Detalhes do projeto SGP 2197

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Carrapatos e Ácaros Mesostigmatas de Importância Veterinária

Coordenador(a): Márcia Cristina Mendes

Vigência do projeto

01/04/2020 até 28/04/2025

Unidade responsável

IB, Centro de Sanidade Animal

Área Estratégica

produtos e processos inovadores

Linha de Pesquisa

Qualidade e sanidade animal

 

Resumo 1

Amblyomma sculptum, conhecido como carrapato-estrela no Brasil, apresenta grande importância na saúde pública e veterinária pela capacidade de transmitir uma variedade de patógenos aos seus hospedeiros, principalmente Rickettsia rickettsii, agente causador da Febre Maculosa Brasileira (FMB). Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo entre 2007 e 2019 foram registrados 795 casos de FMB sendo 424 óbitos. A capivara é um dos principais hospedeiros para todos os estágios parasitários do A. sculptum  e sua presença nos parques e condominios margeados por lagos tem sido frequente, aumentando assim, os riscos à saúde humana. Diante dos relatos de casos de FMB na cidade de Salto, município cortado pelos rios Tietê e Jundiaí, situação geografica que favorece a presença de capivaras propõe-se neste trabalho o manejo integrado para o controle do A sculptum com a integração de medidas apropriadas que desestimulem o desenvolvimento de populações de carrapatos juntamente com a aplicação dos fungos entomopatogenicos Beauveria bassiana e Metahrizium anisopliae.

 

Resumo 2

Os carrapatos provocam muitos prejuízos a saúde dos animais, humanos e ao agronegócio. Os carrapatos são parasitos hematófagos de vertebrados terrestres e são vetores de muitas doenças incluindo enfermidades provocadas por vírus e bactérias. Os carrapatos do gênero amblyomma popularmente conhecidos como “carrapato estrela” são vetores da Febre Maculosa Brasileira que é uma zoonose e um grande problema de saúde pública por trata-se de uma doença com grande índice de letalidade. A dificuldade do controle desse parasito bem como o desenvolvimento de resistência à muitos inseticidas torna o controle do carrapato oneroso. Os microhimenópteros do gênero ixodiphagus hookery são parasitoides dos carrapatos incluindo os do gênero amblyomma, e são relatados como eficazes no controle de carrapatos de diversas espécies e já foram relatados em diversos países incluindo o Brasil, porém ainda está pouco elucidado o seu potencial para ser utilizado no controle biológico dos carrapatos. O presente resumo tem por objetivo revisar os relatos da presença do parasitoide em diversos países e no Brasil.

Resumo 3

O Rhipicephalus (Boophilus) microplus, ectoparasito de maior importância sanitário e econômico para a criação de gado em todo o mundo abrangendo países tropicais e subtropicais incluindo o Brasil com altos níveis de umidade. Os prejuízos causados pelo carrapato do boi são da ordem de 3,24 bilhões de dólares ao ano. Em diversos estados do país são amplamente diagnosticados ocorrências de populações resistentes as classes de acaricidas e suas associações. O presente trabalho propõe o levantamento da resistência do carrapato R. microplus em todo o Estado de São Paulo, onde serão coletadas amostras de carrapatos de 150 fazendas provenientes de 28 municípios. Para tanto será realizado o bioensaio usando o teste de pacote de larvas (TPL) impregnados em diferentes concentrações com cipermetrina e diazinon determinando o percentual de mortalidade e calcular as concentrações letais 50% e 99% (CL50 e CL99) usando software “probits” POLO-PC. Também serão realizados testes moleculares para  detectar e quantificar níveis de expressão de mRNA envolvidos na síntese enzimáticas esterase e acetilcolinesterase que confere resistência a piretróides e organofosforados respectivamente. Além disso, será verificado a eficácia in vitro do Metarhizium anisopliae em larvas e carrapato para posterior aplicação no pasto, como alternativas de controle biológico visado a diminuição dos prejuízos socioeconômicos causados pelo carrapato dos bovinos.
Resumo 4

O uso do controle biológico como alternativa de controle de ectoparasitas é de extrema importância, visto o crescente número de estudos sobre o controle biológico aplicado a ectoparasitas em campo, porém o conhecimento a nível celular ainda é escasso. Os dados disponíveis de morfo-ultraestrutura de carrapatos infectados por fungos entomapatogênicos restringe-se a testes realizados in vitro, podendo não retratar a realidade. Em campo, fatores bióticos ou abióticos podem interferir na eficácia do fungo. Logo, o presente estudo é relevante para compreender as interações entre o patógeno e o hospedeiro em condições de campo dos carrapatos Rhipicephalus (Boophilus) microplus, expostos à solução fungicida a base de conídios da espécie Metarhizium anisopliae condições simuladas de campo, a fim ser retratado um cenário similar ao real.

Resumo 5.

