Projetos APTA no Instituto de Pesca

Página Inicial / Busca de Projetos

57 projetos ativos encontrados - pág. 2 de 2

Padrões de diversidade da ictiofauna de ambientes lóticos da Bacia do Tietê (SP)

n° SGP 2255

O Brasil é conhecido pela megadiversidade de peixes de água doce, sendo que grande parte desta diversidade está concentrada em rios e riachos de pequeno porte. Embora nos últimos anos a quantidade de estudos sobre esta parcela da ictiofauna tenha aumentado, um dos problemas para pesquisadores e formuladores de políticas públicas que utilizam as informações científicas disponíveis sobre a biodiversidade, é que estas informações estão, na maioria das vezes, dispersas e fragmentadas em centenas de trabalhos e publicações, em formatos que praticamente inviabilizam uma aplicação direta. O presente projeto visa realizar uma revisão sistemática de dados relativos a estudos sobre a ictiofauna de rios e riachos realizados na Bacia do Tietê (SP), com o objetivo de identificar os locais onde se concentram os estudos realizados, os padrões de riqueza das comunidades e sua relação com os principais biomas, unidades de conservação e uso do solo. Será realizada uma busca bibliográfica avaliando os estudos indexados na base de dados ISI Web of Science (Coleção Principal), ASFA e SciELO usando-se o modo “Avançado” para combinação dos termos de busca. Também serão realizadas pesquisas no Google Acadêmico usando as mesmas palavras-chave, a fim de incluir dissertações, livros e outros materiais não publicados como bases de dados ou relatórios. Será analisada a distribuição dos estudos nas diferentes sub-bacias, os padrões de riqueza e sua relação com dados de uso do solo, unidades de conservação e bioma, permitindo identificar relações e lacunas nas abordagens realizadas até o momento, bem como as relações dos padrões encontrados com atividades antrópicas na área de estudo.

Ver detalhes do projeto

  Katharina Eichbaum Esteves      IP

Tecnologia QR CODE como suporte para educação ambiental: Caça ao Tesouro no Museu de Pesca

n° SGP 2250

O Museu de Pesca localizado em Santos – SP, é considerado uma das atrações turísticas mais famosas de Santos, litoral paulista, e recebe cerca de 50 mil visitantes por ano. O Museu desenvolve atividades educativas não formais, com o intuito de promover a preservação ambiental. O público alvo compreende jovens, adultos e crianças, que são consideradas agentes multiplicadores junto à escola, amigos externos e familiares.

Em um mundo cada vez mais conectado, é inevitável que a relação tecnologia e educação esteja cada vez mais próxima. O celular, antes malvisto no ambiente escolar, vem ocupando cada vez mais espaço em ambientes de aprendizagem: em 2016, 52% das escolas utilizavam o aparelho em atividades com os alunos, segundo a pesquisa TIC Educação 2016, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic). O QR CODE consiste num código de barras em 2D que pode ser escaneado por aparelhos celulares ou tablete, e representa uma das tecnologias que pode ser utilizada com sucesso junto ao público.

O objetivo deste projeto, com apoio de empresas/fundações amigas do Museu, é disponibilizar aos visitantes de forma atrativa, rápida e fácil, com o suporte da tecnologia QR CODE, informações que sedimentem a importância da preservação ambiental e estimulem a sustentabilidade pela correta utilização dos recursos naturais.

Ver detalhes do projeto

  Thaís Moron Machado      IP

Determinação de características físicas das unidades produtivas a partir de seus padrões operacionais de pesca, com uma abordagem baseada em modelos probabilísticos

n° SGP 2249

As características físicas das embarcações determinam em grande parte seu poder de pesca e são utilizadas na categorização da atividade pesqueira e no estabelecimento de diversas políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do setor pesqueiro. Embora importantes, os dados sobre as características físicas destas embarcações (referidas no restante do texto como unidades produtivas - UPs) nem sempre estão disponíveis, o que limita em muito as possibilidades de análise dos dados pesqueiros. O presente projeto tem como objetivo elaborar e avaliar diferentes modelos probabilísticos, que permitam a estimação das características físicas de comprimento total (CT) e arqueação bruta (AB) das unidades produtivas (UPs) que utilizam os pontos de descarga ao longo das costas dos estados de São Paulo e do Paraná. Os modelos poderão ser elaborados sob abordagens frequentista (clássica) e Bayesiana. Para ajustar estes modelos, serão utilizadas as informações sobre as características operacionais destas UPs, rotineiramente coletadas no Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira – PMAP.

Ver detalhes do projeto

  Laura Villwock de Miranda      IP

Exigência em proteína bruta para juvenis de pangasius (Pangasianodon hypophthalmus)

n° SGP 2235

A pesquisa terá como objetivo avaliar seis diferentes níveis de proteína bruta em ração para juvenis de Pangasius (Pangasianodon hypophthalmus). O experimento será realizado no Laboratório de Nutrição de Peixes do Centro Avançado do Pescado Continental do Instituto de Pesca – SP - São José do Rio Preto - SP. Serão utilizados 576 juvenis de Pangasius, com peso inicial de 50,0g obtidos por meio da reprodução induzida realizada em parceria com Centro Paula Souza (ETEC) de Monte Aprazível. Os peixes foram obtidos ainda na fase de larvas e de uma mesma reprodução. Serão previamente classificados, contados, pesados e distribuídos nas unidades experimentais.  O sistema experimental será constituído de 24 tanques em PVC com capacidade de 310L, sendo estes instalados em sistema fechado de recirculação de água com controle de temperatura, sistema de aeração e filtragem física e biológica da água.

Para o experimento serão utilizadas rações com seis diferentes níveis de proteína bruta (20; 24; 28; 32; 36 e 40%), sendo o delineamento experimental inteiramente casualisado com seis tratamentos e quatro repetições.

Após 90 dias os peixes serão anestesiados em Eugenol® (solução 5,0%) na proporção de 1 ml/L de água. Depois de anestesiados os peixes serão contados, medidos e pesados individualmente para avaliação dos parâmetros: peso final (PF), ganho em peso (GP), sobrevivência (SOB), consumo de ração (CR), conversão alimentar (CA),taxa de crescimento específico (TCE) e avaliações morfométricas. Para as análises estatísticas dos parâmetros avaliados será utilizado o programa Statistical Analysis System (SAS, 1995) e os resultados submetidos à análise de variância e quando observada diferença (P<0,05) a estimativa do melhor valor de percentual de proteína bruta na dieta, será realizada por meio dos modelos de regressão polinomial e LRP (Linear Response Plateau).

