Detalhes do projeto SGP 519

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Desempenho e potencial de controle de fungicidas e indutores de resistência no manejo da requeima (Phytophthora infestans) e pinta preta (Alternaria solani) nas culturas de batata e tomate.

Coordenador(a): Jesus Guerino Tofoli

Vigência do projeto

01/05/2016 até 28/05/2018

Unidade responsável

IB, Centro de Sanidade Vegetal

Área Estratégica

defesa fitossanitária

Linha de Pesquisa

Sanidade Vegetal

 

A ocorrência da requeima (Phytophthora infestans) e da pinta preta (Alternaria spp) está entre os principais fatores limitantes à produção econômica de batata e tomate no Brasil e no mundo. O alto potencial destrutivo dessas doenças, aliado quase sempre a cultivares com baixos níveis de resistência, torna a utilização de fungicidas e indutores uma das principais medidas efeitvas de controle.

A agricultura consciente de seu papel na produção de alimentos seguros, conservação do meio ambiente e na qualidade de vida de seus consumidores e trabalhadores, tem preconizado o uso de fungicidas e indutores de resistencia  dentro de programas multidisciplinares de controle. O conhecimento do potencial de controle desses produtos é fundamental para que estes alcancem melhores resultados, a custo competitivo e baixo impacto ambiental.

Eficácia, modo de ação e resistência a precipitações são fatores que devem ser tecnicamente considerados em programas de manejo que visem a sustentabilidade das cadeias produtivas da batata e tomate. Os resultados a serem obtidos  nesse projeto são de grande importância para produtores, técnicos, associações e cooperativas, pois permitem direcionar e disciplinar o uso de fungicidas e indutores  em função do potencial de controle desses produtos. A possibilidade de integração entre fungicidas e indutores de resistência em misturas ou programas de aplicação no controle da requeima e pinta preta da batata abre perspectivas a um controle conceitualmente mais completo e eficaz.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930