inicial do sistema radicular e parte aérea quando comparada apenas a fertilizante convencional no sulco do plantio. Na soqueira irá permitir melhoria do perfilhamento e consequentemente a produtividade e qualidade de colmos.

 

2. OBJETIVO:

Avaliar efeito da fonte X-TEND B-CON (fertilizante organomineral), de acordo com as doses estabelecidas do produto, sobre desenvolvimento prévio da brotação, vigor e arranque inicial da parte aérea e sistema radicular das gemas cana-de-açúcar quando comparadas ao tratamento controle: Experimento de casa de vegetação. As gemas serão provenientes da parte inferior ou mediana do colmo. No experimento de campo e em cana soca serão avaliados o perfilhamento e a produtividade e qualidade tecnológica dos colmos.

Ver detalhes do projeto

  André Cesar Vitti      AR / IAC

Análise da diversidade química e genética de cafeeiros mantidos pelo IAC

n° SGP 1650

O gênero Coffea reúne 104 espécies das quais Coffea arábica e Coffea canephora são as  exploradas comercialmente no mundo - com participação em volume de grãos de 62% e 38%, respectivamente. Embora quase que sem valor comercial como produtoras de café para bebidas,  espécies como C. liberica, C. recemosa, C. dewevrei, C. eugenoides, C. congensis, C. stenophylla, entre outras são importantes do ponto de vista de reserva gênica  e são empregadas em hibridações para transferências de características de interesse agronômico e tecnológico àquelas duas espécies comerciais.

Na medida em que os conhecimentos sobre a composição química do grão de café se ampliaram e em que se reconheceram os efeitos da alimentação no funcionamento do organismo animal e, em particular dos humanos, as fronteiras da sua exploração comercial como alimento funcional e como fonte de insumos para as indústrias de alimentos e farmacêuticas foram igualmente expandidas.  Para que o potencial tecnológico do café seja conhecido, sua identidade química deve ser definida mediante a quantificação de compostos de interesse e/ou que permitam a pressuposição da qualidade da bebida que poderá proporcionar.

 

O Banco de Germoplasma de Café do IAC conta tanto com espécies de Coffea,  como com híbridos acessos e linhagens de cafeeiros originários do seu programa de melhoramento genético.  O objetivo deste projeto é apoiar o programa de melhoramento sob demanda de análise química específica,   e definir a composição química de frutos (essencialmente grãos) e de partes (essencialmente folhas) desses cafeeiros, de modo a acompanhar a evolução da planta ao longo das gerações, prever o comportamento da planta adulta, e  disponibilizar conhecimentos para as suas possíveis aplicações tecnológicas.

Este projeto compõe o Plano de Ação 02.13.02.056.00.02 do Consórcio Pesquisa Café, cujo orçamento se encontra anexo, e que contempla também o acompanhamento da manutenção de cafeeiros do banco de germoplasma em campo e a avaliação das suas características morfológicas e agronômicas,  incluindo  a incidência de doenças e a resistência à seca.  

Ainda tratando de caracterização de cafeeiros, esse projeto conta com uma linha de pesquisa de análise genética conduzida pelo colaborador Lilian Padilha, profissional da Embrapa Café sediada no Centro de Café do IAC, visando três objetivos

Desenvolver   marcadores SNP para fins de identificação de cultivares e rastreabilidade de cafés especiai

Caracterizar germoplasma e   populações base   cafés especiais utilizando marcadores moleculares

Análisar a expressão gênica ligada à qualidade de sementes.

Ver detalhes do projeto

  Terezinha de Jesus Garcia Salva      IAC

O modelo WEAP para análise do ambiente construído em relação aos recursos hídricos das sub-bacias dos ribeirões do Curtume e Água Preta: Estudo de caso na cidade de Pindamonhangaba, no estado de São Paulo/Brasil.

n° SGP 1640

A qualidade da água de uma bacia hidrográfica é influenciada por diversos fatores e, dentre eles o clima, a cobertura vegetal, a topografia, a geologia, bem como o tipo, o uso e o manejo do solo da bacia hidrográfica. Os vários processos que controlam a demanda e oferta da água de determinado manancial fazem parte de um frágil equilíbrio, motivo pelo qual alterações de ordem física, química ou climática, na bacia hidrográfica, podem modificar suas características quali-quantitativas. O presente estudo tem por objetivo aplicar a ferramenta WEAP - Water Evaluation and Planning System, para análise do ambiente construído em relação aos recursos hídricos das sub-bacias do ribeirão do Curtume e Água Preta num estudo de caso no município de Pindamonhangaba, no estado de São Paulo – Brasil. Os resultados por meio de avaliação e planejamento usando a ferramenta WEAP serão relacionados ao panorama ambiental das sub-bacias considerando ainda as condições climáticas, índices de qualidade de água e indicadores de ocupação. Basicamente esta ferramenta inovadora permite através do balanço hídrico da bacia, calcular a quantidade de água disponível para atividades rurais e urbanas (ambientes construídos). Este modelo pode também contribuir para tomada de decisões durante a escassez hídrica sazonal e definir o melhor planejamento para distribuição, bem como a possibilidade de simular os impactos de novos empreendimentos, além da formação de um banco de dados técnicos gerando informações institucionais para uso regional e estadual. O apoio institucional financeiro será da IMED, bem como para a publicação dos resultados alcançados em periódicos e eventos nacionais e internacionais.

Ver detalhes do projeto

  KARLA CONCEIÇÃO PEREIRA      AR / IAC

Ações coordenadas para a facilitação de difusão e transferência de tecnologia para o setor cafeeiro

n° SGP 1638

São Paulo tem parte importante de sua economia sustentada na cadeia produtiva do café. A cafeicultura do Estado  está distribuída em regiões produtoras bastante distintas, mas com estratégias comuns voltadas ao aumento de produtividade, à redução de custos e ao aprimoramento da qualidade do café produzido. Tecnologias geradas pelo IAC e pelo Consórcio Pesquisa Café se encontram disponíveis para que metas de natureza tão diversas possam ser alcançadas pelos produtores. Todavia, sua adoção exige boa articulação entre os que geram tecnologias e aqueles que as tornam acessíveis e passíveis de aplicação. Esse projeto contempla o Estado de São Paulo  com ações para a formação de profissionais e capacitação de produtores e agentes de transferência de tecnologias relativas à cultura de café, de modo a conferir maior sustentabilidade e competitividade ao setor produtivo. Para atingir seus objetivos, na vigência do projeto serão produzidos materiais impressos e promovidos cursos, workshops, dias de campo e outros eventos técnicos.   

Os recursos financeiros para a condução do projeto provêm dos Planos de Ação 04.13.02.010.00.01 e 04.13.02.010.00.02, financiados pelo Consórcio Pesquisa Café. São do mesmo Consórcio os recursos destinados ao pagamento da Bolsa discriminada.

