Detalhes do projeto SGP 2250

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Tecnologia QR CODE como suporte para educação ambiental: Caça ao Tesouro no Museu de Pesca

Coordenador(a): Thaís Moron Machado

Vigência do projeto

01/06/2019 até 28/02/2024

Unidade responsável

IP, Centro de Pescado Marinho

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Impactos em ambientes aquáticos e terrestres

 

O Museu de Pesca localizado em Santos – SP, é considerado uma das atrações turísticas mais famosas de Santos, litoral paulista, e recebe cerca de 50 mil visitantes por ano. O Museu desenvolve atividades educativas não formais, com o intuito de promover a preservação ambiental. O público alvo compreende jovens, adultos e crianças, que são consideradas agentes multiplicadores junto à escola, amigos externos e familiares.

Em um mundo cada vez mais conectado, é inevitável que a relação tecnologia e educação esteja cada vez mais próxima. O celular, antes malvisto no ambiente escolar, vem ocupando cada vez mais espaço em ambientes de aprendizagem: em 2016, 52% das escolas utilizavam o aparelho em atividades com os alunos, segundo a pesquisa TIC Educação 2016, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic). O QR CODE consiste num código de barras em 2D que pode ser escaneado por aparelhos celulares ou tablete, e representa uma das tecnologias que pode ser utilizada com sucesso junto ao público.

O objetivo deste projeto, com apoio de empresas/fundações amigas do Museu, é disponibilizar aos visitantes de forma atrativa, rápida e fácil, com o suporte da tecnologia QR CODE, informações que sedimentem a importância da preservação ambiental e estimulem a sustentabilidade pela correta utilização dos recursos naturais.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930