Exibindo todos os projetos ativos na APTA

Página Inicial / Busca de Projetos

455 projetos ativos encontrados - pág. 7 de 16

Efeito da terapia com células tronco na produção oocitária e embrionária de búfalas

n° SGP 2188

A produção in vitro de embriões (PIVE) representa um método alternativo e promissor para o melhoramento genético de rebanhos bubalinos. No entanto, alguns entraves ainda impedem o desenvolvimento sustentável dessa tecnologia, dentre eles a existência de indivíduos que apresentam reduzidas população folicular, recuperação oocitária e produção embrionária. A terapia com células-tronco mesenquimais (MSC) em ovários de búfalas pode proporcionar aumento na quantidade de folículos e melhora na qualidade dos oócitos, com impacto positivo na PIVE. A utilização de MSC alogênicas (provenientes de outro indivíduo da mesma espécie) na terapia celular tem aumentado consideravelmente, devido aos resultados promissores na recuperação da funcionalidade de diversos órgãos. A utilização de células de doadores jovens e sadios proporciona a produção de células-tronco com alto potencial proliferativo e de diferenciação, com propriedades imunorregulatórias e possibilitam maior rapidez e facilidade no tratamento com as MSC. Nesse sentido, o presente projeto propõe investigar a produção oocitária e embrionária de fêmeas bubalinas submetidas ao transplante de MSC alogênicas nos ovários, tendo como objetivos aumentar a população folicular, a quantidade e qualidade dos oócitos e o número de embriões produzidos in vitro por búfala. A hipótese deste projeto é de que o transplante com MSC alogênicas nos ovários aumenta a quantidade e a qualidade dos oócitos e consequentemente proporciona impacto positivo na PIVE. Os resultados gerados por esse estudo poderão contribuir para a multiplicação de indivíduos com mérito genético e produtivo, com impacto na eficiência da indústria láctea e cárnea de bubalinos.

Ver detalhes do projeto

  NELCIO ANTONIO TONIZZA DE CARVALHO      IZ

Perfil imunológico de cordeiros infectados artificialmente com Haemonchus contortus.

n° SGP 2187

Os pequenos ruminantes são comumente acometidos por infecções parasitárias causadas por nematoides gastrintestinais, o qual, Haemonchus contortus apresenta ser o helminto mais prevalente e patogênico para a espécie ovina.  A resposta imunológica produzida em decorrência à infecção por Haemonchus será avaliada em 18 animais experimentais inicialmente livres de helmintos gastrintestinais. Dessa forma, 18 cordeiros com idade aproximada de 3,5 meses, mestiços Santa Ines x Dorper, com peso aproximado de 25 kg, serão mantidos em baias coletivas e divididos em grupos de acordo com os tratamentos: 6 animais serão infectados com H. contortus (grupo INF), 6 animais serão infectados com  H. contortus e tratados com anti-helmíntico (grupo AH) e outros 6 animais serão mantidos livres de infecção (grupo CTL). O período experimental será de 50 dias, a iniciar no dia -42 (será feito OPG e limpeza de infecção previa por helmintos). No dia -35, será realizada confirmação de ausência de infecção através do OPG, e no dia -32 serão inoculadas 4,000 L3 de H. contortus em 12 animais (grupos INF e AH). No dia 0 (zero) será avaliada a contagem de OPG dos animais infectados e eles serão divididos em 2 tratamentos: animais do grupo AH serão tratados com anti-helmíntico e animais do grupo INF não serão tratados. No dia + 7 será realizado OPG e abate dos animais dos 3 grupos para contagem dos parasitas do abomaso e análise histopatológica do tecido abomasal. Sangue será coletado individualmente de todos os animais e armazenado em tubos contendo anticoagulante para hemograma completo (hemácias, hemoglobina, hematócrito, leucócitos, linfócitos, neutrófilos, eosinófilos, monócitos e basófilos), e quantificação de imunoglobulinas do tipo IgG (ELISA) a serem avaliados nos dias -32 (infecção), -17 (desenvolvimento da infecção), 0 (dia do tratamento com anti-helmíntico) e +7 (dia do abate). A Citometria de fluxo (linfócitos B) será avaliada nos dias -32 e +7. Exame de OPG será avaliado nos dias -42, -35, -2, -1 dia 0, +5, +6 e dia +7. Abate para contagem de parasitas e coleta de tecido do abomaso para histopatológico será realizado no dia +7. Os resultados obtidos desse projeto experimental permitirão traçar-se o perfil imunológico de ovinos infectados ao experimentalmente com H. contortus e o tratamento com vermífugo eficaz.

Ver detalhes do projeto

  Luciana Morita katiki      IZ

Sustentabilidade ambiental em sistema alternativo de produção de hortaliças folhosas - Plantio direto baixo insumo

n° SGP 2186

O cultivo de hortaliças folhosas de forma convencional envolve excessivo revolvimento do solo, elevado gasto de água e aquisição de matéria orgânica externa à propriedade, que aumentam os custos de produção. Além disso, o elevado aporte de insumos, combinado com o curto ciclo e sistema radicular superficial das hortaliças podem resultar em perdas de nutrientes e outros agroquímicos para o ambiente e seus efeitos indesejáveis. O sistema de produção proposto neste projeto (plantio direto - PD - baixo insumo) preconiza a redução do preparo de solo, inclusão de plantas de cobertura ao sistema de produção em substituição à aquisição de adubos orgânicos, irrigação via gotejamento com fertirrigação e otimização do aporte de adubos químicos no sistema de produção proposto, com variações nas plantas de cobertura e aporte de nitrogênio, comparados ao manejo convencional de produção (PC), na cultura da alface no outono-inverno e primavera-verão. O sistema PD baixo insumo e suas variações será comparado com o PC por meio dos seguintes índices: a) lixiviação de nitrato, amônio e potássio abaixo da camada arável do solo; b) alterações na fertilidade do solo nas camadas 0 -10; 10 – 20; 20 – 40 e 40 – 60 cm após dois cultivos sucessivos; c) balanço e reciclagem de nutrientes com Brachiaria decumbens e Avena sativa após dois cultivos; d) população de plantas daninhas e fitonematoides do solo; e) monitoramento da água de irrigação; f) alterações em atributos físicos do solo; g) produtividade e qualidade da alface. Os ensaios serão em blocos ao acaso, com quatro repetições, em dois ciclos consecutivos. O experimento 1 será realizado no outono-inverno em esquema fatorial mais uma testemunha adicional (4 x 3) + 1. Os fatores serão o aporte de nitrogênio em cobertura (0, 60, 120 e 180 kg ha-1 de N) e manejos do solo (plantio direto - PD sobre Aveia-branca – Avena sativa, PD sobre Java – Macrotyloma axillare e sem cobertura), sendo a adubação de cobertura aplicada por meio de fertirrigação, no sistema de gotejamento. Adicionalmente será avaliada uma testemunha convencional (esterco de galinha em substituição as plantas de cobertura, preparo do solo convencional e irrigação por microaspersão). O experimento 2 será realizado na primavera-verão com tratamentos similares, à exceção das plantas de cobertura, as quais serão adaptadas a esta época de cultivo, sendo avaliadas as espécies Crotalaria juncea e Brachiaria ruziziensis. Os dados serão submetidos à análise de variância. Para os dados quantitativos, as médias serão comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade e para os dados quantitativos serão ajustadas curvas de regressão.

Ver detalhes do projeto

  Andréia Cristina Silva Hirata      AR / IAC

Identificação dos canais de comercialização e monitoramento de preços para Batata-doce na região do Polo Regional Alta Sorocabana, Fase 1

n° SGP 2173

Esta proposta, objetiva, de maneira geral, apoiar a cadeia produtiva da batata-doce na região oeste do estado de São Paulo, cultura agrícola que vem passando por aumento comprovado na demanda de consumo devido a suas funcionalidades alimentícias e nutricionais, mas que necessita de suporte institucional multidisciplinar.

A batata-doce é uma cultura de grande expressão nas microrregiões geográficas de Birigui (maior produtor nacional) e Presidente Prudente (2º maior produtor nacional) apresentaram conjuntamente uma área plantada de 4.800 ha com produção de 82,56 mil toneladas que equivale a 55% da produção estadual, dados para o ano de 2016 (IBGE, 2017).

