Detalhes do projeto SGP 1592

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Performance agronômica de cultivares de café arábica oriundas de várias instituições nacionais de pesquisas no estado de São Paulo

Coordenador(a): Júlio César Mistro

Vigência do projeto

01/01/2017 até 28/12/2020

Unidade responsável

IAC, Centro de Café

Área Estratégica

desenvolvimento regional

Linha de Pesquisa

Recursos e Melhoramento genético vegetal

 

     A cafeicultura é uma importante atividade do agronegócio brasileiro, gerando muitos empregos diretos e indiretos e respondendo por boa parte das exportações desse setor. Sem dúvida, o melhoramento genético tem contribuído de maneira decisiva nesse processo, incorporando ganhos genéticos para produtividade nas cultivares melhoradas, reduzindo o porte e adequando a arquitetura das plantas, resistência às principais doenças e pragas e melhorando as características ligadas à qualidade do grão e da bebida, como uniformidade de maturação dos frutos, tamanho dos grãos e bebida superior. Desse modo, o sucesso dos programas de melhoramento genético consiste em colocar à disposição dos cafeicultores, cultivares mais adaptadas, produtivas e que atendem às necessidades dos consumidores.

     A ferrugem do cafeeiro é hoje considerada o principal problema fitossanitário no Brasil e em importantes regiões cafeeiras do mundo, podendo ser encontrada em quase todas as lavouras cultivadas e ocasionando redução de até 50% da produção, em regiões com condições climáticas favoráveis à doença e na ausência de medidas de controle. O controle mais utilizado para essa doença é o químico que, embora eficiente, eleva os custos de produção e coloca em risco a saúde dos trabalhadores, podendo causar, ainda, contaminação do meio ambiente.

     Dessa maneira, é de fundamental importância a obtenção de novas cultivares de cafeeiro com resistência a essa doença e, principalmente, a avaliação destas em diferentes ambientes. Sabe-se que no estado de São Paulo existem regiões cafeeiras bem distintas, cada uma com características ambientais definidas, as quais influenciam sobremaneira no comportamento do cafeeiro. Quando se consideram as cultivares recentemente lançadas, não há muitos estudos que demonstrem sua capacidade de responder em termos de estabilidade fenotípica de produção, às diferentes condições de ambiente e sistemas de cultivo utilizados no estado de São Paulo. Isso traz certa insegurança entre os técnicos que trabalham com a cultura do café, na recomendação de qual cultivar é a mais indicada em determinada região.

     Objetiva-se no trabalho caracterizar o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo de cultivares de cafeeiros resistentes à ferrugem, de modo a obter informações que possam contribuir para a indicação das mesmas com segurança para as diferentes regiões produtoras do estado de São Paulo. 

     Os experimentos serão instalados, em condição de sequeiro, em algumas regiões paulista: Alta Mogiana (região de Franca), Média Mogiana (região de Mococa), Sul (região de Piraju) e na Média/Alta Paulista (região de Jaú/Adamantina/Lins). Os experimentos seguirão o delineamento de blocos ao acaso, com 25 tratamentos, no mínimo quatro repetições e seis plantas por parcela. 

 

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930