Ver detalhes do projeto

  Giovani Sampaio Gonçalves      IP

Mercado do pescado: consumo e sustentabilidade

n° SGP 2212

Há uma grande falta de estudos que tratem do tema sociedade, meio ambiente e mercados, a partir da fronteira de conhecimento entre sociologia e economia, referenciado pelo tema do consumo alimentar. Neste grande eixo de reflexão, a análise que pode centralizada na identificação de quais são os obstáculos estruturais que se erguem nos mercados para sua adesão à sustentabilidade ambiental - apesar da disposição do consumidor em aderir à uma ética ambiental em sua relação com o mundo material no cotidiano que não esteja limitada à ações voluntaristas – mostra-se ainda mais rara.

Neste projeto de pesquisa parte-se do sub-campo da sociologia econômica e procura-se empreender uma leitura das fronteiras entre a Economia das Convenções e a Economia das Singularidades, com vistas a compreender a legitimação e consolidação da problemática do consumo nas análises dos mercados de qualidade dos alimentos. Serão enfatizados limites da teoria econômica neoclássica quanto à autonomia social do fenômeno do consumo e as dificuldades de reconhecimento que este objeto de investigação enfrentou dentro das ciências sociais em geral.

A reflexão volta-se em torno da sustentabilidade ambiental como um novo referencial de qualidade do pescado para o consumo deste alimento, possibilidade que demonstra garantir a reprodução da própria atividade pesqueira a médio e longo prazo. Além dos impactos imediatos da pesca sobre a biodiversidade, a aquicultura e a gradativa e crescente quebra das barreiras morais, éticas e ambientais à transgenia ou edição de genoma demonstram a importância das análises sobre o consumo do pescado e a criação de novos dispositivos de mercado. A inespecificidade no consumo – característica do consumo de pescado no Brasil - conduz ao caráter de excelência de alguns alimentos e ao mesmo tempo restritivo quanto ao seu acesso por amplos segmentos populacionais. É a característica dos produtos de mercados de qualidade de alta agregação de valor, normalmente assegurados e submetidos à políticas públicas específicas. Situações particulares no mercado do pescado e ao nível das organizações envolvidas dificultam esta adesão no caso do pescado.

Para avançar na compreensão de como a sustentabilidade ambiental opera nos mercados, estes últimos devem ser considerados como planos de produção de vínculos sociais que, implicados na atividade econômica, resultam em redução das margens de lucro, em redistribuição da riqueza e em repartição social dos ganhos. A sustentabilidade torna ainda mais importante a compreensão destes vínculos porque indica o esforço de coordenação nos mercados em um ambiente de racionalidade limitada, complexidade e incerteza, oportunismo e a especificidade dos ativos. A sustentabilidade requer um contra-movimento social protetor à idéia de um mercado auto-regulável. Ao enfatizar o segmento do consumo e os instrumentos de mercado necessários para contrapor-se à sobrepesca, visando inclusive a reprodução da própria atividade pesqueira e o papel do Estado neste sentido, vamos nos reportar à definição dos mercados contestados.

A pesca extrativista marinha ou continental integra um mercado de qualidade sem, no entanto, que o fenômeno da sobrepesca tenha sido incorporado como tal pelos agentes econômicos e pelas políticas públicas, incorporação necessária para atenuar a pressão sobre os recursos pesqueiros que os instrumentos de política tradicional não têm conseguido alcançar.

Ver detalhes do projeto

  Marie Anne Najm Chalita      IP

Subsídios para o ordenamento da pesca de ?iriko? (manjuba, família Engraulidae) no litoral sul de São Paulo e litoral do Paraná

n° SGP 2209

A pesca no litoral sul de São Paulo e norte do Paraná é a principal atividade econômica, tendo como característica a utilização das áreas costeiras, principalmente as áreas internas do Complexo Estuarino-lagunar. Entre as pescarias mais significativas e tradicionais desta região está a pesca de iriko (manjuba). No litoral sul de São Paulo a pesca de iriko já tem regulamentação, mas necessita de nova avaliação e possíveis ajustes devido a mudança no ambiente que tem permissão para a pesca. No litoral norte do Paraná a atividade não é regulamentada e tem a regulamentação uma das grandes demandas do setor pesqueiro. O projeto visa avaliar e subsidiar o ordenamento da pesca de iriko nas unidades de conservação da APA de Cananeia, Iguape e Peruíbe, no litoral sul de São Paulo e a APA de Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná. O projeto será desenvolvido no litoral sul de São Paulo e norte do Paraná, nas unidades de conservação da APA de Cananeia, Iguape e Peruíbe e a APA de Guaraqueçaba, no período de 2019 e 2020. Para isto, serão utilizados os dados do Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira do Instituto de Pesca (PMAP), desenvolvido no litoral de São Paulo (desde 2008) e do Paraná (desde 2016), e apresentará as seguintes etapas: 1. Levantamento de dados pesqueiros; 2. Análise das capturas; 3. Análise da dinâmica da pescaria; e 4. Construção de uma proposta de ordenamento para a atividade. Como resultado esperado o projeto subsidiará a discussão do ajustes necessários da regulamentação da pesca do iriko no litoral sul de São Paulo e criará subsídios para a discussão e regulamentação desta pesca no litoral norte do Paraná.   

Ver detalhes do projeto

  Jocemar Tomasino Mendonça      IP

Monitoramento ambiental em áreas com piscicultura em tanques-rede

n° SGP 2208

A piscicultura em tanques-rede é uma importante atividade econômica no Brasil, predominando na região oeste do estado de São Paulo e norte do Paraná, onde a tilápia (Oreochromis niloticus) é a principal espécie cultivada. Em São Paulo a produção está concentrada nos reservatórios dos rios Paraná, Grande, Paranapanema, Baixo e Médio Tietê. O reservatório Ilha Solteira se destaca, com a maior produção, que totalizou 16.807,80 toneladas na safra 2013/2014 (Rossetti et al., 2016[DRA1] ). Por outro lado, esse sistema intensivo de produção promove o aumento de matéria orgânica na água e no sedimento, entre outras alterações ambientais, que devem ser monitoradas. Ainda, a disponibilidade de alimentos nessas áreas e as estruturas dos tanques-rede, favorecem a colonização do mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei), que é uma espécie invasora. L. fortunei promove prejuízos ambientais e econômicos à piscicultura em tanques-rede e demais atividades que utilizam os recursos hídricos, como, as geradoras de energia hidrelétrica e empresas de abastecimento de água. Este bivalve de água doce é nativo do sudeste da Ásia, pertencente à família Mytilidae, provavelmente, introduzido no delta do rio da Prata, Argentina, no início da década de 90, de onde se disseminou para os países vizinhos, entre os quais o Brasil. Os trabalhos desenvolvidos nessa linha de pesquisa têm por objetivo utilizar o monitoramento ambiental de áreas com tanques-rede com vistas à oferecer soluções ao setor produtivo e embasar políticas públicas para o uso racional dos recursos naturais. Planos de trabalho em desenvolvimento: “Monitoramento da densidade de larvas do mexilhão-dourado em piscicultura no reservatório Canoas II, rio Paranapanema, SP/PR”, “Avaliação de telas para tanques-rede pintadas com tintas com anti-incrustantes orgânicos”, “Avaliação de revestimento anti-incrustante em telas para cultivo de peixes em tanques-rede” e “Plano de Trabalho da Rede de Pesquisa e Monitoramento Ambiental da Aquicultura em Águas da União, Coordenação da Rede Regional Sudeste” e "Monitoramento e gestão para o zoneamento de áreas aquícolas no reservatório Chavantes”, os dois últimos em colaboração com a EMBRAPA.