Entretanto, enquanto a produtividade média da cultura, em 2016, foi de 18,1 ton./ha/ano para o estado de São Paulo; de 19,1 ton./ha/ano para Birigui e de 15,0 ton./ha/ano para Presidente Prudente, os estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul apresentaram produtividades, respectivamente, em torno de 44,0; 34,0 e 23,7 ton./ha/ano. Tal informação explicita o grande espaço existente a partir de ganhos de incremento na produtividade, especialmente em competitividade com outras atividades agrícolas, e indica o baixo nível tecnológico dos sistemas de produção do estado de São Paulo.

Porém para o incremento na produtividade é necessário por parte dos produtores investimentos significativos, o que implica em maiores riscos, já que os produtores enfrentam dificuldades no processo de comercialização do produto, além da grande volatidade dos valores praticados ao produtor.

Assim, ver-se a necessidade da identificação dos canais de comercialização e suas características. Será elaborado um perfil sobre a comercialização da cultura da batata-doce na região da Alta Sorocabana com base em análise de dados secundários e levantamento bibliográfico em estudos realizados sobre a cultura e a região, além da realização de painel estruturado com a participação de pelo menos 10 agentes da cadeia de produção de batata-doce, especialmente ligados à produção e comercialização. Esta técnica é amplamente utilizada para prospecções e, de acordo com Capanema et al. (2010), é baseada em processos participativos que permitem a formação de consenso a partir de vários pontos de vista sobre as possíveis formas desejáveis nas quais o futuro poderia se desenvolver.

Também será realizado o monitoramento de preços de produtos comercializados nos segmentos produtor, atacado e varejo, que seguirá as metodologias utilizadas pelo Instituto de Economia Agrícola – IEA/Apta, afim de democratizarmos as informações dos os preços praticados nos três segmentos, possibilitando maior equidade de negociação entre estes

Ver detalhes do projeto

  Eder Pinatti      AR / IEA

Análise do perfil de expressão de genes associados ao estresse térmico e consumo alimentar residual em bovinos das raças Nelore e Caracu

n° SGP 2168

No Brasil o maior limitante para produção de raças bovinas especializadas para produção de carne de alta qualidade, que geralmente são originárias de regiões de clima temperado, é o estresse térmico. Nos países de clima tropical é fundamental o conhecimento dos mecanismos de adaptabilidade raças bovinas com maior potencial genético para estas características, principalmente com as mudanças climáticas veem que ocorrendo. A produção de carne bovina precisa ser cada vez mais eficiente e baseada no desenvolvimento sustentável. Nessa perspectiva, os aspectos relacionados ao conforto térmico para bovinos de corte são muito importantes. O conforto térmico para bovinos pressupõe grande exigência de conforto climático, necessitando de instalações e de manejo que diminuam o efeito estressante da temperatura.

As raças zebuínas (Bos indicus), devido ao longo tempo de adaptação ao clima tropical, são mais eficientes em regular a temperatura corporal em resposta ao estresse térmico comparado às raças europeias (Bos taurus) (BEATTY et al., 2006). Como consequência do estresse térmico, os efeitos prejudiciais sobre o consumo de ração, produção de leite, a taxa de crescimento e reprodução são menores nos animais zebuínos do que nos taurinos (GAUGHAN et al., 2010; HANSEN, 2004). A raça Nelore demonstra boa tolerância ao calor por possuir pelo curto, grosso e sedoso que reflete os raios de sol, sua resistência ao calor se deve também ao fato de a superfície corporal ser maior, pelo maior número de glândulas sudoríparas, além do que apresentam uma taxa metabólica mais baixa (trato digestivo menor) o que representa menor geração de calor.

O objetivo principal desta proposta é avaliar o perfil de expressão de genes relacionados ao estresse térmico e consumo alimentar residual (CAR) entre as raças Nelore (Bos indicus) e Caracu (Bos taurus). Durante os meses de verão, quando as temperaturas atingem o pico (outubro a fevereiro), serão tomadas as mensurações das temperaturas retal e da superfície da pele e frequências cardíacas e respiratórias dos animais das duas raças. Para o teste de eficiência alimentar, são utilizados piquetes equipados com cochos GrowSafe System®, que permitem a mensuração de cada evento de alimentação individual e do consumo alimentar. Amostras de sangue serão utilizadas para extração de mRNA e estudo dos níveis de transcritos por PCR em tempo real dos genes HSPD1, HSPA1A, HSP90AA1, AHSG, NR3C1, NPY, POMC e SERPINI2. A identificação de diferenças em nível de expressão permitirá detectar biomarcadores que possam ser utilizados na seleção de animais mais eficientes e mais adaptados às condições climáticas.

Ver detalhes do projeto

  CLAUDIA CRISTINA PARO DE PAZ      IZ

Análise da diversidade genética como estratégia do manejo e utilização de germoplasma de Vitis sp. do Instituto Agronômico

n° SGP 2161

Na maioria das fruteiras a forma de conservação dos bancos ativos de germoplasma é ex situ, por serem perenes e altamente heterozigóticas. A gestão de tais bancos se torna complexa, principalmente quando muitos acessos estão envolvidos. A redundância deve ser reduzida ao mínimo e a homogeneidade e a fidedignidade no material devem ser asseguradas, enquanto a introdução de novos acessos deve ser otimizada. Assim, a identificação do material vegetal é, portanto, crucial e representa o primeiro passo no manejo de germoplasma. O projeto objetiva analisar a diversidade genética e as relações de parentesco de acessos de videira procedentes do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) do Instituto Agronômico, por meio da genotipagem dos acessos com marcadores moleculares do tipo microssatélites. Os dados genéticos obtidos serão analisados para determinar a estrutura genética das populações, quantificar a diversidade alélica e sugerir a composição de uma coleção nuclear para capturar a diversidade genética máxima dentro de um tamanho mínimo de amostra. A análise molecular permitirá um melhor conhecimento do nível e da estruturação da diversidade genética disponível. Esse conhecimento orientará a realização dos cruzamentos no âmbito do programa de melhoramento genético da videira da instituição, evitando cruzamentos aparentados. A formação de uma coleção nuclear contribuirá para redução do número de duplicatas, minimizando os custos com manutenção no campo e tornando-se mais representativa para utilização na pesquisa. Além disso, esse estudo visa gerar um banco de dados moleculares que facilitará o manejo do germoplasma de Vitis e seu uso para posteriores programas de melhoramento genético e genômico. Por meio deste estudo de diversidade ainda pretende-se estabelecer um fingerprint (identidades genéticas) para caracterização molecular e identificação das cultivares provenientes do programa de melhoramento do IAC. Essa caracterização será uma futura exigência do MAPA para para registro no Registro Nacional de Cultivares de Videira (RNC). Ainda pretende-se identificar os prováveis genitores do híbrido SR 501-17, proveniente do programa de melhoramento de videira do IAC.

Ver detalhes do projeto

  Mara Fernandes Moura      IAC

Mulheres pescadoras: avaliação da pesca artesanal na Baixada Santista sob a perspectiva de gênero

n° SGP 2158

Considerando a atual conjuntura que envolve as condições estabelecidas na cadeia produtiva de pesca artesanal e os estudos consideráveis sobre pesca e gênero em alguns estados do Brasil. Ainda são escassas ferramentas de estudo que possibilitem avaliar a dimensão das questões que envolvem gênero e representatividade na pesca artesanal, mais especificamente no trabalho desenvolvido pelas mulheres em todo o processo de produção pesqueira. As comunidades costeiras que são dependentes da pesca, têm papel fundamental no desenvolvimento econômico sustentável de muito Estados do Brasil, entretanto a falta de compreensão da importância dos papéis desenvolvidos entre gêneros deixa uma lacuna no que diz respeito as relações de gênero na pesca. Desse modo, o objetivo do estudo é elucidar questões sobre o reconhecimento da mulher na pesca artesanal além de identificar a importância da representatividade do gênero contribuindo para a ampliação do conhecimento científico e para a construção de políticas públicas para o setor pesqueiro.

O PROJETO É DE BAIXO CUSTO, POR ENVOLVER APENAS ENTREVISTAS NA REGIÃO, PORTANTO, APENAS CUSTO DE DESLOCAMENTO. SERÁ ONERADO JUNTO A SOBRAS DE RECURSOS DE PROJETOS FUNDEPAG - Centro de Custo 2016-1799, coordenado pleo PqC Sérgio Tutui

Ver detalhes do projeto

  Ingrid Cabral Machado      IP

Avaliação de combinações copa e porta-enxertos para vinho e suco e sistemas de sustentação para videira na Região Leste Paulista

n° SGP 2151

A região Leste Paulista, representada pelo município de Espírito Santo do Pinhal, apresenta potencial para implantação de projetos de produção de uvas para suco e vinho de qualidade. A Vinícola Guaspari é um exemplo bem-sucedido. Com operação nesta Região, angariou prêmios pelos vinhos apresentados em certames internacionais, os quais foram produzidos com Syrah enxertada em Paulsen 1103 e sustentada em espaldeira.

