Detalhes do projeto SGP 797

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

?PASTOS DE BRAQUIÁRIAS DIFERIDOS COM DOSES DE NITROGÊNIO: VALOR NUTRITIVO E PRODUÇÃO DAS FORRAGEIRAS E PERFIL METABÓLICO DE VACAS GESTANTES E LACTANTES?

Coordenador(a): ÉRIKA SALGADO POLITI BRAGA SALDANHA

Vigência do projeto

01/12/2013 até 28/12/2016

Unidade responsável

DDD, Polo Regional Centro Oeste

IZ, Centro de Nutrição Animal e Pastagem

Área Estratégica

formação e manejo de pastagens

Linha de Pesquisa

Estudos Econômicos e Sociais

 

O diferimento de pastagens é uma técnica de manejo que pode ser utilizada para fornecimento de forragem aos animais na época crítica de crescimento das plantas forrageiras tropicais, caracterizada por baixas temperaturas aliadas a déficit hídrico devido à escassez de chuvas, ocorrendo entre o inverno e início da primavera para a região Sudeste. Essa técnica consiste em selecionar determinadas áreas de pastagens e vedá-las à entrada de animais no final da estação de crescimento e, então, disponibilizá-las aos animais para pastejo durante o período crítico para produção de forragem (inverno e início de primavera). Utilizando-se a forrageira adequada e o manejo de vedação correto, essas pastagens apresentarão boa disponibilidade de forragem, contudo, com valor nutritivo podendo ser considerado baixo.  Dessa forma, a vedação das pastagens deve estar sempre associada a algum tipo de suplementação alimentar, tais como, sal mineral enriquecido com uréia, mistura mineral múltipla e concentrado energético-protéico. O nitrogênio (N) é um dos grandes responsáveis pela produtividade e qualidade da planta forrageira, o qual assume importância fundamental no processo produtivo de pastagens, considerando que o nitrogênio do solo, proveniente da mineralização da matéria orgânica, não é suficiente para atender à demanda de gramíneas com alto potencial produtivo. Utilizando-se a forrageira adequada e o manejo de vedação correto, essas pastagens apresentarão boa disponibilidade de forragem, contudo, com valor nutritivo podendo ser considerado baixo. Dessa forma, a vedação das pastagens deve estar sempre associada a algum tipo de suplementação alimentar, tais como, sal mineral enriquecido com uréia, mistura mineral múltipla e concentrado energético-protéico  Um modo de avaliar se este conjunto de fatores está atendendo à demanda dos animais é avaliar o perfil metabólico sanguíneo.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930