Detalhes do projeto SGP 543

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

MICOPLASMOSES EM ANIMAIS DE PRODUÇÃO

Coordenador(a): Maristela V. Cardoso

Vigência do projeto

01/03/2013 até 28/12/2020

Unidade responsável

IB, Centro de Sanidade Animal

Área Estratégica

sanidade animal

Linha de Pesquisa

Qualidade e sanidade animal

 

Microrganismos do gênero Mycoplasma são considerados causadores de patologias em várias espécies animais economicamente. Os agentes tem distribuição mundial e, do ponto de vista econômico, podem ser disseminados através do comércio internacional de animais, sêmen industrializado, produtos de transferência de embriões, produtos imunobiológicos e demais produtos biológicos utilizados em procedimentos industriais, veterinários, laboratoriais, etc.

Os métodos utilizados para a detecção de Mycoplasma spp. estão restritos a técnicas de isolamento e identificação sorológica das estirpes isoladas (Imunoperoxidase, Imunofluorescência e Elisa), no entanto estes procedimentos são demorados, de difícil observação e dispendiosos. O isolamento bacteriológico permite a detecção de diferentes estirpes de Mycoplasma spp., no entanto, diversas estirpes de Mycoplasma isoladas não podem ser diferenciadas em espécie através desta técnica, já que a morfologia colonial é muito semelhante. O resultado final é considerado positivo para o gênero Mycoplasma, quando não há disponibilidade para tipificação sorológica e/ou molecular das estirpes. Técnicas moleculares, como a PCR (Polimerase Chain Reaction ou Reação em Cadeia pela Polimerase), têm sido um grande avanço para o diagnóstico das micoplasmoses pois, além de detectarem estirpes inviáveis para o isolamento, requerem pequenas quantidades de DNA presentes na amostra clínica a ser

Os fatores mais importantes que desencadeiam perdas econômicas devido à presença de micoplasmas em propriedades agropecuárias são: diminuição na produção leiteira, diminuição do número de gestações, ocorrência de perdas fetais ou partos prematuros com conseqüente diminuição do número de serviços por animal, perdas na qualidade do sêmen e aumento dos custos com veterinários e drogas para tratamento das infecções. O fator sanidade deve corroborar para a qualidade reprodutiva de um plantel e para a seleção dos animais. Ao lado do avanço tecnológico desenvolvido nesta área, o estímulo para a melhoria da qualidade sanitária dos animais seria uma medida fundamental a ser tomada pelos produtores. A carência de informações sobre doenças pouco conhecidas e conseqüentemente pouco investigadas.

Em nível industrial, a presença de Mycoplamatales gera perda de rendimento na produção. A detecção precoce destes agentes contaminantes em produtos biológicos, como soros animais de diferentes espécies e cultivos celulares, utilizados nestas indústrias, é fundamental.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930