A avaliação de porta enxertos e cultivares de uva para suco e vinho mais adaptados ao clima de altitude da região, aliado a sistemas de sustentação que possibilitem obtenção de maior produtividade, viria permitir maior rentabilidade ao processo produtivo da viticultura regional. Portanto, serão desenvolvidos experimentos com diferentes porta-enxertos e cultivares de uvas Vitis vinifera, objetivando obtenção de matéria prima de maior qualidade para elaboração de vinhos finos e com diferentes porta-enxertos no sistema de sustentação espaldeira e variedades de Vitis labrusca e híbridas no sistema de sustentação latada visando maior produtividade e qualidade do suco.

A região Leste Paulista, representada pelo município de Espírito Santo do Pinhal, apresenta potencial para implantação de projetos de produção de uvas para suco e vinho de qualidade. A Vinícola Guaspari é um exemplo bem-sucedido. Com operação nesta Região, angariou prêmios pelos vinhos apresentados em certames internacionais, os quais foram produzidos com Syrah enxertada em Paulsen 1103 e sustentada em espaldeira.

A avaliação de porta enxertos e cultivares de uva para suco e vinho mais adaptados ao clima de altitude da região, aliado a sistemas de sustentação que possibilitem obtenção de maior produtividade, viria permitir maior rentabilidade ao processo produtivo da viticultura regional. Portanto, serão desenvolvidos experimentos com diferentes porta-enxertos e cultivares de uvas Vitis vinifera, objetivando obtenção de matéria prima de maior qualidade para elaboração de vinhos finos e com diferentes porta-enxertos no sistema de sustentação espaldeira e variedades de Vitis labrusca e híbridas no sistema de sustentação latada visando maior produtividade e qualidade do suco.

Ver detalhes do projeto

  Mara Fernandes Moura      IAC

Carne mecanicamente separada - CMS de Pescado: caracterização e padronização da tecnologia de obtenção

n° SGP 2150

A obtenção da  CMS  é uma tecnologia que permite maior recuperação de carne em comparação à obtida pelos métodos de processamento convencionais, como por exemplo a filetagem, gerando matéria-prima básica e eclética para o desenvolvimento de novos produtos e agregando valor a uma parte depreciada nas capturas e no cultivo. É notória no Brasil a ausência de produtos a base de pescado em mercados institucionais, como hospitais, creches, asilos e também na Alimentação Escolar – AE, sendo necessário avançar para o estabelecimento de tecnologias que gerem produtos a base de pescado com boa aceitação e que mantenham suas características nutricionais. A tecnologia de CMS ou polpa de pescado proporciona um produto de ótima qualidade para a elaboração de produtos semi-prontos, de preparo prático, sabor suave e livre de ossos e espinhas, características estas importantíssimas para uma fácil e segura utilização. Considerando-se a necessidade de estabelecimento e padronização de uma tecnologia de processamento que viabilize a inserção do pescado em diferentes mercados, incluindo o institucional, faz-se necessário caracterizar e colaborar na condução de um regulamento técnico, descrevendo de forma plena as caracteristicas da  tecnologia de obtenção de CMS utilizada em industrias nas várias regiões do Brasil, agregando valor ao processamento de várias especies de peixe.

Ver detalhes do projeto

  Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva      IP

Chave para identificação de parasitoides (Hymenoptera: Scelionidae, Encyrtidae, Eurytomidae) de ovos de Pentatomidae (Hemiptera) de interesse econômico no Brasil

n° SGP 2149

Percevejos da família Pentatomidae (Hemiptera) são pragas sérias de várias culturas de grande importância, como soja e arroz (Corrêa-Ferreira 2002, Martins et al. 2004). O controle biológico dessas pragas com parasitoides de ovos é uma alternativa viável; existe, inclusive, um projeto consagrado no Brasil, que é o controle biológico de percevejos da soja com Trissolcus basalis (Wollaston) e Telenomus podisi Ashmead (Hymenoptera: Scelionidae) na região sul do país (Corrêa-Ferreira, 2002). Contudo, diferentes espécies de parasitoides podem apresentar distintas preferências por hospedeiros e regiões de ocorrência, com variação na eficiência de parasitismo. A correta identificação dos organismos envolvidos é essencial para o sucesso de projetos de controle biológico de pragas, dada a variação na eficiência no controle proporcionado pelas diferentes espécies de inimigos naturais. O objetivo deste trabalho é construir uma chave dicotômica para espécies de parasitoides (Scelionidae, Encyrtidae, Eurytomidae) de ovos de percevejos (Pentatomidae) em culturas de interesse econômico no Brasil. Para tanto, foi solicitada à FAPESP (e concedida por ela) uma Bolsa de Pesquisa no Exterior, com o objetivo de realizar um treinamento sob a supervisão do Dr. Norman F. Johnson (Ohio State University, Columbus, Ohio, E.U.A.), uma das maiores autoridades mundiais sobre o grupo na atualidade; ele também é diretor da C.A. Triplehorn Insect Collection (OSUC), da referida universidade, que abriga a maior coleção de parasitoides pertencentes a esse grupo no mundo e contém espécimes brasileiros a ele enviados para identificação. A OSUC possui pelo menos oito espécies de Telenomus e Trissolcus associadas a Pentatomidae que ocorrem no Brasil e que não tem exemplares em coleções brasileiras organizadas. Durante esse período, de um ano de duração, serão identificados, com o auxílio do Dr. Johnson, cerca de três mil exemplares brasileiros de parasitoides de Pentatomidae pertencentes à família Scelionidae, recebidos pelo Instituto Biológico. Também serão obtidas imagens e serão estudados espécimes tipo desse grupo ou materiais indisponíveis no Brasil depositados na OSUC, visando estabelecer limites entre as espécies que aqui ocorrem. 

Ver detalhes do projeto

  Valmir Antonio Costa      IB

Corridas de homozigose e depressão endogâmica em características de importância econômica de bovinos Nelore

n° SGP 2143

A avaliação genômica promove maiores ganhos em seleção ao passo que aumenta acurácia dos valores genéticos, aumenta a intensidade de seleção e reduz o intervalo de geração. No entanto, com o avanço na seleção por meio do uso da seleção genômica e consequente redução no intervalo de geração, o monitoramento da endogamia torna-se mais urgente do que no passado. O controle da endogamia em populações de bovinos é importante, porque o estreito parentesco entre os animais leva à perda de variabilidade genética e a efeitos fenotípicos desfavoráveis associados à depressão endogâmica. Este projeto de pesquisa tem como objetivos: i) estimar o coeficiente de endogamia (F) com base na matriz de genética de parentesco (FPED), com base na matriz de parentesco genômica (FGRM) e com base em corridas de homozigose (FROH); ii) usar as três estimativas F para avaliar a depressão endogâmica em características de crescimento, fertilidade, carcaça e eficiência alimentar; iii) identificar e caracterizar as corridas de homozigose (comprimento e distribuição); iv) utilizar ilhas de homozigose (ilhas de ROH) para identificar regiões selecionadas do genoma de bovinos da raça Nelore. Será avaliado o banco de dados dos três rebanhos Nelore do Instituto de Zootecnia, que compõe o experimento de seleção para crescimento, acrescidos de fenótipos que serão obtidos dos animais nascidos em 2018 e 2019. Parte dos animais nascidos de 2004 a 2016 (n=1.100) foram genotipados com Illumina® BovineHD Beadchip (777.962 SNPs) ou com GeneSeek® Genomic Profiler Indicus HD (74.677 SNPs). No presente projeto, serão genotipados 400 touros e vacas com contribuição para o rebanho, utilizando o GeneSeek® Genomic Profiler Indicus HD (74.677 SNPs). Com a implementação desse projeto será possível avaliar a depressão endogâmica em uma série de características de crescimento, fertilidade, carcaça e eficiência alimentar, para fornecer resultados importantes para programas de melhoramento genético dessa raça, além de contribuir para a formação de alunos em uma área estratégica que é a análise de dados genômicos.