 

Ver detalhes do projeto

  Terezinha de Jesus Garcia Salva      IAC

PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM PROPRIEDADE RURAL Estudo de caso nos municípios de Guararema e Santa Branca, no estado de São Paulo.

n° SGP 1636

 

Práticas simultâneas como produzir e conservar são possíveis observando a legislação ambiental incidente em toda propriedade rural, independente do seu tamanho. No planejamento estratégico de uma pequena propriedade rural ou seja com até quatro módulos, a gestão e o manejo produtivo agropecuário permeiam a conservação dos recursos naturais – solo, água, fauna e flora, a produção de bens e serviços e estes ambientais e ecossistêmicos, a transferência de conhecimento empírico, científico e tecnológico, contribuem para a fixação e manutenção do homem e sua família na terra. Sem deixar de focar questões como a disposição dos resíduos, os tratamento dos efluentes, a otimização e o uso racional da água, o bem estar animal, as questões legais e acima de tudo a valorização e o envolvimento do produtor rural com seu conhecimento e sua história de vida. As práticas integrativas propostas para este estudo de caso nos municípios de Guararema e Santa Branca darão início a integração pesquisa-ensino-extensão da sociedade beneficiaria direta do estudo – pequenos produtores rurais e as instituições ligadas a temática da agricultura e meio ambiente no Vale do Paraíba, comprometendo-se ambos os segmentos a implantação do sistema piloto de cultivos aquícolas sustentáveis, a adequação ambiental dos sistemas de produção e da propriedade rural como um todo, e a conservação e preservação do meio ambiente. Neste sentido, o esforço conjunto também promoverá o acesso as políticas públicas que se adequarem à necessidade dos envolvidos, tais como crédito fundiário, habitação rural, estímulo à produção orgânica, FEAP, PROSAF, entre outros.  É deste impulso que a região precisa a curto, médio e longo prazo. Os planos, projetos e programas governamentais já são realidade, mas precisamos superar as dificuldades de implantação e cumprimento de normas envolvendo produtores rurais, a assistência técnica, e organizações locais/regionais. E, neste momento, é primordial que se encontrem caminhos para estabelecer processos e procedimentos exequíveis de produção e conservação no Vale do Paraíba fortalecendo a agricultura familiar. Só assim vamos prosperar, expandir e compartilhar os benefícios das práticas integrativas locais com o restante da população regional. Esta é a principal expectativa das instituições envolvidas no presente estudo de caso.

Ver detalhes do projeto

  KARLA CONCEIÇÃO PEREIRA      AR / IAC

SEGURANÇA HÍDRICA NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DO MUNICÍPIO DE LORENA

n° SGP 1619

Assegurar o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidades adequadas à manutenção dos meios de vida, do bem-estar humano e do desenvolvimento socioeconômico; garantir proteção contra a poluição hídrica e desastres relacionados à água; preservar os ecossistemas em um clima de paz e estabilidade política é a definição dada pela ONU para a segurança hídrica. O presente projeto vem apresentar os avanços a serem implantados no município de Lorena/SP, através do plano corporativo e municipal, da setorização e das obras previstas para redução e controle de perdas no sistema de abastecimento de água. O município apresenta um índice de perdas elevado, próximo a 30%, para águas não faturadas. Considerando a atual concepção dos setores de abastecimento, o sistema necessita passar por constante e adequado monitoramento, e este se dá também pela implantação de macromedidores e adequação dos distritos de medição e controle. Em 2016, foi aprovada a etapa de obra para implantação de mais um distrito de medição e controle, subdividindo o município em dezenove distritos. O financiamento se dará com recursos FEHIDRO, e o programa corporativo da SABESP tem-se tornado aplicável a todos os municípios em que a empresa opera e o plano municipal de Lorena instituído pela Lei Municipal 11.445 de 05/01/2007, visando ambos a implementação de Programa de Redução de Perdas de água no sistema de abastecimento, trazendo ganhos significativos à gestão local do recurso hídrico. Observa-se que as metas para redução do índice de perdas, tornam-se alcançáveis com as ações interinstitucionais e o apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul.

 

 

 

Ver detalhes do projeto

  KARLA CONCEIÇÃO PEREIRA      AR / IAC

Seleção de genótipos de café Bourbon para o desenvolvimento de cultivares visando a produção de cafés especiais

n° SGP 1601

     Após o lançamento da cultivar Mundo Novo na década de 50 os programas de melhoramento genético de café arábica priorizaram o desenvolvimento de genótipos voltados para o mercado de café commoditie, isto é, cultivares altamente produtivas e com boas características agronômicas, sobretudo resistentes à ferrugem-da-folha, principal doença do café. Nesse sentido, a cultivar Bourbon, até então a mais plantada no país naquela época, não foi mais priorizada pelos cafeicultores e pelos programas de melhoramento devido a sua baixa produção e ser suscetível a doenças e exigente em nutrição, ao contrário do Mundo Novo que apesar de ser altamente suscetível à ferrugem é uma planta bem rústica, produtiva e adaptada aos mais diversos ambientes de cultivo. Essas duas cultivares são de porte alto.

     Com o advento do mercado de cafés especiais o germoplasma Bourbon retomou o interesse tanto por parte do consumidor quanto dos melhoristas. Apesar de seus problemas agronômicos esse material possui uma qualidade sensorial diferenciada tais como doçura, sabor achocolatado, aroma frutado intenso e agradável acidez cítrica, sendo, portanto, um material genético específico para a produção de cafés especiais.

     A seleção de linhagens/progênies de Bourbon do Banco de Germoplasma do IAC introduzidas na década de 50 é uma frente de trabalho para desenvolver novas cultivares; outra frente seria realizar hibridações entre o germoplasma Bourbon com cultivares elites, tais como Obatã, Tupi, IAC 125 (são produtivas, porte baixo e resistentes/tolerantes à ferrugem-da-folha) entre outros.

     O objetivo desse trabalho é selecionar linhagens e desenvolver progênies de café arábica com o perfil sensorial do Bourbon e que apresentem características agronômicas desejáveis, tais como produção/vigor, menor porte e tolerância à ferrugem-da-folha esperando-se que num futuro próximo uma nova cultivar com essas características e perfil sensorial diferenciado agregará valor ao cafeicultor brasileiro.

     Serão realizadas avaliações agronômicas de genótipos de café Bourbon das coleções do IAC para a seleção de plantas promissoras, as quais serão utilizadas no processo convencional de melhoramento (sucessivos ciclos seletivos e avanços de gerações) e no programa de hibridações. Serão realizadas avaliações agronômicas visando a melhoria da produção, do vigor, porte e arquitetura da planta, tolerância a doenças (principalmente a ferrugem-da-folha), diferentes estágios de maturação e tamanho dos frutos. As plantas selecionadas serão então estudadas em novos experimentos, instalados em pelo menos dois locais no estado de São Paulo, seguindo o delineamento de blocos ao acaso, contendo entre 15 e 25 genótipos derivados de Bourbon e entre duas e quatro testemunhas comuns a todos os experimentos, quatro ou seis repetições e com no mínimo cinco plantas por parcela. Concomitantemente, serão realizadas hibridações entre genótipos de café Bourbon (do banco de germoplasma) e materiais genéticos elite (cultivares comerciais) e genótipos introduzidos de outros países do banco de germoplasma do IAC afim de desenvolver populações-base. As sementes híbridas serão então plantadas em delineamento experimental para as avaliações agronômicas, tecnológicas e sensoriais para o avanço de gerações em cada Estado.

Ver detalhes do projeto

  Júlio César Mistro      IAC

Desenvolvimento de cultivares de café tipo arábica visando produtividade, resistência à ferrugem e outras características agronômicas e tecnológicas

n° SGP 1598

     A ferrugem alaranjada é a principal doença do café, chegando a ocasionar perdas na produção brasileira de café da ordem de 30 a 50%, se nenhuma medida de controle da doença for adotada. Entre as medidas de controle a utilização de cultivares resistentes é a mais fácil e econômica de ser empregada, visando minimizar os prejuízos causados pelos parasitas que atacam a lavoura de café. Após a constatação da ferrugem do cafeeiro no Brasil, em 1970, grande esforço tem sido feito no melhoramento genético para a obtenção de cultivares resistentes. Várias cultivares foram disponibilizadas para o cultivo comercial pelas instituições que se dedicam ao melhoramento do cafeeiro. No entanto, devido à grande variabilidade que ocorre no fungo Hemileia vastatrix, há surgimento de novas raças fisiológicas, com genes de virulência capazes de anular a resistência das cultivares resistentes. Por isso os programas de melhoramento devem ser dinâmicos e contínuos, de modo a disponibilizar sempre novas cultivares com fatores de resistência complexos que se constituam em eficientes barreiras para as novas raças fisiológicas do fungo H. vastatrix.

