Detalhes do projeto SGP 518

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Ocorrência e caracterização de vírus em plantas ornamentais nativas e exóticas

Coordenador(a): Maria Amelia Vaz Alexandre

Vigência do projeto

01/01/2016 até 28/01/2018

Unidade responsável

IB, Centro de Sanidade Vegetal

Área Estratégica

defesa fitossanitária

Linha de Pesquisa

Sanidade Vegetal

 

Considerando-se o crescimento do setor de horticultura ornamental no Brasil, especialmente no estado de São Paulo, pesquisas vêm sendo desenvolvidas pelo GOIB (Grupo de Pesquisa em Ornamentais do Instituto Biológico),  visando a detecção e caracterização de vírus presentes em diferentes culturas de importância econômica. Os estudos são realizados com as principais culturas como: orquideas, petunia, impatiens, gladiolo, rosa, craveiro, primavera, amarilis, alstroemeria, tulipas, etc.

Além da caracterização biológica (transmissão mecânica e por afídeos) e sorológica (DAS- ELISA e ELISA indireto) são realizados estudos moleculares e análises filogenéticas permitindo a disponibilização, no GenBank, de  dezenas de sequencias de nt e aa de  fitovirus. Relatos de novos vírus ou primeiras ocorrencias são comunicadas ao MAPA.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930