Ver detalhes do projeto

  MARIA EUGENIA ZERLOTTI MERCADANTE      IZ

Análise do crescimento e eficiência de utilização do isótopo nitrogênio-15 em diferentes fenótipos de cana-de-açúcar

n° SGP 2134

A produtividade de uma cultura começa a ser definida a partir do início do ciclo de produção comercial, sendo afetada por múltiplos fatores, alguns deles típicos do genótipo, outros do meio ambiente, e outros ainda das práticas e condições de manejo da cultura (Körner, 2015). Esses fatores exercem seus efeitos por meio de mudanças na diferenciação e expansão dos tecidos vegetais, na captação de recursos por eles, e também na distribuição (partição) desses recursos entre as diferentes partes da planta. Como resultado desses efeitos, ocorrem modificações no acúmulo de biomassa entre as diferentes partes do mesmo (Gava et al., 2001; Di Benedetto e Tognetti, 2016).

Atualmente, a análise de crescimento foi estabelecida como uma disciplina relacionada à ecofisiologia e a engenharia agronômica, com seus próprios conceitos, termos e ferramentas de cálculos (Poorter e Sack, 2012), servindo de base para o desenvolvimento de modelos gerais de crescimento (Fourcaud et al., 2008).

Jackson (2005) menciona que o aumento na produção mundial de açúcar foi devido à introdução de cultivares melhoradas, no entanto; na área de abastecimento da “Engenho Santa Rosalía de la Chontalpa (ISRC)”, embora novos clones de cana-de-açúcar tenham sido introduzidos e a área de plantio da lavoura tenha aumentado, a produção de colmos de cana flutua de 43,4 à 63 t ha-1, que ainda são inferiores à média nacional de 68,7 t ha-1 do México. Este rendimento da cana-de-açúcar é o resultado do efeito de diferentes condições climáticas e de manejo nas fases de crescimento da cultura. A dinâmica de crescimento da cultura baseada em medidas sequenciais de acúmulo de biomassa, variáveis biofísicas e agronômicas como o índice de área foliar (IAF) e as taxas de produção de matéria seca e verde permitem conhecer as mudanças que uma cultura sofre durante seu desenvolvimento em resposta a diferentes condições climáticas (Magalhães, 1985). Além disso, o conhecimento da dinâmica de crescimento das culturas agrícolas e seus ciclos de produção, é a informação inicial básica necessária para modelar esta dinâmica sob diferentes condições agroclimáticas, a fim de realizar a previsão de rendimento (Rudorff e Batista, 1990).

As variedades de cana-de-açúcar cultivadas principalmente no estado de Tabasco, México, são: MEX 69-290, MEX 79-431, MEX 68-P23, ITV 92-1424, ITV 92-373, MEX 57-473, ATEMEX 96- 40 Além de variedades estrangeiras como CP 72-2086, CP 72-1210, RD 75-11, SP 70-1284, MY 5514, entre outras (Salgado et al., 2013), das quais há pouca informação sobre suas características fisiológicas e desempenho em vários solos e ambientes.

Assim, é por isso que o presente trabalho tem como objetivo descrever a dinâmica de crescimento e de acumulo de nitrogênio de fertilizante, utilizando isótopo 15N  em diferentes variedades de cana-de-açúcar MEX 69-290, MEX 79-431 e CP 72-2086, durante os ciclos de cultivo cana-planta e primeira soqueira.

Ver detalhes do projeto

  Glauber José de Castro Gava      IAC

Caracterização da Ictiofauna da Bacia de Santos

n° SGP 2133

O projeto tem como objetivos atualizar e aprofundar os conhecimentos sobre a ictiofauna da Bacia de Santos, bacia sedimentar localizada na plataforma continental do sudeste-sul brasileiro entre Arraial do Cabo (RJ) e Florianópolis (SC). Sua ictiofauna possui grande riqueza de espécies uma vez que a região é caracterizada pela transição entre os Domínios Atlântico Tropical e América do Sul Temperado ou entre os ecossistemas da Plataforma Leste do Brasil e Plataforma Patagônica. As informações a serem levantadas das espécies de peixes referem-se às características do vida, à distribuição e ao estado de conservação. As espécies explotadas pela pesca terão os dados registrados de produção pesqueira descarregada por estado e município e variações sazonais de abundância com indicação do tipo de pesca (industrial, artesanal, amadora), as áreas de captura e petrechos utilizados. As espécies com relevância para a conservação e/ou para atividade pesqueira terão seus parâmetros populacionais atualizados.

O projeto será desenvolvido no contexto de um projeto mais amplo de “Caracterização Química e Biológica do Sistema Pelágico da Bacia de Santos”, a ser desenvolvido através de Convênio entre a Petrobras (financiadora), a Universidade de São Paulo - USP (proponente) e a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo - FUSP (conveniente), tendo o Instituto Oceanográfico da USP a unidade executora. O conjunto de estudos têm o objetivo de subsidiar o planejamento e a gestão ambiental da área da Indústria do Petróleo e Gás e do órgão ambiental.

Ver detalhes do projeto

  Antônio Olinto Ávila da Silva      IP

Atuação do Instituto biológico na resolução de casos de mastite subclínica bovina em propriedades de baixa renda do município de São José do Barreiro ? SP, em parceria com empresa privada e a prefeitura.

n° SGP 2123

Mastite bovina é uma enfermidade que acomete a glândula mamária de vacas e acarreta grandes prejuízos econômicos, devido à diminuição da produção leiteira, bem como com o gasto com uso de medicamentos no tratamento da mastite. O Instituto Biológico possui um Programa de Sanidade em Agricultura familiar (Prosaf) que realiza palestras com os técnicos responsáveis aos pequenos produtores a fim de proporcionar melhoria na produção leiteira. O presente trabalho foi realizado no município de São José do Barreiro, localizado no Vale do Paraíba, região da bacia leiteira do Estado de São Paulo, onde existem pequenos produtores com problemas na qualidade do leite. 

Ver detalhes do projeto

  Alessandra Figueiredo de Castro Nassar      IB

Caracterização química e agronômica de Lippia alba

n° SGP 2120

Entre as plantas utilizadas como medicinais da flora aromática nacional com potencial para aplicação na indústria farmacêutica, alimentícia e afins, destaca-se Lippia alba (Mill) N.E. Brown,  família Verbenaceae , ordem Lamiales. A espécie, conhecida popularmente como erva-cidreira, falsa-melissa, dentre outros nomes, possui aspecto chamativo no período da floração, com aroma forte e agradável, devido à presença de óleo essencial nas suas folhas e flores.

Diante do potencial agroindustrial de L.alba,  a espécie foi objeto de melhoramento genético no Instituto Agronômico a partir do cruzamento de diferentes quimiotipos (linalol, mirceno/cânfora, limoneno/carvona, citral).  Os resultados dos cruzamentos entre os quimiotipos e as autofecundações geraram  plantas de quimiotipos diversos de L. alba, os quais foram clonados compondo uma coleção da espécie no Instituto Agronômico (IAC), Campinas- SP.

Não há, até o momento, estudos envolvendo a caracterização química dos óleos essenciais dos  clones de Lippia alba da coleção do IAC, assim como a respeito do desenvolvimento agronômico destes.

Visando avaliar o potencial uso industrial da coleção de Lippia alba do IAC, este projeto tem por objetivos:  caracterizar a composição química dos óleos essenciais dos diferentes quimiotipos,  avaliar a influência da sazonalidade e de diferentes laminas de irrigação  na produção de biomassa, rendimento e composição química do óleo essencial dos clones da espécie.