     Este projeto tem como objetivo geral a obtenção de cultivares de café tipo arábica visando produtividade, resistência à ferrugem-da-folha e outras boas características agronômicas e tecnológicas. Para tanto serão avaliadas novas seleções de cafeeiros de porte alto e baixo e com boa arquitetura, derivados de hibridações, com resistência específica e/ou não especifica à Hemileia vastatrix, produtivas, adaptadas às regiões cafeeiras e com produto de boa qualidade Serão também desenvolvidas e avaliadas linhagens de cafeeiros com fatores de resistência vertical SH1, SH2, SH3 e SH4 derivadas do cruzamento de introduções de Coffea arabica com cultivares elites. 

     

Ver detalhes do projeto

  Júlio César Mistro      IAC

Desenvolvimento e avaliação de cultivares e progênies de café arábica apropriadas para a cafeicultura de montanha do Estado de São Paulo

n° SGP 1596

     O estado de São Paulo é o segundo  produtor nacional de café arábica, sendo que o seu cultivo ocorre também em áreas montanhosas, acidentadas caracterizadas por temperaturas amenas e altitudes elevadas, tais como as regiões da Alta, Média e Baixa Mogiana (maior produtora) e o Centro-Sul. Essa condição climática potencializa a qualidade sensorial do café, atributo atualmente de grande valor econômico, porém a declividade acentuada dificulta o cultivo do café, onde os tratos culturais são de difíceis execuções. Nesse sentido, o desenvolvimento de cultivares que se adaptem melhor a essa condições e concomitantemente apresentem características que dispensem, ou utilizem menos, defensivos agrícolas e facilitem a colheita manual são de grande valia a esses cafeicultores. Atualmente, o IAC possui em seu programa de melhoramento genético vários genótipos, em diferentes gerações, que poderão no futuro ser indicados para esse tipo de cafeicultura, pois aliam porte baixo (o que facilita a colheita), resistência à ferrugem-da-folha (principal doença e que ocorre com maior severidade nessas regiões) e qualidade diferenciada de bebida, o que agregaria maior valor econômico ao produto.

     A finalidade do projeto é verificar o comportamento agronômico e a adaptação de genótipos de café arábica em áreas de montanhas no estado de São Paulo, para tanto serão instalados experimentos em locais a serem definidos no transcorrer da vigência dessa proposta. Tais experimentos serão alocados em delineamento de blocos ao acaso, com no mínimo três repetições. O número de plantas por parcela será de acordo com a geração filial em que os genótipos se encontrem.

Ver detalhes do projeto

  Júlio César Mistro      IAC

Avaliação do desempenho agronômico e tecnológico de germoplasma de Coffea arabica

n° SGP 1593

A qualidade da bebida do café arábica  é influenciada por inúmeros fatores e suas interações, destacando-se especialmente aqueles relacionados à constituição genética das  plantas, à complexa composição química dos grãos crus e às etapas de pós-colheita, sendo finalizada pelo processo de torra dos grãos. Também é amplamente reconhecido que o cafeeiro arábica apresenta estreita base genética, fato decorrente, em parte, da forma como foi disseminado entre os países que adotaram seu plantio, assim como de aspectos biológicos peculiares à espécie, ou seja, a autogamia e a tetraploidia. Os procedimentos do melhoramento genético clássico adotados para a geração de novas cultivares de café arábica têm início em hibridações planejadas entre parentais selecionados em função da complementariedade entre suas contribuições genéticas.Para tanto é necessário um processo anterior de caracterização ,e  de manutenção, bem como de estudos visando ao conhecimento das características dos genótipos presentes em coleções de germoplasma, de forma a permitir sua utilização proveitosa no melhoramento genético. O programa de melhoramento do café do IAC realizou ao longo dos anos muitos cruzamentos entre cultivares comerciais e acessos do seu banco de germoplasma (BAG), muitos dos quais   encontrando-se instalados no campo. O objetivo deste projeto é avaliar o desempenho agronômico e tecnológico de progênies de acessos individuais originários da Etiópia e de  progênies híbridas entre acessos etíopes e de outras origens com cultivares elite. Pretende-se também obter   novos híbridos F1 entre cultivares elite e acessos selecionados por seu valor agronômico e/ou tecnológico para posterior avaliação agronômica.

Ver detalhes do projeto

  Maria Bernadete Silvarolla      IAC

Performance agronômica de cultivares de café arábica oriundas de várias instituições nacionais de pesquisas no estado de São Paulo

n° SGP 1592

     A cafeicultura é uma importante atividade do agronegócio brasileiro, gerando muitos empregos diretos e indiretos e respondendo por boa parte das exportações desse setor. Sem dúvida, o melhoramento genético tem contribuído de maneira decisiva nesse processo, incorporando ganhos genéticos para produtividade nas cultivares melhoradas, reduzindo o porte e adequando a arquitetura das plantas, resistência às principais doenças e pragas e melhorando as características ligadas à qualidade do grão e da bebida, como uniformidade de maturação dos frutos, tamanho dos grãos e bebida superior. Desse modo, o sucesso dos programas de melhoramento genético consiste em colocar à disposição dos cafeicultores, cultivares mais adaptadas, produtivas e que atendem às necessidades dos consumidores.

     A ferrugem do cafeeiro é hoje considerada o principal problema fitossanitário no Brasil e em importantes regiões cafeeiras do mundo, podendo ser encontrada em quase todas as lavouras cultivadas e ocasionando redução de até 50% da produção, em regiões com condições climáticas favoráveis à doença e na ausência de medidas de controle. O controle mais utilizado para essa doença é o químico que, embora eficiente, eleva os custos de produção e coloca em risco a saúde dos trabalhadores, podendo causar, ainda, contaminação do meio ambiente.

     Dessa maneira, é de fundamental importância a obtenção de novas cultivares de cafeeiro com resistência a essa doença e, principalmente, a avaliação destas em diferentes ambientes. Sabe-se que no estado de São Paulo existem regiões cafeeiras bem distintas, cada uma com características ambientais definidas, as quais influenciam sobremaneira no comportamento do cafeeiro. Quando se consideram as cultivares recentemente lançadas, não há muitos estudos que demonstrem sua capacidade de responder em termos de estabilidade fenotípica de produção, às diferentes condições de ambiente e sistemas de cultivo utilizados no estado de São Paulo. Isso traz certa insegurança entre os técnicos que trabalham com a cultura do café, na recomendação de qual cultivar é a mais indicada em determinada região.

     Objetiva-se no trabalho caracterizar o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo de cultivares de cafeeiros resistentes à ferrugem, de modo a obter informações que possam contribuir para a indicação das mesmas com segurança para as diferentes regiões produtoras do estado de São Paulo. 

     Os experimentos serão instalados, em condição de sequeiro, em algumas regiões paulista: Alta Mogiana (região de Franca), Média Mogiana (região de Mococa), Sul (região de Piraju) e na Média/Alta Paulista (região de Jaú/Adamantina/Lins). Os experimentos seguirão o delineamento de blocos ao acaso, com 25 tratamentos, no mínimo quatro repetições e seis plantas por parcela. 

 

Ver detalhes do projeto

  Júlio César Mistro      IAC

Desenvolvimento e avaliação de cultivares de Coffea arabica com resistência durável à ferrugem.

n° SGP 1587

O projeto  visa desenvolver e avaliar cultivares de café arábica com resistência durável à ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix), produtivas e com boas características agronômicas e tecnológicas. Serão avaliadas progênies derivadas de Coffea arabica, com os genes SH1, SH2 e SH4, isoladamente ou em combinações. Serão também avaliadas progênies derivadas do germoplasma Híbrido de Timor (Catimor, Sarchimor, etc), e de C. arabica X C. canephora (germoplasma Icatu). Cafeeiros portadores de genes de resistência vertical SH6, SH7, SH8, SH9, isoladamente ou em combinações, oriundos de Robusta, de Híbridos de Timor e do cruzamento das cultivares Catuaí e Mundo Novo com BA10 com introgressão natural de C. liberica em C. arabica) portadora do gene SH3 que proporciona resistência durável, também serão estudados e selecionados. O desempenho destes materiais será avaliado em relação à resistência e outras características agronômicas e tecnológicas e plantas serão selecionadas para dar continuidade às próximas gerações. No decorrer das observações em condições de campo, as plantas superiores serão avaliadas pelo teste de discos de folhas e as mudas obtidas serão inoculadas com a raça XXIX, a mais virulenta detectada em Campinas, para validação do nível de resistência. Anualmente serão monitorados materiais resistentes quanto à ocorrência de raças novas. Plantios de clones diferenciadores de raças de ferrugem serão também realizados. A manutenção e multiplicação das raças para teste de resistência serão realizadas durante o processo de seleção. As cultivares obtidas serão avaliadas nas principais regiões cafeeiras do Estado de São Paulo.