Palavras-chave: densidade de larvas, mexilhão-dourado, monitoramento, qualidade de água, reservatório, tanques-rede

Ver detalhes do projeto

  DAERCY MARIA MONTEIRO DE REZENDE AYROZA      IP

SISTEMA DE PRODUÇÃO INTENSIVO DE TILÁPIA UTILIZANDO TANQUES-REDE DE GRANDE VOLUME-TRGV FISHER-PIPE3

n° SGP 2198

A Fisher desenvolveu entre 2011 a 2014, os projetos de engenharia a serem utilizados na UIP Água Vermelha, o licenciamento ambiental e o processo de obtenção da concessão para utilização da área aquícola. A Fisher piscicultura, em parceria com a FAPESP (PIPE I e PIPE II), coordenado por pesquisadores da APTA, investiu em pesquisa e desenvolvimento do tanque-rede de grande volume (TRGV), o TRGV Fisher®. O projeto focou na racionalização, mecanização e automação dos principais passos na rotina de uma piscicultura. Um protótipo foi construído e testado, os testes foram bem sucedidos e concluídos em outubro de 2015 e avaliou o funcionamento de três TRGV, com 450 m3 cada, em estrutura de alumínio, que tem o diferencial de possuir tecnologia especifica, facilitando os manejos de classificação, retirada de peixes mortos, autolimpeza de telas e despesca. As atividades com os TRGV foram desenvolvidas no período de agosto de 2014 a agosto de 2015. Em um segundo momento, o protótipo recebeu a implementação de um dispersador automático de ração, e a Fisher realizou um piloto com densidades de povoamento de 50.000 e 60.000 juvenis, onde foram observados resultados distintos do primeiro teste. Com aplicação do princípio de otimização de espaço e da melhor biomassa econômica, testou-se densidades maiores visando à adequação de manejo e capacidade de suporte. O PIPE II avaliou três densidades de estocagem (60.000; 80.000 e 100.000, tilápia por TRGV), em dois ciclos de produção (verão e inverno), contendo novo componente, o dispersador de ração automático um equipamento inovador. O objetivo deste projeto é aperfeiçoar o sistema de produção de tilápias em TRGV, trazendo inovação tecnológica e possibilitando a produção em escala com menor custo Aplicar o Plano de Negócios para viabilizar a comercialização do TRGV e aplicação do sistema de produção desenvolvido para o equipamento.

Ver detalhes do projeto

  Celia Maria Doria Frascá Scorvo      AR / IP

Novas rotinas do software AQUISYS para Boas Práticas de Manejo para a produção de tambaqui em viveiros do nordeste e de tilápia em tanques redes.

n° SGP 2192

Este projeto tem por objetivo desenvolver e validar 2 novas rotinas (ou módulos) para os sistemas de produção de tambaqui em viveiro e tilápia em tanque rede para o sistema informatizado AQUISYS v.1.3 (http://www.cnpma.embrapa.br/aquisys/). A estrutura modular do Aquisys v1.3 previu acrescentar novas rotinas para outras espécies ou sistemas de cultivos de importância nacional, como as aqui propostas. As 2 rotinas serão fundamentadas em protocolos mínimos de Boas Práticas de Manejo (BPM), definidos  a partir da identificação e seleção de elementos essenciais aos sistemas de produção considerados e que lhes confiram a intensificação da sustentabilidade em áreas produtoras dessas pisciculturas. O acesso dinâmico online via Web, já disponível aos usu   ários do Aquisys v1.3 (pesquisadores/produtores/estudantes/extensionistas/público geral) em linguagem computacionais e formatos de interface já validados por esses diferentes públicos (foco no piscicultor), fornecerá, a partir de respostas dos usuários (em questionários online), informações ou diagnósticos e avaliações expeditas e cálculos que os orientem se as práticas atualmente em uso nas suas propriedades estão em conformidade com os protocolos mínimos de BPM para as novas rotinas. Informações do projeto e práticas sustentáveis validadas (existentes e dispersas e/ou inéditas obtidas) serão analisadas para as novas rotinas, atendendo à demanda de áreas produtoras. OBJ ESPECÍFICO : Desenvolver e validar 2 novas rotinas do software Aquisys baseado em BPM para a produção de tambaqui em viveiros e tilápia em tanque-rede.

Uma nova versão incorporará as duas rotinas para os sistemas de produção de tilapia em tanques rede e para tambaqui em viveiros no nordeste no Plano de ação 12 - Aquisys, do Projeto Componente Manejo e Gestão Ambiental no âmbito do projeto financiado pelo BNDES denominado BRS - Aqua. em andamento 21.17.02.001. 05 - 12. EMBRAPA

Ver detalhes do projeto

  Celia Maria Doria Frascá Scorvo      AR / IP

Mulheres pescadoras: avaliação da pesca artesanal na Baixada Santista sob a perspectiva de gênero

n° SGP 2158

Considerando a atual conjuntura que envolve as condições estabelecidas na cadeia produtiva de pesca artesanal e os estudos consideráveis sobre pesca e gênero em alguns estados do Brasil. Ainda são escassas ferramentas de estudo que possibilitem avaliar a dimensão das questões que envolvem gênero e representatividade na pesca artesanal, mais especificamente no trabalho desenvolvido pelas mulheres em todo o processo de produção pesqueira. As comunidades costeiras que são dependentes da pesca, têm papel fundamental no desenvolvimento econômico sustentável de muito Estados do Brasil, entretanto a falta de compreensão da importância dos papéis desenvolvidos entre gêneros deixa uma lacuna no que diz respeito as relações de gênero na pesca. Desse modo, o objetivo do estudo é elucidar questões sobre o reconhecimento da mulher na pesca artesanal além de identificar a importância da representatividade do gênero contribuindo para a ampliação do conhecimento científico e para a construção de políticas públicas para o setor pesqueiro.

