Detalhes do projeto SGP 1945

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Uso de aditivos nutricionais na dieta de aves poedeiras e de suínos

Coordenador(a): José Evandro de Moraes

Vigência do projeto

01/09/2017 até 28/09/2022

Unidade responsável

IZ, Centro de Zootecnia Diversificada

Área Estratégica

segurança alimentar e nutricional

Linha de Pesquisa

Aditivos nutracêuticos

 

PROJETO FUNDAG 1269 - Um dos fatores que contribuíram para a obtenção da alta produtividade apresentada pela indústria avícola foi sem duvida a utilização de aditivos nas dietas, que quando adicionadas as rações, são capazes de melhorar o desempenho animal, as características físicas dos alimentos e até mesmo possibilitar maior utilização de ingredientes alternativos. Certamente a capacidade dos nutricionistas de utilizarem a enorme variedade de aditivos como probióticos, prebióticos, simbióticos, ácidos orgânicos, extratos vegetais e enzimas exógenas, vêm sendo, bastante enfatizado na alimentação animal (MILTENBURG, 1999; ARAÚJO et al, 2007).
Usa-se o termo acidificantes ou acidulantes para designar de forma genérica de produtos compostos por ácidos orgânicos associados ou não a ácidos inorgânicos (FLEMMING, 2010), que podem otimizar tanto as condições ambientais do galpão como auxiliar nos processos de digestão e absorção dos nutrientes das rações, contribuindo no desenvolvimento de microrganismos benéficos no trato gastrintestinal, permitindo uma adequação do estado imunológico e promovendo a saúde do animal, evitando assim, a ocorrência de resíduos de medicamentos em carcaças, além de prevenir o aparecimento de microrganismos resistentes (FERKET, 2004). Além do controle específico sobre a salmonela, a manutenção de um pH gastrintestinal mais baixo decorrente da adição dos ácidos orgânicos, possibilita ainda um controle maior sobre os microrganismos que se desenvolvem no interior do estômago animal (agem diretamente como bactericidas no englúvio das aves, Adams, 1999). Isto não ocorre apenas com a salmonela, mas também com E. coli e demais agentes patogênicos. Ainda, na adição de agentes acidificantes, ocorre a quelação de minerais fazendo com que a absorção destes seja facilitada com melhor aproveitamento para os animais. O mecanismo de contato com o agente altera a membrana celular inibindo a respiração oxidativa da célula. Esta ação somada a acidificação ocorrida no meio permite o controle sobre a população bacteriana patógena havendo assim uma seleção da flora gastrintestinal (DIBNER e BUTTIN, 2002).
O uso de ácidos orgânicos, simbióticos, probióticos e prebióticos, extratos vegetais e enzimas exógenas, em substituição aos antibióticos nas dietas de aves é frequentemente discutido por nutricionistas e patologistas, com resultados aceitos por uns (GAMA et al, 2000.; BELLAVER et al, 2003; VAN IMMERSEEL et al., 2004 citados por VIOLA et al, 2008; VIOLA e VIEIRA, 2007; BONATO et al, 2008; VIOLA et al, 2008, SILVA et al, 2010), e contestados por outros (LIMA et al., 2003; SALAZAR et al., 2008; GRAVENA et al, 2009, MARQUES et al, 2010). De uma maneira geral, o emprego destes aditivos tem crescido no mundo inteiro, estabelecendo uma situação em que os técnicos devem estar preparados para avaliar os benefícios inerentes do emprego destas substâncias (PENZ JÚNIOR, 1991).
As inúmeras possibilidades de combinações com ácidos representam achados importantes na literatura quanto aos seus efeitos melhoradores de desempenho e promotores da saúde do trato gastrintestinal das aves, principalmente sob condições de estresse. Assim, os acidificantes surgem como alternativa na melhoria nos índices de desempenho e a possibilidade da utilização de produtos menos agressivos a saúde das aves, e ao meio ambiente.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930