Detalhes do projeto SGP 2233

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Estudos das características morfológicas e moleculares do ácaro Allopsoroptoides galli Mironov (2013), avaliação da transmissão e do controle através da ingestão do óleo de Neem.

Coordenador(a): Fernanda calvo duarte

Vigência do projeto

01/06/2019 até 28/07/2020

Unidade responsável

IB, Centro de Sanidade Animal

Área Estratégica

sanidade animal

Linha de Pesquisa

Qualidade e sanidade animal

 

O ácaro Allopsoroptoides galli  Mironov (2013) foi o primeiro Psoroptoididae  observado nas penas de aves da  ordem Galliformes, esta nova espécie de um novo gênero, foi encontrada em granja de postura comercial no Estado de São Paulo. Os danos causados pelo parasitismo de A galli estão relacionados com a piora da conversão alimentar, redução  na produção de ovos. Em um surto estimou-se que a perda de produção de ovos foi de 30%. Há poucas informações sobre a taxonomia integrativa do A. galli, principalmente em relação a caracteres moleculares, visto que somente recentemente este ectoparasita se tornou um problema para a avicultura comercial. Apesar de não haver ampla divulgação, sabe-se que as infestações estão ocorrendo em muitos estabelecimentos justificando novas pesquisas sobre o tema visando a diversidade de formas de controle, portanto, propõe-se neste trabalho o aprofundamento desses estudos.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930