Detalhes do projeto SGP 1645

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

PRODUTIVIDADE DE TRÊS CULTIVARES IAC DE BATATA EM MANEJO ORGÂNICO EM TELADO

Coordenador(a): Eduardo Yuji Watanabe

Vigência do projeto

01/02/2016 até 28/06/2018

Unidade responsável

DDD, Polo Regional Sudoeste Paulista

IAC, Centro de Horticultura

Área Estratégica

produção orgânica

Linha de Pesquisa

Agricultura orgânica

 

A batata é uma cultura estratégica no tema de Segurança Alimentar. É um alimento universal, culinariamente versátil, com elevado valor energético, rico em proteínas, minerais e carboidratos.

No Brasil, as cultivares estrangeiras dominam o mercado de batata in natura e de processamento industrial. Essas cultivares são altamente exigentes em fertilização e necessitam de uma frequente proteção por coquetéis de agrotóxicos, em especial, dos fungicidas, que coloca em dúvida a sustentabilidade agroecológica.

Nesse cenário, destaca-se a produção agrícola orgânica, que possibilita a produção de alimentos mais saudáveis, e com menores impactos negativos ao ambiente, aos produtores e consumidores.

O Programa de Melhoramento Genético do Instituto Agronômico (IAC) originou alguns genótipos de batata, mais rústicos em fertilização e às doenças foliares como a requeima e a pinta-preta. Alguns desses genótipos se destacaram como cultivar, e se encaixam em sistemas de cultivo convencional-sustentável e orgânico.

O objetivo do trabalho foi de avaliar o desempenho produtivo (nº e peso de tubérculos) entre as cultivares de batata IACs Itararé, Aracy-ruiva e Ibituaçú, em ambiente protegido (telado anti-afídeo) e sob o manejo orgânico. 

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930