Detalhes do projeto SGP 2133

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Caracterização da Ictiofauna da Bacia de Santos

Coordenador(a): Antônio Olinto Ávila da Silva

Vigência do projeto

01/01/2019 até 28/12/2022

Unidade responsável

IP, Centro de Pescado Marinho

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Biodiversidade

 

O projeto tem como objetivos atualizar e aprofundar os conhecimentos sobre a ictiofauna da Bacia de Santos, bacia sedimentar localizada na plataforma continental do sudeste-sul brasileiro entre Arraial do Cabo (RJ) e Florianópolis (SC). Sua ictiofauna possui grande riqueza de espécies uma vez que a região é caracterizada pela transição entre os Domínios Atlântico Tropical e América do Sul Temperado ou entre os ecossistemas da Plataforma Leste do Brasil e Plataforma Patagônica. As informações a serem levantadas das espécies de peixes referem-se às características do vida, à distribuição e ao estado de conservação. As espécies explotadas pela pesca terão os dados registrados de produção pesqueira descarregada por estado e município e variações sazonais de abundância com indicação do tipo de pesca (industrial, artesanal, amadora), as áreas de captura e petrechos utilizados. As espécies com relevância para a conservação e/ou para atividade pesqueira terão seus parâmetros populacionais atualizados.

O projeto será desenvolvido no contexto de um projeto mais amplo de “Caracterização Química e Biológica do Sistema Pelágico da Bacia de Santos”, a ser desenvolvido através de Convênio entre a Petrobras (financiadora), a Universidade de São Paulo - USP (proponente) e a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo - FUSP (conveniente), tendo o Instituto Oceanográfico da USP a unidade executora. O conjunto de estudos têm o objetivo de subsidiar o planejamento e a gestão ambiental da área da Indústria do Petróleo e Gás e do órgão ambiental.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930