O PROJETO É DE BAIXO CUSTO, POR ENVOLVER APENAS ENTREVISTAS NA REGIÃO, PORTANTO, APENAS CUSTO DE DESLOCAMENTO. SERÁ ONERADO JUNTO A SOBRAS DE RECURSOS DE PROJETOS FUNDEPAG - Centro de Custo 2016-1799, coordenado pleo PqC Sérgio Tutui

Ver detalhes do projeto

  Ingrid Cabral Machado      IP

Carne mecanicamente separada - CMS de Pescado: caracterização e padronização da tecnologia de obtenção

n° SGP 2150

A obtenção da  CMS  é uma tecnologia que permite maior recuperação de carne em comparação à obtida pelos métodos de processamento convencionais, como por exemplo a filetagem, gerando matéria-prima básica e eclética para o desenvolvimento de novos produtos e agregando valor a uma parte depreciada nas capturas e no cultivo. É notória no Brasil a ausência de produtos a base de pescado em mercados institucionais, como hospitais, creches, asilos e também na Alimentação Escolar – AE, sendo necessário avançar para o estabelecimento de tecnologias que gerem produtos a base de pescado com boa aceitação e que mantenham suas características nutricionais. A tecnologia de CMS ou polpa de pescado proporciona um produto de ótima qualidade para a elaboração de produtos semi-prontos, de preparo prático, sabor suave e livre de ossos e espinhas, características estas importantíssimas para uma fácil e segura utilização. Considerando-se a necessidade de estabelecimento e padronização de uma tecnologia de processamento que viabilize a inserção do pescado em diferentes mercados, incluindo o institucional, faz-se necessário caracterizar e colaborar na condução de um regulamento técnico, descrevendo de forma plena as caracteristicas da  tecnologia de obtenção de CMS utilizada em industrias nas várias regiões do Brasil, agregando valor ao processamento de várias especies de peixe.

Ver detalhes do projeto

  Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva      IP

Caracterização da Ictiofauna da Bacia de Santos

n° SGP 2133

O projeto tem como objetivos atualizar e aprofundar os conhecimentos sobre a ictiofauna da Bacia de Santos, bacia sedimentar localizada na plataforma continental do sudeste-sul brasileiro entre Arraial do Cabo (RJ) e Florianópolis (SC). Sua ictiofauna possui grande riqueza de espécies uma vez que a região é caracterizada pela transição entre os Domínios Atlântico Tropical e América do Sul Temperado ou entre os ecossistemas da Plataforma Leste do Brasil e Plataforma Patagônica. As informações a serem levantadas das espécies de peixes referem-se às características do vida, à distribuição e ao estado de conservação. As espécies explotadas pela pesca terão os dados registrados de produção pesqueira descarregada por estado e município e variações sazonais de abundância com indicação do tipo de pesca (industrial, artesanal, amadora), as áreas de captura e petrechos utilizados. As espécies com relevância para a conservação e/ou para atividade pesqueira terão seus parâmetros populacionais atualizados.

O projeto será desenvolvido no contexto de um projeto mais amplo de “Caracterização Química e Biológica do Sistema Pelágico da Bacia de Santos”, a ser desenvolvido através de Convênio entre a Petrobras (financiadora), a Universidade de São Paulo - USP (proponente) e a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo - FUSP (conveniente), tendo o Instituto Oceanográfico da USP a unidade executora. O conjunto de estudos têm o objetivo de subsidiar o planejamento e a gestão ambiental da área da Indústria do Petróleo e Gás e do órgão ambiental.

Ver detalhes do projeto

  Antônio Olinto Ávila da Silva      IP

Efluente de aquicultura: adequação à legislação ambiental por meio de implantação de Ilhas Flutuantes Artificiais (IFAs)

n° SGP 2056

O Brasil atingiu em 2014 a 14º colocação entre os maiores produtores mundiais aquícolas, esse crescimento pode levar à prejuízos ambientais devido às características da atividade. Neste sentido, os estados têm intensificado o monitoramento e controle da qualidade da água, fato que levou a readequação das exigências legais, dentre as quais está o atendimento aos padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/2005 e suas alterações. Viveiros de piscicultura geram matéria orgânica (MO) composta principalmente por nitrogênio (N) e fósforo (P) os quais são lançados, comumente, pelo efluente do viveiro ao corpo hídrico receptor sem tratamento prévio. Wetlands construídas (WCs) são alternativas de tratamento de efluentes de mais baixo custo e de simples operação e manutenção, e apresentam grande eficiência na remoção de MO de viveiros de aquicultura. Entretanto, estudos apontam a necessidade de uso de ao menos 10% da área de produção para a implantação das WCs, fato que pode também tornar a produção inviável economicamente. A implantação dentro dos viveiros de estruturas flutuantes colonizadas com macrófitas e denominadas Ilhas Flutuantes Artificiais (IFAs) poderá vir a ser metodologia alternativa para melhoria da qualidade da água. A hipótese do presente estudo é que as (IFAs) serão tão ou mais eficientes na remoção de nutrientes do que as (WCs). Assim, o objetivo deste estudo será testar à eficiência da remoção de nutrientes de viveiro de produção de tilápias a partir da implantação das Ilhas Flutuantes Artificias (IFAs) povoadas com Eichhornia crassipes  com vistas à adequação do efluente à legislação ambiental vigente.  Para testar nosso objetivo dois sistemas de produção comercial semi-intensiva de tilápia-do-nilo com três repetições cada serão avaliados. 1) Ilhas flutuantes colonizadas com aguapé (Eichhornia crassipes), dispostas dentro do viveiro de produção de tilápias (Oreochromis niloticus); 2) sem o sistema de (IFAs).

 

Ver detalhes do projeto

  Cacilda Thais Janson Mercante      IP

Qualidade do pescado e produtos derivados: aspectos de regulacão e mercado

n° SGP 2016

Com a estagnação da pesca mundial na última década, a aquicultura vem ganhando espaço e se destacando como setor de produção de alimentos, tendo um papel fundamental para garantir a oferta de pescado diante da crescente demanda deste produto alimentício. Os países asiáticos e muitos dos países europeus são grandes consumidores de pescado. No Brasil, temos diferentes realidades de consumo nos distintos Estados da federação e um grande potencial de crescimento, não apenas como mercado consumidor mais também produtor de pescado. Algumas regiões do país, já tem a aquicultura estabelecida, até mesmo como principal negócio local, entretanto, os aquicultores vêm enfrentando alguns percalços com as novas regulações, necessidades de atendimento aos diferentes mercados e normas, altas taxas de impostos, baixa diversidade de produtos nacionais com mercado estabelecido, frequentes casos de fraudes no setor e oferta de produtos com qualidade duvidosa, seja pela falta de rastreabilidade, como pelas dificuldades no atendimento aos regulamentos e de manutenção da cadeia do frio. Neste contexto, frente a gama de fatores intrínsecos e extrínsecos que afetam a qualidade do pescado; há necessidade de harmonização das regulações para pescado no mercado mundial e de estabelecimento de um panorama competitivo mais salutar para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do pescado brasileito. Assim, pretende-se realizar um estudo dos parâmetros de qualidade e identidade do pescado e produtos derivados de interesse no mercado nacional, com vistas a colaborar no desenvolvimento de Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade para os diferentes produtos de pescado, promovendo melhorias no sistema de fiscalização, orientação para os laboratórios de ensaio, com vistas a garantir a segurança no consumo e a isonomia de mercado.

