Detalhes do projeto SGP 1545

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Caracterização de propriedades cafeeiras com relação às boas práticas agrícolas

Coordenador(a): Sérgio Parreiras Pereira

Vigência do projeto

01/01/2017 até 28/12/2019

Unidade responsável

IAC, Centro de Café

Área Estratégica

políticas e estudos socioeconômicos

Linha de Pesquisa

Estudos Econômicos e Sociais

 

O sistema agroindustrial do café vem ao longo dos anos passando por significativas alterações, existindo por parte das grandes redes varejistas e dos consumidores uma crescente preocupação com a forma de produção em relação aos critérios socioambientais na cultura do café. Como consequência, existe uma demanda crescente por cafés sustentáveis certificados e o Brasil está entre os países produtores capazes de atender a esse segmento do mercado, sendo atualmente o maior fornecedor de cafés sustentáveis do mercado mundial. Para que se mantenha e possa expandir essa posição, faz-se necessária a implantação de políticas públicas e privadas no sentido de inserir novos cafeicultores nesse mercado de cafés diferenciados, exigindo ações que visem à adequação das propriedades agrícolas às Boas Práticas Agrícolas (BPAs). Essa adequação passa por programas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que devem ser realizados de acordo com o perfil ou desempenho dos cafeicultores, em dada região produtora. Nesse sentido, a separação em “clusters” surge como uma estratégia para viabilizar a certificação em grupos. 
O projeto possui quatro (4) Planos de Ação, com a participação de três (3) diferentes instituições consorciadas: IAC; UFLA e INCAPER.  O projeto prevê ações regionais nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espirito Santo. Sob coordenação do IAC são dois planos de ação sendo um o Plano Gerencial e o outro "Caracterização de grupos de cafeicultores no Estado de São Paulo"
O objetivo do presente estudo é validar o procedimento metodológico de separação por cluster levando em consideração o desempenho de grupos de propriedades rurais em relação às BPAs no cultivo de café, visando à identificação de políticas de ATER, focadas nas necessidades desses agricultores.

 

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930