 

Ver detalhes do projeto

  Marcia Ortiz Mayo Marques      IAC

MODELOS DE NORMA DE REAÇÃO PARA ESTIMAÇÃO DA INTERAÇÃO GENOTIPO E AMBIENTE EM ESTUDO DE SELEÇÃO COM BOVINOS NELORE

n° SGP 2109

O fenótipo é resultado da expressão gênica, do efeito do ambiente e da interação destes fatores. A maioria das características de interesse econômico são poligênicas, ou seja, estão determinadas pela expressão de um grande número de genes. A ação destes genes pode estar condicionada pelo conjunto de efeitos ambientais, desta forma é muito importante estudar o efeito da interação genótipo e ambiente sobre as características de crescimento em bovinos da raça Nelore que fazem parte do estudo de seleção para peso do Centro APTA Bovinos de Corte. O objetivo desde estudo será avaliar o efeito da seleção para peso aos 210 dias (P210), peso aos 378 dias (P378) para machos e peso aos 550 dias (P550) para fêmeas sobre a sensibilidade ambiental de bovinos da raça Nelore provenientes de três linhas de seleção, mediante ao estudo de normas de reação ao ambiente, obtidas por regressão aleatória usando abordagem bayesiana, além de estimar a tendência genética dos rebanhos. Serão utilizados aproximadamente 8482 informações de animais da raça Nelore, nascidos entre 1980 e 2015, provenientes de três linhas de seleção do Centro de Pesquisa de Bovinos de Corte, do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho, SP. As Análises serão realizadas empregamdo-se dois modelos hierárquicos de normas de reação (MHNR) e um modelo animal padrão (MA) utilizando o programa INTERGEN. O MHNR1P utiliza as soluções de grupo de contemporâneos estimadas previamente pelo modelo animal padrão (MA) e as considera como nível ambiental, já o MHNR2P estima simultaneamente dois conjuntos de incógnitas considerando a variância residual homogênea e heterogênea. Para verificar o modelo de melhor ajuste serão utilizados os critérios de informação da deviance (DIC) e o Fator de Bayes (BF). As tendências genéticas serão obtidas pela regressão linear da média dos valores genéticos sobre o ano do nascimento pelo programa estatístico SAS.

Ver detalhes do projeto

  CLAUDIA CRISTINA PARO DE PAZ      IZ

Comportamento e desenvolvimento ponderal de bezerros de corte Guzerá

n° SGP 2108

O grande obstáculo da pecuária de corte é a fase de cria, pois exige maior dedicação e atenção do pecuarista, para ser capaz de produzir um bezerro ao ano por vaca. O desempenho do bezerro depende essencialmente do cuidado maternal nas primeiras horas de vida e do seu vigor ao nascimento, sendo assim o objetivo do presente estudo foi avaliar o comportamento materno filial e o desenvolvimento ponderal de bezerros de corte da raça Guzerá do nascimento ao desmame. Serão utilizadas 73 fêmeas gestantes da raça Guzerá, nascidas entre os anos de 2001 a 2012 e seus respectivos bezerros que compreendem 39 machos e 34 fêmeas. As observações comportamentais serão realizadas durante o período diurno (entre 7 e 19 horas), nos meses de setembro a novembro, observando a relação materno/filial até 4 horas após o nascimento ou até a primeira mamada. Estudos sobre o comportamento materno-filial são importantes fontes de informação para avaliação do desempenho de um rebanho. A fim de entender os mecanismos implícitos no comportamento pós-parto associados à falha na primeira mamada e à mortalidade, o objetivo do presente estudo será caracterizar o comportamento materno-filial da raça Guzerá (Bos indicus) e seus efeitos no rebanho até o desmame.

Ver detalhes do projeto

  CLAUDIA CRISTINA PARO DE PAZ      IZ

PROTEÔMICA SÉRICA E EMBRIONÁRIA DE BÚFALAS GESTANTES

n° SGP 2084

A importância da espécie bubalina está ligada as suas habilidades de produção (carne, leite, couro, chifre e etc) e sua força de tração, levando a notoriedade no cenário econômico mundial e a investimentos em programas tecnológicos semelhantes aos aplicados em bovinos. Assim, a procura por melhores índices reprodutivos está levando a seleção de animais geneticamente superiores por aplicação biotécnicas reprodutivas, sendo uma das principais a inseminação artificial e transferência de embriões. Em búfalos, muitos fatores afetam o desempenho reprodutivo, sendo um deles o intervalo entre partos longo na espécie, além de falhas na detecção do estro devido à escassez de sinais de cio. O diagnóstico precoce da gestação é uma ferramenta importante para elevar os índices reprodutivos em bovinos e búfalos, visto que permite o encurtamento do intervalo entre partos, devido à detecção de animais não gestantes ou possíveis perdas embrionárias precoces, possibilitando a ressincronização do cio e utilização em programas de inseminação artificial e transferência de embriões. Em função da abordagem sobre o diagnóstico precoce da gestação, inúmeros estudos têm sido desenvolvidos com a finalidade de encontrar marcadores que possam predizer, precocemente a gestação, a fim de adiantar uma nova ressincronização do cio, diminuindo o intervalo entre partos e garantindo aumento da produtividade. O objetivo deste estudo é a identificação de marcadores séricos, urinários, dos fluídos uterinos e embrionários e sua correlação ao diagnóstico precoce da gestação em búfalas.

Ver detalhes do projeto

  NELCIO ANTONIO TONIZZA DE CARVALHO      IZ

SOJA MICRONIZADA E LIPASE EXÓGENA NA DIETA DE LEITÕES DESMAMADOS

n° SGP 2071

Visto que o desmame é uma fase de grande estresse para o leitão, buscam-se ingredientes que possam ser inseridos na dieta destes animais, estimulando o consumo, melhorando a digestibilidade e reduzindo o nível de transtornos alimentares no pós-desmame. O farelo de soja (FS), apesar de ser uma opção economicamente viável traz consigo vários fatores que dificultam seu uso in natura. Nesse contexto, surge a soja micronizada (SM), que é tratada termicamente e reduzida a partículas pequenas, sendo capaz de inibir fatores antinutricionais, além de aumentar a solubilidade e facilitar a assimilação de seus nutrientes. Com o objetivo de avaliar o efeito da inclusão da enzima exógena lipase na dieta de leitões desmamados, será realizado um experimento no Setor de Suinocultura do Instituto de Zootecnia (IZ). Serão testados dois níveis de inclusão de lipase (0 ou 150g/ton) nas dietas formuladas com FS ou SM. O experimento será realizado em dois períodos: Período 1 - ensaio de desempenho da fase inicial, o qual serão utilizados 72 leitões com peso homogêneo, idade de 21 dias e linhagem comercial, distribuídos em blocos completos ao acaso (definidos pelo peso inicial e sexo) com quatro tratamentos, nove repetições (blocos) por tratamento e dois animais por unidade experimental (baia), serão avaliados ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar, índice de diarreia e viabilidade econômica. Período 2 - ensaio de digestibilidade, no qual serão utilizadas 24 gaiolas metabólicas, contendo um animal em cada, com 4 tratamentos e 6 repetições, utilizando o método da coleta total de fezes e urina e, testando as mesmas dietas experimentais do Período 1. Os dados serão analisados através do programa MIXED do SAS.

Ver detalhes do projeto

  Fábio Enrique Lemos Budino      IZ

Efluente de aquicultura: adequação à legislação ambiental por meio de implantação de Ilhas Flutuantes Artificiais (IFAs)

n° SGP 2056

O Brasil atingiu em 2014 a 14º colocação entre os maiores produtores mundiais aquícolas, esse crescimento pode levar à prejuízos ambientais devido às características da atividade. Neste sentido, os estados têm intensificado o monitoramento e controle da qualidade da água, fato que levou a readequação das exigências legais, dentre as quais está o atendimento aos padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/2005 e suas alterações. Viveiros de piscicultura geram matéria orgânica (MO) composta principalmente por nitrogênio (N) e fósforo (P) os quais são lançados, comumente, pelo efluente do viveiro ao corpo hídrico receptor sem tratamento prévio. Wetlands construídas (WCs) são alternativas de tratamento de efluentes de mais baixo custo e de simples operação e manutenção, e apresentam grande eficiência na remoção de MO de viveiros de aquicultura. Entretanto, estudos apontam a necessidade de uso de ao menos 10% da área de produção para a implantação das WCs, fato que pode também tornar a produção inviável economicamente. A implantação dentro dos viveiros de estruturas flutuantes colonizadas com macrófitas e denominadas Ilhas Flutuantes Artificiais (IFAs) poderá vir a ser metodologia alternativa para melhoria da qualidade da água. A hipótese do presente estudo é que as (IFAs) serão tão ou mais eficientes na remoção de nutrientes do que as (WCs). Assim, o objetivo deste estudo será testar à eficiência da remoção de nutrientes de viveiro de produção de tilápias a partir da implantação das Ilhas Flutuantes Artificias (IFAs) povoadas com Eichhornia crassipes  com vistas à adequação do efluente à legislação ambiental vigente.  Para testar nosso objetivo dois sistemas de produção comercial semi-intensiva de tilápia-do-nilo com três repetições cada serão avaliados. 1) Ilhas flutuantes colonizadas com aguapé (Eichhornia crassipes), dispostas dentro do viveiro de produção de tilápias (Oreochromis niloticus); 2) sem o sistema de (IFAs).