Ver detalhes do projeto

  Érika Fabiane Furlan      IP

Ementário 2018/2019: aquicultura, pesca e recursos hídricos.

n° SGP 2014

Através deste projeto, pretende-se realizar a compilação de ementas de atos legais, dando ênfase aos publicados pelo Estado de São Paulo no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2019, tendo como temas: pesca, aquicultura e recursos hídricos, diretamente ligados às pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de Pesca.

Para tanto, pesquisas serão realizadas através de consultas diárias ao Diário Oficial do Estado de São Paulo ( Governo, Secretaria de Agricultura e Abastecimento,Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, nos dois  cadernos do Executivo), Diário Oficial da União (Presidência da República, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e Ministério do Meio Ambiente, nas três seções) e às páginas eletrônicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, Ministério do Meio Ambiente e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais.

O ementário conterá o tipo do ato, órgão que o sancionou, número e data do mesmo.As normas serão agrupadas por assunto (aquicultura, fauna, pesca, recursos hídricos e outros), tipo da norma publicada e a data em que foi assinada. 

Ver detalhes do projeto

  Harry Vermulm Junior      IP

Probiótico Bacillus sp. na dieta e na água de pós-larvas de tilápia-do-nilo, Oreochromis niloticus durante a fase de reversão sexual

n° SGP 1977

Objetiva-se com este trabalho avaliar os efeitos da administração de probiótico composto de Bacillus sp. em pós-larvas de tilápia-do-nilo durante a fase de reversão sexual em condições de estresse pela alta densidade. Os experimentos serão realizados no Instituto de Pesca de São Paulo, no Laboratório de sistemas de recirculação para aquicultura. Os delineamentos experimentais serão inteiramente casualizados com três tratamentos e nove repetições para cada ensaio realizados em sistemas fechados de recirculação de água. No primeiro ensaio três grupos de tilapias receberão ração comercial suplementada com o hormônio 17-α-metiltestosterona. Os tratamentos serão: 1) adição de probiótico na proporção de 0,2% do peso da ração ; 2) adição de probiótico na proporção de 0,4% do peso da ração; 3) adição do veículo sem probiótico na proporção do peso da ração (controle). No segundo ensaio três grupos receberão ração comercial suplementada com o hormônio 17-α-metiltestosterona. Os tratamentos serão: 1) adição de probiótico na água do sistema de recirculação na mesma proporção de 0,2% do ensaio anterior; 2) adição de probiótico na água do sistema de recirculação na mesma proporção de 0,4% do ensaio anterior; 3) adição do veículo sem probiótico na proporção utilizada (controle). Nos dois ensaios serão avaliados os parâmetros  de microbiologia quantitativa e qualitativa dos organismos presentes na microbiota intestinal das pós-larvas; ganho em peso, fator de condição, taxa de crescimento específico, comprimento total e sobrevivência; lisozima e cortisol das pós-larvas. No caso do ensaio da adição na água do probiótico serão levados em consideração as diferenças obtidas em relação aos parâmetros de qualidade da água (O2, pH, NH3, NH2, alcalinidade e dureza) Os dados serão submetidos à análise de variância e comparados pelo teste de Tukey (p<0,05).

Ver detalhes do projeto

  Eduardo de Medeiros Ferraz      IP

Avaliação da pesca recreativa em trechos do Alto rio Paraná e Baixo rio Tietê: bases ao Ordenamento Pesqueiro Continental no Estado de São Paulo

n° SGP 1973

O presente projeto de pesquisa visa avaliar a pesca amadora voltada ao lazer (pesca recreativa) em trechos do Alto rio Paraná, entre os municípios de Castilho e Ilha Solteira e, do Baixo rio Tietê, entre os municípios de Itapura e Sud Menucci. Por se tratar de regiões com amplas áreas alagadas, ainda consideradas piscosas e com boa qualidade ambiental, acredita-se que atraiam tanto os moradores locais, como o público de outras regiões, principalmente na pesca dos tucunarés (Cichla piquiti e C. kelberi), espécies alóctones à Bacia do rio Paraná, porém, abundantes e alvo da maioria dos pescadores esportivos que contam com diversas pousadas, marinas, ranchos, embarcações e guias de pesca (piloteiros) que atendem a este público e que constituem uma cadeia produtiva pouco caracterizada e mensurada.

Evidências que comprovem como tais espécies foram introduzidas e quais impactos podem estar causando à biota nativa local ainda são insuficientes, no entanto, devido a sua fácil adaptação, estabelecimento e boa aceitação no mercado consumidor, estas e outras espécies alóctones e exóticas, tais como a corvina (Plagioscion squamosissimus), e o porquinho (Geophagus surinamensis), têm sustentado as comunidades de pescadores artesanais e são consideradas umas das principais capturadas e presentes na produção pesqueira profissional da região. Em contrapartida, existente também a preocupação e o interesse por outra parte da população que direciona suas pescarias nas espécies nativas e visam à sua recuperação, principalmente nas migradoras, como o pintado (Pseudoplatystoma corruscans) e o dourado (Salminus brasiliensis), onde têm sido observados decréscimos em seus estoques pesqueiros ao longo dos anos, embora em algumas regiões pescadores ainda declarem capturar estas espécies com freqüência, principalmente pela pesca amadora subaquática. Fica evidente, portanto, que os resultados de levantamentos da pesca profissional revelam apenas parte da real situação dos estoques pesqueiros não apenas nesta região, mas também no restante do Estado.

Com base no exposto, a pesca recreativa será caracterizada quanto à sua composição, abundância, produção e dinâmica de sua captura, bem como da importância socioeconômica, ambiental e lazer na região. É esperado que os resultados obtidos neste projeto piloto colaborem com a implantação de um sistema de monitoramento e com a complementação de dados sobre a produção pesqueira, dando subsídios às normas quanto à manutenção e à conservação das espécies ameaçadas de extinção e, gere informações sobre a ocorrência de espécies alóctones, exóticas e híbridas, auxiliando no ordenamento e manejo da pesca e recursos pesqueiros continentais no Estado de São Paulo.

