Detalhes do projeto SGP 334

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar: Seleção e validação tecnológica de novos clones IAC em diferentes regiões edafoclimáticas do Centro-Sul do Brasil.

Coordenador(a): Marcos Guimarães de Andrade Landell

Vigência do projeto

01/12/2013 até 28/11/2023

Unidade responsável

IAC, Centro de Cana

Área Estratégica

bioenergia

Linha de Pesquisa

Recursos e Melhoramento genético vegetal

 

O projeto tem como finalidade selecionar genótipos superiores oriundos de nove â??sites de seleçãoâ? regional do Programa Cana IAC, a saber: Ribeirão Preto, Jaú, Piracicaba, Mococa, Pindorama, Assis, Adamantina, Goianésia (GO) e Cocos (BA). Os melhores clones das diversas séries de hibridação, de cada site, serão introduzidos em uma rede experimental, que conta com o apoio de 45 empresas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Tocantins e Maranhão. A cada ano, um grupo de ensaios com épocas de colheita (Outono, Inverno e Primavera) serão instalados, com tratamentos se constituindo nos clones delineados em blocos ao acaso nestes locais e colhidos durante quatro ciclos (cortes) para testar os mesmos sob diversas condições edafoclimáticas. As testemunhas serão variedades escolhidas dentre as de maior expressão comercial, aptas para cada uma das épocas de colheita. Os parâmetros quantificados serão: a) Produtividade agrícola (tonelada de cana/hectare), Teor de sacarose (Pol%Cana), Fibra % Cana, caracterização biométrica dos componentes de produção (altura e diâmetro de colmos e número de colmos), hábito de crescimento, ocorrência de florescimento e isoporização, resistência as principais doenças. Estes dados permitirão a caracterização da futura cultivar de cana quanto À longevidade, densidade de colmos, adaptação ao plantio e a colheita mecânica. As análises dos dados agroindustriais serão realizadas para cada um dos ensaios e também para grupo de ensaios segundo a similaridade regional e de ambientes de produção. Também serão realizadas analises de estabilidade usando para tanto métodos como: Eberhart e Russel, análise de regressão bissegmentada e o AMMI.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930