Ver detalhes do projeto

  Oliveiro Guerreiro Filho      IAC

Padronização de metodologias para a fenotipagem de acessos silvestres de Coffea arabica

n° SGP 1586

O projeto se relaciona à estandartização de métodos visando à caracterização, em diferentes ambientes de cultivo, de acessos de Coffea arabica provenientes do centro de origem e diversificação da espécie.

Os principais métodos selecionados para a padronização se relacionam às avaliações de aspectos morfológicos, como porte, ramificação, cor de frutos, etc; tecnológicos, como peso, tipo e tamanho de frutos e sementes; sensoriais, como acidez, aroma, doçura e corpo da bebida e agronômicos, como produção de frutos, ciclo de maturação e reação de plantas a estresses de natureza biótica ou abiótica.

Os resultados obtidos no projeto poderão proporcionar maior eficiência a programas de melhoramento, especialmente no que diz respeito à seleção de acessos com potencial para o desenvolvimento de cafés especiais. 

Ver detalhes do projeto

  Oliveiro Guerreiro Filho      IAC

Desenvolvimento e avaliação de cultivares de café tipo arábica com resistência múltipla a agentes bióticos da cultura

n° SGP 1585

O projeto tem como objetivo geral desenvolver e avaliar cultivares de café tipo arábica com resistência múltipla à ferrugem, bicho mineiro e nematoides. Como objetivos específicos pretende-se identificar no programa de melhoramento genético do cafeeiro do IAC fontes de resistência aos principais agentes bióticos e que possuam outros atributos de interesse agronômico e obter cafeeiros com resistência múltipla por meio de piramidação de genes. Os cafeeiros resistentes obtidos poderão ser propagados vegetativamente ou por sementes. Uma avaliação do desempenho agronômico das seleções resistentes obtidas será também efetuando em vários locais
do Brasil. Finalmente hibridações entre plantas selecionadas com diferentes tipos de resistência à ferrugem, aos nematoides e ao bicho mineiro serão também efetuadas. 

Ver detalhes do projeto

  Oliveiro Guerreiro Filho      IAC

Manutenção, ampliação e avaliação de impacto da Rede Social do Café.

n° SGP 1570

O sistema agroindustrial do café brasileiro vem alterando seus padrões de vida, de consumo e porque não dizer da forma de se comunicar. Surge a necessidade de articulação e integração de esforços entre os distintos setores de ciência, tecnologia e inovação (C&T&I), da assistência técnica e extensão rural (ATER) e da comunicação rural com objetivo fim de melhor a comunicação do setor cafeeiro. Modernas tecnologias de comunicação vêm se incorporando ao dia a dia de um número cada vez maior de cafeicultores e seus familiares.

É incontestável a importância da internet no cotidiano das pessoas neste século XXI, sobretudo a partir da mobilidade possibilitada pelos smartfones. Nesse contexto, as redes sociais surgiram como estruturas sociais compostas por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. O conceito de mídias sociais (social media) trata a produção de conteúdos de forma descentralizada, representando a produção de muitos para muitos.

O sistema agroindustrial do café, no ano de 2006, inovou ao criar uma rede de colaboração, conhecimento e negócios denominada “Rede Cafés do Brasil”, na Plataforma Peabirus.  Nesta rede, uma das comunidades, hoje denominada Rede Social do Café (www.redesocialdocafe.com.br) destacou-se, passando a ser considerada uma das grandes inovações em comunicação e articulação para o setor cafeeiro.

O presente projeto é composto de uma série de planos de ação, ações e atividades aprovados na Chamada 02/2013 - Programa Café, coordenada pelo Consorcio Pesquisa Café / Embrapa Café. Conta com a participação de diferentes instituições consorciadas como  IAC; UFLA; EPAMIG; PROCAFÉ; IAPAR; INCAPER; UESB e EMBRAPA e prevê atuação nacional e ações regionais nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Espirito Santo, Bahia e Distrito Federal.

Os procedimentos metodológicos para ampliação da Rede e do seu uso serão a apresentação e inserção de novos usuários, aumento da prospecção e incorporação de conteúdo,  geração de conteúdo próprio, ampliação do uso de ferramentas WEB 2.0 (FaceBook; Twitter; WhatsApp), dentre outros. Para avaliação dos impactos da Rede, serão empregados procedimentos adaptados de métodos consagrados e recomendados para utilização em estudos conduzidos com objetivo semelhante. Esta metodologia vem sendo construída colaborativamente  e terá por base uma análise ex-post dos impactos da utilização da Rede e a coleta de dados será realizada junto aos seus usuários por meio de questionário estruturado, e por meio de entrevistas em profundidade com informantes-chave.

Por meio de uma articulação de diferentes entidades de C & T no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, o presente projeto tem por objetivo estimular e ampliar a comunicação dialógica via Rede Social do Café por pesquisadores, extensionistas, cafeicultores e demais atores do sistema agroindustrial do café. O presente projeto pretende avaliar os impactos da Rede Social do Café na disseminação de informações, conhecimento e sobre a capacitação de cafeicultores, técnicos e estudantes.

Ver detalhes do projeto

  Sérgio Parreiras Pereira      IAC

Seleção de genótipos de café arábica, robusta, Coffea dewevrei e derivados de híbridos interespecíficos com tolerância à seca no IAC.

n° SGP 1560

O déficit hídrico é um dos fatores de ambiente que pode limitar o crescimento e a produção de cafeeiros. Atualmente, com previsão de mudanças climáticas e aquecimento global em nosso planeta, a identificação de genótipos de cafeeiros com tolerância à seca é de fundamental importância para a sobrevivência e sustentabilidade da cafeicultura brasileira. No Instituto Agronômico existem materiais genéticos de diferentes origens que se constituem em fontes de tolerância à seca. Este Plano de Ação visa selecionar cafeeiros com tolerância à seca em condições de campo e em casa de vegetação (condições controladas). Em condições de campo pretende-se avaliar genótipos de Coffea arabica procedentes da Etiópia, híbridos F1 dessas seleções com cultivares elites, clones e progênies de C. dewevrei, C. canephora e cafeeiros derivados de híbridos interespecíficos, que serão conduzidos na Fazenda Santa Eliza e também Pólo do Nordeste Paulista de mococa, SP. Em condições controladas de casa de vegetação serão avaliados dez genótipos de cafeeiros que foram previamente identificados como tolerantes à seca no campo A atividade de experimento em casa de vegetação será realizada na Fazenda Santa Eliza do IAC. Nos experimentos em condição de campo, os cafeeiros serão avaliados subjetivamente por meio do índice de turgescência (IT), em época de seca acentuada, e também em relação a determinação do Potencial hídrico foliar, com auxílio da Bomba de Scholander, Conteúdo Relativo de Água (CRA) e teor de umidade do solo.  Nos experimentos em condições controladas, de casa de vegetação, serão realizadas avaliações para determinar o potencial hídrico foliar,CRA, teor de umidade do solo, biometria das plantas, massas fresca e seca da parte aérea e do sistema radicular.