 

Ver detalhes do projeto

  Cacilda Thais Janson Mercante      IP

Detecção histopatológica dos fungos Beauvariabassiana e Metarhiziumanisopliae no carrapato Amblyommasculptum infectados em laboratório

n° SGP 2049

O agente etiológico da febre maculosa brasileira é o carrapato Amblyomma sculptum na região sudeste brasileira, e Amblyomma cajennense no restante do Brasil. Devido à sua importância para a saúde pública, o Amblyomma sculptum é atualmente um objeto de estudos quanto à sua susceptibilidade à infestação pelos fungos entomopatogênicos Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana em uma tentativa do uso destas espécies fúngicas como agentes de controle biológico a campo. A demonstração da presença de hifas fúngicas nos tecidos internos de carrapatos submetidos à aplicação controlada destes fungos entomopatogênicos torna-se assim um indicador importante da capacidade infectante destes fungos em relação ao A. sculptum. Esta avaliação também nos permite investigar a extensão desta infecção, a sua dinâmica temporal, a susceptibilidade das diferentes fases de desenvolvimento do A. sculptum (larvas, ninfas e animais adultos), bem como quaisquer outros parâmetros isolados sob controle em condições experimentais. Neste projeto propomos a detecção do DNA do fungo Metarhizium anisopliae nos tecidos de A. sculptum pela técnica de CISH (Hibridização in situ com detecção cromogênica) utilizando um oligonucleotídeo biotinilado correspondente à região do RNA ribosomal de M. anisopliae. A detecção deste oligonucleotídeo após a hibridização será feita com um kit comercial contendo estreptavidina, peroxidase e tiramida.

Ver detalhes do projeto

  Leonardo Costa Fiorini      IB

Contribuição de genes, genomas e elementos de transposição na interação entre plantas e micro-organismos: estudo de caso em cana-de-açúcar

n° SGP 2037

A interação planta-microrganismos representa um dos processos de fundamental relevância para o funcionamento de ecossistemas naturais, bem como agrícolas. A compreensão de seus componentes e dos processos que controlam essa interação biológica tem potencial de melhorar a produtividade das culturas e monitorar a qualidade ambiental. Este projeto pretende contribuir na elucidação deste sistema complexo através da utilização de ferramentas moleculares e de bioinformática dos genomas para descobrir os principais genes que controlam e / ou medeiam a interação de cana de açúcar com três patógenos (Leifsonia xyli subsp xyli;. Xanthomonas albilineans; Sporisorium scitamineum) e uma bactéria fixadora de nitrogênio (Gluconacetobacter) considerada promotora de crescimento para a cana. Esses organismos têm uma interação biotrófica/hemibiotrófica com cana de açúcar e os aspectos moleculares sob estas condições são geralmente menos compreendidas. O nosso objetivo é comparar e contrastar respostas moleculares através das interações individuais tanto de cana de açúcar quanto dos microrganismos envolvidos. Especificamente, (i) analisaremos padrões de expressão de um conjunto de genes previamente identificados análogos a genes de resistência (RGA), espécies reativas de oxigênio (ROS), metabolismo de carboidratos, síntese de hormônios e seu controle, elementos de transposição, e uma família de genes relacionados com a edição de genes em organelas e conhecido por ter membros que estão envolvidos na regulação das defesas de plantas via Na-siRNA (pentatricopeptide) bem como de genes envolvidos em respostas metabólicas específicas dos microrganismos; (ii) avaliar e comparar entre espécies de microrganismos os padrões de expressão de genes microbianos com um foco particular em moléculas secretadas entre os quais esperamos encontrar moléculas efetoras; (iii) avaliar e comparar as mudanças nos padrões de expressão durante duas infecções mistas, e (iv) avaliar e comparar as mudanças no microbioma do hospedeiro, como resultado da interação com os micróbios mencionados.  

Ver detalhes do projeto

  Silvana Aparecida Creste Dias de Souza      IAC

Desenvolvimento e idade a primeira ovulação de novilhas suplementadas com sal mineral proteico durante o período seco do ano

n° SGP 2035

Nos bovinos a contenção da atividade reprodutiva após o nascimento acontece por excesso de sensibilidade do hipotálamo ao feedback negativo dos esteroides gonadais. A diminuição progressiva da sensibilidade do hipotálamo aos esteroides gonadais culmina com a primeira ovulação. Novilhas de origem europeia (Bos taurus) apresentam o início da atividade reprodutiva mais cedo do que novilhas de origem zebuína (Bos indicus). A redução na idade à primeira cria traduz em aumento na taxa de desfrute, diminuição da quantidade de animais em recria e aumento no número de fêmeas aptas à reprodução. A falha na reprodução é um dos principais fatores responsáveis pelo fraco desempenho da pecuária de corte brasileira. O baixo índice de desfrute do rebanho brasileiro é resultado de vários fatores, entre eles, elevada idade ao primeiro parto e baixa taxa de prenhez das matrizes. Além dos mecanismos neuroendócrinos envolvidos na idade ao primeiro parto, fatores como a baixa qualidade das forragens, deficiências nutricionais, presença de doenças infecciosas, parasitárias e outras causas, contribuem, de forma direta, para os baixos índices de produtividade. A condição nutricional de um animal é um dos fatores mais determinantes da capacidade reprodutiva de uma fêmea, agindo não somente na geração de picos de secreção de hormônios relacionados à reprodução, mas também na atividade ovariana e sobrevivência embrionária. Para o desenvolvimento do presente projeto será utilizado 20 novilhas com 8 meses de idade, pertencentes à Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de São José do Rio Preto, Instituto de Zootecnia, divididas em um delineamento inteiramente ao acaso com dois tratamentos e dez repetições, constituindo desta forma: Grupo Controle: suplementado somente com uma fonte mineral; Grupo Proteinado: suplementação com uma fonte mineral, proteica e energética. Pretendemos acompanhar a ingestão dos suplementos de ambos os grupos, ganho de peso vivo e atividade ovariana. Buscaremos desta forma, estudar o efeito da suplementação proteica e energética durante o período pós-desmama, com o objetivo de maximizar o desempenho animal a aumentar a lucratividade do sistema agropecuário.

Ver detalhes do projeto

  Daniel de Jesus Cardoso de Oliveira      IB

Alphaherpesviroses de ruminantes; análises completas do genoma e sua prevalência em espécies heteróloga

n° SGP 2026

Os alfaherpesvírus bovinos (αBoHV-1 e αBoHV5)  são agentes etiológicos que causam perdas econômicas devido a perdas reprodutivas e/ou neurológicas em rebanhos bovinos. A espécie bubalina também pode ser acometida por essas estirpes virais, embora exista o Herpesvirus bubalino tipo 1 (αBuHV-1). Todas essas estirpes virais já foram identificadas no Brasil por testes sorológicos e há possibilidade de haver reatividade cruzada entre eles, principalmente entre os αBoHV-5 e αBuHV-1. Por esse motivo, o objetivo desta pesquisa é detectar a presença de αherpesvirus em búfalos abatidos na região de Boituva-SP por métodos tradicionais e moleculares. Como objetivos específicos detectar a presença do αBoHV-5 pela qPCR; realizar o isolamento viral para o αBuHV-1em células MDBK; realizar o sequenciamento completo para estudos de filogenia e avaliar o grau de homologia entre os αBoHV-5 e αBuHV-1; realizar nas amostras de soro o teste de virusneutralização (VN), respectivamente para αBoHV-5 e αBoHV-1; realizar o teste de ELISA indireto capaz de distinguir na mesma placa, o αBoHV-1 e αBuHV-1.O cálculo amostral estimado para esta pesquisa, com base na população bubalina do Censo de 2018 é de 300 animais.Até o momento foram analisados 89 amostras de búfalos (sistema nervoso central e soro), de ambos os sexos, oriundos de sete municípios do Estado de São Paulo: Capão Bonito, Cerqueira Cesar, Cerquilho, Itapetininga, Pariquera-Açu, Salto de Pirapora e Tapiraí. Nos testes moleculares para αBoHV-1 e αBoHV-5, todas as 89 amostras de Sistema nervoso foram negativas. Nos testes sorológicos obteve-se pelo menos um animal reagente em pelo menos um dos testes, a saber: a VN para αBoHV-5 obteve-se 33,7% (30/89) de soropositividade enquanto que para o αBoHV-1 e αBuHV-1 nem todas as amostras de soro foram realizadas na totalidade, ou seja, para αBoHV-1 obteve-se 34,5% (29/84) e para αBuHV-1 foi de  26,3% (20/76) de soropositividade. Destaca-se, que por este kit de ELISA distinguir entre o αBoHV-1 e αBuHV-1 na mesma placa, as amostras que havia dado sorologia positiva na VN de αBoHV-1 foram negativas no teste de ELISA. Com exceção dos municípios de Cerquilho e Tapiraí, os demais apresentaram, no mínimo, um animal positivo para um dos virus; 8 animais apresentaram reatividade cruzada entre os αBoHV-1 e αBoHV-5 e 19 animais apresentaram reatividade cruzada entre as três estirpes. Resultados preliminares indicam que há forte correlação entre αBoHV-5 e αBuHV-1.

