Detalhes do projeto SGP 2404

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Aproveitamento inteligente da farinha de girassol visando uma tecnologia sustentável para recuperação integral e simultânea das proteínas, fibras e compostos fenólicos.

Coordenador(a): Maria Teresa Bertoldo Pacheco

Vigência do projeto

01/01/2020 até 28/12/2022

Unidade responsável

ITAL, Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Estudos Econômicos e Sociais

 

O Brasil se destaca por sua diversidade agrícola e produção de óleos, levando às indústrias a necessidade de adequação na produção, seguindo as tendências mundiais. Neste contexto, as matrizes oleaginosas quando aproveitadas em sua integralidade agregam sustentabilidade e valor a cadeia de produção agroindustrial. A proposta do SmartProSun é desenvolver um processo integrado de reciclagem dos ingredientes da farinha desengordurada de girassol, resultando em concentrado com teores de proteína acima de 75% e altamente solúveis (frações ricas em albumina e globulina), concentrado de fibras alimentares bioativas, bem como a recuperação de componentes valiosos dos efluentes, tais como polifenóis e açúcares. Para alcançar esse objetivo serão utilizados diferentes pHs, temperaturas, salinidades de soluções, assim como, alguns agentes que previnem interações entre proteínas e polifenóis (por exemplo, cisteína). Para separar os polifenóis das proteínas, diferentes opções de filtração por membrana ultrafiltração, nanofiltração juntamente com a diafiltração. As frações obtidas serão avaliadas quanto às propriedades funcionais tecnológicas, bioativas e sensoriais. A bioatividade será explorada para atividade anti-hipertensiva, antidiabética, antimicrobiana e antioxidante. Os produtos elaborados serão adaptados para atender às necessidades específicas de bebidas, nutrição esportiva, substitutos de gordura e outros produtos com apelos diferenciados. O projeto será apoiado por vários parceiros da indústria, os procedimentos baseados em conhecimento científico de estudos anteriores e orientado para diversos segmentos do mercado. Na expectativa de sucesso, os resultados serão transferidos para novos locais de produção na Europa e no Brasil criando novas oportunidades sociais/econômicas, com geração de emprego no crescente mercado de proteínas vegetais.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930