Detalhes do projeto SGP 569

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Manejo de Nematoides de Galha na Cultura do Quiabo

Coordenador(a): Carlos Eduardo Rossi

Vigência do projeto

01/04/2016 até 28/04/2021

Unidade responsável

IAC, Centro de Fitossanidade

Área Estratégica

agricultura familiar

Linha de Pesquisa

Sanidade Vegetal

 

O manejo de nematoides requer, para sua maior eficácia, a integração de diferentes métodos de controle. Há seis métodos gerais de controle desses nematoides: Exclusão (quarentena, precauções contra disseminação), Cultural (eliminação de restos vegetais, rotação de culturas, alqueive, aplicação de matéria orgânica supressiva, determinação de época de plantio), Resistência de Plantas, Físico (termoterapia e solarização), Biológico (inimigos naturais: bactérias e fungos) e Químico. A adubação orgânica é prática imprescindível na horticultura e algumas fontes de matéria orgânica apresentam efeito supressivo aos nematoides. As explicações para esse efeito supressivo de certos compostos orgânicos assentam-se sobre cinco hipóteses: liberação de compostos nematicidas pré-existentes, geração de compostos nematicidas, como amônia, durante a degradação, estímulo ou introdução de micro-organismos antagonistas, aumento da tolerância e resistência da planta e mudanças na fisiologia do solo, tornando-o impróprio ao comportamento do parasito. Algumas substâncias húmicas presentes na matéria orgânica podem afetar o desenvolvimento de nematoides, como eclosão e causar a mortalidade de juvenis no solo. O objetivo desse trabalho é avaliar o efeito de diferentes fontes de matéria orgânica, combinadas de forma a constituir um composto supressivo aos nematoides. Numa primeira etapa serão testados dois formulados da empresa Juma-Agro Indústria e Comércio Ltda. ou em combinação com abamectina ao nematoide de galha.

PARALELAMENTE, SERÃO DESENVOLVIDOS DIFERENTES BIOFERTILIZANTES PROJETADOS PELO LABORATÓRIO DE NEMATOLOGIA PARA ESTUDOS DE EFICÁCIA DE CONTROLE DOS NEMATOIDES DE GALHA NA CULTURA DO QUIABEIRO.

Os experimento serão instalados em casa de vegetação do Laboratório de Nematologia do Instituto Agronômico (IAC) em Campinas em delineamento estatístico inteiramente casualizado com diferentes tratamentos e 7 repetições. A parcela será composta por um vaso plástico com 2L contendo solo e uma planta de tomate ‘Santa Clara’. A inoculação será feita com 5.000 ovos de Meloidogyne incognita (Pi), concomitante com a aplicação dos produtos e o transplante da muda do tomate. Quarenta e cinco dias após a inoculação, as plantas serão desenvasadas e os sistemas radiculares serão avaliados quanto ao número de galhas, massas de ovos e nematoides no sistema radicular (NSR). As partes aéreas serão pesadas para obtenção das massas frescas e secas, após secagem em estufa com circulação de ar a 65-70°C. Os dados serão submetidos à análise estatística utilizando o programa Sisvar, aplicando-se o teste F na análise da variância e o teste de Tukey a 5% para diferenciar as médias. Calcular-se-ão os fatores de reprodução (FR = NSR / Pi), o qual deverá estar abaixo ou bem próximo a 1 para que se ateste o efeito controlador dos tratamentos. A eficácia do controle será calculada, onde E (eficácia) = (NSR trat – NSR test / NSR trat) x 100 e (NS trat – NS test / NS trat) x 100.

Testes de campo serão instalados em propriedades particulares nos municípios de Piacatu e Gabriel Monteiro para aferir a eficácia.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930