Ver detalhes do projeto

  Lídia Sumile Maruyama      IP

Criação de Pangasius hypotalamus com diferentes teores de proteína bruta. Viabilidade técnica, econômica e avaliação de enfermidades?

n° SGP 1913

O Pangasius hypotalus, popularmente conhecido como panga que já esta sendo produzido  no Brasil , no entanto na literatura não se encontram dados científicos nacionais. Os coeficientes  técnicos e econômicos são dados importantes para  o bom desempenho zootécnico e produção responsável de peixe.Para avaliação da  viabilidade técnica, econômica e sanitária da produção do Panga. Inicialmente  será estudada a melhor densidade de estocagem 200, 300 e 400 alevinos m-3  ate os peixes atingirem 100 g de peso médio. A partir de 100 g de peso medio, os peixes serão redistribuídos nos tanques-rede e será iniciado novo ensaio onde será avaliado o melhor teor de proteína bruta da ração. A proteína é o nutriente de maior custo na ração de peixes, portanto é necessário conhecer a concentração proteica ideal para cada espécie e a situação de criação, com o objetivo de obter bom desempenho zootécnico, minimizar o custo, bem como, a descarga de nitrogênio no ambiente de criação. O objetivo deste trabalho é avaliar  a viabilidade técnica econômica e sanitária da produção de Pangasius hypotalus .

 

Ver detalhes do projeto

  Celia Maria Doria Frascá Scorvo      AR / IP

Subsídios para a gestão dos recursos pesqueiros no litoral sul de São Paulo e litoral do Paraná

n° SGP 1700

O litoral sul de São Paulo e do litoral do Paraná é reconhecido nacional e internacionalmente como terceiro ecossistema mais produtivo do Atlântico Sul, devido às suas características ambientais estarem muito bem preservadas. Devido a existência destas unidades, diversos fóruns de discussão das atividades produtivas são existentes, criando ambiente favorável para o desenvolvimento de uma gestão racional. É necessário para os fóruns sejam realmente efetivos, o suporte a estas instâncias, informações sobre as atividades produtivas. Dentre estas atividades, na região uma das principais é a pesca, estando entre as primeiras fontes de renda da maioria dos municípios da região. O projeto tem como principais objetivos a aquisição sistemática de informações sobre a atividade pesqueira nos municípios do litoral sul de São Paulo e do litoral do Paraná, visando avaliar a atividade pesqueira nestas áreas, subsidiando as ações de gestão das atividades pesqueiras regionais. A proposta foi estruturada para ser desenvolvida nos municípios de Iguape (SP), Ilha Comprida (SP), Cananéia (SP), Registro (SP), Guaraqueçaba (PR), Antonina (PR), Paranaguá (PR), Pontal do Paraná (PR), Matinhos (PR) e Guaratuba (PR), embora possa ser envolvidos outros municípios, dependendo do recursos pequeiro. O monitoramento terá como base o recolhimento das informações das pescarias de forma censitária em toda a região, com o recolhimento de dados da atividade pesqueira em diferentes tipos de pesca. Os dados serão georreferenciados e plotados para a análise e apresentação juntos aos fóruns das unidades de conservação da região, bem como através de publicações técnico-científicas.

Ver detalhes do projeto

  Jocemar Tomasino Mendonça      IP

Mapeamento de habitats em áreas de proteção ambiental marinha e combate à pesca fantasma.

n° SGP 1643

O efeito da pesca vai além da retirada de biomassa, também gera os petrechos de pesca perdidos, abandonados ou descartados, conhecidos como petrechos fantasmas, problema recorrente na Área de Proteção Marinha do Litoral Centro no Estado de São Paulo (APAMLC). Os objetivos deste estudo na APAMLC são: mapear e classificar os habitats marinhos por imagens sonar e digitais; detectar, identificar e remover os petrechos fantasmas para reciclagem sustentável; avaliar os impactos causados no ambiente marinho e marcação das redes de arrasto de praia e emalhar para cadastro. No período de abril de 2017 a março de 2019 serão realizadas 10 campanhas para detecção e remoção de petrechos fantasmas por meio de sonar de varredura lateral, veículo operado remotamente (ROV), sistema de aeronave remotamente pilotada - RPAS (drone), câmera subaquática rebocada, mergulho científico e inspeção visual da superfície. Os resultados irão fornecer informações fundamentais para o ordenamento do território e estratégias para o manejo e conservação de recursos pesqueiros, viabilizar uma abordagem ecossistêmica à gestão das atividades humanas para proteger o ambiente marinho e reciclagem dos petrechos fantasmas para produtos poliméricos sustentáveis de alto valor ambiental agregado.

Ver detalhes do projeto

  Luiz Miguel Casarini      IP

RESGATE DA PESCA NO RESERVATÓRIO DE TRÊS IRMÃOS, BAIXO RIO TIETÊ: RECURSOS, TECNOLOGIAS E ASPECTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS

n° SGP 1549

A pesca constitui-se em importante atividade econômica, social e cultural no mundo, na qual produz emprego, renda e alimento para as comunidades e população em geral. Entretanto, esta atividade necessita ser melhor administrada para orientar os usuários na preservação do ambiente aquático e dos recursos visando políticas pesqueiras mais adequadas ao setor.

              A atividade pesqueira continental no Estado de São Paulo é praticada principalmente em áreas represadas e em trechos livres de grandes rios. Em função da política de geração de energia elétrica, bem como do avanço crescente de processos de industrialização em diferentes regiões do Estado, os grandes rios tornaram-se importantes hidrovias no transporte de grãos e outros produtos, sendo secundária sua importância como geradores de alimentos proveniente da pesca (CASTRO et al., 2004), quando comparados aos rios da Amazônia e reservatórios do Nordeste do Brasil. No entanto, vale destacar a atividade pesqueira de pequena escala como geradora de renda, alimento e emprego para as populações ribeirinhas e para aqueles que vivem no entorno dos reservatórios, os chamados pescadores de barragens (PETRERE, 1996).

             As informações sobre as coletas e análises de peixes obtidas através de fichas de desembarque diárias são ferramentas muito importantes no planejamento futuro da pesca nos rios e reservatórios.

Essas informações são úteis para aplicação de medidas de manejo como a estocagem de peixes ou peixamento, de forma a contribuir para a sustentabilidade da pesca. Tais estudos contribuem para a preservação do meio aquático, da atividade pesqueira, ou seja, para que não falte emprego ao pescador, lazer aos usuários (pesca esportiva) e que tenha sempre pescado na mesa da população em geral.

            O presente projeto tem como objetivo gerar e resgatar informações da pesca no reservatório de Três Irmãos através de dados secundários e primários, levando em conta os aspectos sócio-econômicos dos pescadores, a estrutura e dinâmica da atividade e o monitoramento da produção, esforço pesqueiro e CPUE durante dois anos.

