Detalhes do projeto SGP 1248

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Desenvolvimento tecnológico da cultura do tomateiro: fitotecnia e nutrição

Coordenador(a): Luis Felipe Villani Purquerio

Vigência do projeto

01/07/2016 até 28/07/2020

Unidade responsável

IAC, Centro de Horticultura

Área Estratégica

tecnologia da produção

Linha de Pesquisa

Sistemas de produção

 

Projeto 1: Doses de potássio em tomates do tipo saladete em cultivo protegido

Considerando-se os aspectos socioeconômicos, o tomateiro é hoje, dentre as hortaliças produzidas no Brasil, a mais importante, destaca-se por ser extremamente exigente no seu manejo cultural, principalmente o nutricional. Dentre os nutrientes extraídos pelo tomateiro, o potássio (K) é absorvido em maiores quantidades e imprescindível para o crescimento vegetativo, produção, quali­dade dos frutos, regulação es­tomática, fotossíntese e ativador enzimático. Dessa forma, para conhecer os períodos de maior exigência dos nutrientes pelo tomateiro foram conduzidos três experimentos para determinar a absorção de nutrientes durante o ciclo de cultivo de híbridos de tomate do tipo saladete (Pizzadoro, Tarantely e Totalle). Agora serão realizados experimentos, para avaliar o efeito de doses de potássio nos mesmos híbridos.  O delineamento experimental será de blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas com quatro repetições. As quatro doses de potássio serão definidas em função do resultado dos experimentos prévios de absorção de nutrientes. Os dados obtidos serão analisados estatisticamente através da análise de variância e por meio do teste F. Quando houver significância para doses de potássio, será feita análise de regressão, definindo o melhor ajuste segundo combinação de significância e maior coeficiente de determinação. Quando houver efeito dos híbridos será aplicado o teste de Tukey (5%) para a comparação de médias. 

Projeto 2: Acumulo de nutrientes ao longo do cilco de cultivo por tomateiros

O tomate é uma das hortaliças mais importantes economicamente no mundo. Sua produção global foi de aproximadamente 170 milhões de toneladas em 2014, com aproximadamente 4,3 milhões de toneladas (2,5%) produzidas no Brasil (FAO, 2014). O custo dos fertilizantes no Brasil representou 23% dos custos totais de produção em 2014, seguindo apenas os custos de mão-de-obra (ABCSEM, 2014). A obtenção de altas produtividades com o menor custo possível é, portanto, necessária para que o cultivo do tomateiro seja economicamente viável, o que depende de uma aplicação racional de fertilizantes, entre outros manejos.

A nutrição de plantas entre as várias tecnologias para o cultivo do tomateiro envolve mais do que o fornecimento de nutrientes. A maior produção de massa vegetal pelos novos híbridos tem afetado as necessidades nutricionais das plantas, por isso o cultivo se tornou altamente técnico. Estudos de acumulo de nutrientes e exportação ao longo do ciclo de cultivo são, portanto, ferramentas ideais para a obtenção de dados que nos permitem identificar os períodos de maior exigência nutricional e produção de matéria seca (MS) e consequentemente determinar as melhores épocas para aplicação de fertilizantes e evitar possíveis deficiências ou consumo de luxo de nutrientes (Furlani & Purquerio, 2010; Moraes et al., 2018).

Porém, devido ao dinamismo apresentado pelo mercado de híbridos, com o constante lançamento de materiais com níveis variados de resistência a pragas e doenças, adaptados a diferentes condições climáticas e que aproveitam melhor os insumos disponíveis resultando em melhores produtividades, ocorre defasagem nas recomendações nutricionais disponíveis. É possível citar a produtividade de tomate de 41 t ha-1 (Gargantini & Blanco, 1963), que aumentou consideravelmente na atualidade. Com a cv. Santa Clara, Fayad (2002) verificou 88,6 t ha-1. Purquerio et al. (2016) verificaram para o híbrido de tomate Dominador de 131,9 t ha-1 e posteriormente Moraes et al. (2018) 148,5 e 122,6 t ha-1 para Gault e Pomerano, respectivamente.

Assim nota-se que a produtividade atingida nos primeiros anos do segundo milênio foi pelo menos duas vezes maiores que as observadas na década de 1960 e as mais recentes maiores ainda. Para refinar as recomendações de adubação existentes são necessários estudos envolvendo acúmulo de nutrientes ao longo do ciclo de cultivo.

Projeto 3 -  DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA PARA RECOMENDAÇÃO DE NUTRIÇÃO E ADUBAÇÃO DO TOMATEIRO

 

- Analisar as curvas de absorção de tomateiro (16 genótipos) elaboradas pelo IAC e embasado nos seus resultados desenvolver pesquisa em conjunto com a empresa Yara Fertilizantes para elaborar recomendação de nutrição e adubação para a cultura (envolvendo genótipos, produtividade esperada, região ou clima, modos de aplicação, entre outros).

- Realizar transferência das tecnologias IAC em tomateiro, treinando os técnicos da empresa Yara Fertilizantes no que são curvas de absorção de nutrientes, como foram elaboradas e como utilizá-las (16 genótipos de tomateiro).

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930