Detalhes do projeto SGP 2235

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Exigência em proteína bruta para juvenis de pangasius (Pangasianodon hypophthalmus)

Coordenador(a): Giovani Sampaio Gonçalves

Vigência do projeto

01/06/2019 até 28/07/2021

Unidade responsável

IP, Centro de Pescado Continental

Área Estratégica

tecnologia da produção

Linha de Pesquisa

Impactos em ambientes aquáticos e terrestres

 

A pesquisa terá como objetivo avaliar seis diferentes níveis de proteína bruta em ração para juvenis de Pangasius (Pangasianodon hypophthalmus). O experimento será realizado no Laboratório de Nutrição de Peixes do Centro Avançado do Pescado Continental do Instituto de Pesca – SP - São José do Rio Preto - SP. Serão utilizados 576 juvenis de Pangasius, com peso inicial de 50,0g obtidos por meio da reprodução induzida realizada em parceria com Centro Paula Souza (ETEC) de Monte Aprazível. Os peixes foram obtidos ainda na fase de larvas e de uma mesma reprodução. Serão previamente classificados, contados, pesados e distribuídos nas unidades experimentais.  O sistema experimental será constituído de 24 tanques em PVC com capacidade de 310L, sendo estes instalados em sistema fechado de recirculação de água com controle de temperatura, sistema de aeração e filtragem física e biológica da água.

Para o experimento serão utilizadas rações com seis diferentes níveis de proteína bruta (20; 24; 28; 32; 36 e 40%), sendo o delineamento experimental inteiramente casualisado com seis tratamentos e quatro repetições.

Após 90 dias os peixes serão anestesiados em Eugenol® (solução 5,0%) na proporção de 1 ml/L de água. Depois de anestesiados os peixes serão contados, medidos e pesados individualmente para avaliação dos parâmetros: peso final (PF), ganho em peso (GP), sobrevivência (SOB), consumo de ração (CR), conversão alimentar (CA),taxa de crescimento específico (TCE) e avaliações morfométricas. Para as análises estatísticas dos parâmetros avaliados será utilizado o programa Statistical Analysis System (SAS, 1995) e os resultados submetidos à análise de variância e quando observada diferença (P<0,05) a estimativa do melhor valor de percentual de proteína bruta na dieta, será realizada por meio dos modelos de regressão polinomial e LRP (Linear Response Plateau).

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930