Ver detalhes do projeto

  Liria Hiromi Okuda      IB

Cerrado "stricto sensu" versus ecótono Cerrado-Floresta Amazônica: composição, riqueza e diversidade de himenópteros parasitoides (Insecta, Hymenoptera)

n° SGP 2024

O Brasil é um dos países com maior biodiversidade do planeta e sua perda é um dos grandes problemas ambientais da atualidade. A necessidade de exploração dos recursos naturais com vistas ao desenvolvimento do país tem levado à fragmentação de grandes áreas dos ecossistemas brasileiros, muitos dos quais transformados em pequenas manchas remanescentes, com conseqüências negativas para a biota como as mudanças climáticas que podem gerar mais perdas de biodiversidade. As áreas naturais da região Sudeste brasileira são formadas basicamente pelos biomas Mata Atlântica e Cerrado, cujas importâncias foram recentemente reconhecidas com suas inclusões na lista de hotspots. Apesar de a fragmentação de áreas naturais ser responsável pelo desaparecimento de muitas espécies, muitas das quais sem sequer serem conhecidas, parte da biodiversidade original ainda está presente nos fragmentos remanescentes. Os insetos compreendem mais da metade de todos os organismos vivos descritos e muitos ainda estão por serem descobertos. Considera-se inseto parasitóide aquele cuja larva se desenvolve alimentando-se dentro ou junto a um hospedeiro artrópode que, na maioria das vezes, é morto com o desenvolvimento da larva parasitoide. No aspecto econômico, os himenópteros parasitóides incluem muitas espécies utilizadas em programas de controle biológico em ecossistemas agrícolas tropicais e subtropicais.

Esta proposta tem por objetivos: comparar a fauna de himenópteros parasitoides de duas áreas core de Cerrado stricto sensu, localizadas nos Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e Grande Sertão Veredas, nos municípios de Alto Paraíso, Goiás e Chapada Gaúcha, Minas Gerais com uma área de ecótono Cerrado-Floresta Amazônica localizada na Ilha de Maracá, Roraima; reunir esforços para consolidar informações a respeito da diversidade biológica do Cerrado e identificar lacunas do conhecimento; aplicar métodos de análise filogenética e biogeográfica para estudar a congruência entre os padrões de diferentes grupos taxonômicos; disponibilizar a informação obtida para públicos de diferentes níveis de interesse nos insetos ou em conservação; identificar áreas e ações prioritárias para a conservação; contribuir para a avaliação da utilização e de alternativas para uso dos recursos naturais compatíveis com a conservação da biodiversidade e, promover a conscientização e participação da comunidade na conservação da biodiversidade do Cerrado.

Esta proposta pretende reunir especialistas em estudos taxonômicos e sistemáticos de diferentes grupos de Hymenoptera, um dos grupos de insetos mega diversos nos ecossistemas terrestres. Os pesquisadores participantes formam um grupo coeso, experiente e com histórico de participação conjunta em projetos anteriores, de forma que suas experiências prévias em pesquisa permitem antever que haverá importante incremento para o conhecimento da biodiversidade das áreas estudadas: esses pesquisadores, em projetos anteriores, descobriram número expressivo de novos táxons, inclusive gêneros, o que demonstra a necessidade da continuidade nessa linha de trabalho.

É outra importante ação desta proposta de pesquisa ampliar o acervo testemunho da riqueza biológica de áreas de cerrados, ambiente perigosamente ameaçado por ações antrópicas.

Com aproximadamente dois milhões de km2 - cerca de 20% do território nacional - (Carvalho, 1987) o Cerrado é o segundo maior bioma do país; ocorre latitudinalmente do Amapá e Roraima ao Paraná e, no sentido das longitudes, do Sergipe a de encraves na floresta amazônica; é a savana mais biodiversa do mundo (Coutinho, s.d.p.) e, por isso foi incluso na lista das regiões biologicamente ricas em espécies endêmicas e com grande perda de habitat (Myers et al., 2000); sua vegetação vem sofrendo intenso antropismo devido à expansão da fronteira agrícola, que converteu em pastagens cultivadas e lavouras diversas cerca de 50% de sua área (Coutinho, s.d.p.) e transformou o bioma em ilhas isoladas. Somente cerca de 3% de sua extensão original estão protegidos em parques e reservas federais ou estaduais (Conservation International, s.d.p).

Em virtude da rapidez de sua devastação, é premente a necessidade de estudos a respeito de sua composição faunística e a ampliação do número de exemplares depositados em coleções biológicas, de forma a documentar e retratar o mais fielmente possível sua fauna.

As florestas tropicais tem prioridades nos planos mundiais de conservação (Joly, 1999) mas são poucas as publicações científicas sobre levantamentos faunísticos de artrópodes, cuja fauna nos Cerrados é diversa, desconhecida e com grande número de espécies endêmicas.

As amostragens serão realizadas durante dois anos consecutivos, em duas áreas core de Cerrado stricto sensu, localizadas nos Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e Grande Sertão Veredas, nos municípios de Alto Paraíso, Goiás e Chapada Gaúcha, Minas Gerais com outra área de ecótono Cerrado-Floresta Amazônica localizada na Ilha de Maracá, Roraima. Serão utilizadas cinco armadilhas Malaise, com troca do frasco coletor a cada 15 dias (3650 dias/armadilha/localidade); a cada três meses serão utilizadas 300 armadilhas de Moericke ativas por 48 horas (1600 dias/armadilha/localidade), três armadilhas luminosas modelo Jermy (lâmpadas fluorescentes, de cor branca, de 40 W, controladas por fotocélulas e alimentadas por gerador), adaptadas daquelas descritas por Szentkiralyi (2002), que permaneceram ativas por duas noites (24 horas)/estação do ano (48 noites/armadilha/localidade de coleta) e varredura da vegetação (duas horas de varredura em 24 ciclos de 5 minutos cada, desconsiderando-se o tempo necessário para a remoção dos insetos e detritos da rede), o que totalizará 16 horas/localidade de coleta.

Os locais de coleta serão georeferenciados e, quando possível, serão obtidos registros de temperaturas máxima, mínima e média, umidade relativa e precipitação.

Os himenópteros serão triados e separados em superfamílias no Laboratório de Sistemática e Bioecologia de Parasitoides e Predadores, do Instituto Biológico em Ribeirão Preto, conservados em ETOH a 100% e encaminhados aos demais especialistas participantes do projeto. Serão objeto de estudo as espécies de Ichneumonoidea, Chalcidoidea e Bethylidae.

O material obtido será incorporado às coleções entomológicas do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade Federal de São Carlos (DCBU), em São Carlos, SP; do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZSP) em São Paulo, SP; da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Instituto Biológico em Ribeirão Preto (LRRP) e em Campinas, SP. Os grupos não estudados serão mantidos em meio líquido, sob refrigeração, nas coleções do DCBU, LRRP e MZSP e disponíveis para estudo.

