Detalhes do projeto SGP 2056

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Efluente de aquicultura: adequação à legislação ambiental por meio de implantação de Ilhas Flutuantes Artificiais (IFAs)

Coordenador(a): Cacilda Thais Janson Mercante

Vigência do projeto

01/09/2018 até 28/09/2022

Unidade responsável

IP, Centro de Recursos Hídricos

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Impactos em ambientes aquáticos e terrestres

 

O Brasil atingiu em 2014 a 14º colocação entre os maiores produtores mundiais aquícolas, esse crescimento pode levar à prejuízos ambientais devido às características da atividade. Neste sentido, os estados têm intensificado o monitoramento e controle da qualidade da água, fato que levou a readequação das exigências legais, dentre as quais está o atendimento aos padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/2005 e suas alterações. Viveiros de piscicultura geram matéria orgânica (MO) composta principalmente por nitrogênio (N) e fósforo (P) os quais são lançados, comumente, pelo efluente do viveiro ao corpo hídrico receptor sem tratamento prévio. Wetlands construídas (WCs) são alternativas de tratamento de efluentes de mais baixo custo e de simples operação e manutenção, e apresentam grande eficiência na remoção de MO de viveiros de aquicultura. Entretanto, estudos apontam a necessidade de uso de ao menos 10% da área de produção para a implantação das WCs, fato que pode também tornar a produção inviável economicamente. A implantação dentro dos viveiros de estruturas flutuantes colonizadas com macrófitas e denominadas Ilhas Flutuantes Artificiais (IFAs) poderá vir a ser metodologia alternativa para melhoria da qualidade da água. A hipótese do presente estudo é que as (IFAs) serão tão ou mais eficientes na remoção de nutrientes do que as (WCs). Assim, o objetivo deste estudo será testar à eficiência da remoção de nutrientes de viveiro de produção de tilápias a partir da implantação das Ilhas Flutuantes Artificias (IFAs) povoadas com Eichhornia crassipes  com vistas à adequação do efluente à legislação ambiental vigente.  Para testar nosso objetivo dois sistemas de produção comercial semi-intensiva de tilápia-do-nilo com três repetições cada serão avaliados. 1) Ilhas flutuantes colonizadas com aguapé (Eichhornia crassipes), dispostas dentro do viveiro de produção de tilápias (Oreochromis niloticus); 2) sem o sistema de (IFAs).

 

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930