Detalhes do projeto SGP 464

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Fisiologia dos estresses em plantas cultivadas

Coordenador(a): Samira Domingues Carlin Cavallari

Vigência do projeto

01/09/2011 até 28/12/2022

Unidade responsável

IAC, Centro de Cana

Área Estratégica

bioenergia

Linha de Pesquisa

Ecofisiologia e fisiologia vegetal

 

A cana-de-açúcar, cultura de grande importancia econômica no Brasil tem se expandido nos últimos anos para áreas de cerrado , sujeitas a grandes estresses ambientais. Por isso a importância de pesquisas nas áreas de estresses bióticos e abióticos correlacionados á cultura.

Subprojeto 1 - Resposta do polímero UPDT quanto à retenção de água no solo e seus benefícios em campos de MPB

Polímeros são produtos naturais ou sintéticos, valorizados por suas habilidades em absorver e armazenar água. Uma vez adicionados ao solo, os polímeros retêm a água e a estocam de forma que a raiz da planta possa absorve-la através de seus pelos absorventes, mantendo-a nessa situação por um período maior de tempo. Em condições de seca o polímero ajuda a diminuir o processo de dessecação da raiz e permite às plantas sobreviverem e continuar crescendo mesmo sob condições adversas, como em situações de déficit hídrico. Assim, no intuito de promover e divulgar informações sobre o uso de polímeros no pegamento de mudas MPB e aumento da produtividade da cultura da cana-de-açúcar, por meio do aumento da retenção de água no solo, em situações de déficit hídrico, almeja-se, em parceria com a UPL, testar o polímero UPDT no sulco de plantio.

Subprojeto 2- Eficácia dos produtos Matriz G e Sulfeto SK no desenvolvimento, maturação e produtividade da cana-de-açúcar

Os bioestimulantes, substâncias compostas por hormônios vegetais, ou hormônios sintéticos e os maturadores, produtos químicos que induzem o amadurecimento de plantas, quando aplicados nas culturas, agem diretamente na fisiologia vegetal, incrementando seu desenvolvimento. Os bioestimulantes têm a função de aumentar a germinação e o crescimento das plantas, ajudando a promover uma maior defesa contra patógenos e estresses abióticos. Também aumentam o desenvolvimento do sistema radicular e as raízes absorventes, proporcionando um maior estande das plantas no campo. A aplicação dos bioestimulantes mantém o equilíbrio hormonal da planta e é isso que a torna mais resistente e menos vulnerável à situações de estresses. Já, os maturadores, que são ferramentas utilizadas para proporcionar aumento no início da safra ou manutenção no final de safra dos teores de açúcares na cana, mas sem prejudicar outros atributos, permitem aos produtores de cana colher matéria-prima com maior quantidade de ATR. Assim, no intuito de promover, agregar e divulgar informações ao setor canavieiro sobre o uso de bioestimulantes e maturadores no plantio convencional da cana-de-açúcar, almeja-se, em parceria com a Santa Clara Agrociência, testar os produtos Matriz G e o Sulfeto SK. Espera-se com esses estudos que, as plantas que receberem tanto o Matriz G quanto o Sulfeto SK apresentem um desenvolvimento mais rápido e satisfatório e consequentemente uma melhor produtividade do que àquelas produzidas sem os produtos e que esses resultados tragam benefícios econômicos aos produtores de cana-de-açúcar que adotarem essa tecnologia.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930