 

Ver detalhes do projeto

  Nelson Wanderley Perioto      IB

TEMPERAMENTO DE CURRAL PODE INFLUENCIAR O GANHO DE PESO, QUALIDADE E CONGELABILIDADE DO SÊMEN DE TOUROS?

n° SGP 2023

O objetivo do trabalho será avaliar a influência do comportamento animal durante o manejo de curral sobre aspectos produtivos e reprodutivos de touros de corte, testando-se a hipótese de que animais naturalmente mais reativos apresentam níveis mais elevados de marcadores bioquímicos e hormonais relacionados ao estresse, além de alterações nas concentrações plasmáticas de testosterona que podem influenciar o ganho de peso, qualidade e congelabilidade espermática. Serão selecionados 30 touros da raça Nelore e estes serão submetidos à avaliação clínica e hematológica prévia. Os bovinos serão quanto a velocidade de fuga e movimentação de tronco. A partir da avaliação prévia serão classificados em 2 grupos: reativos (RE, n=15) e pouco reativos (PR, n=15) e acompanhados mensalmente quanto ao ganho de peso diário (GD), ganho de peso total (GPT), temperatura corpórea e escrotal através de exame termográfico, além de dosagem dos níveis séricos de costisol, testosterona e substância P (SP). Adicionalmente, 5 animais de cada grupo experimental serão selecionados para colheitas mensais de sêmen que serão obtidas através de eletroejaculação. O sêmen será avaliado no ato da colheita através de sistema computadorizado (técnica CASA) e integridade de membrana plasmática em microscopia de fluorescência, sendo as amostras posteriormente criopreservadas, decongeladas e avaliadas quanto aos padrões cinéticos (CASA) e integridade de membrana plasmática e acrossomal em citometria de fluxo (CF). A estabilidade da cromatina e índice de células apotóticas serão avaliados, respectivamente, através das técnicas TUNEL e Anexina V, utilizando CF. Os dados gerados serão tabulados e submetidos à análise de variância através de modelo linear geral de análise de variância (GLIMMIX, SAS Institute Inc, Cary, USA).

Ver detalhes do projeto

  Fabio Morato Monteiro      IZ

Caracterização de Diferentes Fenótipos para Consumo Alimentar Residual de Ovinos e sua relação com a Produção de Metano, Características de Carcaça e Eficiência no Uso da Água

n° SGP 2020

A rentabilidade de um sistema de produção animal está dependente não apenas do uso de alimentos de qualidade e de baixo custo nas dietas, mas do uso e manutenção de rebanhos mais eficientes. Isto tem impulsionado a busca pela identificação e seleção de animais que utilizem de forma eficiente o alimento e a água, uma vez que, o melhor aproveitamento da dieta acarreta benefícios tanto de ordem ambiental quanto para a rentabilidade do sistema produtivo. No entanto, na literatura não são muitos os trabalhos com esses propósitos para ovinos, principalmente quando se trata da eficiência no uso da água, sendo ainda muito contraditórios os resultados. A comparação com resultados de trabalhos realizados com bovinos muitas vezes não é possível, devido as características particulares da espécie, fisiologia e objetivos de criação e mercado, nem tão pouco alguns métodos empregados para as pesquisas com bovinos em cochos automáticos de medição de consumo, visto a maior seletividade da dieta apresentada pela espécie ovina. Esta proposta tem como objetivos: 1- Avaliar e reavaliar a eficiência alimentar dos cordeiros com base na classificação do consumo alimentar residual (CAR); 2- Avaliar a produção de gás CH4 entérico e relacionar esta variável às características de eficiência alimentar dos ovinos; 3- Avaliar as características de carcaça destes animais, relacionando esta variável à classificação da eficiência alimentar avaliada; 4- correlacionar a eficiência alimentar com o estresse mensurando nível de cortisol e avaliando o comportamento do animal; 5- caracterizar diferentes fenótipos e o perfil proteômico de tecidos e testar possíveis associações com eficiência alimentar em ovinos deslanados, visando à identificação de marcadores biológicos, bioquímicos e/ou moleculares que facilitem a seleção precoce e de ovinos. Serão avaliadas a estimativa do CAR e consumo de água residual em cochos de medição automática de consumo, a produção de CH4, o perfil metabólico e as características de carcaça e carne. Com esse projeto, espera-se promover subsídios para programas de seleção de ovinos com base na eficiência alimentar e uso da água, aumentar a competitividade da indústria produtora de ovinos, a partir de animais mais eficientes, com maior produtividade dos sistemas e maior sustentabilidade ambiental.

Ver detalhes do projeto

  Ricardo Lopes Dias da Costa      IZ

Aspectos Genéticos Da Qualidade, Eficiência E Sustentabilidade Da Produção De Carne Em Animais Da Raça Nelore

n° SGP 2018

De maneira geral, os rebanhos brasileiros precisam melhorar seus índices de eficiência e de qualidade do produto final que é a carne. Além disto, atualmente, existe uma preocupação mundial quanto ao aspecto da sustentabilidade da produção animal, o qual poderá ser melhorado por meio da seleção de animais que emitam menor quantidade de metano entérico para a atmosfera. O sequenciamento completo do genoma tem sido proposto como alternativa aos chips de SNPs, apresentando uma série de vantagens em relação aos mesmos, inclusive no processo de seleção genômica. . Assim, o presente projeto visa criar um banco de dados de emissão de metano entérico e utilizar um conjunto de informações de características de eficiência alimentar, qualidade de carne e carcaça bem como de reprodução, para realizar estudos genômicos com base em sequência completa do DNA, visando desenvolver tecnologias que permitam o melhor conhecimento biológico e o melhoramento da qualidade, eficiência e sustentabilidade da produção de bovinos da raça Nelore. A princípio, serão desenvolvidos os seguintes tópicos no projeto: a) Estudo genético-quantitativo de características relacionadas à emissão de metano entérico e suas associações genéticas com características de eficiência alimentar; b) Estudo da acurácia de imputação para a sequência completa a partir de animais genotipados com chips comerciais de SNPs; c) Estudo da caracterização do genoma do Nelore utilizando dados de sequenciamento; d) Estudo de associação genômica ampla para características de importância econômica utilizando a sequência completa do genoma; e) Estudo de seleção genômica realizada com base em dados de sequenciamento para características relacionadas com a qualidade, eficiência e sustentabilidade da produção de carne; f) Análise de expressão gênica de características relacionadas com eficiência alimentar (transcriptoma).

Ver detalhes do projeto

  MARIA EUGENIA ZERLOTTI MERCADANTE      IZ

Análise da Oferta e Demanda de Milho em São Paulo e no Brasil, 2018 a 2020

n° SGP 2017

Este trabalho visa melhorar as informações do mercado de milho, com análises de dados a divulgação de resultados de estudos e pesquisas sobre produção, consumo, exportação e preços do cereal, levantados e discutidos com os segmentos da cadeia de produção do grão no Estado de São Paulo. Serão realizadas análises do mercado, dos sistemas de produção e discussão das relações de preços entre segmentos da cadeia produtiva, com objetivo dar a dinâmica de mercado de milho.

Ver detalhes do projeto

  Maximiliano Miura      IEA

Qualidade do pescado e produtos derivados: aspectos de regulacão e mercado

n° SGP 2016

Com a estagnação da pesca mundial na última década, a aquicultura vem ganhando espaço e se destacando como setor de produção de alimentos, tendo um papel fundamental para garantir a oferta de pescado diante da crescente demanda deste produto alimentício. Os países asiáticos e muitos dos países europeus são grandes consumidores de pescado. No Brasil, temos diferentes realidades de consumo nos distintos Estados da federação e um grande potencial de crescimento, não apenas como mercado consumidor mais também produtor de pescado. Algumas regiões do país, já tem a aquicultura estabelecida, até mesmo como principal negócio local, entretanto, os aquicultores vêm enfrentando alguns percalços com as novas regulações, necessidades de atendimento aos diferentes mercados e normas, altas taxas de impostos, baixa diversidade de produtos nacionais com mercado estabelecido, frequentes casos de fraudes no setor e oferta de produtos com qualidade duvidosa, seja pela falta de rastreabilidade, como pelas dificuldades no atendimento aos regulamentos e de manutenção da cadeia do frio. Neste contexto, frente a gama de fatores intrínsecos e extrínsecos que afetam a qualidade do pescado; há necessidade de harmonização das regulações para pescado no mercado mundial e de estabelecimento de um panorama competitivo mais salutar para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do pescado brasileito. Assim, pretende-se realizar um estudo dos parâmetros de qualidade e identidade do pescado e produtos derivados de interesse no mercado nacional, com vistas a colaborar no desenvolvimento de Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade para os diferentes produtos de pescado, promovendo melhorias no sistema de fiscalização, orientação para os laboratórios de ensaio, com vistas a garantir a segurança no consumo e a isonomia de mercado.

Ver detalhes do projeto

  Érika Fabiane Furlan      IP
  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930