Exibindo todos os projetos ativos na APTA

Página Inicial / Busca de Projetos

455 projetos ativos encontrados - pág. 16 de 16

Florescimento, frutificação e carboidratos em laranjeiras Valência, com diferentes ní­veis de produtividade e submetidas À irrigação

n° SGP 56

A quantidade de frutos presentes em laranjeiras ON (alta carga de frutos) e em laranjeiras OFF (baixa carga de frutos) afeta quantitativamente o florescimento e a frutificação do ano seguinte. Este efeito é mais pronunciado em plantas ON se houver ocorrência de deficiência hí­drica. Nesta pesquisa têm-se como objetivos avaliar a quantidade de frutos (carga pendente) presente em laranjeira Valência em um ano afeta o teor de carboidratos em folhas e ramos, o crescimento vegetativo, o florescimento, a frutificação e a produção de frutos na safra do ano seguinte, em plantas submetidas ou não À irrigação. O trabalho teve iní­cio com experimentos de campo (de 2004 a fevereiro de 2005), em plantas adultas de laranjeira Valência sobre limoeiro Cravo sem produção (obtida pelo desbaste dos frutos) e com boa produção, irrigados ou não. O delineamento será totalmente casualizado com 7 repetições composta por uma planta por repetição. Em ramos marcados, serão feitas medidas de desenvolvimento vegetativo, estádio fenológico, número e tipo de inflorescências e taxa de abscisão de flores e frutos jovens. Os resultados serão relacionados com a concentração de carboidratos nos tecidos e com as condições meteorológicas (temperatura, máxima, mí­nima e média diárias, graus dia, precipitação, umidade do solo e balanço hí­drico), tomados por estação meteorológica automática. Posteriormente a fase de campo terá uma série de experimentos sob condições semi-controlada (em casa de vegetação) e controladas (câmara de crescimento).

Ver detalhes do projeto

  Eduardo Caruso Machado      IAC

Composição Quí­mica de Óleos Essenciais de Plantas Nativas e Cultivadas

n° SGP 51

A comercialização de óleos essenciais se baseia em 3 fatores: qualidade, quantidade e preço. O preço por sua vez é dependente dos dois primeiros e a qualidade condicionada À composição quí­mica. Alem dos óleos essenciais tradicionalmente comercializados, o mercado necessita de novos produtos para se manter revitalizado. Estima-se que no Brasil existam 55000 espécies de plantas, porém um número reduzido de espécies aromáticas e medicinais tem o seu o perfil fitoquí­mico e a caracterização da diversidade genética estabelecido. Levando-se em consideração a necessidade do estudo da flora nacional e as de mercado, anteriormente citadas, o presente projeto tem por objetivos a análise do rendimento e da composição quí­mica de óleos essenciais extraí­dos de plantas da flora nativa brasileira e plantas cultivadas de interesse econômico,caracterização da diversidade genética, domesticação e testes de atividade biológica. Os óleos essenciais serão obtidos por destilação por arraste a vapor e sua composição obtida por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-EM).

Ver detalhes do projeto

  Marcia Ortiz Mayo Marques      IAC

QUEPIA - Programa IAC de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura

n° SGP 49

O QUEPIA é uma parceria entre o IAC e empresas produtoras de equipamentos de proteção individual para aplicação de agrotóxicos. O objetivo principal deste programa é pesquisar e desenvolver a qualidade dos EPI utilizados na aplicação de agroquímicos, através do estudos de novos materiais e/ou processos, além da participação no desenvolvimento e validação de normas nacionais e internacionais de avaliação da qualidade, através da participação ativa em organismos nacionais (ABNT) e internacionais (ISO) de normatização e em Consórcio Internacional de Pesquisa (ICPPE). Em função do conhecimento adquirido, o QUEPIA se tornou um sistema voluntário de certificação da qualidade.

Ver detalhes do projeto

  Hamilton Humberto Ramos      IAC

Programa "Aplique Bem"

n° SGP 48

O Programa "Aplique Bem" é uma parceria entre o Instituto Agronômico e a Arysta Lifescience, atualmente UPL, com os objetivos especí­ficos de avaliar as condições dos pulverizadores em uso na agricultura, avaliar as pulverizações e as condições de segurança do trabalho propondo melhorias quando necessário e fazer o treinamento de técnicos, agricultores e trabalhadores. O programa atua em todas as regiões de São Paulo e do Brasil, por meio de veí­culos adaptados para as funções, que realizam as atividades diretamente junto aos produtores. Dentro desta parceria o IAC é responsável por toda a parte técnica (treinamento dos instrutores, elaboração do material didático, identificação de máquinas e equipamentos necessários, seleção de normas de qualidade, etc) enquanto que a UPL, por meio de sua rede de representantes, é a responsável pela agenda dos treinamentos.

Ver detalhes do projeto

  Hamilton Humberto Ramos      IAC

Produção de baby leaf: tecnologias para os sistemas hidropônico e de bandeja

n° SGP 6

O mercado de baby leaf encontra-se em fase inicial de desenvolvimento no Brasil, porém em paí­ses da Europa, nos Estados Unidos e no Japão, já conquistou os consumidores. Com grande potencial de crescimento, as folhas baby podem estimular o consumo de hortaliças pela população, principalmente das crianças, contribuindo para o aumento nos números de consumo no paí­s que são baixos e para redução da obesidade infantil. Da mesma maneira que o mercado, os sistemas produtivos para produção de baby leaf estão se iniciando no Brasil, necessitando serem estudados. Destacam-se como potenciais sistemas produtivos para baby leaf, no Brasil, o hidropônico NFT e o em bandejas. Assim o presente projeto divide-se em dois subprojetos. O primeiro subprojeto, visa verificar o efeito da reutilização do substrato fibra de coco por uma, duas e três vezes, solarizado e não solarizado, sobre a produção da alface, cv. Elisa, para produção de baby leaf, no sistema de produção em bandejas. O segundo subprojeto pretende verificar o efeito da condutividade elétrica da solução nutritiva (0,4; 0,8; 1,2 e 1,6 mS cm-1) e de espaçamentos entre plantas (2,5; 5,0 e 10,0 cm) sobre o desenvolvimento e a produtividade de quatro espécies de hortaliças (agrião de terra-seca, alface, beterraba e rúcula) em sistema hidropônico NFT.

Ver detalhes do projeto

  Luis Felipe Villani Purquerio      IAC
  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930