Ver detalhes do projeto

  Julieta Andrea Silva de Almeida      IAC

Monitoramento Agrometeorológico, Fenológico e Fitossanitário para o café no Estado de SP e relação com variações ou mudanças climáticas locais.

n° SGP 1558

Será conduzido um sistema de monitoramento agrometeorológico e fenológico para a cultura do café arábica no Estado de São Paulo. Para o monitoramento agrometeorológico serão utilizados dados meteorológicos da rede de estações meteorológicas convencionais e automáticas que fazem parte do CIIAGRO/IAC (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas/IAC), os quais darão suporte para simulação de modelo de balanço hídrico seqüencial decendial para monitoramento das regiões produtoras de café no estado (THORNTHWAITE; MATHER, 1955). Para o monitoramento climático serão acompanhados outros  locais produtores de café no estado de SP. O monitoramento fenológico será realizado por meio de levantamentos de campo quinzenais/mensais de acordo com incidência de pragas e doenças, em lavouras cafeeiras localizadas em Mococa, Franca, Caconde e Campinas, devido a disponibilidade de áreas sem controle quiímico. Os dados coletados de clima e fenologia serão utilizados em modelos agrometeorológicos e fenológicos de estimativa de épocas de floração e de maturação e estimativa de quebra relativa de produtividade do cafeeiro (Camargo et al. (2003), Zacharias et al. (2008), Nunes et. al. (2010) e Bardin-Camparotto et al. (2012). Durante a execução do projeto, os produtos gerados serão constantemente reavaliados e aprimorados, tanto no aspecto do conteúdo (nível de detalhamento das informações), como nos aspectos e qualidade da divulgação (programas computacionais, interface de geração de mapas e boletins). As informações geradas no monitoramento agrometeorológico e fenológico do café no Estado de São Paulo, alimentarão a página do Ciiagro/IAC e posteriormente do SIMAFF-Café, disponibilizando aos usuários.Outra forma de se obter as informações do monitoramento é por meio da página do SIMAFF-Café, hospedadas nos servidores das instituições parceiras (IAC, DaTerra Coffee,Cooxupé e Embrapa). Os dados coletados de clima,serão comparados com dados armazenados no banco de dados do Ciiagro, para posterior averiguação de mudanças ou variabilidade climática ao logo do tempo (de acordo com periodo anterior e dados armazenados). Com esses dados ainda será aplicado modelos de estimativas de produtividade e comparado com dados reais (IEA) sendo assim possível validar os modelos existentes para cada localidade dentro do estado de SP. O mesmo ocorrerá para as doenças e pragas avaliadas, podendo obter-se um parâmetro de ocorrência de determinada praga/doença e sua evoluação ao longo do ciclo e sua infuência na qualidade do fruto. Ainda será analisada a ocorrência de pragas e doenças correlacionadas com as condições de clima da safra atual.

Esse projeto (SGP) abrange dois planos de ação, que estão envolvidos em projetos distintos. O Projeto referente a ampliação do monitoramento agrometerológico tem duração de 4 anos e é continuidade de um projeto que se encerrou em dezembro de 2016, no qual os dados de clima, fenologia e fitossanidade serão encaminhados para abastecimento de uma plataforma on line (SIMAFE- sistema integrado de monitoramento agrometeorológico, fenológico e fitossanitário para a cultura do café), plataforma esta em fase final de desenvolvimento que estará alojada na página da Embrapa, com links diretos disponiveis em outros sites de instituições como IAC, Procafé, IAPAR, de acordo com interesse e necessidade de cada órgão.

O segundo projeto, abrangerá 2 anos (minimo de 2 ciclos) se refere ao monitoramento climático e fenológico de 4 localidades (Caconde, Campinas, Franca e Mococa). Esse projeto está ligado a outros projetos onde após a colheita os grãos cereja serão encaminhados a laboratórios específicos para outros estudos que deverão ser correlacionados com as condições climáticas de cultivo (Avaliações: presença de fungos, danos causados por pragas e doenças, classificação do grão e qualidade da bebida, indicadores ambientais observados durante o ciclo em cada localidade e influência das condições de clima nos sólidos solúveis em resíduos de cascas utilizadas em sub produtos). Essas outras etapas serão realizadas por pesquisadores alocados no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

A pesquisadora em questão é coordenadora geral do projeto: Mudanças climáticas e sua influência no Monitoramento Agrometeorológico, na produtividade, na Sanidade do grão pós-colheita, qualidade da bebida e utilização de subproduto na alimentação humana e impactos ambientais. Para tanto é repsonsável pelo Plano Gerencial, ou seja, deverá promover reuniões periódicas e outros eventos necessários para acompanhamento do andamento e evolução de todos os demais projetos envolvidos, denominados Planos de ação, com verba orçamentária específica para tal.

Ver detalhes do projeto

  Angelica Prela Pantano      IAC

Caracterização de propriedades cafeeiras com relação às boas práticas agrícolas

n° SGP 1545

O sistema agroindustrial do café vem ao longo dos anos passando por significativas alterações, existindo por parte das grandes redes varejistas e dos consumidores uma crescente preocupação com a forma de produção em relação aos critérios socioambientais na cultura do café. Como consequência, existe uma demanda crescente por cafés sustentáveis certificados e o Brasil está entre os países produtores capazes de atender a esse segmento do mercado, sendo atualmente o maior fornecedor de cafés sustentáveis do mercado mundial. Para que se mantenha e possa expandir essa posição, faz-se necessária a implantação de políticas públicas e privadas no sentido de inserir novos cafeicultores nesse mercado de cafés diferenciados, exigindo ações que visem à adequação das propriedades agrícolas às Boas Práticas Agrícolas (BPAs). Essa adequação passa por programas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que devem ser realizados de acordo com o perfil ou desempenho dos cafeicultores, em dada região produtora. Nesse sentido, a separação em “clusters” surge como uma estratégia para viabilizar a certificação em grupos. 
O projeto possui quatro (4) Planos de Ação, com a participação de três (3) diferentes instituições consorciadas: IAC; UFLA e INCAPER.  O projeto prevê ações regionais nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espirito Santo. Sob coordenação do IAC são dois planos de ação sendo um o Plano Gerencial e o outro "Caracterização de grupos de cafeicultores no Estado de São Paulo"
O objetivo do presente estudo é validar o procedimento metodológico de separação por cluster levando em consideração o desempenho de grupos de propriedades rurais em relação às BPAs no cultivo de café, visando à identificação de políticas de ATER, focadas nas necessidades desses agricultores.

 

Ver detalhes do projeto

  Sérgio Parreiras Pereira      IAC

ATIVIDADE RESIDUAL DE IMAZAPIC SOBRE CULTURAS DE ROTAÇÃO COM AMENDOIM

n° SGP 1511

A sucessão e rotação de culturas são componentes vitais da agricultura moderna, porém a utilização de herbicidas com efeito residual pode acabar prejudicando uma cultura não tolerante cultivada em sucessão. O objetivo desse projeto é avaliar o efeito fitotóxico residual do imazapic aplicado na cultura do amendoim sobre o desenvolvimento e produtividade das culturas de soja, milho, feijão, algodão e cana-de-açúcar que serão plantadas em sucessão em diferentes épocas. O experimento será conduzido em área experimental do Polo Regional Centro Norte, Pindorama-SP, por dois anos agrícolas. O delineamento experimental será em blocos ao acaso arranjados em parcelas sub-subdivididas, em que as parcelas principais consistirão na presença ou ausência do tratamento prévio do amendoim com imazapic, as subparcelas serão as culturas de sucessão (algodão, cana-de-açúcar, feijão, milho e soja) e as sub-subparcelas serão as épocas de plantio das culturas de sucessão. Serão avaliados: os resíduos de imazapic no solo, mortalidade das plantas e os sintomas de fitotoxicidade, características fisiológicas, desenvolvimento vegetativo e produtividade das culturas de sucessão, além dos efeitos sobre a comunidade infestante.

