Detalhes do projeto SGP 2120

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Caracterização química e agronômica de Lippia alba

Coordenador(a): Marcia Ortiz Mayo Marques

Vigência do projeto

01/11/2018 até 28/06/2020

Unidade responsável

IAC, Centro de Recursos Genéticos Vegetais

Área Estratégica

manejo e conservação do solo e água

Linha de Pesquisa

Biodiversidade

 

Entre as plantas utilizadas como medicinais da flora aromática nacional com potencial para aplicação na indústria farmacêutica, alimentícia e afins, destaca-se Lippia alba (Mill) N.E. Brown,  família Verbenaceae , ordem Lamiales. A espécie, conhecida popularmente como erva-cidreira, falsa-melissa, dentre outros nomes, possui aspecto chamativo no período da floração, com aroma forte e agradável, devido à presença de óleo essencial nas suas folhas e flores.

Diante do potencial agroindustrial de L.alba,  a espécie foi objeto de melhoramento genético no Instituto Agronômico a partir do cruzamento de diferentes quimiotipos (linalol, mirceno/cânfora, limoneno/carvona, citral).  Os resultados dos cruzamentos entre os quimiotipos e as autofecundações geraram  plantas de quimiotipos diversos de L. alba, os quais foram clonados compondo uma coleção da espécie no Instituto Agronômico (IAC), Campinas- SP.

Não há, até o momento, estudos envolvendo a caracterização química dos óleos essenciais dos  clones de Lippia alba da coleção do IAC, assim como a respeito do desenvolvimento agronômico destes.

Visando avaliar o potencial uso industrial da coleção de Lippia alba do IAC, este projeto tem por objetivos:  caracterizar a composição química dos óleos essenciais dos diferentes quimiotipos,  avaliar a influência da sazonalidade e de diferentes laminas de irrigação  na produção de biomassa, rendimento e composição química do óleo essencial dos clones da espécie.

 

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930