Detalhes do projeto SGP 153

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Expressão de genes relacionados com a resistência á Pseudomonas syringae pv. garcae em cafeeiros

Coordenador(a): Oliveiro Guerreiro Filho

Vigência do projeto

01/01/2012 até 28/12/2022

Unidade responsável

IAC, Centro de Café

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Recursos e Melhoramento genético vegetal

A Mancha aureolada causada pela bactéria Pseudomonas syringae pv. garcae (Amaral et al., 1956) vem sendo detectada com frequência em cafezais de importantes regiões produtoras do estado de São Paulo, provocando danos severos, principalmente em lavouras ainda em formação ou sujeitas a frequentes chuvas de granizo e/ou ventos fortes. A doença vem sendo também constatada no sul e no cerrado mineiro, em alguns casos ocorrendo em alta severidade. A seleção de cafeeiros resistentes À doença se baseia na existência de variabilidade genética para a caracterí­stica. No entanto, são bastante controversas as informações sobre a resistência À Mancha aureolada. Este projeto tem como objetivos: a) o estabelecimento de um método eficaz de avaliação de sintomas provocados por P. s. pv. garcae em mudas jovens de cafeeiros a partir de estudos relacionados À natureza dos isolados, metodologias de inoculação dos mesmos nas plantas e À identificação de variáveis adequadas À mensuração dos danos; b) a identificação de fontes de resistência a P. s. pv. garcae em cafeeiros do banco de germoplasma de Coffea do IAC; c) o estudo da expressão molecular de genes de defesa envolvidos na interação C. arabica - P. s. pv. garcae. Nesse sentido, três linhas de pesquisa serão desenvolvidas, sendo que no primeiro será avaliada a patogenicidade de 10 isolados de P. s. pv. garcae na cultivar Mundo Novo de C. arabica, sendo os isolados oriundos de lavouras de C. arabica atingidas pela doença em diferentes regiões produtoras do Brasil. Será também definido o método ideal de inoculação dos isolados, sendo comparados três diferentes estratégias, ou seja, a aspersão do inóculo, o uso de agulhas múltiplas e a inoculação por picadas com alfinetes. Paralelamente será determinado o método mais apropriado para a avaliação dos sintomas. No segundo experimento, cultivares, variedades botânicas e acessos diversos de C. arabica serão avaliados visando À identificação de fontes de resistência com potencial para a seleção de cultivares resistentes À doença. Finalmente, será estudada também a expressão de genes de resistência através de método de microarray em amostras de folhas de cafeeiros resistentes e suscetí­veis inoculados e não inoculadas com a bactéria e em diferentes perí­odos de incubação da bactéria, a fim de se identificar os genes responsáveis pela resistência e/ou processos biológicos/metabólicos a eles relacionados.

Sobre