Detalhes do projeto SGP 2420

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Índice de Preço de Importação da Borracha Natural

Coordenador(a): Marli Dias Mascarenhas Oliveira

Vigência do projeto

01/01/2020 até 28/12/2021

Unidade responsável

IEA, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Estudos Econômicos dos Agronegócios

Área Estratégica

políticas e estudos socioeconômicos

Linha de Pesquisa

Gestão do Negócio Agrícola e Estudos de Mercado

 

Uma planta endêmica da Amazônia brasileira, a Hevea brasiliensis (seringueira), passou a ter exploração comercial crescente com a produção de borracha natural nessa região a partir da década 1820 até a década de 1910, quando começou o declínio das exportações. Em 1890 a região produzia 95% da borracha natural do mundo e em 1928 somente 2,3% (LIMA, 2016). Durante seis décadas o Brasil dominou o mercado mundial de borracha natural. A partir da década de 1920 a produção e exportação brasileira desse produto entrou em declínio. Hoje o Brasil produz 1% da borracha natural do mundo (LIMA, 2016).

No decorrer da década atual o Brasil atingiu uma produção que garante em torno de 40% da demanda de seu mercado interno. Os outros 60% são adquiridos via importação (ANIP, 2013). Em torno de 70% da produção de borracha natural brasileira é consumida pelas indústrias de pneumáticos, com a seguinte destinação: cerca de 50% na substituição de pneus usados, no mercado interno; 25% pelas montadoras e veículos automotores instaladas no Brasil e os 25% restantes são exportados (ANIP, 2013). Com o acelerado aumento na produção automobilística no País, a previsão é de que o consumo de borracha natural também continuará crescendo, tendo atingido em torno de 500 mil toneladas em 2015 e com previsões de se alcançar 600 mil em 2020. Enquanto a produção de borracha natural no mesmo período deverá ser respectivamente de 180 e 280 mil toneladas. Além do mais, como a demanda por borracha natural no Sudeste da Ásia também deverá crescer, a oferta da borracha asiática deverá ser consumida na própria região, agravando o problema brasileiro de suprimento do produto.Numa realidade na qual a produção no leste asiático é parcialmente subsidiada pelo Estado, e no Brasil, os instrumentos de regulação estão cada vez mais direcionados à conciliação dos agentes do mercado, a periódica averiguação pública do funcionamento do preço referência de importação da borracha natural se apresenta necessária para sanar questionamentos de imperfeições de mercado na definição do valor do produto importado. Tomando frente nesse encaminhamento, o Instituto de Economia Agrícola (IEA), através de seu know-how adquirido em décadas de acompanhamento do mercado agropecuário brasileiro, coloca-se à disposição para desenvolver esse projeto de revisão das variáveis que compõem o preço referência de importação.Nesse sentido o objetivo do projeto é calcular e divulgar o índice de preço de importação da Borracha Natural tecnicamente especificada. Assim o  presente projeto modernizará o cálculo de definição do preço referência da borracha importada tendo em visita a necessidade de posição consensual entre os diferentes elos da cadeia produtiva.

 

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930