Ver detalhes do projeto

  Maria Beatriz Bernardes Soares      AR / IAC

Seleção de "seedlings" e de clones de cana-de-açúcar na região de Jaú

n° SGP 1303

 A  hibridação de cana-de-açúcar possibilita a obtenção de famílias em alto grau de heterose e ampla variabilidade. Como cultura propagada vegetativamente, a cana-de-açúcar possibilita a fixação do componente genético e as variações fenotípicas serão muito influenciadas pelo ambiente.  Cabe ao melhorista, selecionar os indivíduos superiores, tarefa muitas vezes dificultada quando se trabalha em diferentes ambientes indistintamente, sem a preocupação de caracteriza-los em relação ao seu potencial  edafoclimático.  Nesse projeto propõem-se estudar populações de “seedling”, famílias e clones de cana-de-açúcar para a região de Jaú, estado de São Paulo. Para tanto serão utilizandos critérios conceituais, biométricos, avaliações fitopatológicas e agrotecnológicas para a caracterização e mensuração do potencial  agroindustrial do conjunto de progênies e indivíduos.   A acumulação de dados resultantes  de  observações  em  anos  sucessivos será usada como principal ferramenta para a identificação de variedades regionais. 

Ver detalhes do projeto

  Mauro Alexandre Xavier      IAC

Interação Xylella fastidiosa-inseto vetor-planta hospedeira e abordagens para o controle da clorose variegada dos citros e cancro cítrico

n° SGP 1285

A clorose variegada dos citros (CVC) causada pela bactéria Xylella fastidiosa subsp. pauca é uma das doenças mais preocupantes da citricultura brasileira, acarretando danos econômicos na ordem de 100 milhões de dólares por ano com erradicação de plantas doentes, replantio e controle químico dos vetores. A CVC é um problema principalmente brasileiro, pois outros países da América do Sul ou Central onde a doença já foi descrita a atividade citrícola não tem a dimensão da citricultura brasileira. Dessa forma cabe à pesquisa no Brasil estudar e propor alternativas para o controle e/ou manejo mais eficiente, sustentável e com menores custos de produção. Nestes 15 anos do sequenciamento do genoma da X. fastidiosa causadora da CVC, muitos conhecimentos básicos sobre a bactéria foram gerados, posicionando-a entre os dez fitopatógenos bacterianos mais importantes do mundo. Porém, poucos desses estudos focalizaram a interação entre os componentes desse patossistema, bactéria-planta-vetor. Este projeto visa integrar os trabalhos com X. fastidiosa para ampliar e associar as informações sobre os mecanismos genéticos que contribuem para a eficiência adaptativa dessa bactéria, a relação entre sua colonização no hospedeiro e expressão da doença, a interação molecular com o inseto vetor e as respostas genéticas da planta que podem ser usadas, a médio e longo prazo, para controlar de forma mais sustentável e com menor custo de produção os danos causados pela CVC. Ainda, além da X. fastidiosa, o projeto propõe ampliar os estudos com Xanthomonas citri subsp. citri, causadora do Cancro Cítrico, um outro problema fitossanitário que vem tomando proporções cada vez maiores nos pomares paulistas, devido às mudanças recentes de legislação em relação ao controle dessa doença. Assim, devido às similaridades entre os dois fitopatógenos e hospedeiro em comum, algumas abordagens de estudo e estratégias de controle serão usadas para os fitopatógenos X. fastidiosa e X. citri.A clorose variegada dos citros (CVC) causada pela bactéria Xylella fastidiosa subsp. pauca é uma das doenças mais preocupantes da citricultura brasileira, acarretando danos econômicos na ordem de 100 milhões de dólares por ano com erradicação de plantas doentes, replantio e controle químico dos vetores. A CVC é um problema principalmente brasileiro, pois outros países da América do Sul ou Central onde a doença já foi descrita a atividade citrícola não tem a dimensão da citricultura brasileira. Dessa forma cabe à pesquisa no Brasil estudar e propor alternativas para o controle e/ou manejo mais eficiente, sustentável e com menores custos de produção. Nestes 15 anos do sequenciamento do genoma da X. fastidiosa causadora da CVC, muitos conhecimentos básicos sobre a bactéria foram gerados, posicionando-a entre os dez fitopatógenos bacterianos mais importantes do mundo. Porém, poucos desses estudos focalizaram a interação entre os componentes desse patossistema, bactéria-planta-vetor. Este projeto visa integrar os trabalhos com X. fastidiosa para ampliar e associar as informações sobre os mecanismos genéticos que contribuem para a eficiência adaptativa dessa bactéria, a relação entre sua colonização no hospedeiro e expressão da doença, a interação molecular com o inseto vetor e as respostas genéticas da planta que podem ser usadas, a médio e longo prazo, para controlar de forma mais sustentável e com menor custo de produção os danos causados pela CVC. Ainda, além da X. fastidiosa, o projeto propõe ampliar os estudos com Xanthomonas citri subsp. citri, causadora do Cancro Cítrico, um outro problema fitossanitário que vem tomando proporções cada vez maiores nos pomares paulistas, devido às mudanças recentes de legislação em relação ao controle dessa doença. Assim, devido às similaridades entre os dois fitopatógenos e hospedeiro em comum, algumas abordagens de estudo e estratégias de controle serão usadas para os fitopatógenos X. fastidiosa e X. citri.

Ver detalhes do projeto

  Alessandra Alves de Souza      IAC

Desenvolvimento tecnológico da cultura do tomateiro: fitotecnia e nutrição

n° SGP 1248

Projeto 1: Doses de potássio em tomates do tipo saladete em cultivo protegido

Considerando-se os aspectos socioeconômicos, o tomateiro é hoje, dentre as hortaliças produzidas no Brasil, a mais importante, destaca-se por ser extremamente exigente no seu manejo cultural, principalmente o nutricional. Dentre os nutrientes extraídos pelo tomateiro, o potássio (K) é absorvido em maiores quantidades e imprescindível para o crescimento vegetativo, produção, quali­dade dos frutos, regulação es­tomática, fotossíntese e ativador enzimático. Dessa forma, para conhecer os períodos de maior exigência dos nutrientes pelo tomateiro foram conduzidos três experimentos para determinar a absorção de nutrientes durante o ciclo de cultivo de híbridos de tomate do tipo saladete (Pizzadoro, Tarantely e Totalle). Agora serão realizados experimentos, para avaliar o efeito de doses de potássio nos mesmos híbridos.  O delineamento experimental será de blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas com quatro repetições. As quatro doses de potássio serão definidas em função do resultado dos experimentos prévios de absorção de nutrientes. Os dados obtidos serão analisados estatisticamente através da análise de variância e por meio do teste F. Quando houver significância para doses de potássio, será feita análise de regressão, definindo o melhor ajuste segundo combinação de significância e maior coeficiente de determinação. Quando houver efeito dos híbridos será aplicado o teste de Tukey (5%) para a comparação de médias. 

Projeto 2: Acumulo de nutrientes ao longo do cilco de cultivo por tomateiros

O tomate é uma das hortaliças mais importantes economicamente no mundo. Sua produção global foi de aproximadamente 170 milhões de toneladas em 2014, com aproximadamente 4,3 milhões de toneladas (2,5%) produzidas no Brasil (FAO, 2014). O custo dos fertilizantes no Brasil representou 23% dos custos totais de produção em 2014, seguindo apenas os custos de mão-de-obra (ABCSEM, 2014). A obtenção de altas produtividades com o menor custo possível é, portanto, necessária para que o cultivo do tomateiro seja economicamente viável, o que depende de uma aplicação racional de fertilizantes, entre outros manejos.

A nutrição de plantas entre as várias tecnologias para o cultivo do tomateiro envolve mais do que o fornecimento de nutrientes. A maior produção de massa vegetal pelos novos híbridos tem afetado as necessidades nutricionais das plantas, por isso o cultivo se tornou altamente técnico. Estudos de acumulo de nutrientes e exportação ao longo do ciclo de cultivo são, portanto, ferramentas ideais para a obtenção de dados que nos permitem identificar os períodos de maior exigência nutricional e produção de matéria seca (MS) e consequentemente determinar as melhores épocas para aplicação de fertilizantes e evitar possíveis deficiências ou consumo de luxo de nutrientes (Furlani & Purquerio, 2010; Moraes et al., 2018).

