Detalhes do projeto SGP 167

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Avaliação regional de linhagens e cultivares de feijoeiro para determinação do valor de cultivo e uso para fins de registro de cultivares.

Coordenador(a): Alisson Fernando Chiorato

Vigência do projeto

01/09/1993 até 28/07/2023

Unidade responsável

IAC, Centro de Grãos e Fibras

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Sanidade Vegetal

 

Ensaios de competição de linhagens e cultivares (VCU) são instalados em UPDs e Polos de pesquisa da APTA como Capão Bonito, Tatuí­, Monte Alegre do Sul, Mococa, Pindorama, Votuporanga, Ribeirão Preto, Adamantina, nas cooperativas de Holambra II e outros locais a serem determinados conforme a necessidade de testes dos ensaios, com semeadura nas épocas de inverno irrigado (maio/junho), das águas (agosto/setembro) e das seca (janeiro/fevereiro), conforme a tradição de plantio nestas regiões. Os tratamentos (cultivares) são semeados em blocos ao acaso com três repetições, sendo a parcela constituí­da de quatro linhas de quatro metros, espaçadas em 0,50m e colhidas as duas linhas centrais. As avaliações referentes ao desenvolvimento vegetativo e reprodutivo dos cultivares são realizadas de acordo com o desenvolvimento das plantas no mí­nimo uma no florescimento e outra próxima a colheita. As avaliações de reação as doenças também são realizadas nessas épocas, e quando forem necessárias em outras épocas a serem definidas de acordo com a ocorrência das doenças. As avaliações referentes a reação a antracnose também são realizadas em laboratório com a inoculação do patógeno sobre as cultivares. Todas as observações de produtividade são analisadas com o auxí­lio de pacotes estatí­sticos e divulgados em dias de campo e publicações especializadas, bem como os resultados de reação a doenças destes materiais genéticos.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930