Detalhes do projeto SGP 2276

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

A vulnerabilidade da atividade pesqueira do Estado do Espírito Santos frente às mudanças climáticas, às tendências de variação da abundância dos estoques pesqueiros e à interferência de outras atividades antrópicas.

Coordenador(a): Antônio Olinto Ávila da Silva

Vigência do projeto

01/06/2020 até 28/01/2023

Unidade responsável

IP, Centro de Pescado Marinho

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Impactos em ambientes aquáticos e terrestres

 

O litoral do Estado do Espírito Santo possui uma atividade pesqueira tradicional com diversas escalas de mobilidade. A pesca convive com atividades das indústrias de extração mineral como petróleo e calcário, atividades portuárias, de navegação e de turismo, entre outras. Recentemente o litoral capixaba foi atingido pelo vazamento de uma barragem de estocagem de rejeitos de mineração em Minas Gerais que trouxe uma grande impacto à pesca costeira. O litoral do Estado também abriga unidades de conservação de diferentes categorias. Sabe-se que potencial de produção dos recursos vivos marinhos e estuarinos explotados pela atividade pesqueira extrativa depende antes de tudo das condições de seus ecossistemas e de suas populações alvo. Tendências de variação sazonal ou de longo curso nas condições climáticas determinam em muito a funcionalidade dos ecossistemas. Ainda, as áreas utilizadas pelas diferentes modalidades de pesca para a realização de operações de captura também são de uso de outras atividades antrópicas, tanto de produção quanto de conservação, que podem interferir na viabilidade de acesso a essas áreas e nas condições do ecossistema. A compreensão, ainda que aproximada, da magnitude dos efeitos do clima, da pesca e de outras atividades humanas sobre os oceanos e seus recursos vivos fornece as bases para o planejamento espacial marinho e enseja a harmonização dos diversos usos desse ambiente de forma que garanta a segurança alimentar e seja ambientalmente responsável.

A presente proposta objetiva a determinação dos padrões de operação das principais frotas pesqueiras marinhas do Estado do Espírito Santo com especial enfoque nas condicionantes ambientais da variação da abundância das capturas e na interação da atividade de pesca com outras atividades antrópicas. De forma específica pretende determinar os padrões de uso dos ambientes e recursos pesqueiros marinhos e estuarinos de cada uma das frotas pesqueiras comerciais do Estado do Espírito Santo; determinar as interações entre as frotas pesqueiras com base na sobreposição espacial de suas áreas de operação e na sobreposição ecológica de suas capturas; de eterminar as interações das frotas pesqueiras com outras atividades antrópicas econômicas ou de conservação com especial atenção para a avaliação da evolução da interferência do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, MG, ocorrido em 2015; determinar áreas de mar com composição de captura semelhante e apontar os fatores ambientais relacionados; estabelecer relações entre a variação de fatores oceanográficos e climáticos e a abundância das capturas; e estimar as tendências de variação da abundância das principais espécies capturadas. Estes objetivos serão atingidos a partir da análise de dados do monitoramento pesqueiro marinho do Espírito Santo e de dados ambientais obtidos em diversas fontes.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930