Detalhes do projeto SGP 2440

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Viabilidade Econômica do Sistema Integração-Lavoura-Pecuária - Um estudo de caso em Guaíra-SP

Coordenador(a): Terezinha Joyce Fernandes Franca

Vigência do projeto

01/02/2021 até 28/01/2022

Unidade responsável

IEA, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Estudos Econômicos dos Agronegócios

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Estudos Econômicos e Sociais

 

Os sistemas integrados de produção, contidos na denominada Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), têm sido difundidos e adotados nas diversas regiões brasileiras, inclusive no estado de São Paulo. No entanto, apesar dos esforços de análise dos resultados obtidos a partir de projetos desenvolvidos por outras instituições, em virtude da complexidade e da heterogeneidade dos sistemas integrados, ainda carecem de um esforço maior de análise no aspecto econômico, que demonstrem sua viabilidade econômica, sem a qual fica dificultada sua adoção pelos agropecuaristas.

Nesse sentido, esse projeto visa analisar os resultados, especialmente econômicos, do sistema Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) adotado por uma propriedade paulista desde a safra 2002/2003 e que, de acordo com os relatos do responsável técnico e dos proprietários, têm sido alvissareiros.

A propriedade está localizada em Guaíra, uma importante região produtora de grãos e pecuária bovina do estado de São Paulo, que conta com infraestrutura de armazenagem, de comercialização e abate de bovinos reunindo, assim, condições favoráveis de expansão regional desse sistema.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930