Ver detalhes do projeto

  Paula Maria Gênova de Castro Campanha      IP

Efeitos in vitro e in vivo de fungicidas no desenvolvimento de Aphanomyces spp. em ovos de Danio rerio

n° SGP 1535

~~Resumo da proposta (até 1.600 caracteres):
O oomiceto mais comum que acomete os peixes é do gênero Saprolegnia spp., porém outros   menos conhecidos causam infecções semelhantes como aqueles pertencentes ao  gênero Aphanomyces ssp. A matéria orgânica proveniente de ovos mortos, excretas e resto de alimentos aliada a baixa qualidade da água constituem os fatores principais para a proliferação desses organismos.  Os oomicetos são conhecidos como mofos aquáticos por serem saprófagos, mas não são mais considerados fungos. Atualmente eles pertencem ao reino Chromista. Após 2004, o filo Oomycota foi designado a este novo reino, devido as  características da substância da parede celular e dos zoósporos, que os diferenciam dos fungos verdadeiros. Os produtos mais utilizados com ação “fungicida” são o peróxido de hidrogênio, formaldeído, azul de metileno, permanganato de potássio, cloreto de sódio e bronopol. O objetivo principal do presente projeto é avaliar a ação fungicida do bronopol, azul de metileno, peróxido de hidrogênio e formol no desenvolvimento das hifas de Aphanomyces spp., em meio de cultura e nos ovos de Danio rerio, verificando-se a eclosão e viabilidade dos mesmos. Os experimentos serão realizados em três etapas. Na etapa I o fungo será isolado, identificado e cultivado em ágar levedura, após a coleta dos mesmos em ovos de D. rerio e na água de cultivo. Na etapa II serão realizados ensaios in vitro, em delineamento experimental inteiramente casualizado com 7 tratamentos (concentrações dos produtos na solução aplicada nos poços) e três repetições, onde serão medidos os halos de inibição das diferentes concentrações dos fungicidas no crescimento das hifas de Aphanomyces ssp., em poços de 5mm de diâmetros feitos em placas de Petri e meio de cultura específico. Na etapa III, serão feitos ensaios in vivo com ovos recém fertilizados de D. rerio oriundos do Laboratório de Criação de Danio rerio pertencente a Unidade Laboratorial de Referência em Patologia de Organismos Aquáticos do Centro de Pesquisa em Aquicultura (CPA), expondo os ovos à concentrações subletais dos fungicidas em placas com 24 poços e 2ml de solução por um período de 96 horas. Os dados dos ensaios in vitro serão submetidos à ANOVA após à análise de normalidade e homogeneidade de variância e, posteriormente, suas médias serão comparadas pelo teste de Tukey. Nos ensaios in vivo, a diferença entre as concentrações testadas será verificada através de estatística paramétrica, visando a determinação da CENO (concentração mais elevada que estatisticamente não teve efeito observado significativo) e CEO (concentração que estatisticamente provocou um efeito observado significativo), utilizando-se o programa estatístico TOXSTAT.
                                                 

Ver detalhes do projeto

  Cíntia Badaró Pedroso      IP

Avaliação do crescimento e aproveitamento integral de quatro diferentes linhagens da macroalga fresca Kappaphycus alvarezii cultivadas no Litoral Norte de São Paulo

n° SGP 1354

~~Resumo da proposta (até 1.600 caracteres):
 Kappaphhycus alvarezii é uma macroalga vermelha cultivada comercialmente em mais de 10 países pela sua importância como fonte de carragenana kapa, um hidrocolóide industrial utilizado como espessante e emulsificante.  Essa alga também pode ser utilizada como biofertilizante, na composição de rações e fármacos, na extração do bioetanol ou ainda consumida fresca. A espécie foi introduzida no Brasil em 1995 pelo Instituto de Biociências da USP em parceria com o Instituto de Pesca e vem sendo mantida para pesquisa em sistema de cultivo “ tie tie”  na Fazenda Marinha Experimental do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Norte do Instituto de Pesca. Entretanto, a despeito do interesse dos maricultores, o cultivo desta espécie ainda não se consolidou como alternativa produtiva e econômica na região, em razão do desconhecimento dos parâmetros de crescimento e da tecnologia necessária para o seu aproveitamento integral. Neste sentido, o aproveitamento integral desta macroalga no desenvolvimento de produtos de grande potencial no mercado atual, como o extrato de biofertilizante e a farinha, poderá contribuir para a geração de renda e incentivo à implantação de novos cultivos, consolidando a atividade no litoral norte de SP. Os objetivos deste projeto são: 1. A avaliação das taxas de crescimento de quatro linhagens da macroalga ao longo de um ano.; 2. O desenvolvimento de tecnologias de processamento do extrato de biofertilizante e da farinha a partir da macroalga

 

Ver detalhes do projeto

  Valeria Cress Gelli      IP

AVALIAÇÃO DA PESCA NÃO REPORTADA MARINHA E ESTUARINA NA BAIXADA SANTISTA

n° SGP 1339

Como capturas pesqueiras entende-se o que foi retirada da água, ainda que possa não ser descaregado em terra. Dados de capturas pesqueiras são importantes para emprego  em estudos de avaliação de estoques pesqueiros, bem como no dimensionamento de frotas. Entretanto, somente o que é descarregado (desembarcado) é registrado na estatistica oficial, subestimando as reais capturas. Além disso, existem descargas que não são conhecidas e, mesmo apresentando o melhor e mais antigo registro de capturas pesqueiras no país, diversas lacunas ainda persistem quanto ao conhecimento dos desembarques pesqueiros a longo do Estado de São Paulo. Esta proposta objetiva conhecer e estimar as capturas não reportadas da pesca no litoral da Baixada Santista, motivadas seja pela pulverização dos desembarques da pesca artesanal, de subsistência, da descartada a bordo e da recreativa. Serão empregadas diferentes estratégias de coleta de dados para cada tipo de pesca, consideradas as suas características, incluindo a experiência e a colaboração dos atores envolvidos nessas atividades. Este projeto envolve estudantes de graduação (bolsistas de iniciação científica) e de pós-graduação.

