Projetos APTA no Departamento de Gestão Estratégica

Página Inicial / Busca de Projetos

3 projetos ativos encontrados - pág. 1 de 1

Análise da viabilidade econômica do agronegócio na região de Marília/SP

n° SGP 2231

Dada à importância da fruticultura no cenário regional objetiva-se identificar e estimar o custo de produção e rentabilidade econômica da cultura do maracujá, melancia, amora, manga, goiaba e banana na região de Marília/SP, local este onde o cultivo de plantas frutíferas encontra-se em expansão. A coleta dos dados será realizada nos municípios de pertencentes ao EDR de Marília. A metodologia utilizada para a estimativa do custo operacional de produção será a do Instituto de Economia Agrícola (IEA). As estruturas consideradas no sistema produtivo serão custo operacional efetivo (COE) e custo operacional total (COT). Serão estimados, também, quatro indicadores de rentabilidade (receita bruta, lucro operacional, margem bruta e índice de lucratividade). Pretende-se com os resultados deste projeto fornecer dados econômicos específicos destes agroecossistemas direcionando o planejamento de ações e agilizando a tomada de decisões dos produtores rurais e demais segmentos do agronegócio regional, além de servir de referência tecnológica aos empreendedores e instituições rurais de outras regiões do país.

Ver detalhes do projeto

  Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto      AR / DGE

Produção de anticorpos policlonais.

n° SGP 475

Estão disponíveis na agropecuária kits para diagnóstico das mais diferentes doenças tanto em plantas quanto em animais. Tais kits são baseados em testes chamados ELISA ou EIA ou RIA, onde os anticorpos reconhecem o antígeno e esta ligação é revelada por um sistema enzimático (ou seja, coloração) ou por radioemissão (contagem de radioisótopos aprisionados na reação), respectivamente. A facilidade de manipulação de animais como coelhos e galinhas permite que a produção de anticorpos policlonais atinja escala industrial na produção e comercialização de kits, o que possibilita inúmeros projetos e aplicações na agropecuária.Este projeto propoe : aplicação direta de kits comerciais para problemas de segurança alimentar na agropecuária, treinamento de pessoal através de cursos, desenvolvimento de anticorpos aplicados a pesquisa em conjunto com pesquisadores da APTA e Universidades.

Ver detalhes do projeto

  Keila Maria Roncato Duarte      AR / DGE

Fomento as atividades de pesquisa e capacitação em ciência e tecnologia para produção responsável de alimentos

n° SGP 364
A modernização e o aprimoramento tecnológico da agricultura dependem da formação e capacitação técnica profissional de todos os componentes do do agronegócio. Nesse sentido, a qualificação dos recursos humanos é uma das principais etapas a serem devidamente ajustadas e aprimoradas para produção racional do alimento, com adequado usos dos insumos utilizados principalmente À queles utilizados para a proteção de plantas e manejo do mato e responsabilidade ambiental. Objetiva-se de promover atividades de pesquisa agrícola, treinamento e capacitação dos técnicos da SAA/APTA em especial do Instituto Agronômico-IAC, da Basf Agrícola e de outros setores agrícolas transferindo os resultados obtidos na experimentação para o setor produtivo, fomentando a inovação tecnológica. Em uma área de 10 hectares serão desenvolvidos experimentos na área de grãos e fibras envolvendo as culturas de milho, soja, feijão, arroz e algodão e na área de hortaliças com as culturas de tomate, cebola, batata, cenoura, beterraba, couve, entre outras folhosas. O pesquisadores do IAC das respectivas culturas e/ou área técnica participarão dos projetos de pesquisa de acordo com o seu interesse juntamente com a equipe da Basf agrícola formando uma equipe multidisciplinar e interinstitucional.
Ver detalhes do projeto

  PAULO CÉSAR RECO      DGE
  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930