Detalhes do projeto SGP 1958

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Cadeia de Produção de Azeitonas e de Azeites

Coordenador(a): Marisa Zeferino

Vigência do projeto

01/03/2018 até 28/11/2021

Unidade responsável

IEA, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Estudos Econômicos dos Agronegócios

Área Estratégica

políticas e estudos socioeconômicos

Linha de Pesquisa

Estudos Econômicos e Sociais

 

A pesquisa visa o estudo da cadeia de produção de azeitonas e de azeites com o intuito de realizar o acompanhamento técnico-econômico do setor no Brasil e no mundo.

O estudo se justifica pela expansão dos mercados de azeitonas e, principalmente, de azeites no país constatado tanto pelo aumento das importações brasileiras como pela gama de tipos e marcas que superam as dos demais óleos vegetais no mercado varejista.

O Brasil é o segundo maior importador de azeitonas e de azeites do mundo, com potencial de ampliação da participação desses produtos na dieta alimentar, em especial os azeites.  

Em vista das perspectivas favoráveis de demanda no mercado doméstico há iniciativas de expansão do cultivo de olivais e desenvolvimento da cadeia de produção de azeites no país. Para tanto têm sido implementados programas de fomento nos Estados produtores (Rio Grande do Sul e Minas Gerais), além de um grupo de estudos no âmbito nacional. No Estado de São Paulo o Projeto Oliva é coordenado pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Os azeites de oliva são produtos heterogêneos uma vez que seus atributos de qualidade dependem de uma série de fatores que se estendem por toda a cadeia de produção, tais como as variedades de azeitonas, processos de extração, blends, entre outros.

A atuação do poder público para coibir irregularidades na comercialização de azeites de oliva compõe o ambiente institucional de políticas públicas para o setor no Brasil.  

 Em face da esparsa literatura sobre o tema relativo a área econômica a presente proposta considera que a pesquisa será conduzida a partir da obtenção de conhecimentos sobre os segmentos e agentes, bem como através da obtenção de informações sobre a dinâmica dos mercados que permeiam a cadeia de produção.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930