Porém, devido ao dinamismo apresentado pelo mercado de híbridos, com o constante lançamento de materiais com níveis variados de resistência a pragas e doenças, adaptados a diferentes condições climáticas e que aproveitam melhor os insumos disponíveis resultando em melhores produtividades, ocorre defasagem nas recomendações nutricionais disponíveis. É possível citar a produtividade de tomate de 41 t ha-1 (Gargantini & Blanco, 1963), que aumentou consideravelmente na atualidade. Com a cv. Santa Clara, Fayad (2002) verificou 88,6 t ha-1. Purquerio et al. (2016) verificaram para o híbrido de tomate Dominador de 131,9 t ha-1 e posteriormente Moraes et al. (2018) 148,5 e 122,6 t ha-1 para Gault e Pomerano, respectivamente.

Assim nota-se que a produtividade atingida nos primeiros anos do segundo milênio foi pelo menos duas vezes maiores que as observadas na década de 1960 e as mais recentes maiores ainda. Para refinar as recomendações de adubação existentes são necessários estudos envolvendo acúmulo de nutrientes ao longo do ciclo de cultivo.

Projeto 3 -  DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA PARA RECOMENDAÇÃO DE NUTRIÇÃO E ADUBAÇÃO DO TOMATEIRO

 

- Analisar as curvas de absorção de tomateiro (16 genótipos) elaboradas pelo IAC e embasado nos seus resultados desenvolver pesquisa em conjunto com a empresa Yara Fertilizantes para elaborar recomendação de nutrição e adubação para a cultura (envolvendo genótipos, produtividade esperada, região ou clima, modos de aplicação, entre outros).

- Realizar transferência das tecnologias IAC em tomateiro, treinando os técnicos da empresa Yara Fertilizantes no que são curvas de absorção de nutrientes, como foram elaboradas e como utilizá-las (16 genótipos de tomateiro).

Ver detalhes do projeto

  Luis Felipe Villani Purquerio      IAC

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DE SISTEMAS DE CULTIVO SEM SOLO PARA A HORTICULTURA

n° SGP 1247

Projeto 1: Projeto 1: Sistema aeropônico portátil (SAP) para o cultivo de plantas: iluminação artificial (LED) e prototipagem avançada

Um sistema aeropônico portátil (SAP) para o cultivo de plantas indoor é provavelmente uma solução para pessoas que têm falta de espaço físico, pouco tempo e conhecimento técnico para o cultivo convencional, em vasos e/ou floreiras. O SAP pode atender o público mencionado, além de gerar uma proposta de valor adicional, que é o aumento da qualidade de vida pelo bem-estar relacionado ao cultivo de plantas. O desenvolvimento do equipamento foi iniciado no PIPE fase I, porém ainda necessita de avanços técnicos para seu perfeito funcionamento, dentro dos objetivos propostos.

Projeto 2: TECNOLOGIAS PARA PRODUÇÃO DE MICROGREENS EM CULTIVO INDOOR

A produção de hortaliças busca se adequar às tendências do mercado, desenvolvendo pesquisa e produtos para atendê-lo, tanto para os mercados consolidados como também os nichos. Os microgreens são plântulas colhidas com idade entre 7 e 14 dias após a semeadura, com folhas cotiledonares totalmente expandidas, com ou sem o primeiro par de folhas verdadeiras, colhidas precocemente acima do sistema radicular. Se enquadram como nicho pertencente ao conceito de cultivos de ciclo curto, que por sua característica de produção se adequam ao contexto da agricultura urbana e indoor. Assim, o objetivo do presente projeto é desenvolver pesquisa tecnológica e inovadora aplicada à cadeia produtiva de microgreens, estudando sua produção com diferentes intensidades de fluxo de fótons fotossinteticamente ativos (aproximadamente 50; 100, 150, 200, 250, 300 µmol m-2 s-1) e quatro densidades de plantio (g m -2), para três espécies, girassol, rabanete e repolho-roxo. Serão realizados 3 experimentos independentes, um com cada espécie. O delineamento utilizado em cada experimento será em blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas. Os dados serão analisados estatisticamente por análise de variância e teste F. Para intensidade luminosa será feita análise de regressão. Caso haja significância para a densidade de semeadura será aplicado Tukey (5%). Se houver efeito da interação, o efeito de um tratamento será estudado dentro do outro. As condições do presente estudo são inéditas e propiciarão informações estratégicas para produção indoor de microgreens. 

 

Ver detalhes do projeto

  Luis Felipe Villani Purquerio      IAC

ESTABELECIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE BANCO DE GERMOPLASMA PARA MELHORAMENTO GENETICO DE CANA-ENERGIA COM ENFASE EM TRANSGENIA

n° SGP 1210

A pesquisa tem como objetivo constituir e caracterizar acessos genéticos do banco de germoplasma de cana-de-açúcar, realizar cruzamentos genéticos, constituir programa de melhoramento e selecionar três cultivares de cana-energia, bem como a geração de duas cultivares transgênicas e prospectar genes envolvidos com mecanismos de resistência a pragas. As pesquisas serão desenvolvidas em laboratório e campo e englobarão diferentes áreas do conhecimento. em condições de laboratório será realizada a caracterização morfológica, molecular e citogenética dos acessos, prospecção de genes relacionados ao mecanismo de resistênica a pragas, transformação genética de cultivares de cana-de-açúcar e cana-energia com genes envolvidos com o processo de resistencia a herbicida, Bt e tolerância a seca. No campo, o melhoramento genético para a seleção de 3 cultivares de cana-energia, além da identificação de genótipos de cana-de-açúcar resistentes à Diatraea saccharalis, Sphenophorus levis e Mahanarva sp.

Ver detalhes do projeto

  Marcos Guimarães de Andrade Landell      IAC

Adubação nitrogenada consecutiva em áreas colhidas sem queima: Experimento de longo prazo

n° SGP 1205

O objetivo desse trabalho esta sendo em avaliar as alterações em longo prazo da adubação nitrogenada no solo e nas plantas de cana-de-açúcar e a influência do efeito residual e aproveitamento do N-fertilizante na resposta da cultura garantido a sustentabilidade do sistema de produção: aspectos agronômicos, econômicos e ambientais. O experimento foi implantado em Piracicaba-SP, no delineamento de blocos ao acaso e 4 repetições, em março/2007 com o cultivar IACSP92-1099 desenvolvida no Pólo Centro Sul, APTA. Doses de N-fertilizante foram aplicadas após a brotação da 1ª soqueira (0, 60, 120 e 180 kg ha-1) e os tratamentos foram reaplicados durante quatro soqueiras, até a colheita da 4ª soqueira em setembro/2012. Nesse período foi desenvolvida a tese de doutorado de Helio Antonio Wood Joris, intitulada: “Nitrogênio na produção de cana-de-açúcar: aspectos agronômicos e ambientais”. Nessa tese foram avaliadas as alterações no solo, acúmulo de macronutrientes e produtividade de colmos. No último ciclo, entre outubro/2011 e setembro/2012, as parcelas foram divididas para avaliação da inoculação com bactérias diazotróficas e aplicação de 100 kg ha-1 de N em cada tratamento de adubação nitrogenada em longo prazo, com implantação de microparcelas e aplicação de 15N-sulfato de amônio para avaliação do aproveitamento do N-fertilizante pelas plantas. Com correção adequada do solo, a adubação nitrogenada promoveu melhorias nas condições químicas do solo. O acúmulo de nutrientes aumentou com as doses de N aplicadas, e a ordem de acúmulo dos nutrientes foi K>N>Ca>Mg>S>P. Em todas as soqueiras avaliadas, ocorreu aumento linear na produtividade de colmos, com um incremento médio de 175 kg de colmos para cada kg de N-fertilizante aplicado. Considerando o balanço de entradas e saídas de N do sistema, a quantidade média necessária para reposição do N exportado foi 69 kg de N ha-1 ciclo-1, que representa 38,3% da maior dose aplicada (180 kg ha-1). A inoculação com bactérias diazotróficas beneficiou a nutrição mineral das plantas, porém resultou em produtividade de colmos inferior à aplicação de N-fertilizante. O aproveitamento de 15N-fertilizante foi maior nas condições de ausência de aplicação de N nas soqueiras anteriores (44,2%) que nas doses 60 (34,3%), 120 (24,8%) e 180 (31,8%). A inoculação com bactérias diazotróficas não substitui a adubação nitrogenada. O solo é a principal fonte de N para as plantas de cana-de-açúcar, porém a obtenção de altas produtividades depende de doses elevadas de N-fertilizante para a manutenção do sistema.

