Detalhes do projeto SGP 331

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Tecnologia de aplicação de agrotóxicos

Coordenador(a): Hamilton Humberto Ramos

Vigência do projeto

01/10/2013 até 28/09/2021

Unidade responsável

IAC, Centro de Engenharia e Automação

Área Estratégica

produtos e processos inovadores

Linha de Pesquisa

Engenharia e mecanização agrícola

 

O uso de agroquimicos é prática habitual na agricultura e pode representar cerca de 50% dos custo de produção de diferentes culturas. As técnicas utilizadas para esta aplicação, por diferentes fatores, nem sempre são as mais adequadas, sendo que os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Engenharia e Automação identificaram perdas que em média estão entre 30 e 70% do produto aplicado, com todas as implicações à contaminação ambiental, do trabalhador e do alimento que está perda representa. O objetivo deste trabalho é desenvolver tecnologias mais eficazes e seguras, bem como transferir aquelas já existentes, com a finalidade de elevar a eficácia e a eficiência da aplicação de agroquimicos.

Subprojeto: Unidade de referência em tecnologia e segurança na aplicação de agrotóxicos (UR)

Preocupado em desmistificar o lado negativo da aplicação de agroquímicos e mostrar que grande parte do problema vem do desconhecimento do agricultor, o CEA trabalha para a difusão do conceito de que uma aplicação bem realizada seja entendida como função de uma boa máquina, bem regulada e operada por um trabalhador capacitado.  No entanto, fazer este conceito chegar aos cerca de 2 milhões de trabalhadores envolvidos com a aplicação de agroquímicos no Brasil não é tarefa fácil. Em que se pese a relevância do trabalho que vem sendo realizado por diversas entidades e empresas envolvidas no processo de transferência de tecnologia, nota-se uma falta de atualização técnica e metodológica de ensino nos professores, extensionistas e instrutores envolvidos nesta transferência nas áreas de tecnologia de aplicação de agrotóxicos e segurança do trabalhador na manipulação direta e indireta de agrotóxicos, evidenciando a necessidade de treinamentos para qualificação dos agentes multiplicadores. Estes treinamentos vivenciais podem ser considerados essenciais para melhoria da responsabilidade na aplicação de agrotóxicos no Brasil, gerando benefícios incalculáveis à agricultura brasileira e à saúde ocupacional e ambiental nas regiões agrícolas. Na UR, a ação se da por meio da elaboração de conteúdos programáticos e realização de cursos teórico-práticos de nível avançado, tanto na forma presencial como de ensino a distância, voltados a professores universitários e de ensino técnico de nível médio, extensionistas, profissionais de ciências agrárias e instrutores das diversas instituições envolvidas na transferência de tecnologia.

 

 

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930