Diversas espécies de ácaros são associadas a excrementos de animais, incluindo os Macrochelidae, uma família com grande diversidade de predadores encontrados em diferentes nichos ecológicos, tais como matéria orgânica vegetal e carcaças de animais em decomposição. Esta família abrange cerca de 470 espécies de 24 gêneros identificados morfologicamente, e pouco mais de 10 tiveram seu DNA sequenciado. Algumas espécies apresentam comportamento forético em besouros e moscas. Seu papel como predadores vem sendo explorado desde a década de 1940, visando o controle de larvas de primeiro ínstar de moscas sinantrópicas e dos animais de produção. Entretanto, seu papel na predação de larvas infectantes de nematódeos gastrintestinais não tem sido explorado. O presente estudo teve como objetivos identificar as espécies de macroquelídeos presentes na região de Guaratinguetá – SP, usando caracteres morfológicos e técnicas moleculares; verificar a sazonalidade das espécies nesta região e sua distribuição na placa de esterco bovino; avaliar a pressão exercida das espécies de macroquelídeos sobre populações de nematódeos gastrintestinais de bovinos, ovinos e equinos. Foram encontradas quatorze espécies de macroquelídeos, sendo duas consideradas como novos registros para o território e uma espécie nova que será futuramente descrita. As análises moleculares confirmaram a identificação morfológica das espécies. O alinhamento dos trechos de DNA sequenciados correspondentes à região do espaçador interno transcrito (ITS I) do rRNA nuclear agrupou monofileticamente a espécie Holostaspella bifoliata com as espécies do gênero Macrocheles, e o alinhamento dos trechos de DNA sequenciados correspondentes à região da citocromo oxidase I mitocondrial (mtCOI) agrupou a espécie Glyptholapis americana parafileticamente à espécie Macrocheles mammifer. A maioria das espécies não apresentou um comportamento sazonal. As espécies Macrocheles merdarius e Macrocheles robustulus foram as mais frequentes. Com relação às partes do esterco, a distribuição das espécies foi mais evidenciada nas bordas das placas. A espécie H. bifoliata foi avaliada quanto ao seu potencial como predadora de larvas de nematódeos gastrintestinais em um modelo de coprocultura. O percentual de recuperação de larvas infectantes foi significativamente menor nas culturas fecais de bovinos (p = 0,048) e de equinos (p = 0,037) quando comparadas às respectivas culturas controle. Este achado sugere fortemente que H. bifoliata é um predador eficaz de larvas de nematódeos parasitários e pode ser desenvolvido como agente de controle biológico para uso no futuro como parte de um programa de controle integrado.

Resumo 6.

O carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus, conhecido popularmente como carrapato-do-boi é uma espécie parasita de bovinos capazes de transmitir agentes infecciosos, gerando prejuízos estimados em 3,24 bilhões de dólares por ano. O tratamento químico é o principal meio de controle do R. microplus, no entanto, há registros de ocorrência de populações resistentes aos produtos usados em diversas regiões do Brasil. Devido ao parasitismo, aos danos causados em animais de produção e a resistência aos carrapaticidas é necessária a busca de controles alternativos. O fungo entomopatogênico Metharizium anisopliae é um promissor agente biocontrolador para este artrópode, iniciando o processo de infecção através da penetração na cutícula do carrapato, quando aplicados a campo, entretanto, podem sofrer influência das intempéries ambientais. O objetivo deste trabalho foi verificar a eficácia do fungo M. anisopliae em carrapatos R. microplus em condições simuladas de campo. O experimento foi realizado no Instituto Biológico de São Paulo. Fêmeas ingurgitadas dos carrapatos foram colocadas individualmente em tecido voal, denominados marcadores de campo, sendo 9 fêmeas do grupo tratado e 9 do controle. A formulação fúngica contendo 95% água, 5% de óleo mineral e 20mg do fungo M. anisopliae isolado IBCB 425 (2x1011 conídios por grama) foi aplicada ao solo nos meses de outubro e novembro de 2019, março e abril de 2020, os marcadores de campo eram colocados sobre o solo, permanecendo por 15 dias (experimento 1). Nos meses de junho e julho, após a aplicação, eram colocados marcadores semanalmente e retirados 15 dias pós colocação (experimento 2). Foram feitos cortes histológicos dos marcadores de campo, os cortes foram corados com hematoxilina e eosina. Coletas de solo foram realizadas para análise de organismos não alvo. Com os dados de inibição de postura dos experimentos 1 e 2, juntamente com os achados histológicos, é possível afirmar que o fungo causa alterações no sistema reprodutor da fêmea de R. microplus. Os resultados obtidos destes experimentos servem como base para estabelecer o intervalo de aplicação dos fungos no pasto, visto que nas duas primeiras semanas a eficácia do fungo foi acima de 90% com decréscimo das demais semanas, dados que favorecem a aplicação de fungos no pasto com intervalo de 20 dias quando utilizado somente o controle biológico ou 30 dias quando associado a um controle químico estratégico

Resumo 7

A subordem Uropodina reúne cerca de 2000 espécies conhecidas no mundo. Trata-se de um grupo característico de ácaros de abundantes na região tropical, onde eles atingem sua diversidade máxima no solo e habitats adjacentes descritos a seguir. No entanto, os estudos sobre o grupo estão difusos e no Brasil pouco se conhece sobre a diversidade de espécies pertencentes a algumas famílias, principalmente aquelas que colonizam o esterco. O conhecimento das espécies existentes torna possível a atualização de informações referentes a classificação taxonômica, tendo em vista que se há divergências na classificação de alguns gêneros e espécies desse grupo. Assim, o objetivo deste trabalho será coletar e identificar ácaros uropodídeos em amostras de esterco de animais de produção provenientes de regiões do Estado de São Paulo. Determinar aspectos da sua biodiversidade, sazonalidade, caracterizar morfologicamente e molecularmente gêneros e espécies presentes, além de testes de controle biológico em ovos e larvas de dípteros. Espera-se que os resultados deste estudo sejam a base para o conhecimento da diversidade de ácaros em agrossistemas, destacando a importância do equilíbrio ecológico, a partir do controle biológico, com a identificação filogenética de espécies de uropodídeos.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930