Após esse ciclo de 4 socas com reaplicação de doses de N nos respectivos tratamentos, as parcelas foram mantidas e foi reinstalado o experimento com a variedade IACSP95-5094 que já ocorreu o ciclo de cana-planta (safra 2013-14) com tratamentos contendo quatro doses de N, 0, 30, 60 e 90 kg/ha e na cana soca (safra 2014/2015) as doses de N foram mantidas como no primeiro ciclo(0, 60, 120 e 180 kg/ha de N). Atualmente (2016) a cultura já esta na segunda soca (colheita do terceiro corte prevista para agosto/setembro de 2016). 

Ver detalhes do projeto

  André Cesar Vitti      AR / IAC

Biologia de plantas daninhas nas culturas em sucessão a cana-de-açúcar

n° SGP 1178

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas brasileiras e a interferência proporcionada pelas plantas daninhas acarreta redução significativa no rendimento da cultura. O objetivo deste trabalho será avaliar a influência de três sistemas de manejo do solo e três importantes culturas comerciais como culturas de sucessão na supressão de plantas daninhas e na composição da comunidade infestante em áreas de reforma de cana crua. O experimento será instalado sobre ARGISSOLO Vermelho-Amarelo eutroférrico, em canavial colhido sem queima prévia nos últimos cinco cortes. Será utilizado delineamento experimental em blocos casualizados, com os tratamentos arranjados em parcelas sub-divididas e dispostos em quatro repetições, sendo os tratamentos principais três sistemas de cultivo; convencional, cultivo mínimo e plantio direto e os tratamentos secundários de três opções de culturas comerciais (amendoim, girassol e soja) e uma parcela em pousio. Após 180 dias da colheita da cana-de-açúcar será contado o número de plantas daninhas.m-² e determinada a massa seca da parte aérea, calculando assim seus índices fitossociológicos. 

Ver detalhes do projeto

  Maria Beatriz Bernardes Soares      AR / IAC

Manejo dos ambientes de produção (AmbiManejo)

n° SGP 1176

A proposta “Manejo dos ambientes de produção da cana-de-açúcar” está vinculada ao projeto AMBICANA, com participação dos pesquisadores Dr. Hélio do Prado, Centro de Cana/IAC-APTA e Dr. André Cesar Vitti, APTA Polo Centro Sul. O objetivo do referido projeto é desenvolver toda a sistemática de manejo, mediante conhecimento prévio dos tipos de solo e ambiente de produção (Projeto AMBICANA), em relação às épocas de plantio e corte, formas e épocas de preparo do solo, correção e adubação, utilização de resíduos da agroindústria e interação das variedades exigentes (responsivas) em relação às estáveis e ou rústicas.

Ver detalhes do projeto

  André Cesar Vitti      AR / IAC

Caracterização pós-colheita e conservação de novas cultivares IAC de citros de mesa

n° SGP 1169

Obetivos:Avaliar a fisiologia pós-colheita da laranja ‘Pera’ e de novas variedades de citros de mesa (tangerina Lunalate e lima ácida IAC-10) para proposição de técnicas de conservação eficientes e avaliação de vida de prateleira. 

O estudo será feito em duas etapas. Na etapa 1, serão colhidos frutos em duas  épocas. Os frutos serão divididos em 6 lotes: (1) frutos sem aplicação de cera (controle), (2) frutos somente com aplicação de fungicida, (3) frutos com aplicação de cera com formulação A sem fungicida, (4) frutos com aplicação de cera com formulação A com fungicida,  (5) frutos com aplicação de cera com formulação B sem fungicida, (6) frutos com aplicação de cera com formulação B com fungicida. Depois de colhidos, os frutos serão padronizados conforme tamanho e coloração da casca e armazenados em 23 °C ±2 / 70 % ±2 UR por 18 dias com análises da qualidade a cada 3 dias. Para estudo da fisiologia e técnicas de preservação da qualidade dos frutos, serão avaliados atributos físicos e químicos que determinem a qualidade dos frutos (sólidos solúveis, acidez, firmeza, cor, perda de massa, ácido ascórbico), além de características fisiológicas (respiração e produção de etileno) e bioquímicas (compostos fenólicos totais, atividade antioxidante total, antocianinas) que nos permitam entender possíveis alterações nos frutos. Para essa etapa serão considerados, por época de colheita, 6 tratamentos (controle, só fungicida, cera A sem fungicida, cera A com fungicida, cera B sem fungicida, cera B com fungicida) e 6 períodos de análise (3, 6, 9, 12, 15 e 18 dias).  Baseado na etapa 1, na etapa 2 serão selecionados 2 tratamentos com cera e os experimentos serão repetidos em condições de refrigeração, com duas temperaturas diferentes. Depois de colhidos, os frutos serão padronizados conforme tamanho e coloração da casca e armazenados em três temperaturas: 23 °C ±2 / 70 % ±2 UR, 5 °C ±1 / 83 % ±3 UR e 10 °C±1 / 86 % ±2 UR por 21 dias com análises da qualidade a cada 7 dias, seguidos de transferência para 22 ºC por mais 18 dias com intervalo de 3 dias entre as análises. Para a avaliação da fisiologia e técnicas de preservação da qualidade dos frutos, serão avaliados atributos físicos e químicos que determinem a qualidade dos frutos (sólidos solúveis, acidez, firmeza, cor, perda de massa, ácido ascórbico), além de características fisiológicas (respiração e produção de etileno) e bioquímicas (compostos fenólicos totais, atividade antioxidante total, antocianinas) que nos permitam entender possíveis alterações nos frutos.Para a avaliação do efeito da cera no controle de podridões, na Etapa 1 os frutos serão divididos em quatro lotes: sem aplicação de cera (controle negativo), frutos com aplicação de fungicida registrado para a cultura (controle positivo), frutos com aplicação de cera com formulação A sem fungicida e frutos com aplicação de cera com formulação A com fungicida. A formulação A será escolhida com base nos resultados dos experimentos da Frente 1. Depois de colhidos, os frutos serão padronizados conforme tamanho, coloração da casca e ausência de podridões e inoculados artificialmente com suspensão de esporos dos principais patógenos incidentes na pós-colheita de citros (Geotrichum citri-aurantii e Penicillium digitatum, agentes causais da podridão azeda e do bolor verde, respectivamente). Após 4 h da inoculação, serão submetidos aos diferentes tratamentos e armazenados a 22 °C ±2 / 70 % ±2 UR por até 15 dias, sendo avaliados diariamente quanto à incidência e severidade das podridões. Na etapa 2, os experimentos serão repetidos em condições de refrigeração, com duas temperaturas diferentes. Depois de colhidos, os frutos serão padronizados conforme tamanho, coloração da casca e ausência de defeitos e podridões e divididos em três lotes:  sem aplicação de cera (controle negativo), frutos com aplicação de fungicida registrado para a cultura (controle positivo), frutos com aplicação de cera a ser definida em função dos resultados obtidos na etapa 1. Os frutos serão inoculados, conforme descrito no ensaio 1, tratados após 4 h da inoculação e armazenados a 5 °C ±1 / 83 % ±3 UR e 10 °C±1 / 86 % ±2 UR por até 15 dias, sendo avaliados a cada cinco dias quanto a incidência e severidade das podridões. Após este período, os frutos serão transferidos para 22 °C ±2 / 70 % ±2 UR por até 7 dias, sendo avaliados diariamente quanto a incidência e severidade das podridões. 

Ver detalhes do projeto

  Ilana Urbano Bron      IAC
  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930