Detalhes do projeto SGP 2010

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Interação de óleos essenciais e compostos fenólicos como moduladores da Glicoproteína-P avaliados em cepa de Haemonchus contortus resistente à Ivermectina.

Coordenador(a): Luciana Morita katiki

Vigência do projeto

01/05/2018 até 28/04/2020

Unidade responsável

IZ, Centros de Genética e Reprodução Animal

Área Estratégica

biotecnologia e biologia molecular

Linha de Pesquisa

Qualidade e sanidade animal

 

A ivermectina é um medicamento endectocida muito utilizado para controlar infecções por nematódeos gastrintestinais. No entanto, devido ao seu amplo e incorreto uso, houve um processo de seleção de parasitas resistentes à molécula. O nematoide gastrintestinal de ovinos, Haemonchus contortus tem apresentado resistência à ivermectina em muitos relatos nacionais e internacionais. Embora a presença da ineficácia tenha sido verificada, a ivermectina ainda é um produto bastante comercializado, pois a molécula tem uma ampla divulgação de mercado e um nome comercial muito forte devido à sua excelente ação quando foi lançada. Vários são os mecanismos de resistência à ivermectina, no entanto, a atividade de transporte de glicoproteínas-P (P-GP) é discutida como a principal razão para desenvolvimento da resistência. O uso de fitoquimicos em formulações medicamentosas pode aumentar a eficácia dos mesmos através de melhoria da farmacocinética, melhoria na atividade anti-helmíntica com redução de doses e redução de efeitos adversos. É sabido que alguns óleos essenciais e também alguns compostos fenólicos tem a capacidade de inibir a atividade de transporte de P-GP e por isso, poderia apresentar uma diminuição na atividade dos mecanismos de resistência à ivermectina. A identificação de um modulador efetivo do P-GP dentre compostos fitoquimicos tem vantagem de ser seguros e menos tóxicos quando comparados com verapamil e ciclosporina (drogas conhecidas como inibidores de P-GP). O objetivo do trabalho será avaliar a atividade anti-helmíntica da ivermectina sob H. contortus de cepa resistente e comparação com cepa sensível isoladamente e o potencial de ação de óleos essenciais e compostos fenólicos sobre os mecanismos de resistência do parasita em associação à ivermectina em teste de desenvolvimento e motilidade de H. contortus in vitro. A atividade anti-helmíntica será avaliada por comparação entre CL50 de cada associação entre (ivermectina +fitoquimicos). O nível de expressão da P-GP será avaliada por meio da técnica de PCR Quantitativo em Tempo Real.

 

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930