Detalhes do projeto SGP 1948

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Identificação e manejo de pragas na arborização e em áreas verdes urbanas

Coordenador(a): FRANCISCO JOSÉ ZORZENON

Vigência do projeto

01/03/2020 até 28/03/2024

Unidade responsável

IB, Centro de Sanidade Vegetal

Área Estratégica

entomologia

Linha de Pesquisa

Pragas urbanas

 

Os problemas na arborização urbana são muito comuns e causados, na maioria das vezes, por um manejo inadequado, prejudicial às plantas (Rodrigues et al. 2002).
A falta de planejamento ou escolha de espécies arbóreas condizentes com o local, desconhecimento sobre a biologia e fisiologia vegetal, estresse, falta de cuidados em transplantes, podas drásticas, presença de pragas como brocas, cupins, formigas, sugadores e desfolhadores, além de doenças, falta de espaço, intempéries, descuidos e descasos, são alguns dos muitos problemas encontrados em árvores viárias levando ao tombamento precoce (Zorzenon, 2004; 2009).
A sobrevivência das árvores em ambientes diversos depende da confiabilidade mecânica de suas estruturas onde problemas no tronco podem acarretar riscos de tombamento potencializando a ocorrência de sérios acidentes (Mattheck & Breloer 1997, Niklas 2002, Pereira et al. 2007). Infestação por cupins subterrâneos são frequentes e responsáveis por tombamentos, principalmente quando as espécies botânicas acometidas localizam-se em área urbana, assim como a presença de microcoleobrocas transmissoras de fungos fitopatogênicos às árvores e de formigas carpinteiras que apesar de proporcionarem danos modestos às plantas, causam elevados transtornos e desconforto aos cidadãos devido a invasões em edificações urbanas. O projeto tem por objetivos: identificar as principais pragas de importância na arborização urbana; estudar a eficiência de diversos inseticidas químicos de uso domissanitário e óleos naturais para o controle de cupins, coleobrocas e formigas carpinteiras na arborização urbana; testar repelentes (alomônios) para cupins e insetos broqueadores com ênfase nas microcoleobrocas; desenvolver armadilhas e testar atraentes para levantamento populacional de insetos broqueadores na arborização urbana; elaborar um manual ilustrado sobre as pragas na arborização urbana.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930