Detalhes do projeto SGP 2352

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Micoteca "Dra. Victoria Rossetti"

Coordenador(a): Eduardo Feichtenberger

Vigência do projeto

01/06/2020 até 28/05/2021

Unidade responsável

IB, Centro Avançado de Pesquisa em Proteção de Plantas e Saúde Animal

Área Estratégica

defesa fitossanitária

Linha de Pesquisa

Sanidade Vegetal

 

A Micoteca “Dra. Victoria Rossetti”, do Laboratório Regional de Sorocaba (LRS), do Instituto Biológico (IB), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA/SAA), foi criada em 1987, com o objetivo inicial de manter coleções de culturas puras de patógenos do gênero Phytophthora obtidos de plantas cítricas e outros hospedeiros, principalmente plantas frutíferas. No início, a coleção continha somente isolados de Phytophthora nicotianae (sin. P.parasitica) e P. citrophthora obtidos de plantas cítricas e agentes causais da doença gomose de Phytophthora dos citros. Depois, foram também incluídos na micoteca isolados de Phytophthora spp. que tinham sido obtidos anteriormente, e que tinham sido utilizados em pesquisas realizadas pelo Instituto Biológico durante os anos de 1980 e 1990, nas áreas de etiologia, epidemiologia, ecologia e controle desta doença. A micoteca foi depois ampliada com a inclusão de isolados de Phytophthora spp. obtidos de outros hospedeiros e também com a inclusão de isolados de fungos agentes causais de importantes doenças dos citros, como pinta preta ou mancha preta (Phyllosticta citricarpa), mancha marrom de Alternaria (Alternaria alternata), podridão floral (Colletotrichum abscissum) e verrugoses (Elsinoë australis e Elsinoë fawcettii). A micoteca conta hoje com mais de 2.000 culturas puras de fungos e oomicetos (Phytophthora spp.), dos quais mais de mil foram obtidos de plantas cítricas infectadas por espécies de Phytophthora, principalmente P.nicotianae e P.citrophthora.

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo ampliar as coleções de culturas puras de fungos e oomicetos da micoteca, com a inclusão de novas culturas desses patógenos, principalmente patógenos de citros agentes causais de importantes doenças da cultura. O projeto objetiva também armazenar as coleções da micoteca em condições ambientais adequadas, para preservar a viabilidade, a patogenicidade, e demais características morfológicas, fisiológicas e genéticas dos espécimes armazenados .

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930