Ver detalhes do projeto

  Acácio Ribeiro Gomes Tomás      IP

Diagnóstico da fauna íctica do Reservatório de Três Irmãos (Baixo rio Tietê), no período de 2000-2019: subsídios às medidas de manejo sustentável.

n° SGP 1305

A construção de reservatórios com suas barragens têm alterado de forma drástica o curso dos rios, ao longo dos anos, provocando respostas ambientais diversas, como a sucessão de comunidades e a extinção de espécies. Tais mudanças provocam desequilíbrios na estrutura das comunidades, determinando o desaparecimento ou proliferação de espécies e a instalação de organismos invasores de tal forma que algumas espécies, que ocorrem naturalmente em rios, são eliminadas ou reduzidas em sua abundância, enquanto outras encontram no novo ambiente um habitat favorável e tornam-se abundantes. As populações de peixes atingidas por essas modificações acabam sofrendo profundas alterações na composição específica e na estrutura das comunidades de peixes nativos, sendo que as espécies mais atingidas são as reofílicas, ou seja, aquelas que vivem em águas correntes, e que precisam delas para realizar o seu metabolismo geral, sobretudo para a reprodução (piracema). Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento da fauna ictica presente no reservatório de Três Irmãos, pela pesca experimental, com emprego de redes de espera. Para tanto, serão realizadas amostragens sazonais em quatro pontos no corpo do reservatório, representativos dos ambientes lêntico, de transição e lótico, identificando a fauna em termos quali-quantitativos. Com base nos dados disponíveis em Relatórios Técnicos da CESP, será levantada a fauna íctica passada e comparada aos dados atuais, considerando os mesmos pontos de coleta. Após essa etapa e com base na bibliografia disponível, as principais espécies presentes serão caracterizadas em termos bioecológicos, conhecendo suas variações espaciais e temporais, base para a elaboração de um diagnóstico consistente que poderá subsidiar medidas de manejo sustentáveis no uso múltiplo dos recursos aquáticos para este corpo d’água.

Ver detalhes do projeto

  Paula Maria Gênova de Castro Campanha      IP

Dinâmica e Desempenho Econômico das Pescarias Demersais das Regiões Sudeste e Sul do Brasil

n° SGP 1039

O projeto "Dinâmica e Desempenho Econômico das Pescarias Demersais das Regiões Sudeste e Sul do Brasil" será desenvolvido no contexto do projeto "Subsídios Científicos para o Manejo Espacial e com Enfoque Ecossistêmico da Pesca Demersal nas regiões Sul e Sudeste do Brasil", coordenado pelo Prof. Dr. Angel Alvarez Perez (UNIVALI) edo projeto "Subsídios Científicos para o Manejo Espacial e com Enfoque Ecossistêmico da Pesca Demersal nas regiões Sul e Sudeste do Brasil", coordenado pelo Prof. Dr. Angel Alvarez Perez (UNIVALI) e apro aprovado na Chamada MCTI/MPA/CNPq No 22/2015 – Ordenamento da Pesca Marinha Brasileira Linha Temática: V – Recursos Pesqueiros Demersais da Costa Sul/Sudeste (S/SE). O estudo específico parte da premissa de que podem ser identificados padrões de operação das frotas pesqueiras e de distribuição das espécies demersais na área de estudo e que essas vinculam-se às variações oceanográficas e às características biogeográficas da área de mar ao largo das regiões sudeste e sul do Brasil. Como corolário, a complexidade e os custos dos métodos de pesca necessários para explorar os recursos
pesqueiros demersais de cada ambiente, assim como a abundância e o valor econômico das capturas resultantes, levariam a uma diferenciação dos meios de produção e do potencial de produção pesqueira, na geração de empregos e na remuneração da atividade. Dessa forma, a identificação de áreas com características similares podem propiciar a delimitação de unidades espaciais de gestão pesqueira, aqui chamadas de Unidades Geográficas de Gestão (UGGs). A interação da atividade pesqueira com outras atividades antrópicas também deve ser considerada.

Ver detalhes do projeto

  Antônio Olinto Ávila da Silva      IP

Estudo da espécie Lithobates catesbeianus como organismo alternativo para testes teratogênicos

n° SGP 679

O FETAX (Frog embryo teratogenesis assay – Xenopus) normatizado pela ASTM E 1439–98 (2012) é um bioensaio usado para determinar o potencial teratogênico de produtos químicos em embriões de Xenopus laevis. Embora tenha sido projetada para esta espécie, a norma permite o uso de espécies alternativas. O objetivo deste trabalho é adaptar o protocolo FETAX para Lithobates catesbeianus. Para tanto, após estabelecermos o melhor método de indução hormonal para obtenção das desovas, pretendemos: determinar o período de duração do teste FETAX para esta espécie; estabelecer as faixas de sensibilidade dos embriões à 6-aminonicotinamida, ciclofosfamida e cloreto de sódio (CL50, CE50 e Índice Teratogênico) e assim definir a substância de referência mais adequada para a espécie; validar e estabelecer a repetibilidade do teste. Com a padronização de protocolo específico para a espécie, o teste poderá ser implantado em outros laboratórios e instituições de pesquisa. Este ensaio pode ser uma excelente ferramenta na avaliação de produtos para fins regulatórios e no monitoramento de ambientes. O FETAX (Frog embryo teratogenesis assay – Xenopus) normatizado pela ASTM E 1439–98 (2012) é um bioensaio usado para determinar o potencial teratogênico de produtos químicos em embriões de Xenopus laevis. Embora tenha sido projetada para esta espécie, a norma permite o uso de espécies alternativas. O objetivo deste trabalho é adaptar o protocolo FETAX para Lithobates catesbeianus. Para tanto, após estabelecermos o melhor método de indução hormonal para obtenção das desovas, pretendemos: determinar o período de duração do teste FETAX para esta espécie; estabelecer as faixas de sensibilidade dos embriões à 6-aminonicotinamida, ciclofosfamida e cloreto de sódio (CL50, CE50 e Índice Teratogênico) e assim definir a substância de referência mais adequada para a espécie; validar e estabelecer a repetibilidade do teste. Com a padronização de protocolo específico para a espécie, o teste poderá ser implantado em outros laboratórios e instituições de pesquisa. Este ensaio pode ser uma excelente ferramenta na avaliação de produtos para fins regulatórios e no monitoramento de ambientes. O FETAX (Frog embryo teratogenesis assay – Xenopus) normatizado pela ASTM E 1439–98 (2012) é um bioensaio usado para determinar o potencial teratogênico de produtos químicos em embriões de Xenopus laevis. Embora tenha sido projetada para esta espécie, a norma permite o uso de espécies alternativas. O objetivo deste trabalho é adaptar o protocolo FETAX para Lithobates catesbeianus. Para tanto, após estabelecermos o melhor método de indução hormonal para obtenção das desovas, pretendemos: determinar o período de duração do teste FETAX para esta espécie; estabelecer as faixas de sensibilidade dos embriões à 6-aminonicotinamida, ciclofosfamida e cloreto de sódio (CL50, CE50 e Índice Teratogênico) e assim definir a substância de referência mais adequada para a espécie; validar e estabelecer a repetibilidade do teste. Com a padronização de protocolo específico para a espécie, o teste poderá ser implantado em outros laboratórios e instituições de pesquisa. Este ensaio pode ser uma excelente ferramenta na avaliação de produtos para fins regulatórios e no monitoramento de ambientes.

 

 

Ver detalhes do projeto

  Adriana Sacioto Marcantonio      AR / IP
  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930