Detalhes do projeto SGP 632

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Normas e recomendações sobre conservação do solo em áreas rurais

Coordenador(a): Isabella Clerici De Maria

Vigência do projeto

01/03/2015 até 28/12/2018

Unidade responsável

IAC, Centro de Solos e Recursos Ambientais

Área Estratégica

manejo e conservação do solo e água

Linha de Pesquisa

Planejamento e conservação do solo e da água

 

O avanço do conhecimento em erosão do solo e o desenvolvimento tecnológico para o controle da erosão foram importantes componentes da sustentabilidade agrícola e continuam fundamentais para a agricultura e o ambiente. A evolução da ciência da erosão e da conservação do solo, neste momento, se dá com auxílio da engenharia, geotecnologias e modelagem matemática, tanto na pesquisa como na tecnologia de controle de erosão. Ações necessárias para desenvolver e adaptar modelos, quantificar fatores que atuam no processo erosivo e quantificar fatores e parâmetros de degradação dos recursos naturais e construir ferramentas geotécnicas para espacializar a erosão na paisagem, têm sido realizadas visando a adaptação de práticas de controle de erosão e de manejo dos solos.

Por outro lado, o manejo agrícola também vem sendo alterado significativamente nas últimas duas décadas, em função de mudanças econômicas e sociais, além da incorporação da preocupação ambiental, por força da legislação, do mercado e da conscientização da sociedade. Assim, atualmente, ao manejo das diversas culturas incorporaram-se sistemas de cultivo integrado, maior intensidade e diversidade de cultivos e de atividades, maior utilização de máquinas e implementos, maior utilização de tecnologia de automação, menor utilização de mão de obra. Todos esses aspectos resultaram em mudanças no planejamento da conservação do solo e na escolha das práticas para o controle dos processos erosivos.

 Faz-se necessária, nesse momento, uma revisão das normas e recomendações para o planejamento da conservação do solo em propriedades rurais, utilizando o conhecimento que vem sendo gerado, adaptado à solução dos problemas e às normas legais, propondo medidas para a conservação do solo e preservação dos recursos naturais no contexto atual das atividades agrícolas.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930