Detalhes do projeto SGP 1881

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Padrão sazonal dos preços internacionais de soja em grão: análise da relevância do market share do Brasil

Coordenador(a): Marisa Zeferino

Vigência do projeto

01/10/2017 até 28/11/2021

Unidade responsável

IEA, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Estudos Econômicos dos Agronegócios

Área Estratégica

políticas e estudos socioeconômicos

Linha de Pesquisa

Estudos Econômicos e Sociais

 

Tradicionalmente o Brasil tem importante participação no mercado mundial de soja em grão. No contexto das grandes culturas é a que  apresenta o maior crescimento nas últimas décadas graças ao aproveitamento do potencial agrícola proporcionado pelo aporte tecnológico e a expansão em área cultivada.

O aumento da produção brasileira tem proporcionado o fortalecimento da posição do país no mercado internacional através da ampliação do market share a ponto de trazer mudanças no quadro da oferta mundial da oleaginosa com indícios de intensificação da influência da soja brasileira sobre o comportamento das cotações do produto.

No passado a hegemonia estadunidense na produção e nas exportações determinava o padrão sazonal das cotações internacionais do grão de soja de acordo com a safra daquele país enquanto o Brasil era mero tomador de preços. Mais recentemente esse quadro se altera quando o Brasil assume a liderança nas exportações da oleaginosa.

Esse cenário configura novo perfil da oferta mundial da oleaginosa e remete à avaliação de possíveis reflexos sobre o comportamento das cotações internacionais do produto.

Nesse contexto, a hipótese a ser analisada pela pesquisa é a de que o aumento na produção e nas exportações brasileiras aliados as estruturas tributárias comerciais brasileira e dos países importadores  trouxeram mudanças na oferta mundial a ponto de modificar o padrão sazonal das cotações da soja em grão no mercado internacional o qual passaria a ser mais condizente com a safra brasileira.  

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930