Detalhes do projeto SGP 344

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Caracterização da Diversidade Genética e Composição Quí­mica dos Óleos Essenciais de Lychnophora pinaster Mart. em Função da Sazonalidade.

Coordenador(a): Marcia Ortiz Mayo Marques

Vigência do projeto

01/03/2013 até 28/03/2020

Unidade responsável

IAC, Centro de Recursos Genéticos Vegetais

Área Estratégica

biotecnologia e biologia molecular

Linha de Pesquisa

Recursos e Melhoramento genético vegetal

 

Lychnophora pinaster Mart., vulgarmente conhecida como arnica-mineira, é uma espécie botânica rupí­cola restrita ao Estado de Minas Gerais, ameaçada de extinção e amplamente empregada pela população em contusões, hematomas . Sob o ponto de vista biológico, estudos descritos na literatura tem comprovado as atividades anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante de extratos e recentemente, o potencial uso odontológico do óleo essencial e extrato vegetal contra microorganismos causadores da cárie bucal.  Motivados pelo potencial uso fitoterápico, risco de extinção, necessidade de conservação e a falta de estudos voltados para a domesticação, caracterização da diversidade genética e química  para a espécie, pesquisadores do Instituto Agronômico, tem, desde 2006, efetuado estudos sob o ponto de vista quí­mico e diversidade genética e biológico com populações naturais de L. pinaster. O estudo biológico resultou na concessão de uma patente de invenção, em 2018, da nanoemulsão de  L. pinaster contra o Streptococcus mutans, um dos principais agentes etiológicos da cárie dentária. O presente projeto consiste na continuidade dos estudos tendo como objetivo geral  a caracterização da diversidade genética e química (óleos essenciais e extratos) de populações de L. pinaster nas regiões  norte e sudeste de Minas Gerais, a fim de fornecer subsídios para programas de conservação da espécie, potencial uso econômico e uso seguro com propósito medicinal. Tem como objetivos específicos: caracterizar a diversidade genética e genômica de populações naturais de L. pinaster de ocorrência nas regiões sudeste e norte de Minas Gerais; caracterizar a composição química dos óleos essenciais e os princípios ativos dos extratos das populações naturais de L. pinaster ; verificar marcadores outliers que são possíveis marcadores candidatos a seleção e através de banco de dados fazer a caracterização das sequencias; avaliar as relações entre os fatores ambientais na diversidade química (solo, altitude) e genética (altitude) de L. pinaster e efetuar estudos de propagação  de populações de L. pinaster. A caracterização da diversidade genética será acessada utilizando marcadores SNP (single nucleotide polymorphism) através da técnica de GBS (genotyping by sequencing). Os óleos essenciais serão extraídos por hidrodestilação e os extratos preparados à frio com etanol. A análise da composição química dos óleos essenciais será efetuada por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (GC/MS) e dos extratos por cromatografia líquida de ultra alta  eficiência acoplada a espectrometria de massas (UHPLC-MS). A propagação será realizada  via germinação de sementes.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930