Detalhes do projeto SGP 2527

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

O cenário da atividade pesqueira e aquícola na represa de Três Marias e os impactos ocorridos em virtude do desastre ambiental pelo rompimento da barragem da mineradora VALE S.A. em Brumadinho (MG/Brasil)

Coordenador(a): Cláudia Maris Ferreira Mostério

Vigência do projeto

01/09/2021 até 28/08/2023

Unidade responsável

IP, Centro de Pesquisa de Aquicultura

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Impactos em ambientes aquáticos e terrestres

 

As barragens hidrelétricas formam grandes represas de águas, que possibilitam, além da geração de energia elétrica, uma diversidade de possibilidades de usos múltiplos, como a pesca profissional e amadora, recreação e lazer, turismo, piscicultura, entre outras oportunidades. Em 2015, o Estado de Minas Gerais foi palco da, já considerada, maior catástrofe ambiental ocorrida no Brasil, com o rompimento da barragem das empresas Samarco, Vale e BHP no município de Mariana - MG em 05/11/2015, e, poucos anos após, no dia 25/01/2019, a Barragem 1 (B1) da Mina do Córrego do Feijão, da empresa mineradora Vale, que se rompeu no município de Brumadinho. Nesse desastre houve o carreamento de cerca de 11,7 milhões de metros cúbicos de rejeito (i.e. lama), atingindo e percorrendo todo o Rio Paraopeba e chegando até a represa de Três Marias. O presente trabalho tem como objetivo descrever os principais impactos socioambientais e econômicos sofridos pela atividade pesqueira e aquícola nos municípios do entorno da represa de Três Marias, após o rompimento da Barragem I da Mina do Córrego do Feijão em Brumadinho (MG – Brasil). Este tipo de estudo é estratégico e necessário para apoiar a reparação aos atingidos e propor políticas públicas e instrumentos de gestão. Isto garantirá a sobrevivência das atividades de pesca e aquicultura com sustentabilidade, tornando-se importante instrumento de apoio para os envolvidos, sinalizando à sociedade e ao poder público a abrangência do desastre, e as potencialidades dos setores pesqueiros e aquícolas para a região.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930